O MIG 25 : OPERAÇÕES E COMBATES

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Bolovo
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Re: O MIG 25 : OPERAÇÕES E COMBATES

#106 Mensagem por Bolovo » Dom Fev 05, 2017 7:20 pm

Galina escreveu:
Bolovo escreveu: Ô loco. Esse número é totalmente irreal.

Existe hoje no máximo uns 50 MiG-29SMT modernizados em operação (que continuarão ainda por muito tempo) em dois esquadrões (sendo um operacional - que vai troca-los pelo Su-30SM em breve - e outro de treinamento) e os MiG-29 "clássicos" existe um destacamento na Armênia, uns dois ou três esquadrões de treinamento (sendo apenas um dedicado ao MiG-29), e um esquadrão de demostração (os "Swifts"). Somando tudo isso dá um número de cento e poucas unidades no máximo.
Bolovo, vc teria condições de nos posicionar sobre um número total de caças operacionais da Russia ? Do pouco que sei, SU-24 e SU-25 tiveram algumas dezenas de unidades modernizadas. MiG-29 também, somadas as unidades incorporadas ex Argélia. Dos SU-27, não tenho noção da quantidade que foi transformada em SM. Houve ainda a aquisição de novos SU-30SM, SU-34 e SU-35.
E quanto ao SU-24, SU-25, SU-27, MiG-29 "classic", foram estocados ou formam uma espécie de reserva de combate (nos moldes da Guarda Aérea Americana) ?
Carvalho, temos também que lembrar que a Força Aérea Russa, é apenas uma das descendentes da antiga Força Aérea Soviética, apesar de ser a maior das descendentes. Por exemplo, a origem da Força Aérea de Belarus é basicamente o 26º Exército do Ar da antiga Força Aérea Soviética que lá ficava estacionada. A Força Aérea Ucraniana são o 5º, 14º e 17º Exércitos do Ar soviéticos (mais alguns regimentos independentes, inclusive de bombardeiros Tu-22, Tu-95, Tu-160 e ICBMs... quer foram entregues a Rússia após uma série de negociações). A Força Aérea do Turcomenistão é basicamente o antigo Distrito Militar do Turcomenistão das Forças Soviéticas e por aí vai. Isso tem uma relação direta com os antigos meios aéreos, em especial o MiG-29. Porque? O MiG-29 era uma caça de dispersão, fabricado em maior número, que ficava localizado mais próximo as linhas de contato com os países da OTAN, ou seja, boa parte ficavam estacionados em outros países da URSS que não a Rússia (apesar de muitos regimentos terem voltado para a Rússia durante 1992~95). Dos cerca de mil MiG-29 "clássicos" fabricados até o fim da URSS, a Ucrânia herdou uns 200. Belarus ficou com 80. São exemplos, mas isso explica um pouco os números.




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Re: O MIG 25 : OPERAÇÕES E COMBATES

#107 Mensagem por Bolovo » Dom Fev 05, 2017 10:39 pm

Galina escreveu:
Bolovo escreveu:
Bem, como você já disse, a Força Aérea Russa modernizou vários meios e está adquirindo vários outros. É difícil dar números exatos porque e muita coisa, mas fazendo uma relação dos esquadrões é possível fazer uma média.

Dos caças, contam com dez esquadrões de Su-27 (sendo uns 60% modernizados - um é de treinamento), cinco esquadrões de MiG-29 (sendo dois com os ex-Argélia, um de treinamento com os novos 16 MiG-29SMT e outros dois com a versão clássica - um de treinamento e outro fazendo a defesa aérea da Armenia), cinco de Su-30SM (esse número ainda vai aumentar pra sete pelo menos) e quatro de Su-35 (número que vai pelo menos dobrar no futuro). O MiG-31 equipa pelo menos sete esquadrões (sem contar dois que são da Marinha para defender suas frotas).

Já os aviões de ataque são cerca oito esquadrões de Su-24 (muitos modernizados e uns dois Esquadrões são dedicados a reconhecimento), uns nove de Su-25 (maioria modernizados) e sete de Su-34 (número que ira aumentar, substituindo os velhos Su-24).

Se levarmos em conta a Marinha, podemos somar dois esquadrões de Su-33, dois de MiG-29K, dois de MiG-31 (que citei acima), dois de Su-24 e dois de Su-30SM (que estão substituindo os antigos Su-24, ou seja serão pelo menoso quatro esquadrões no futuro).

Levando em conta que eu fiz questão de contar principalmente os esquadrões operacionais, pois tem muitos caças que ficam sediados em bases de testes e treinamento, e usando um número médio de 12 caças por esquadrão (as vezes é um pouco mais: 15-16), podemos chegar a um número arredondado de uns 450 caças e uns 300 aviões de ataque, isso somando Força Aérea e Marinha. Uns 700-800 aviões no total creio eu.




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Re: O MIG 25 : OPERAÇÕES E COMBATES

#108 Mensagem por juarez castro » Dom Fev 05, 2017 11:48 pm

Bolovo escreveu:
Galina escreveu:
Bem, como você já disse, a Força Aérea Russa modernizou vários meios e está adquirindo vários outros. É difícil dar números exatos porque e muita coisa, mas fazendo uma relação dos esquadrões é possível fazer uma média.

Dos caças, contam com dez esquadrões de Su-27 (sendo uns 60% modernizados - um é de treinamento), cinco esquadrões de MiG-29 (sendo dois com os ex-Argélia, um de treinamento com os novos 16 MiG-29SMT e outros dois com a versão clássica - um de treinamento e outro fazendo a defesa aérea da Armenia), cinco de Su-30SM (esse número ainda vai aumentar pra sete pelo menos) e quatro de Su-35 (número que vai pelo menos dobrar no futuro). O MiG-31 equipa pelo menos sete esquadrões (sem contar dois que são da Marinha para defender suas frotas).

Já os aviões de ataque são cerca oito esquadrões de Su-24 (muitos modernizados e uns dois Esquadrões são dedicados a reconhecimento), uns nove de Su-25 (maioria modernizados) e sete de Su-34 (número que ira aumentar, substituindo os velhos Su-24).

Se levarmos em conta a Marinha, podemos somar dois esquadrões de Su-33, dois de MiG-29K, dois de MiG-31 (que citei acima), dois de Su-24 e dois de Su-30SM (que estão substituindo os antigos Su-24, ou seja serão pelo menoso quatro esquadrões no futuro).

Levando em conta que eu fiz questão de contar principalmente os esquadrões operacionais, pois tem muitos caças que ficam sediados em bases de testes e treinamento, e usando um número médio de 12 caças por esquadrão (as vezes é um pouco mais: 15-16), podemos chegar a um número arredondado de uns 450 caças e uns 300 aviões de ataque, isso somando Força Aérea e Marinha. Uns 700-800 aviões no total creio eu.
A pergunta é:

Quantas destas anvs citadas estão operacionais, ou ainda estão atualizadas e plenamente capazes????
Esta pergunta vale para Russos, Americanos, Europeus, Brasileiros e Marcianos......

g abraço




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Re: O MIG 25 : OPERAÇÕES E COMBATES

#109 Mensagem por Bolovo » Dom Fev 05, 2017 11:57 pm

juarez castro escreveu:
Bolovo escreveu: Bem, como você já disse, a Força Aérea Russa modernizou vários meios e está adquirindo vários outros. É difícil dar números exatos porque e muita coisa, mas fazendo uma relação dos esquadrões é possível fazer uma média.

Dos caças, contam com dez esquadrões de Su-27 (sendo uns 60% modernizados - um é de treinamento), cinco esquadrões de MiG-29 (sendo dois com os ex-Argélia, um de treinamento com os novos 16 MiG-29SMT e outros dois com a versão clássica - um de treinamento e outro fazendo a defesa aérea da Armenia), cinco de Su-30SM (esse número ainda vai aumentar pra sete pelo menos) e quatro de Su-35 (número que vai pelo menos dobrar no futuro). O MiG-31 equipa pelo menos sete esquadrões (sem contar dois que são da Marinha para defender suas frotas).

Já os aviões de ataque são cerca oito esquadrões de Su-24 (muitos modernizados e uns dois Esquadrões são dedicados a reconhecimento), uns nove de Su-25 (maioria modernizados) e sete de Su-34 (número que ira aumentar, substituindo os velhos Su-24).

Se levarmos em conta a Marinha, podemos somar dois esquadrões de Su-33, dois de MiG-29K, dois de MiG-31 (que citei acima), dois de Su-24 e dois de Su-30SM (que estão substituindo os antigos Su-24, ou seja serão pelo menoso quatro esquadrões no futuro).

Levando em conta que eu fiz questão de contar principalmente os esquadrões operacionais, pois tem muitos caças que ficam sediados em bases de testes e treinamento, e usando um número médio de 12 caças por esquadrão (as vezes é um pouco mais: 15-16), podemos chegar a um número arredondado de uns 450 caças e uns 300 aviões de ataque, isso somando Força Aérea e Marinha. Uns 700-800 aviões no total creio eu.
A pergunta é:

Quantas destas anvs citadas estão operacionais, ou ainda estão atualizadas e plenamente capazes????
Esta pergunta vale para Russos, Americanos, Europeus, Brasileiros e Marcianos......

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Dessas que citei, a maior parte.

A Rússia realiza exercícios militares constantemente e diferente de todas as forças armadas ocidentais, aumenta seu orçamento de defesa ano a ano. A exceção são os EUA.

E veja as operações na Síria que mostraram ao mundo que os russos podem manter uma campanha aérea de alto nível operacional.




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Re: O MIG 25 : OPERAÇÕES E COMBATES

#110 Mensagem por Luís Henrique » Seg Fev 06, 2017 11:47 am

juarez castro escreveu:
Bolovo escreveu: Bem, como você já disse, a Força Aérea Russa modernizou vários meios e está adquirindo vários outros. É difícil dar números exatos porque e muita coisa, mas fazendo uma relação dos esquadrões é possível fazer uma média.

Dos caças, contam com dez esquadrões de Su-27 (sendo uns 60% modernizados - um é de treinamento), cinco esquadrões de MiG-29 (sendo dois com os ex-Argélia, um de treinamento com os novos 16 MiG-29SMT e outros dois com a versão clássica - um de treinamento e outro fazendo a defesa aérea da Armenia), cinco de Su-30SM (esse número ainda vai aumentar pra sete pelo menos) e quatro de Su-35 (número que vai pelo menos dobrar no futuro). O MiG-31 equipa pelo menos sete esquadrões (sem contar dois que são da Marinha para defender suas frotas).

Já os aviões de ataque são cerca oito esquadrões de Su-24 (muitos modernizados e uns dois Esquadrões são dedicados a reconhecimento), uns nove de Su-25 (maioria modernizados) e sete de Su-34 (número que ira aumentar, substituindo os velhos Su-24).

Se levarmos em conta a Marinha, podemos somar dois esquadrões de Su-33, dois de MiG-29K, dois de MiG-31 (que citei acima), dois de Su-24 e dois de Su-30SM (que estão substituindo os antigos Su-24, ou seja serão pelo menoso quatro esquadrões no futuro).

Levando em conta que eu fiz questão de contar principalmente os esquadrões operacionais, pois tem muitos caças que ficam sediados em bases de testes e treinamento, e usando um número médio de 12 caças por esquadrão (as vezes é um pouco mais: 15-16), podemos chegar a um número arredondado de uns 450 caças e uns 300 aviões de ataque, isso somando Força Aérea e Marinha. Uns 700-800 aviões no total creio eu.
A pergunta é:

Quantas destas anvs citadas estão operacionais, ou ainda estão atualizadas e plenamente capazes????
Esta pergunta vale para Russos, Americanos, Europeus, Brasileiros e Marcianos......

g abraço
Encontrei em sites russos:

Aviões de Caça:

Su-27 = 100
Su-27 SM2 = 47
Su-27 SM3 = 14
Su-27 UB = 20
Total Su-27 = 181

MiG-29S, SMT, M2, UBT = 224
(Em Janeiro de 2016 colocou MiG-29 9-12 e 9-13 na linha de frente)
(Em 2016 recebeu 12 SMT)
(à partir de 2019 os MiG-29 serão substituídos por novos MiG-35)
Total de MiG-29 = 224

Su-30 M2 = 20
Su-30 SM = + 69
(Para todas as forças intenção de chegar a 180 Su-30 até 2020)
Total de Su-30 = 89

Su-35S = 58
(Já contratado 98 até 2020)
Total de Su-35S = 58

MiG-31 BS, DZ, BM, BSM = Aprox. 150
(113 serão modernizados até 2020)
(O número de 150 é excluindo a reserva)
Total de MiG-31 = 150

Aviões de Caça TOTAL: 702


Aviões de Ataque:

Su-24 M/M2 = 140
Su-24 MR = 79
(aposentadoria prevista em 2020)
Total de Su-24 = 219

Su-25 = 80
Su-25 SM/SM3 = 100
Su-25 UB = 15
(Está sendo atualizado para versão SM3 até 2020)
Total de Su-25 = 195

Su-34 = 107
(124 contratados até 2020. Entregas de 18 por ano. Contrato está 2 anos adiantado, provavelmente fim das entregas em 2018. Caso novo contrato seja firmado, número de Su-34 em 2020 poderá ser de 160 à 180)
Total de Su-34 = 107

Aviões de Ataque TOTAL: 521

TOTAL de caças/bombardeiros = 1.223

Aviação Estratégica e de Longo Alcance

Tu-22 M3/MR = 63
(Em 2012 foi assinado para modernizar 30 para o padrão Tu-22 M3M)
Total de Tu-22 = 63

Tu-95 MS/MSM = 60
(A partir de 2013 modernização para padrão MSM)
Total de Tu-95 = 60

Tu-160 = 11
Tu-160 M = 5
(Até 2020 serão 10 Tu-160M. Força Aeroespacial Russa vai adquirir 50 NOVOS Tu-160M2)
Total de Tu-160 = 16

Aviação Estratégica e de Longo Alcance TOTAL: 139

Aviação Especial:
Entre aeronaves AEW, Inteligência Eletrônica, Guerra Eletrônica, Posto de Comando, etc são 67 aeronaves.

Aeronaves REVO:
IL-78/IL-78M = 33
(Até 2020 aquisição de 40 novos IL-78M-90A e Modernização dos IL-78M)

Aviação de Transporte
13 tipos diferentes, totalizando cerca de 380 aeronaves, sendo + de 100 IL-76.




Editado pela última vez por Luís Henrique em Seg Fev 06, 2017 12:14 pm, em um total de 1 vez.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: O MIG 25 : OPERAÇÕES E COMBATES

#111 Mensagem por Luís Henrique » Seg Fev 06, 2017 12:13 pm

Bolovo escreveu:
juarez castro escreveu: A pergunta é:

Quantas destas anvs citadas estão operacionais, ou ainda estão atualizadas e plenamente capazes????
Esta pergunta vale para Russos, Americanos, Europeus, Brasileiros e Marcianos......

g abraço
Dessas que citei, a maior parte.

A Rússia realiza exercícios militares constantemente e diferente de todas as forças armadas ocidentais, aumenta seu orçamento de defesa ano a ano. A exceção são os EUA.

E veja as operações na Síria que mostraram ao mundo que os russos podem manter uma campanha aérea de alto nível operacional.
Sobre Modernidade dos caças e aeronaves de ataque, achei informações, mas creio que a maior parte são dados de 2015.

Aeronaves de Caça e Ataque NOVAS ou Modernizadas:

Mig-29 SMT (NOVOS) = 34
MiG-29 UBM (NOVOS) = 10
MiG-31 BM = 73
Su-27 SM = 70
Su-27 SM3 = 12
Su-35S (NOVOS) = 48 (Hoje são 58)
Su-30 M2 (NOVOS) = 20
Su-30 SM (NOVOS) = 69
Su-25 SM = 60
Su-25 SM2 = 36
Su-25 SM3 = 16
Su-24 M2 = 40
Su-34 (NOVOS) = 85 (Hoje são 107)

Aeronaves de Caça e Ataque NOVAS ou Modernizadas TOTAL: 573

De uma força total de 1.223 caças/bombardeiros, 573 são NOVOS ou MODERNIZADOS, ou aprox. 47% da força.

Se levarmos em conta que HOJE, fev de 2017 a Rússia recebeu pelo menos +10 Su-35S e +22 Su-34, só ai o número de aeronaves Novas e Modernizadas seria de 605, ou cerca de 50% do total da frota.
Considerando que o número de outras aeronaves também aumentou e PRINCIPALMENTE o número de aeronaves MODERNIZADAS, é fácil perceber que o nível está, sem dúvida, acima de 50%.
Desculpem, mas me falta o tempo para encontrar o percentual mais exato.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: O MIG 25 : OPERAÇÕES E COMBATES

#112 Mensagem por FCarvalho » Seg Fev 06, 2017 1:06 pm

Bem, não se pode dizer por estes números apresentados, que a força aérea russa seja exatamente uma sombra do que fora a sua antecessora soviética.
Explica também o porque de tanto nervosismo no leste europeu.
Cachorro mordido de cobra tem medo até de linguiça.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
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Re: O MIG 25 : OPERAÇÕES E COMBATES

#113 Mensagem por Galina » Seg Fev 06, 2017 1:08 pm

Bolovo escreveu:
Galina escreveu:
Bem, como você já disse, a Força Aérea Russa modernizou vários meios e está adquirindo vários outros. É difícil dar números exatos porque e muita coisa, mas fazendo uma relação dos esquadrões é possível fazer uma média.

Dos caças, contam com dez esquadrões de Su-27 (sendo uns 60% modernizados - um é de treinamento), cinco esquadrões de MiG-29 (sendo dois com os ex-Argélia, um de treinamento com os novos 16 MiG-29SMT e outros dois com a versão clássica - um de treinamento e outro fazendo a defesa aérea da Armenia), cinco de Su-30SM (esse número ainda vai aumentar pra sete pelo menos) e quatro de Su-35 (número que vai pelo menos dobrar no futuro). O MiG-31 equipa pelo menos sete esquadrões (sem contar dois que são da Marinha para defender suas frotas).

Já os aviões de ataque são cerca oito esquadrões de Su-24 (muitos modernizados e uns dois Esquadrões são dedicados a reconhecimento), uns nove de Su-25 (maioria modernizados) e sete de Su-34 (número que ira aumentar, substituindo os velhos Su-24).

Se levarmos em conta a Marinha, podemos somar dois esquadrões de Su-33, dois de MiG-29K, dois de MiG-31 (que citei acima), dois de Su-24 e dois de Su-30SM (que estão substituindo os antigos Su-24, ou seja serão pelo menoso quatro esquadrões no futuro).

Levando em conta que eu fiz questão de contar principalmente os esquadrões operacionais, pois tem muitos caças que ficam sediados em bases de testes e treinamento, e usando um número médio de 12 caças por esquadrão (as vezes é um pouco mais: 15-16), podemos chegar a um número arredondado de uns 450 caças e uns 300 aviões de ataque, isso somando Força Aérea e Marinha. Uns 700-800 aviões no total creio eu.
É isso aí. Mandou bem. Umas 700 a 800 aeronaves no total com, quem sabe, as 573 aeronaves que o Luis Henrique colocou abaixo (contando apenas novas e as com alguma modernização). Quando as aeronaves classic e modernizadas derem baixa (o que deve acontecer nos próximos 10 anos), as reposições com aeronaves novas não devem acontecer na proporção 1 por 1 (tem sido assim no mundo inteiro). Assim, eu chuto uma força de combate futura em torno dos 500 aviões. E isso levando em conta que o próximo presidente mantenha o esforço hercúleo que o Putin fez para modernizar a força aérea. Pouco para a tradição militar russa, mas muito, muito mesmo se levarmos em conta o PIB per capita russo.

Seguem a tendência mundial de diminuição do número de aeronaves. Na Europa, mesmo as forças aéreas tradicionais terão (ou já tem) menos de 200 aviões de combate. O Reino Unido quem sabe tenha um pouco mais, mas vai depender da quantidade de Typhoon tranche 1 que serão estocados (já que a venda é difícil...). Sobre os europeus, muitos pagam o preço de terem apostado em projetos próprios, que resultaram em aeronaves de altíssimo custo de aquisição e manutenção, caso de Typhoon e Rafale. Se hoje, o custo (real) da hora de vôo já torna difícil financeiramente a operação de F-16 e Gripen, imagina Typhoon e Rafale.
Lembro, por fim, que na USAF os esquadrões ACC são aqueles cujo pessoal respira combate 24 horas por dia. Até onde sei, a Guarda Aérea Nacional e a AFRC seriam os "pilotos de final de semana". São hoje médicos, dentistas, advogados, que em dias determinados treinam e voam. Vai a guerra ? Vai, mas o nível de treinamento e adestramento certamente não é o mesmo da unidades vinculadas a ACC. As aeronaves, também não são as mesmas (operam os F-16 block 30, por exemplo).
Lembro de ter feito uma conta dos aviões da ACC. Perdi o papel onde anotei, mas salvo engano, eram apenas 650 caças, aproximadamente metade da força total de caças da USAF.
Na US Navy, eu não entendo até hoje como funciona. Se a gente analisa o anuário da FlightGlobal, vê que há uma número muito alto de F-18 alocados como "treinamento". Um excedente grande de caças. Será que no planejamento inicial contavam com mais porta aviões ? Ou fazem alguma espécie de rodízio nos aeródromos ?

Abraços




"Os primeiros quarenta anos da vida dão o texto, os trinta anos restantes possibilitam o comentário".
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Re: O MIG 25 : OPERAÇÕES E COMBATES

#114 Mensagem por Galina » Seg Fev 06, 2017 1:45 pm

Ah sim, e isso sem contar a questão que o Juarez colocou.

No Brasil, meu chute é que ficaremos com a seguinte configuração: 72 Gripen NG + 14 a 22 AMX-M + 14 Lift.




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Re: O MIG 25 : OPERAÇÕES E COMBATES

#115 Mensagem por Bolovo » Seg Fev 06, 2017 2:54 pm

Galina escreveu:
Bolovo escreveu: Bem, como você já disse, a Força Aérea Russa modernizou vários meios e está adquirindo vários outros. É difícil dar números exatos porque e muita coisa, mas fazendo uma relação dos esquadrões é possível fazer uma média.

Dos caças, contam com dez esquadrões de Su-27 (sendo uns 60% modernizados - um é de treinamento), cinco esquadrões de MiG-29 (sendo dois com os ex-Argélia, um de treinamento com os novos 16 MiG-29SMT e outros dois com a versão clássica - um de treinamento e outro fazendo a defesa aérea da Armenia), cinco de Su-30SM (esse número ainda vai aumentar pra sete pelo menos) e quatro de Su-35 (número que vai pelo menos dobrar no futuro). O MiG-31 equipa pelo menos sete esquadrões (sem contar dois que são da Marinha para defender suas frotas).

Já os aviões de ataque são cerca oito esquadrões de Su-24 (muitos modernizados e uns dois Esquadrões são dedicados a reconhecimento), uns nove de Su-25 (maioria modernizados) e sete de Su-34 (número que ira aumentar, substituindo os velhos Su-24).

Se levarmos em conta a Marinha, podemos somar dois esquadrões de Su-33, dois de MiG-29K, dois de MiG-31 (que citei acima), dois de Su-24 e dois de Su-30SM (que estão substituindo os antigos Su-24, ou seja serão pelo menoso quatro esquadrões no futuro).

Levando em conta que eu fiz questão de contar principalmente os esquadrões operacionais, pois tem muitos caças que ficam sediados em bases de testes e treinamento, e usando um número médio de 12 caças por esquadrão (as vezes é um pouco mais: 15-16), podemos chegar a um número arredondado de uns 450 caças e uns 300 aviões de ataque, isso somando Força Aérea e Marinha. Uns 700-800 aviões no total creio eu.
É isso aí. Mandou bem. Umas 700 a 800 aeronaves no total com, quem sabe, as 573 aeronaves que o Luis Henrique colocou abaixo (contando apenas novas e as com alguma modernização). Quando as aeronaves classic e modernizadas derem baixa (o que deve acontecer nos próximos 10 anos), as reposições com aeronaves novas não devem acontecer na proporção 1 por 1 (tem sido assim no mundo inteiro). Assim, eu chuto uma força de combate futura em torno dos 500 aviões. E isso levando em conta que o próximo presidente mantenha o esforço hercúleo que o Putin fez para modernizar a força aérea. Pouco para a tradição militar russa, mas muito, muito mesmo se levarmos em conta o PIB per capita russo.

Seguem a tendência mundial de diminuição do número de aeronaves. Na Europa, mesmo as forças aéreas tradicionais terão (ou já tem) menos de 200 aviões de combate. O Reino Unido quem sabe tenha um pouco mais, mas vai depender da quantidade de Typhoon tranche 1 que serão estocados (já que a venda é difícil...). Sobre os europeus, muitos pagam o preço de terem apostado em projetos próprios, que resultaram em aeronaves de altíssimo custo de aquisição e manutenção, caso de Typhoon e Rafale. Se hoje, o custo (real) da hora de vôo já torna difícil financeiramente a operação de F-16 e Gripen, imagina Typhoon e Rafale.
Lembro, por fim, que na USAF os esquadrões ACC são aqueles cujo pessoal respira combate 24 horas por dia. Até onde sei, a Guarda Aérea Nacional e a AFRC seriam os "pilotos de final de semana". São hoje médicos, dentistas, advogados, que em dias determinados treinam e voam. Vai a guerra ? Vai, mas o nível de treinamento e adestramento certamente não é o mesmo da unidades vinculadas a ACC. As aeronaves, também não são as mesmas (operam os F-16 block 30, por exemplo).
Lembro de ter feito uma conta dos aviões da ACC. Perdi o papel onde anotei, mas salvo engano, eram apenas 650 caças, aproximadamente metade da força total de caças da USAF.
Na US Navy, eu não entendo até hoje como funciona. Se a gente analisa o anuário da FlightGlobal, vê que há uma número muito alto de F-18 alocados como "treinamento". Um excedente grande de caças. Será que no planejamento inicial contavam com mais porta aviões ? Ou fazem alguma espécie de rodízio nos aeródromos ?

Abraços
Acredito que na Rússia sejam todas unidades de linha de frente, mais ou menos como é aqui na FAB. Essa figura da Guarda Nacional Aérea é algo que só existe nos EUA, creio eu. Aquele monte de avião que eles colocam de lado eles deixam estocados nas próprias bases, é só ver no Google Earth os vários MiGs alinhados em bases russas (assim como a ANG, um AMARC é outro luxo que só os americanos conseguem bancar). E apesar de seguirem a tendência de diminuição de números, não dá pra colocar os russos no mesmo balaio dos europeus pelo simples motivo que os russos estão praticamente sozinhos, não há uma figura como a OTAN que eles possam contar. Mesmo contando com os bielo-russos, os cazaques, os chineses, não há essa relação de simbiose que há entre as forças armadas americanas e europeias. Então os russos estão diminuindo o número de aeronaves sim, mas ainda é um número alto, os números mais conservadores chegam a ser mais do que o dobro da maior força aérea que existe na Europa. Só de aviões novos (ainda sendo entregues) são 100+ Su-30, 100 Su-35, 30 MiG-35, 100+ Su-34... é coisa pra caramba, não tem paralelo em nenhuma força aérea da região.




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Re: O MIG 25 : OPERAÇÕES E COMBATES

#116 Mensagem por joao fernando » Seg Fev 06, 2017 4:54 pm

Galina escreveu:Ah sim, e isso sem contar a questão que o Juarez colocou.

No Brasil, meu chute é que ficaremos com a seguinte configuração: 72 Gripen NG + 14 a 22 AMX-M + 14 Lift.
Teremos então 86 lifts???




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: O MIG 25 : OPERAÇÕES E COMBATES

#117 Mensagem por Galina » Seg Fev 06, 2017 9:14 pm

É isso aí. Mandou bem. Umas 700 a 800 aeronaves no total com, quem sabe, as 573 aeronaves que o Luis Henrique colocou abaixo (contando apenas novas e as com alguma modernização). Quando as aeronaves classic e modernizadas derem baixa (o que deve acontecer nos próximos 10 anos), as reposições com aeronaves novas não devem acontecer na proporção 1 por 1 (tem sido assim no mundo inteiro). Assim, eu chuto uma força de combate futura em torno dos 500 aviões. E isso levando em conta que o próximo presidente mantenha o esforço hercúleo que o Putin fez para modernizar a força aérea. Pouco para a tradição militar russa, mas muito, muito mesmo se levarmos em conta o PIB per capita russo.

Seguem a tendência mundial de diminuição do número de aeronaves. Na Europa, mesmo as forças aéreas tradicionais terão (ou já tem) menos de 200 aviões de combate. O Reino Unido quem sabe tenha um pouco mais, mas vai depender da quantidade de Typhoon tranche 1 que serão estocados (já que a venda é difícil...). Sobre os europeus, muitos pagam o preço de terem apostado em projetos próprios, que resultaram em aeronaves de altíssimo custo de aquisição e manutenção, caso de Typhoon e Rafale. Se hoje, o custo (real) da hora de vôo já torna difícil financeiramente a operação de F-16 e Gripen, imagina Typhoon e Rafale.
Lembro, por fim, que na USAF os esquadrões ACC são aqueles cujo pessoal respira combate 24 horas por dia. Até onde sei, a Guarda Aérea Nacional e a AFRC seriam os "pilotos de final de semana". São hoje médicos, dentistas, advogados, que em dias determinados treinam e voam. Vai a guerra ? Vai, mas o nível de treinamento e adestramento certamente não é o mesmo da unidades vinculadas a ACC. As aeronaves, também não são as mesmas (operam os F-16 block 30, por exemplo).
Lembro de ter feito uma conta dos aviões da ACC. Perdi o papel onde anotei, mas salvo engano, eram apenas 650 caças, aproximadamente metade da força total de caças da USAF.
Na US Navy, eu não entendo até hoje como funciona. Se a gente analisa o anuário da FlightGlobal, vê que há uma número muito alto de F-18 alocados como "treinamento". Um excedente grande de caças. Será que no planejamento inicial contavam com mais porta aviões ? Ou fazem alguma espécie de rodízio nos aeródromos ?

Abraços
Acredito que na Rússia sejam todas unidades de linha de frente, mais ou menos como é aqui na FAB. Essa figura da Guarda Nacional Aérea é algo que só existe nos EUA, creio eu. Aquele monte de avião que eles colocam de lado eles deixam estocados nas próprias bases, é só ver no Google Earth os vários MiGs alinhados em bases russas (assim como a ANG, um AMARC é outro luxo que só os americanos conseguem bancar). E apesar de seguirem a tendência de diminuição de números, não dá pra colocar os russos no mesmo balaio dos europeus pelo simples motivo que os russos estão praticamente sozinhos, não há uma figura como a OTAN que eles possam contar. Mesmo contando com os bielo-russos, os cazaques, os chineses, não há essa relação de simbiose que há entre as forças armadas americanas e europeias. Então os russos estão diminuindo o número de aeronaves sim, mas ainda é um número alto, os números mais conservadores chegam a ser mais do que o dobro da maior força aérea que existe na Europa. Só de aviões novos (ainda sendo entregues) são 100+ Su-30, 100 Su-35, 30 MiG-35, 100+ Su-34... é coisa pra caramba, não tem paralelo em nenhuma força aérea da região.
Sim, eu sei. Mas uma questão importante é que a maioria dos aviões foi manufaturada ainda sob o regime soviético, quando se fabricavam grandes quantidades de armamento. São os "classic" e os modernizados. Mas hoje a Rússia é integrada ao sistema capitalista internacional, sendo uma economia de mercado. Por isso dificilmente conseguirá substituir os aviões da era soviética 1 por 1.
Mesmo assim, considero muito respeitável um número entre 500 e 600 aviões novos (para o final da década de 2020). Não vejo nenhum demérito nisso. Teria mais caças que as principais potências européias somadas. Países com um PIB e PIB per capita, muito superior.
Agora, sobre as outras questões, se alguém souber pq a US Navy tem tantos aviões considerados como reserva ou "treinamento", eu agradeceria também.




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Re: O MIG 25 : OPERAÇÕES E COMBATES

#118 Mensagem por Galina » Seg Fev 06, 2017 9:23 pm

joao fernando escreveu:
Galina escreveu:Ah sim, e isso sem contar a questão que o Juarez colocou.

No Brasil, meu chute é que ficaremos com a seguinte configuração: 72 Gripen NG + 14 a 22 AMX-M + 14 Lift.
Teremos então 86 lifts???
rsrs Deixe de ser pirracento moleque. Quem entende do riscado, o que não é o seu caso e nem o meu, avalizou o bicho. Se não estragar na capação, será uma formidável máquina de guerra. E, se for mesmo confirmado na Índia, acabam de vez as piadinhas.




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Re: O MIG 25 : OPERAÇÕES E COMBATES

#119 Mensagem por juarez castro » Seg Fev 06, 2017 11:04 pm

Bolovo, por um acaso tu contaste os aviões, tu tens acesso a algum operações russo que te disse isto, ou é uma dedução tua???

Bom, se é, posso te afirmar que seguramente estas errado, porque:

Porque nem Rússia, nem Índia, nem a Europa de uma maneira geral tem conseguindo recursos para manter um nível operacional mínimo necessário, e não sou eu que está dizendo baseado em achismos, basta observar as campanhas aéreas recentes e ver que o número de aviões é baixo, se utilizando de diversos vetores para não sugar células e diagonal de manutenção.
Até o tio Sam que sempre teve riqueza nesta área anda pelas tabelas.

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Re: O MIG 25 : OPERAÇÕES E COMBATES

#120 Mensagem por Bolovo » Ter Fev 07, 2017 12:19 am

juarez castro escreveu:Bolovo, por um acaso tu contaste os aviões, tu tens acesso a algum operações russo que te disse isto, ou é uma dedução tua???

Bom, se é, posso te afirmar que seguramente estas errado, porque:

Porque nem Rússia, nem Índia, nem a Europa de uma maneira geral tem conseguindo recursos para manter um nível operacional mínimo necessário, e não sou eu que está dizendo baseado em achismos, basta observar as campanhas aéreas recentes e ver que o número de aviões é baixo, se utilizando de diversos vetores para não sugar células e diagonal de manutenção.
Até o tio Sam que sempre teve riqueza nesta área anda pelas tabelas.

G abraço
Ok. Mas o que você quer dizer com isso? Sinceramente eu não entendi. Afinal, se isso acontece com russos, europeus, americanos e marcianos, porque quer focar no caso dos russos? Não acontece com todo mundo? Não deveria ser uma novidade portanto. Eu tenho um dado que não é dedução minha: a Rússia tem uma encomenda de pelo menos uns 300 caças novos a serem entregues nos próximos anos (Su-30SM, Su-35S, Su-34, MiG-35, o próprio PAK-FA etc). Isso é praticamente o dobro da frota de caças da RAF, que está no menor número da história (http://www.bbc.co.uk/news/uk-33618484). Estão errados e você certo? Não creio. Se encomendaram tudo isso, é porque de alguma maneira irão operar a contento. Afinal a Rússia é definitivamente um país que não deixa defesa em segundo plano. A história mostra isso.




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