Sobre o KC-390
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 37916
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceram: 2614 vezes
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36320
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3143 vezes
Re: Sobre o KC-390
O governo sueco por motivos óbvios nunca disse. Mas a principal, e maior, empresa de Defesa da Suécia aliou-se à Embraer para promover o KC-390 junto a ele. E a SAAB nunca faz nada que não esteja em acordo com o governo sueco, assim como este é o fiador de todas as ações comercias da empresa pelo mundo.cabeça de martelo escreveu: ↑Sex Fev 09, 2024 8:18 am Mas quem disse que os Suecos iam comprar C130?
É só juntar 1 + 1 que temos a resposta para sua pergunta.
Aliás, ainda somos os únicos clientes do SAAB JAS-39 Gripen E, com o modelo F sendo desenvolvido em conjunto com... Embraer.
E advinha quem é o cliente do Gripen F e com seríssimas chances de ser adotado, também, pelos suecos...
Há sim, quem é o maior cliente ao sul do Equador para todos os produtos da SAAB, civis e militares, em terra, mar e ar...
Melhor prevenir do que remediar como dizia o cito popular.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
A. Sapkowski
- arcanjo
- Sênior
- Mensagens: 1899
- Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
- Localização: Santo André, SP
- Agradeceram: 789 vezes
- Contato:
Re: Sobre o KC-390
Embraer e Mahindra anunciam colaboração para o C-390 Millennium na Índia
O MoU reflete o compromisso da Embraer e da Mahindra com o “Make in India”
https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... racao.html
abs.
arcanjo
O MoU reflete o compromisso da Embraer e da Mahindra com o “Make in India”
https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... racao.html
abs.
arcanjo
- arcanjo
- Sênior
- Mensagens: 1899
- Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
- Localização: Santo André, SP
- Agradeceram: 789 vezes
- Contato:
Re: Sobre o KC-390
C-390 Millennium da Hungria realiza primeiro voo
https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... aliza.html
abs.
arcanjo
https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... aliza.html
abs.
arcanjo
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36320
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3143 vezes
Re: Sobre o KC-390
Um dado da fala do CEO da EDS que vale o destaque:"... estamos aumentando a produção para atender as demandas"
A ver os desdobramentos.
A ver os desdobramentos.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
A. Sapkowski
Re: Sobre o KC-390
Faz tempo que a linha do KC390 trabalha bem abaixo da sua capacidade instalada...
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36320
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3143 vezes
Re: Sobre o KC-390
Quantos a Embraer consegue produzir por ano com a capacidade instalada, Cassio?
Sabes\podes dizer?
Li certa vez que seriam até 9 unidades por ano. Mas acho pouco para o tamanho das instalações construídas em GPX.
A FAB vai receber lá para 2033 ou 2034 muito além das 2 unidades recebidas atualmente. Para fazer isso no mínimo a linha teria que entregar bem mais que apenas 9 unidades anuais.
Sabes\podes dizer?
Li certa vez que seriam até 9 unidades por ano. Mas acho pouco para o tamanho das instalações construídas em GPX.
A FAB vai receber lá para 2033 ou 2034 muito além das 2 unidades recebidas atualmente. Para fazer isso no mínimo a linha teria que entregar bem mais que apenas 9 unidades anuais.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
A. Sapkowski
Re: Sobre o KC-390
Visto por um ângulo otimista, seria uma ótima notícia para a FAB se a Suécia não escolher o avião da Embraer e com isso inviabilizar novo lote deste modelo de caça que ninguém no mundo quer comprar.
Perdendo o único potencial cliente, permitirá a Força Aérea Brasileira prospectar no mercado outro modelo de caça ocidental que de fato já tenha desenvolvimento concluído e logística garantida para completar suas fileiras.
Att.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36320
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3143 vezes
Re: Sobre o KC-390
Depois do Gripen E\F a FAB está interessada em um caça de 5a G, conforme reza o seu planejamento estratégico. Mas quem seria o doido agora de querer bancar essa brincadeira, ainda que com a justificativa de complementar os Gripen, dado que até outro dia cmtes da FAB e MD diziam ser um ativo completamente fora de realidade para nós? O que mudou hoje que nos daria as condições de suportar a compra e operação de um caça de 5a G?
Eu creio ser uma escolha totalmente inviável e descabida da nossa realidade atual e no curto e médio prazo. Temos Gripen sendo entregues até o final desta década, se o cronograma não for mais alterado.
Mesmo que fosse o caso de comprar um caça de 4,5a G como o modelo sueco, voltaríamos ao questionamento base: porque compraram o Gripen E\F para depois querer outro caça da mesma categoria, e ainda solicitar, via de regra, um lote tão pequeno que forçaria de qualquer maneira um segundo, terceiro, ou quarto lote do modelo escolhido, implicando em mais gastos que este e qualquer outro governo definitivamente não tem a menor vontade de fazer na FAB, e em nenhuma outra força armada?
FX-3 fora de hora não seria uma boa saída. Com ou sem KC-390 a FAB está fechada com o Gripen E\F e vai com ele até 2041, esperando que nesta década ela já tenha claro um substituto ou complemento para ele.
A ver.
Eu creio ser uma escolha totalmente inviável e descabida da nossa realidade atual e no curto e médio prazo. Temos Gripen sendo entregues até o final desta década, se o cronograma não for mais alterado.
Mesmo que fosse o caso de comprar um caça de 4,5a G como o modelo sueco, voltaríamos ao questionamento base: porque compraram o Gripen E\F para depois querer outro caça da mesma categoria, e ainda solicitar, via de regra, um lote tão pequeno que forçaria de qualquer maneira um segundo, terceiro, ou quarto lote do modelo escolhido, implicando em mais gastos que este e qualquer outro governo definitivamente não tem a menor vontade de fazer na FAB, e em nenhuma outra força armada?
FX-3 fora de hora não seria uma boa saída. Com ou sem KC-390 a FAB está fechada com o Gripen E\F e vai com ele até 2041, esperando que nesta década ela já tenha claro um substituto ou complemento para ele.
A ver.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
A. Sapkowski
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36320
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3143 vezes
Re: Sobre o KC-390
KC-390 podera ter papel estrategico para a aviação de combate da Nigeria
https://www.edrotacultural.com.br/kc-39 ... a-nigeria/
Resultado só ano que vem. Mas tem que investir desde agora.
https://www.edrotacultural.com.br/kc-39 ... a-nigeria/
Resultado só ano que vem. Mas tem que investir desde agora.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
A. Sapkowski
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36320
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3143 vezes
Re: Sobre o KC-390
Embraer deve anunciar um novo operador do C-390 antes do final do primeiro trimestre
Por Carlos Ferreira- 19 de fevereiro de 2024
https://aeroin.net/embraer-deve-anuncia ... e_vignette
Antes de cedo do que tarde.
Por Carlos Ferreira- 19 de fevereiro de 2024
https://aeroin.net/embraer-deve-anuncia ... e_vignette
Antes de cedo do que tarde.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
A. Sapkowski
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36320
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3143 vezes
Re: Sobre o KC-390
Negócios
Em tempos de guerra, o C-390 da Embraer está decolando. O Santander mergulhou no potencial
20 de fevereiro de 2024
Leia mais em https://braziljournal.com/em-tempos-de- ... potencial/ .
Uma matéria muito interessante pois trás junto consigo o preço do avião da Embraer, que de acordo com as configurações dos clientes pode variar entre 60 e 150 milhões de dólares, corroborando o que já se havia falado sobre o contrato com a Áustria.
Não conheço a configuração da FAB, mas em se tratando de Brasil, não me surpreenderia se o valor unitário dos KC-390 tupiniquins seja o mais baixo possível. E mesmo assim, impondo mundos e fundos de limitações ao orçamento da FAB, como visto nos cortes de aeronaves encomendadas.
A defesa nunca esteve em tão baixo nível de importância e custeio quanto nos últimos anos.
Serve de referência também para o negócio da venda para os suecos. Um Gripen pode ser mais caro, ou mais barato, que um KC-390. A ver como MD, FAB, Embraer e governo irão acomodar isso ainda este ano.
Em tempos de guerra, o C-390 da Embraer está decolando. O Santander mergulhou no potencial
20 de fevereiro de 2024
Leia mais em https://braziljournal.com/em-tempos-de- ... potencial/ .
Uma matéria muito interessante pois trás junto consigo o preço do avião da Embraer, que de acordo com as configurações dos clientes pode variar entre 60 e 150 milhões de dólares, corroborando o que já se havia falado sobre o contrato com a Áustria.
Não conheço a configuração da FAB, mas em se tratando de Brasil, não me surpreenderia se o valor unitário dos KC-390 tupiniquins seja o mais baixo possível. E mesmo assim, impondo mundos e fundos de limitações ao orçamento da FAB, como visto nos cortes de aeronaves encomendadas.
A defesa nunca esteve em tão baixo nível de importância e custeio quanto nos últimos anos.
Serve de referência também para o negócio da venda para os suecos. Um Gripen pode ser mais caro, ou mais barato, que um KC-390. A ver como MD, FAB, Embraer e governo irão acomodar isso ainda este ano.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
A. Sapkowski
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36320
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3143 vezes
Re: Sobre o KC-390
Carteira de negócios futuros e encomendas a confirmar do KC-390 em Fevereiro 2024
Angola: 4
Áustria: 4
Arábia Saudita: >33
Argélia:
Croácia:
Coréia do Sul:
Egito:
EAU:
Finlândia:
Grécia: <9
Holanda: 5
Marrocos:
Nigéria:
Índia - 40 a 80
Qatar:
Rep Checa: 2
Ruanda: 2
Suécia: >4
Suíça:
Total: 143
Lista contendo países onde a aeronave protótipo pertencente à Embraer realizou visitas de demonstração e\ou está havendo negociações conhecidas de público da empresa com os respectivos governos.
Há 10 países na lista acima que ainda não houve uma definição oficial e pública sobre quantidades de aeronaves a serem potencialmente adquiridas, dependendo de decisões políticas para este fim.
Sendo bem realista, se esta dezena de países que ainda não se decidiram pela aquisição do KC-390, o fizerem em algum momento no médio e longo prazo, estamos falando de negócios em potencial de ao menos 40 unidades, podendo chegar até o dobro disso caso alguns destes países comprem mais do que 4 unidades, suficiente para formar uma esquadrilha e ter uma disponibilidade efetiva.
Considere-se que na próxima década os atuais compradores, após o fim das entregas de seus aviões, podem voltar a comprar mais unidades a fim de reforçar as encomendas originais e\ou substituir eventuais aviões perdidos em operação.
O mercado potencial hoje do KC-390 no curto e médio prazo, vide os países acima está em torno de 200 unidades, podendo ultrapassar este número a depender das encomendas de vários deles, via de regra, consumidores vorazes e consistentes de sistemas de defesa.
Angola: 4
Áustria: 4
Arábia Saudita: >33
Argélia:
Croácia:
Coréia do Sul:
Egito:
EAU:
Finlândia:
Grécia: <9
Holanda: 5
Marrocos:
Nigéria:
Índia - 40 a 80
Qatar:
Rep Checa: 2
Ruanda: 2
Suécia: >4
Suíça:
Total: 143
Lista contendo países onde a aeronave protótipo pertencente à Embraer realizou visitas de demonstração e\ou está havendo negociações conhecidas de público da empresa com os respectivos governos.
Há 10 países na lista acima que ainda não houve uma definição oficial e pública sobre quantidades de aeronaves a serem potencialmente adquiridas, dependendo de decisões políticas para este fim.
Sendo bem realista, se esta dezena de países que ainda não se decidiram pela aquisição do KC-390, o fizerem em algum momento no médio e longo prazo, estamos falando de negócios em potencial de ao menos 40 unidades, podendo chegar até o dobro disso caso alguns destes países comprem mais do que 4 unidades, suficiente para formar uma esquadrilha e ter uma disponibilidade efetiva.
Considere-se que na próxima década os atuais compradores, após o fim das entregas de seus aviões, podem voltar a comprar mais unidades a fim de reforçar as encomendas originais e\ou substituir eventuais aviões perdidos em operação.
O mercado potencial hoje do KC-390 no curto e médio prazo, vide os países acima está em torno de 200 unidades, podendo ultrapassar este número a depender das encomendas de vários deles, via de regra, consumidores vorazes e consistentes de sistemas de defesa.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
A. Sapkowski
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36320
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3143 vezes
Re: Sobre o KC-390
Vendo este vídeo, me trouxe a seguinte pergunta: quando, e se, o KC-390 irá realizar operações de assalto aeromóvel com tropas da 12a Bda Inf Lv Amv, ou outra qualquer, a fim de tomar uma aeroporto ou base aérea de um eventual rival a partir de um pouso de assalto.
No caso, não me lembro da FAB treinar este tipo de operação nos C-130 com o exército, mas se chegou a fazê-lo, foi há muito tempo e me passou despercebido. Com uma capacidade de levar 80 tropas no seu interior, seria ao menos de praxe que FAB e EB treinassem tal tipo de manobra a fim de constatar o desempenho do avião e das tropas em conjunto.
Sei que foi testada a evacuação do avião com tropas do EB no caso de acidente, o que pode eventualmente sugerir uma capacidade próxima em relação aquela missão específica.
Alguém aí tem ideia de como, e se, o KC-390 poderia ser utilizado neste tipo de missão e se FAB e EB tem interesse e\ou vontade\capacidade de realizar as mesmas?
No caso, não me lembro da FAB treinar este tipo de operação nos C-130 com o exército, mas se chegou a fazê-lo, foi há muito tempo e me passou despercebido. Com uma capacidade de levar 80 tropas no seu interior, seria ao menos de praxe que FAB e EB treinassem tal tipo de manobra a fim de constatar o desempenho do avião e das tropas em conjunto.
Sei que foi testada a evacuação do avião com tropas do EB no caso de acidente, o que pode eventualmente sugerir uma capacidade próxima em relação aquela missão específica.
Alguém aí tem ideia de como, e se, o KC-390 poderia ser utilizado neste tipo de missão e se FAB e EB tem interesse e\ou vontade\capacidade de realizar as mesmas?
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
A. Sapkowski