Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37859
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2604 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7486 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Abr 10, 2024 12:47 pm





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1899
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceram: 789 vezes
Contato:

Re: Sobre o KC-390

#7487 Mensagem por arcanjo » Qua Abr 10, 2024 12:57 pm

Embraer e FAB iniciam estudos para plataformas de missões especiais
Os estudos serão focados na potencial adaptação das plataformas atuais para missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR)


Imagem

:arrow: https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... -para.html

[009]

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36211
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7488 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 10, 2024 1:38 pm

Vou repetir o que já disse no tópico da patrulha marítima da marinha do brasil, onde postei essa notícia.

O Mou é para verificar as possibilidades de todas as plataformas da Embraer empregadas hoje pela FAB para missões IVR, levando-se em conta, neste sentido, como Praetor, Phenom, KC-390 e EJet E1 e possivelmente E-2, se adequam aquelas missões no futuro a médio e longo prazo.

Ou seja, para a FAB, interessa verificar substitutos no portfólio da Embraer para todos os aviões que hoje realizam este tipo de missão, ou seja, estamos falando de substituir P-3, P-95 e E\R-99.

É algo para o médio e longo prazo. Mas só de ter um Mou assinado, que pode render muita coisa, ou simplesmente nada, já estamos no lucro.

Não duvido que a Embraer volte a colocar na mesa dentro destas conversas o STOUT e o UCAV, defenestrados tempos atrás em vista das restrições orçamentárias da FAB. E como estudar ainda não paga imposto e nem cobra taxa do orçamento do MD, dá para fazer sem medo de ser feliz.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36211
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7489 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 10, 2024 1:58 pm

FIDAE 2024: Embraer vai oferecer o E-190F, E-195F e C-390 Millennium para os Correios
Acordo busca remodelar malha logística para ampliar eficiência e oferta de soluções em cargas no Brasil e exterior

https://cdn-defesaaereanaval.nuneshost.com/wp-content/uploads/2024/04/20240409_174704-750x536.jpg

https://www.defesaaereanaval.com.br/avi ... s-correios

O advento dos E-2 Cargo, a meu ver diminui, em termos, a ideia de ter um C-390F civil, ainda que o modelo da Embraer esteja certificado na FAR25 da aviação civil.

Em todo caso, os modelos EJet são bem adequados ao tipo de carga que a ECT costuma transportar, que gera muito mais volume do que peso. Com a capacidade dos EJet Cargo, aliada às características "regionais" de operação destes aviões, se amplia, e muito, as perspectivas de melhoramento da malha usada hoje por aquela empresa, além de possibilitar adequar de melhor forma sua capilaridade, principalmente voltado para o interior do país, onde as grandes do setor aéreo não chegam, e não tem interesse em atender.

Por outro lado, uma possível aquisição do C-390F abre novamente a questão de uma versão strech do modelo, de forma a permitir o aumento da sua capacidade volumétrica de carga, que hoje já é bem grande em relação mesmo a modelos civis do 737 e A320.

Resta saber se a ECT irá bancar este modelo, e até onde seria necessário e\ou conveniente, o aumento do porão de carga do avião, dado que isto irá implicar, por óbvio, no seu centro de gravidade, MTOW e talvez a troca de turbinas.

As IAE 2500 podem chegar até 33 mil libras de potência nas versões A5 utilizadas nos A321CEO, e suas 97 ton de MTOW. O KC-390 tem MTOW hoje de 86 ton.

Em tempo, hoje haveria dois motores apenas a serem analisados, no caso de troca, sendo o PW1000G e o LEAP X. O primeiro está com sérios problemas, e segundo notícias da imprensa, 1\3 da frota de aviões equipados com estes motores estaria no chão. Já o modelo concorrente, até o momento não trouxe novidades sobre falhas e problemas apresentados. Ambos são mais caros que as IAE V2500.

Fica a pergunta: a depender dos desdobramentos desta possível nova versão, manter os motores atuais e fazê-los chegar à potência demandada não seria menos custoso e arriscado, do que ter de homologar novamente, e passar por todo o longo processo, de colocar novos motores neste C-390F esticado?

A ver




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Poti
Avançado
Avançado
Mensagens: 463
Registrado em: Dom Dez 07, 2003 1:03 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 123 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7490 Mensagem por Poti » Qua Abr 10, 2024 4:08 pm

Que bom. Tomara que esse projeto saia, principalmente se levarmos em conta os problemas ocorridos com os P3...




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60601
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6349 vezes
Contato:

Re: Sobre o KC-390

#7491 Mensagem por Túlio » Qua Abr 10, 2024 4:46 pm

FCarvalho escreveu: Qua Abr 10, 2024 1:58 pm
Por outro lado, uma possível aquisição do C-390F abre novamente a questão de uma versão strech do modelo, de forma a permitir o aumento da sua capacidade volumétrica de carga, que hoje já é bem grande em relação mesmo a modelos civis do 737 e A320.

Resta saber se a ECT irá bancar este modelo, e até onde seria necessário e\ou conveniente, o aumento do porão de carga do avião, dado que isto irá implicar, por óbvio, no seu centro de gravidade, MTOW e talvez a troca de turbinas.

As IAE 2500 podem chegar até 33 mil libras de potência nas versões A5 utilizadas nos A321CEO, e suas 97 ton de MTOW. O KC-390 tem MTOW hoje de 86 ton.

Em tempo, hoje haveria dois motores apenas a serem analisados, no caso de troca, sendo o PW1000G e o LEAP X. O primeiro está com sérios problemas, e segundo notícias da imprensa, 1\3 da frota de aviões equipados com estes motores estaria no chão. Já o modelo concorrente, até o momento não trouxe novidades sobre falhas e problemas apresentados. Ambos são mais caros que as IAE V2500.

Fica a pergunta: a depender dos desdobramentos desta possível nova versão, manter os motores atuais e fazê-los chegar à potência demandada não seria menos custoso e arriscado, do que ter de homologar novamente, e passar por todo o longo processo, de colocar novos motores neste C-390F esticado?

A ver
O único Cargo militar stretched q conheço é o C-141, que já citei tantas vezes: além de ser "espichado" com plugs à frente e atrás das asas para não alterar o CG, ainda acrescentaram sonda REVO.

Era um avião todo de metal, enquanto o 390 é em boa parte composite; não tinha sonda nem FBW, o 390 tem; como o Starlifter manteve os motores originais, por que o 390 precisaria trocar?




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36211
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7492 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 11, 2024 2:41 pm

Túlio escreveu: Qua Abr 10, 2024 4:46 pm
O único Cargo militar stretched q conheço é o C-141, que já citei tantas vezes: além de ser "espichado" com plugs à frente e atrás das asas para não alterar o CG, ainda acrescentaram sonda REVO.
Era um avião todo de metal, enquanto o 390 é em boa parte composite; não tinha sonda nem FBW, o 390 tem; como o Starlifter manteve os motores originais, por que o 390 precisaria trocar?
Honestamente, eu não sei. Mas sempre se comentou sobre um suposto aumento de peso no caso de uma versão esticada do KC-390. Como a Embraer nunca divulgou nada sobre esta questão, a não ser que estaria nos planos da empresa caso houvesse mercado, então, fica difícil saber se realmente a troca de motores seria necessária.

Em teoria, os motores do KC-390 tem sobra de potência para mais 10 ton em uma eventual versão maior. O problema a saber é o quanto maior ela seria, e quais suas implicações no desempenho e características do avião.

O KC-390 pode levar 7 pallets de tipo militar padrão. O C-130-30J leva 7, enquanto o modelo normal leva 5.

No caso dos 737-800BCT, modelo mais atual da Boeing para conversão, pode levar até 11 containers no deck principal, possuindo capacidade para até 23 ton de carga, contando com 185,2 m3 de espaço entre o deck superior e inferior.

https://www.boeing.com/content/dam/boei ... 800BCF.pdf

Já o A320\321F temos o que segue abaixo. Tirado do site da Airbus.
O A320P2F oferece capacidade de carga útil de até 21 toneladas e oferece 11 posições no convés principal, além do exclusivo contêiner da Família A320 (até 7 posições de contêiner) e capacidade de carregamento de paletes no convés inferior.
O A321P2F oferece capacidade de carga útil de até 27t. Oferece até 14 posições de contêineres completos no convés principal, além do exclusivo contêiner da Família A320 (até 10 posições de contêineres) e capacidade de carregamento de paletes no convés inferior.
https://aircraft.airbus.com/en/aircraft ... 20to%2027t.

Me parece que a Embraer, se quiser mesmo dispor de uma versão civil do KC-390 terá que se mirar nos parâmetros acima e pensar em algo que torne o seu avião vantajoso em termos de escolha, já que estas variantes dos aviões comerciais são todas obtidas a partir de células usadas, e portanto, com custos muito menores que a empresa brasileira poderia oferecer por um avião novo do KC-390.

Algumas empresas aéreas de carga no Brasil já estão começando a receber os 737-800BCF, enquanto a maioria dos aviões de menor porte seguem os modelos 737-300\400 cargo. No caso da Azul, que opera com os E-1 em versão específica da empresa para cargas, nenhum movimento até agora se viu no sentido de apontar soluções para os modelos de carga da Embraer.

Latam e Gol operam carga em seus aviões de passageiros, com a primeira operando os 767-300F na Latam Cargo, e a Gol recebendo o 737-800BCT para operar em favor do Mercado Livre, sendo duas aeronaves até agora.

Os EJet de carga não vão bater de frente com estes modelos, mas procurar um nicho específico entre os ATR e eles. Essa é a aposta da Embraer.

Em todo caso, com 23\26 ton de capacidade e um ótimo volume interno de carga, aliada à rampa traseira, o C-390F pode ser uma alternativa tanto para a ECT como para uma Fedex e\ou UPS da vida. Mas ele, como os outros dois aviões da Embraer, teria que abrir o seu próprio espaço de atuação, que a meu ver é muito específico, assim como o era o do C-130 civil, que não rendeu muitas vendas à LoockheedMartin.

A ver.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36211
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7493 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 11, 2024 3:03 pm

Uma observação. A mim me parece que qualquer intervenção na célula do KC-390 a fim de aumentar espaço para carga, tem que ter como parâmetro os 5,8 metros de comprimento da rampa traseira.
Com 18,5 metros no total como espaço de carga atualmente, sou de opinião que se deveria pegar aquele número e usá-lo como medida de aumento da fuselagem. Com isso, se poderia chegar a pouco mais de 24 metros, entre fuselagem e rampa.
Não sei se isto poderia ou não comprometer o centro de gravidade do avião, mas, se for possível, e não precisar trocar os motores, seria um ganho mais que relevante para o avião da Embraer, tornando-o um competidor mais duro no campo de transporte civil.
A ver quem se interessa por bancar a ideia.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60601
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6349 vezes
Contato:

Re: Sobre o KC-390

#7494 Mensagem por Túlio » Qui Abr 11, 2024 3:50 pm

Acho que o @Cassio já falou, não há como um avião com especificações militares competir com um civil em custo-benefício, além de a EMBRAER estar neste momento finalizando o programa para conversão na fábrica da família 170 em cargos, e cada convertido possivelmente abre espaço para um E2.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36211
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7495 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 11, 2024 6:25 pm

Por isso que, até prova em contrário, não acredito nessa história de KC-390 civil para ECT e mais ninguém.
Vá lá, se os correios resolverem bancar a ideia, e usar o modelo em uma empresa própria, pode até ser que ele saia do papel, mas desde que se pague no curto\médio prazo para o que objetivo a que se destina.
Para a ECT ainda penso que os E-2 cargo fazem muito mais sentido, para um (re)começo de potencial empresa de aviação. Depois, muito depois, pode-se pensar na viabilidade do cargo militar da Embraer ter alguma serventia de fato no mercado civil.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1289
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 460 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7496 Mensagem por Cassio » Qui Abr 11, 2024 7:06 pm

Um C390 nos correios só faria sentido de duas formas: transporte de cargas de grande volume para localidades sem infraestrutura para carga/descarga... Ou para o transporte de cargas especiais (veículos, geradores, escavadeiras, etc).




Avatar do usuário
mauri
Sênior
Sênior
Mensagens: 850
Registrado em: Dom Jul 17, 2005 7:35 pm
Localização: Fortaleza
Agradeceram: 77 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7497 Mensagem por mauri » Qui Abr 11, 2024 9:04 pm

Cassio escreveu: Qui Abr 11, 2024 7:06 pm Um C390 nos correios só faria sentido de duas formas: transporte de cargas de grande volume para localidades sem infraestrutura para carga/descarga... Ou para o transporte de cargas especiais (veículos, geradores, escavadeiras, etc).
A primeira é pouca lucrativa, a nata dos lucros são as grandes cidades, a segunda sem uma demanda que justifique!!




Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1289
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 460 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7498 Mensagem por Cassio » Qui Abr 11, 2024 9:28 pm

:?:
mauri escreveu: Qui Abr 11, 2024 9:04 pm
Cassio escreveu: Qui Abr 11, 2024 7:06 pm Um C390 nos correios só faria sentido de duas formas: transporte de cargas de grande volume para localidades sem infraestrutura para carga/descarga... Ou para o transporte de cargas especiais (veículos, geradores, escavadeiras, etc).
A primeira é pouca lucrativa, a nata dos lucros são as grandes cidades, a segunda sem uma demanda que justifique!!
Não disse que seria economicamente viável. Apenas indiquei o tipo de operação. Só isso.




Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7520
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7499 Mensagem por J.Ricardo » Qui Abr 11, 2024 10:28 pm

FCarvalho escreveu: Qui Abr 11, 2024 6:25 pm Para a ECT ainda penso que os E-2 cargo fazem muito mais sentido, para um (re)começo de potencial empresa de aviação. Depois, muito depois, pode-se pensar na viabilidade do cargo militar da Embraer ter alguma serventia de fato no mercado civil.
Para o mercado de carga o E-2 é muito caro, para esse mercado se utilizam aeronaves usadas e reformadas para tal, é o que a Embraer esta fazendo com os 190/195.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
mauri
Sênior
Sênior
Mensagens: 850
Registrado em: Dom Jul 17, 2005 7:35 pm
Localização: Fortaleza
Agradeceram: 77 vezes

Re: Sobre o KC-390

#7500 Mensagem por mauri » Sex Abr 12, 2024 10:11 am

J.Ricardo escreveu: Qui Abr 11, 2024 10:28 pm
FCarvalho escreveu: Qui Abr 11, 2024 6:25 pm Para a ECT ainda penso que os E-2 cargo fazem muito mais sentido, para um (re)começo de potencial empresa de aviação. Depois, muito depois, pode-se pensar na viabilidade do cargo militar da Embraer ter alguma serventia de fato no mercado civil.
Para o mercado de carga o E-2 é muito caro, para esse mercado se utilizam aeronaves usadas e reformadas para tal, é o que a Embraer esta fazendo com os 190/195.
Verdade, nem E-2 e nem KC-390, a menos que a ECT queira falir mais rapidamente, ela não tem como concorrer com as entregas informais que estão proliferando rapidamente, o pessoal do Forum está acustamado com beneficios militares estatais e esquecem que a ECT é uma empresa, mesmo que seja pública.

Mas isso demostrar que a política de Markreting da Embraer é show!!

Fazer com que um público exigente como o nosso aqui, acredite numa viabilidade desta, é foda!!




Responder