Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36332
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4711 Mensagem por FCarvalho » Qua Jun 21, 2017 10:06 pm

pmicchi escreveu:
FCarvalho escreveu:Eu tendo a crer que muito provavelmente se viermos a ter um Kc-390 na MB ele será cargo/revo e principalmente SAR.
A patrulha naval tende a ficar com os E-2.
Mas como estamos no Brasil, tudo pode acontecer. Ou simplesmente nada.
abs
Não discordo dos argumentos sobre as vantagens de usar o E-2 como base para uma aeronave de patrulha ASW. Só tenho dúvidas do mercado para uma aeronave tão sofisticada e da capacidade da FAB/MB adquiri-la em quantidades adequadas.
Um KC-390 MPA/SAR tem um mercado bem maior (um E-2 MPA também mas creio que os custos de desenvolvimento seria mais altos e a aeronave menos versátil).
O mercado total estimado pela Embraer para o KC-390 é de cerca de 700 undes. Os E-2 tem previsão de passarem da casa das 2 mil undes comercializadas nos próximos vinte anos.
Estes números no futuro irão ajudar a determinar quais as melhores chances de um modelo e outro.
Por aqui, um novo patrulheiro naval não deve passar, com alguma sorte, de umas 20 a 30 undes, se muito. Se pudermos contar com alguma exportação já no programa de desenvolvimento, talvez ajude a diminuir os custos de investimento e aquisição. Tendo a crer que o substituto dos P-3 aqui, se nacional, só consegue vir a tona no mesmo esquema de negócios do KC-390. Fora desta perspectiva não vejo futuro para os E-2 na área militar no Brasil, no que depender apenas das demandas internas.
A ver.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4712 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jun 21, 2017 11:07 pm

Acho que se o KC-390 chegar a umas 150 unidades produzidas será excelente. Passar de 200... acho complicado.

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36332
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4713 Mensagem por FCarvalho » Qua Jun 21, 2017 11:32 pm

Carlos Lima escreveu:Acho que se o KC-390 chegar a umas 150 unidades produzidas será excelente. Passar de 200... acho complicado.

[]s
CB
Segundo a Embraer, tem muita gente interessada nele. O mercado é grande e fluído. A prioridade agora é assegurar que além da FAB os parceiros de risco fechem suas compras em opção. Só isso nos daria cerca de 60 exemplares. Se acrescer vendas a mercados potencialmente exclusivos de americanos, russos e chineses, pode ser que os números sejam mais auspiciosos.

Talvez, e bota talvez nisso, a FAB, e quiçá a MB, façam aquisições posteriores as 28 iniciais. Isso também ajudaria muito.

Acho que passamos de 200 undes sim. Competência e qualidade o produto e a fabricante tem. E se contarmos com uma pequena ajudinha da Boeing. 8-]

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4714 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jun 21, 2017 11:36 pm

FCarvalho escreveu:
Carlos Lima escreveu:Acho que se o KC-390 chegar a umas 150 unidades produzidas será excelente. Passar de 200... acho complicado.

[]s
CB
Segundo a Embraer, tem muita gente interessada nele. O mercado é grande e fluído. A prioridade agora é assegurar que além da FAB os parceiros de risco fechem suas compras em opção. Só isso nos daria cerca de 60 exemplares. Se acrescer vendas a mercados potencialmente exclusivos de americanos, russos e chineses, pode ser que os números sejam mais auspiciosos.

Talvez, e bota talvez nisso, a FAB, e quiçá a MB, façam aquisições posteriores as 28 iniciais. Isso também ajudaria muito.

Acho que passamos de 200 undes sim. Competência e qualidade o produto e a fabricante tem. E se contarmos com uma pequena ajudinha da Boeing. 8-]

abs.
MB comprando aviões assim? :|

Putz. A MB mal consegue modernizar A-4 e C-1. E para completar não pode operar aeronaves assim.

Acho ... muuuito díficil!!

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36332
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4715 Mensagem por FCarvalho » Qua Jun 21, 2017 11:44 pm

Carlos Lima escreveu:
FCarvalho escreveu: Segundo a Embraer, tem muita gente interessada nele. O mercado é grande e fluído. A prioridade agora é assegurar que além da FAB os parceiros de risco fechem suas compras em opção. Só isso nos daria cerca de 60 exemplares. Se acrescer vendas a mercados potencialmente exclusivos de americanos, russos e chineses, pode ser que os números sejam mais auspiciosos. Es
Talvez, e bota talvez nisso, a FAB, e quiçá a MB, façam aquisições posteriores as 28 iniciais. Isso também ajudaria muito.
Acho que passamos de 200 undes sim. Competência e qualidade o produto e a fabricante tem. E se contarmos com uma pequena ajudinha da Boeing. 8-]
abs.
MB comprando aviões assim? :|
Putz. A MB mal consegue modernizar A-4 e C-1. E para completar não pode operar aeronaves assim.
Acho ... muuuito díficil!!
[]s
CB
Esqueças C-1 e A-4. São águas passadas. O futuro da AN naval no curto e médio prazo é retomar a patrulha naval.
No médio prazo, a MB tende a adquirir aviões cargo como o KC-390, não nas quantidades da FAB, mas o suficiente para dar conta de suas demandas, que são um reclamo da aviação naval há anos. No mais, com alguma sorte pode ser que também venhamos a ter alguma versão especial SAR do mesmo avião.
Espaço, compromissos e responsabilidades legais internas e externas é o que não nos falta.
Se vai haver a continuidade da falta de meios para isso, o tempo irá dizer.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4716 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jun 22, 2017 12:13 am

Essas responsabilidades estão por aí a séculos e até agora ninguém parece muito preocupado em resolver isso.

Prefiro não me iludir e enganar, mas cada um com a sua opção.

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36332
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4717 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 22, 2017 1:48 am

Carlos Lima escreveu:Essas responsabilidades estão por aí a séculos e até agora ninguém parece muito preocupado em resolver isso.
Prefiro não me iludir e enganar, mas cada um com a sua opção.
[]s
CB
Dizem a roda da história gira e não para. Ontem pensávamos que tínhamos saído do buraco. Hoje, o que vemos é que estamos cavando o fundo do buraco. Amanhã que m sabe. Essas coisas são assim mesmo.
Economia, e menos ainda política, são ou foram ciências exatas.
No Brasil é fácil de manha acordar no céu, almoçar na terra e ir dormir no inferno. Tudo no mesmo dia. E ainda dá tempo de fazer um lanche ou tomar um café no purgatório. Não necessariamente nessa mesma ordem. Mas é nossa realidade.
O jeito é continuar a torcer pelo melhor. É o que há para fazer.
E também para que as novas gerações sejam melhores que nós conseguirmos ser ontem e hoje.
Coisas boas podem sair daí.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4718 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jun 22, 2017 2:11 am

Muito bonito, mas pouco prático!

Tudo bem :)

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1297
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 462 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4719 Mensagem por Cassio » Qui Jun 22, 2017 5:44 am

700 aeronaves é o mercado potencial total, do qual a meta é atender de 20 a 30%. Ou seja a previsão é de vender de 150 a 200 KC390.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4720 Mensagem por Bolovo » Qui Jun 22, 2017 9:10 am

http://www.youtube.com/watch?v=P9w2gJmJ5KQ




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37920
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2615 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4721 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Jun 22, 2017 11:23 am

Bruxelas financia projeto da Embraer em Évora com 23,5 ME

A Comissão Europeia atribuiu uma verba de 23,5 milhões de euros do Fundo de Desenvolvimento Regional para o investimento na fábrica da construtora aeronáutica Embraer em Évora.

Imagem

A Comissão Europeia atribuiu uma verba de 23,5 milhões de euros do Fundo de Desenvolvimento Regional para o investimento na fábrica da construtora aeronáutica Embraer em Évora, foi divulgado esta terça-feira em Bruxelas.

A verba destina-se, segundo um comunicado, a financiar um projeto que promove “a coesão social e económica” com a criação de 200 postos de trabalho nos primeiros anos do seu desenvolvimento.

O comissário europeu para o Crescimento e Emprego, que se encontra em Portugal, salientou estar “encantado por ver, em primeira mão, os efeitos positivos dos investimentos que dinamizam os empregos e o crescimento onde estes são mais precisos”.

A verba, atribuída no âmbito da política de coesão da União Europeia, irá, segundo Bruxelas, aumentar a capacidade de inovação da Embraer Portugal, possibilitando a produção de componentes metálicas para os jatos da próxima geração da Embraer.

Há um ano, Paulo Marchioto, presidente da Embraer Portugal, tinha já anunciado os dois novos projetos de investimento nas fábricas de Évora, num valor global de 93,6 milhões de euros, com apoios comunitários, para equipar as unidades para a produção em série dos E2, a nova geração de aviões comerciais E-Jets da construtora.

http://observador.pt/2017/06/20/bruxela ... om-235-me/

Mais 23,5 milhões de euros para dar de mão beijada à Embraer...... acho que a UE já tem direito a 2 KC-390 só com os subsídios já atribuídos!




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36332
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4722 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 22, 2017 12:24 pm

Cassio escreveu:700 aeronaves é o mercado potencial total, do qual a meta é atender de 20 a 30%. Ou seja a previsão é de vender de 150 a 200 KC390.
Eu pelo que consigo acompanhar o programa aqui de longe, ao que se percebe é que esta barreira das 200 aeronaves tende a ser superada.
ganhar o contrato dos parceiros de risco seria o primeiro dever de casa. 60 undes ao todo, contando as da FAB.
Se vendermos na Europa, melhor ainda. Tem muita gente por lá olhando de perto a aeronave.
Oriente Médio e Asia também são mercados com grande potencial.
A Africa do Sul também pode entrar no rol dos clientes.
Temos muitas chances desta aeronave extrapolar as melhores expectativas comerciais da Embraer.
Vamos levar uns 10, pelo menos, para receber apenas 28 aviões. Se neste meio tempo as coisas mudarem por aqui, para melhor espero, pode ser que novas encomendas sejam feitas, assim como a MB com quase certeza irá adquirir alguma versão para si no longo prazo.
A flexibilidade do uso da célula dá ao KC-390 uma potencialidade que a própria LH explorou até o osso no caso do C-130.
Não vejo porque nos próximos 20 anos ser diferente com o nosso avião. Competência nós temos de sobra para isso.

edit: apenas a observar que as 700 undes citas são para a versão cargo militar do avião. certamente a Embraer irá desenvolver várias versões dele, assim como foi feito com o C-130, dos quais foram produzidos várias dezenas de exemplares; outro exemplo é o nosso C-105, que a Airbus já apresentou mais de 10 versões em diferentes aplicações na mesma célula. se isto for comparado ao potencial de adaptação e ao desempenho da célula do KC-390, e a seu feeling comercial, eu creio que vender mais de 200 undes não será exatamente um problema para a Embraer no longo prazo.

abs.




Editado pela última vez por FCarvalho em Qui Jun 22, 2017 2:38 pm, em um total de 1 vez.
Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36332
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4723 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 22, 2017 12:27 pm

Carlos Lima escreveu:Muito bonito, mas pouco prático!
Tudo bem :)
[]s
CB
É como as coisas são Carlos. Tudo tem um primeiro passo. Seja lá quando ele resolver ser dado por aqui. :wink:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4724 Mensagem por Penguin » Qui Jun 22, 2017 1:56 pm

FCarvalho escreveu:
Carlos Lima escreveu: MB comprando aviões assim? :|
Putz. A MB mal consegue modernizar A-4 e C-1. E para completar não pode operar aeronaves assim.
Acho ... muuuito díficil!!
[]s
CB
Esqueças C-1 e A-4. São águas passadas. O futuro da AN naval no curto e médio prazo é retomar a patrulha naval.
No médio prazo, a MB tende a adquirir aviões cargo como o KC-390, não nas quantidades da FAB, mas o suficiente para dar conta de suas demandas, que são um reclamo da aviação naval há anos. No mais, com alguma sorte pode ser que também venhamos a ter alguma versão especial SAR do mesmo avião.
Espaço, compromissos e responsabilidades legais internas e externas é o que não nos falta.
Se vai haver a continuidade da falta de meios para isso, o tempo irá dizer.

abs
Tirando a US Navy, nenhuma outra marinha opera aeronaves do porte do C-130 para carga.
É muito mais barato MB e FAB se entenderem. Deve-se buscar maximizar recursos e melhorar a gestão e a coordenação e integração entre as forças. Fora desse caminho não tem salvação.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36332
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Sobre o KC-390

#4725 Mensagem por FCarvalho » Qui Jun 22, 2017 2:16 pm

Penguin escreveu:Tirando a US Navy, nenhuma outra marinha opera aeronaves do porte do C-130 para carga.É muito mais barato MB e FAB se entenderem. Deve-se buscar maximizar recursos e melhorar a gestão e a coordenação e integração entre as forças. Fora desse caminho não tem salvação.
Eu concordo consigo, mas há de se ver se a FAB teria toda essa disponibilidade. Um dos reclamos mais frequentes, e contundentes, das demais forças em relação a questão de transporte/apoio aéreo é que a FAB nunca deu conta integralmente das necessidades das demais forças, mal ou bem priorizando suas próprias necessidades. Tanto é assim que a Avex foi retomada a 3 décadas atrás e a aviação naval só não tem seus aviões de carga por causa de uma lei anacrônica defendida ferozmente pela mesma FAB durante décadas.

Mas eu não vejo problema na MB manter seus próprios KC-390. O que importa no final é ter um bom contrato de CLS para ambas as frotas e economizar onde deve e pode ser economizado, para que os aviões passem a maior parte do tempo fazendo o que foram comprados para fazer: voar.

Mas no caso disso não entrar em pauta, há de se ver se as 30 aeronaves que se supõe irão compor a frota da FAB serão suficientes para atender a todos, o que eu duvido, vide o caso da média da nossa disponibilidade de frota ao longo dos últimos anos. Mesmo quando a FAB operava 22 C-130 as reclamações das forças co-irmãs eram as mesmas de hoje. Óbvio que a FAB nunca conseguiu apresentar uma operacionalidade de 100% daquelas aeronaves, ou mesmo das demais de transporte, mesmo que quisesse, e no curto/médio prazo nada nos diz que com o KC-390 e o C-105 será diferente.

Eu não vejo qualquer óbice para que Avex e AN cheguem a operar o KC-390. Mas se não o fizerem, bem, a FAB então vai ter que rever os seus números de encomendas daquela aeronave, e de seus planos de custeio e investimento. Porque se não funcionou antes com os C-130, dificilmente irá funcionar com o KC-390 também.

Soluções meia boca já não são mais aceitas pelas demais forças. E a FAB é sabedora disso, e tem apoiado onde e como possível o alargamento do horizonte operacional da aviação de suas forças co-irmãs. Nada mais natural para um país onde tudo tende ao mal costume de ou chegar atrasado ou já fora de contexto da realidade atual.

Mas esse é o nosso Brasil... de ontem, de hoje e de sempre.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder