O MIG 25 : OPERAÇÕES E COMBATES

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Mazocam
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 232
Registrado em: Sáb Fev 23, 2008 3:39 pm
Agradeceram: 16 vezes

Re: O MIG 25 : OPERAÇÕES E COMBATES

#91 Mensagem por Mazocam » Seg Nov 14, 2016 3:40 am

Bolovo escreveu:O kirk está respondendo um post de 2007, de um cara que nem frequenta mais o fórum... isso aí, dá chance pro comunismo não!!!
:roll: [005] :mrgreen: :mrgreen: [000]




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36349
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: O MIG 25 : OPERAÇÕES E COMBATES

#92 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 03, 2017 6:47 pm

Não é o Mig-25, mas serve também. 8-]

3 de fevereiro de 2017 at 17:36
RAC-MIG e Tikhomirov planejam o sucessor do MIG 31BM
Posted by E.M.Pinto

http://www.planobrazil.com/rac-mig-e-ti ... m=facebook

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: O MIG 25 : OPERAÇÕES E COMBATES

#93 Mensagem por Juniorbombeiro » Sex Fev 03, 2017 8:08 pm

interessante que o conceito divulgado anteriormente era bem mais ortodoxo, esse aí parece mais uma evolução natural do MIG-31.

Imagem

http://www.defesaaereanaval.com.br/subs ... olvimento/




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36349
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: O MIG 25 : OPERAÇÕES E COMBATES

#94 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 03, 2017 8:27 pm

O que eu acho interessante no projeto é a justificativa para se ter, ainda, um caça como esse na força aérea russa.
Será que o PAK-FA não teria condições de fazer o mesmo serviço?
Neste lado de cá do mundo praticamente não existe nada parecido com o Mig-31, e nem haverá pelo visto.
Então, porque um novo Mig-31?

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: O MIG 25 : OPERAÇÕES E COMBATES

#95 Mensagem por Juniorbombeiro » Sex Fev 03, 2017 9:07 pm

FCarvalho escreveu:O que eu acho interessante no projeto é a justificativa para se ter, ainda, um caça como esse na força aérea russa.
Será que o PAK-FA não teria condições de fazer o mesmo serviço?
Neste lado de cá do mundo praticamente não existe nada parecido com o Mig-31, e nem haverá pelo visto.
Então, porque um novo Mig-31?

abs.
Eles querem um interceptador puro, pelo pouco que li dos requisitos do projeto é que a velocidade deve ser ainda maior que a do MIG25/31, esse aí que postei a foto, tido como o suposto MIG-41 seria capaz de mach 4. Então obviamente o PAK-FA não se enquadra.
Se eles estão certos ou se isso vai se confirmar já é outra história, mas num pais com a imensidão da Rússia e com menos recursos que seus contrapontos ocidentais, até faz sentido




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: O MIG 25 : OPERAÇÕES E COMBATES

#96 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Fev 03, 2017 9:09 pm

Há pouco tempo os americanos falaram em um caça hipersônico, acho natural a Rússia querer acompanhar.

Mas acho mais provável que seja por um outro motivo: Manter os engenheiros da MiG capacitados.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36349
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: O MIG 25 : OPERAÇÕES E COMBATES

#97 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 03, 2017 10:18 pm

A Mach 4 eu duvido que um caça possa fazer algo sem o risco inerente de ferrar com a estrutura. Até mesmo um disparo de míssil seira algo bem perigoso nesta velocidade. Imagine ter que manobrar. A frenagem necessária para isso, e o pior, o tanto de combustível que se gasta em uma corrida dessas.

O Mig-31 foi concebido para interceptar os bombardeiros americanos, que também tinham lá seus projetos de mach 2 e mach 3 dos anos 70' e 80's, mas que nunca vingaram. No entanto o Mig-31 continuou a sua saga.

A Mig hoje tem basicamente no Mig-29 a seu único caça em linha de produção, mas que não irá durar muito tempo também. Por enquanto a Russia e a India estão salvando a pátria, mas e depois? Em não havendo mais encomendas, ou elas sendo bem poucas, a coisa aí sim vai ficar bem complicada, já que internamente a ideia de um caça furtivo leve - e que seria dado hipoteticamente a Mig - ainda não rendeu frutos.

Vamos ver como isso vai ser resolvido. O tal caça que substituiria o Mig-31 foi deixado para 2025. E a Mig vai carecer de algum subsídio para poder manter-se em dia. Talvez neste meio tempo o projeto de um caça leve furtivo possa ser-lhe útil.

A ver.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: O MIG 25 : OPERAÇÕES E COMBATES

#98 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Fev 04, 2017 7:35 am

FCarvalho escreveu:A Mach 4 eu duvido que um caça possa fazer algo sem o risco inerente de ferrar com a estrutura. Até mesmo um disparo de míssil seira algo bem perigoso nesta velocidade. Imagine ter que manobrar. A frenagem necessária para isso, e o pior, o tanto de combustível que se gasta em uma corrida dessas.
Puxa, e os americanos sonhando em soltar bombas a Mach 6...
FCarvalho escreveu:Talvez neste meio tempo o projeto de um caça leve furtivo possa ser-lhe útil.
Há pouco anunciaram que o MiG 35 substituiria todos os caças leves russos, para mim essa é uma indicação clara de que não haverá caça leve furtivo, a Rússia vai de uma combinação de caças de 4ª geração (MiG 35) e 5ª geração (PAK FA) assim como boa parte dos países do mundo, e cortar o caça leve furtivo pode ter sido uma boa ideia, devido a necessidade de baias internas o caça furtivo mais leve (WTF-35) nem é tão leve assim e deixa muito a desejar.

Só o que sobrou para a MiG trabalhar é o PAK DP.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36349
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: O MIG 25 : OPERAÇÕES E COMBATES

#99 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 04, 2017 7:54 pm

Marechal-do-ar escreveu:
FCarvalho escreveu:A Mach 4 eu duvido que um caça possa fazer algo sem o risco inerente de ferrar com a estrutura. Até mesmo um disparo de míssil seira algo bem perigoso nesta velocidade. Imagine ter que manobrar. A frenagem necessária para isso, e o pior, o tanto de combustível que se gasta em uma corrida dessas.
Puxa, e os americanos sonhando em soltar bombas a Mach 6...

Eles conseguiram? Eu creio que não. Ainda não.
FCarvalho escreveu:Talvez neste meio tempo o projeto de um caça leve furtivo possa ser-lhe útil.
Há pouco anunciaram que o MiG 35 substituiria todos os caças leves russos, para mim essa é uma indicação clara de que não haverá caça leve furtivo, a Rússia vai de uma combinação de caças de 4ª geração (MiG 35) e 5ª geração (PAK FA) assim como boa parte dos países do mundo, e cortar o caça leve furtivo pode ter sido uma boa ideia, devido a necessidade de baias internas o caça furtivo mais leve (WTF-35) nem é tão leve assim e deixa muito a desejar.
Só o que sobrou para a MiG trabalhar é o PAK DP.
As coisas na Russia nem sempre são tão lógicas assim. E o tipo de política (e políticos) que há por lá me dão algum crédito para dizer isso.
E e considerarmos que as quantidades acordadas até o momento para o Mig-35 não substituem sequer metade da frota de Mig-29 em operação, entre 300 e 400 undes, há de se pensar se realmente ele é um substituto verdadeiro ou apenas um paliativo.
A ver.
abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: O MIG 25 : OPERAÇÕES E COMBATES

#100 Mensagem por Bolovo » Sáb Fev 04, 2017 9:35 pm

FCarvalho escreveu:E e considerarmos que as quantidades acordadas até o momento para o Mig-35 não substituem sequer metade da frota de Mig-29 em operação, entre 300 e 400 undes, há de se pensar se realmente ele é um substituto verdadeiro ou apenas um paliativo.
Ô loco. Esse número é totalmente irreal.

Existe hoje no máximo uns 50 MiG-29SMT modernizados em operação (que continuarão ainda por muito tempo) em dois esquadrões (sendo um operacional - que vai troca-los pelo Su-30SM em breve - e outro de treinamento) e os MiG-29 "clássicos" existe um destacamento na Armênia, uns dois ou três esquadrões de treinamento (sendo apenas um dedicado ao MiG-29), e um esquadrão de demostração (os "Swifts"). Somando tudo isso dá um número de cento e poucas unidades no máximo.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36349
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: O MIG 25 : OPERAÇÕES E COMBATES

#101 Mensagem por FCarvalho » Dom Fev 05, 2017 12:22 am

Bolovo escreveu:
FCarvalho escreveu:E e considerarmos que as quantidades acordadas até o momento para o Mig-35 não substituem sequer metade da frota de Mig-29 em operação, entre 300 e 400 undes, há de se pensar se realmente ele é um substituto verdadeiro ou apenas um paliativo.
Ô loco. Esse número é totalmente irreal.
Existe hoje no máximo uns 50 MiG-29SMT modernizados em operação (que continuarão ainda por muito tempo) em dois esquadrões (sendo um operacional - que vai troca-los pelo Su-30SM em breve - e outro de treinamento) e os MiG-29 "clássicos" existe um destacamento na Armênia, uns dois ou três esquadrões de treinamento (sendo apenas um dedicado ao MiG-29), e um esquadrão de demostração (os "Swifts"). Somando tudo isso dá um número de cento e poucas unidades no máximo.
Eu com certeza devo estar muito desatualizado quanto a frota de Mig-29 na força aérea russa.

Em que ano será que eu parei de contar? :mrgreen:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: O MIG 25 : OPERAÇÕES E COMBATES

#102 Mensagem por Bolovo » Dom Fev 05, 2017 11:11 am

FCarvalho escreveu:Eu com certeza devo estar muito desatualizado quanto a frota de Mig-29 na força aérea russa.

Em que ano será que eu parei de contar? :mrgreen:

abs.
Vou aproveitar o gancho e te passar esse link com a atual ordem de batalha da Força Aérea Russa.

http://www.easternorbat.com/html/russia ... e_eng.html




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: O MIG 25 : OPERAÇÕES E COMBATES

#103 Mensagem por LeandroGCard » Dom Fev 05, 2017 1:25 pm

Marechal-do-ar escreveu:Há pouco tempo os americanos falaram em um caça hipersônico, acho natural a Rússia querer acompanhar.

Mas acho mais provável que seja por um outro motivo: Manter os engenheiros da MiG capacitados.
Aliás um motivo muito justo e importante.

Sempre existiram programas assim na Rússia desde a Primeira Guerra Mundial. Não necessariamente eles resultam em aeronaves operacionais, mas servem para manter o pessoal técnico permanentemente afiado.


Leandro G. Card




Galina
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 310
Registrado em: Qua Jul 02, 2008 4:36 pm

Re: O MIG 25 : OPERAÇÕES E COMBATES

#104 Mensagem por Galina » Dom Fev 05, 2017 5:11 pm

Bolovo escreveu:
FCarvalho escreveu:E e considerarmos que as quantidades acordadas até o momento para o Mig-35 não substituem sequer metade da frota de Mig-29 em operação, entre 300 e 400 undes, há de se pensar se realmente ele é um substituto verdadeiro ou apenas um paliativo.
Ô loco. Esse número é totalmente irreal.

Existe hoje no máximo uns 50 MiG-29SMT modernizados em operação (que continuarão ainda por muito tempo) em dois esquadrões (sendo um operacional - que vai troca-los pelo Su-30SM em breve - e outro de treinamento) e os MiG-29 "clássicos" existe um destacamento na Armênia, uns dois ou três esquadrões de treinamento (sendo apenas um dedicado ao MiG-29), e um esquadrão de demostração (os "Swifts"). Somando tudo isso dá um número de cento e poucas unidades no máximo.
Bolovo, vc teria condições de nos posicionar sobre um número total de caças operacionais da Russia ? Do pouco que sei, SU-24 e SU-25 tiveram algumas dezenas de unidades modernizadas. MiG-29 também, somadas as unidades incorporadas ex Argélia. Dos SU-27, não tenho noção da quantidade que foi transformada em SM. Houve ainda a aquisição de novos SU-30SM, SU-34 e SU-35.
E quanto ao SU-24, SU-25, SU-27, MiG-29 "classic", foram estocados ou formam uma espécie de reserva de combate (nos moldes da Guarda Aérea Americana) ?




"Os primeiros quarenta anos da vida dão o texto, os trinta anos restantes possibilitam o comentário".
Arthur Schopenhauer
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36349
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: O MIG 25 : OPERAÇÕES E COMBATES

#105 Mensagem por FCarvalho » Dom Fev 05, 2017 6:06 pm

Bolovo escreveu:
FCarvalho escreveu:Eu com certeza devo estar muito desatualizado quanto a frota de Mig-29 na força aérea russa.
Em que ano será que eu parei de contar? :mrgreen:
abs.
Vou aproveitar o gancho e te passar esse link com a atual ordem de batalha da Força Aérea Russa.
http://www.easternorbat.com/html/russia ... e_eng.html
Valeu pelo link bolovo, muito obrigado. :D
Realmente é triste ver que o meu xodó dos ares ficou relegado a tão poucos esquadrões e a um serviço basicamente de cobertura e treinamento.
É incrível, mas uma frota que a pouco mais de vinte anos atrás era contada as centenas, hoje não passa de um punhado de caças servindo como meia boca.
A ascensão dos Sukhoi realmente deixou a Mig 'na chon'. :|

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder