Submarinos modernos

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

Submarinos modernos

#1 Mensagem por Degan » Sex Ago 31, 2007 2:00 pm

Estimado Leandro,

Sigamos el debate acá, para no continuar con el off topic...

Não estou ciente de nenhuma inovação revolucionária que tenha ocorrido entre os primeiros barcos da classe 209 e a 214,


Pues ahí está tu error:

1) Motores de imanes permanentes, gracias a los avances del control electrónico.
2) Aceros de mejor cualidad tensil, que permite mayores profundidades de inmersión sin límites en el número ciclos.
3) Diseños hidrodinámicos más eficientes
4) Gran cambio en la habitabilidad gracias a la mayor automatización de sistemas
5) Importante aumento de autonomía para el mismo desplazamiento
6) Diseño general más sofisticado.

Recuerda que el “proyecto U-206 U-209” se refiere al diseño de un submarino ECONOMICO, en el cual HDW logra un producto barato y económico de usar, permitiendo así que muchas marinas del mundo pudieran tener por primera vez submarinos en su flota.
Esa economía se logra bajando márgenes de seguridad y redundancias…un U-209 no se puede comparar con un Oberon (por ejemplo). Este último tiene un diseño “a la antigua” (a.k.a caro), donde las soldaduras, dobles casco, redundancias, cuidado en las emisiones, etc…lo hace más caro de comprar y operar, lo mismo sucede con el resto de las alternativas (ULA, Upholder, Collins, etc…).

Bem, um Mirage F-1 com tudo isso que você citou (mais um motor moderno, não esqueçamos dos detalhes) seria ainda hoje um grande avião. Não serio o melhor possível, mas a diferença para outros projetados mais recentemente não seria tão grande assim.


Posiblemente…pero todas esas modernizaciones lo harían tanto o más caro que un avión moderno…que indudablemente es mejor.

Mas façamos o seguinte, eu concordo com você neste ponto se você concordar que um F-16 MLU ou mesmo Block-60 é uma aeronave intrinsecamente inferior à um Gripen, pois considerando a data do primeiro vôo a diferença de idade entre os projetos é de 15 anos...


No…pues entre el F-16 y el Gripen no hay avances relevantes en tecnología aeronáutica.
El F-16 fue el pionero en CCV y FBW. De esta forma es el Gripen el que está bastante por detrás que un F-16 Block 60, sin integrar los verdaderos avaneces (stelath y supercrucero)

É bem verdade que houve nos últimos anos um grande aumento na resistência das ligas de aço ou seja, de seus límites de escoamento e de ruptura. Agora, não sei se você sabe, mas o dimensionamento de cascos de submarinos não é baseado critérios de falha por escoamento (ou ruptura), e sim na flambagem. E o fenômeno da flambagem é dominado pelo módulo de elasticidade do material (que varia muito pouco de liga para liga de aço) e por considerações geométricas, não pela sua resistência. É por isto que apesar da resistência típica dos aços ter mais que duplicado da década de 60 para cá, a profundidade máxima de mergulho não acompanhou o mesmo passo, tendo aumentado em uma proporção bem menor.


Creo que te equivocas (digo “creo” pues no se qué significa “flambagem”).

1) Lo que importa en este caso es la resistencia tensil.
2) El módulo de elasticidad no es tan relevante, pues no define la resistencia tensil…sino los submarinos sería de goma (borracha) :lol: .
3) La profundidad máxima si ha aumentado bastante, tanto en alcance como en ciclos reales de uso (los de última generación no tienen límites).
4) Es evidente que las soldaduras deben tener el mismo modulo de elasticidad que el resto del casco.

E grande parte deste aumento foi devido à reduções de peso de componentes e sistemas (que permite gastar mais peso na estrutura e menos nos sistemas),


:shock: ….¿De donde sacas esto?.

otimização do desenho estrutural com análises CAE e melhoria nos métodos de construção,


Ok….y esto algo aporta no?.

minimizando a falta de circularidade do contorno do casco que afeta enormemente a profundidade máxima de mergulho.


No lo creo…por algo existe el casco de presión y el hidrodinámico…

É claro que novas ligas de aço podem acrescentar alguma ajuda, mas é muito menos do que se imagina.


Creo que hace mucha diferencia.

(Enquanto o uso do titânio, que tem um módulo de elasticidade diferente, nos Alfa russos jogou a profundidade máxima para mais de 1000m num átimo).


Pero como…si las “ligas” no importan… :wink:
Además es resistencia tensil…no módulo de elasticidad lo que permite resistir la presión.

Assim, a simples adoção de uma liga nova de aço não implica necessariamente em mudanças drásticas no projeto, isto é decidido por outras razões. Haveria mudanças, mas nada que obrigatoriamente caracterizasse um projeto novo. Mas este ponto na verdade é só um detalhe de pouca importância nesta discursão.


Ese cambio entrega capacidades que justifican el cambio de proyecto.

Quais mesmo destes outros 5 países que constroem o U-209 tem pretensões de construir sub's nucleares um dia, e por isto precisam dominar não apenas a construção mas também o projeto?


Eso no importa…pues igual se cambian de U-209 a U-214 o Scorpene….tengan o no esas "pretenciones".

quais são mesmo as capacidades que tornam o U-219 oceânico enquanto o Tikuna não o é ? O Tikuna específicamente, esqueçamos os outros 209 por um momento.


Los U-209 no son oceánicos por autonomía y persistencia. Los motivos son lo que te nombre arriba.
En Chile el U-209 1.400 MOD perdió por no ser verdaderamente oceánico (entre otras cosas).

Ou o Brasil tem a capacidade de projeto de submarinos e deveria pô-la de uma vez em prática, ou não tem esta capacidade e antes de tentar comprá-la de novo deveria verificar cuidadosamente o que deu errado da última vez que tentamos isto, para não cometer o mesmo erro de novo.


Yo creo que se dieron cuenta que proyectar un submarino moderno desde cero es Carisimo, lento y riesgoso….por algo, insisto, países grandes y con tradición en diseño abandonaron la idea y compraron un diseño externo.


Saludos,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Avatar do usuário
old
Sênior
Sênior
Mensagens: 1478
Registrado em: Seg Nov 14, 2005 7:55 am
Localização: Barcelona, Spain.
Agradeceram: 34 vezes

#2 Mensagem por old » Sex Ago 31, 2007 2:31 pm

Hola.

Interesante aportacion.

Un detalle que me gustaria resaltar y no he visto:

Al margen de la resistencia a la inmersion y las cotas maximas un detalle interesante son las aleaciones con las que se construye el casco

Han de ser lo mas "indetectables" posibles y hay diferencias entre los distintos modelos.
Naturalmente eso sera informacion reservada por los fabricantes, pero es un detalle a tener en cuenta




Avatar do usuário
Al Zarqawi
Sênior
Sênior
Mensagens: 1828
Registrado em: Ter Jul 03, 2007 8:07 pm
Localização: Rio de Janeiro

????

#3 Mensagem por Al Zarqawi » Sex Ago 31, 2007 3:25 pm

Tudo bem,

Caso ajude,tem um artigo que explica bem a diferença entre os U-209.

http://www.areamilitar.net/Analise/analise.aspx?NrMateria=15


Abraços,




Al Zarqawi - O Dragão!

"A inveja é doce,o olho grande é que é uma merda"Autor desconhecido.
Imagem
Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#4 Mensagem por Degan » Sex Ago 31, 2007 5:34 pm





Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
b.verde
Avançado
Avançado
Mensagens: 525
Registrado em: Sáb Jan 17, 2004 4:24 pm

#5 Mensagem por b.verde » Sex Ago 31, 2007 6:38 pm

Tem gente e "gente", falando por aí, que vamos partir direto pro submarino nuclear. Será verdade? - Será se os marinheiros aqui do DB já sabem de alguma coisa e podem nos informar? - mesmo que seja por códigos... :roll: :roll: :wink:


Abraços a todos.




"Creio em Jesus Crsito"




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Submarinos modernos

#6 Mensagem por LeandroGCard » Sex Ago 31, 2007 6:42 pm

Caro degan,

Estou saindo de viagem à trabalho por uma semana, e não poderei continuar este tópico até minha volta. Mas ficam aqui minhas respostas rápidas só para não deixar o assunto largado por enquanto.

Degan escreveu:Estimado Leandro,

Sigamos el debate acá, para no continuar con el off topic...

Não estou ciente de nenhuma inovação revolucionária que tenha ocorrido entre os primeiros barcos da classe 209 e a 214,


Pues ahí está tu error:

1) Motores de imanes permanentes, gracias a los avances del control electrónico.
2) Aceros de mejor cualidad tensil, que permite mayores profundidades de inmersión sin límites en el número ciclos.
3) Diseños hidrodinámicos más eficientes
4) Gran cambio en la habitabilidad gracias a la mayor automatización de sistemas
5) Importante aumento de autonomía para el mismo desplazamiento
6) Diseño general más sofisticado.

Recuerda que el “proyecto U-206 U-209” se refiere al diseño de un submarino ECONOMICO, en el cual HDW logra un producto barato y económico de usar, permitiendo así que muchas marinas del mundo pudieran tener por primera vez submarinos en su flota.
Esa economía se logra bajando márgenes de seguridad y redundancias…un U-209 no se puede comparar con un Oberon (por ejemplo). Este último tiene un diseño “a la antigua” (a.k.a caro), donde las soldaduras, dobles casco, redundancias, cuidado en las emisiones, etc…lo hace más caro de comprar y operar, lo mismo sucede con el resto de las alternativas (ULA, Upholder, Collins, etc…).

Bem, um Mirage F-1 com tudo isso que você citou (mais um motor moderno, não esqueçamos dos detalhes) seria ainda hoje um grande avião. Não serio o melhor possível, mas a diferença para outros projetados mais recentemente não seria tão grande assim.


Posiblemente…pero todas esas modernizaciones lo harían tanto o más caro que un avión moderno…que indudablemente es mejor.

Mas façamos o seguinte, eu concordo com você neste ponto se você concordar que um F-16 MLU ou mesmo Block-60 é uma aeronave intrinsecamente inferior à um Gripen, pois considerando a data do primeiro vôo a diferença de idade entre os projetos é de 15 anos...



No…pues entre el F-16 y el Gripen no hay avances relevantes en tecnología aeronáutica.
El F-16 fue el pionero en CCV y FBW. De esta forma es el Gripen el que está bastante por detrás que un F-16 Block 60, sin integrar los verdaderos avaneces (stelath y supercrucero)



Veja que engraçado, entre os U-209 é o U-214 você cita uma série de avanços que eu não neguei, apenas classifiquei como não revolucionários. Tanto não são que a maioria deles já foi incluída no próprio Tikuna, que não pode ser em nenhuma hipótese considerado como igual aos primeiros IKL-209!

Agora, quando o assunto é o F-16 (por coincidência o caça padrão do Chile) versus Gripen, aí a coisa muda de figura, você mesmo passa a dizer que não houve avanços revolucionários nos quinze anos que separam os dois projetos, portanto os aviões não são tão distintos assim.

Então tá, o que vale para aviões não vale para sub`s. Se você pensa assim eu não penso, então não há mais o que discutir sobre este ponto.

Degan escreveu:
É bem verdade que houve nos últimos anos um grande aumento na resistência das ligas de aço ou seja, de seus límites de escoamento e de ruptura. Agora, não sei se você sabe, mas o dimensionamento de cascos de submarinos não é baseado critérios de falha por escoamento (ou ruptura), e sim na flambagem. E o fenômeno da flambagem é dominado pelo módulo de elasticidade do material (que varia muito pouco de liga para liga de aço) e por considerações geométricas, não pela sua resistência. É por isto que apesar da resistência típica dos aços ter mais que duplicado da década de 60 para cá, a profundidade máxima de mergulho não acompanhou o mesmo passo, tendo aumentado em uma proporção bem menor.


Creo que te equivocas (digo “creo” pues no se qué significa “flambagem”).

1) Lo que importa en este caso es la resistencia tensil.
2) El módulo de elasticidad no es tan relevante, pues no define la resistencia tensil…sino los submarinos sería de goma (borracha) :lol: .
3) La profundidad máxima si ha aumentado bastante, tanto en alcance como en ciclos reales de uso (los de última generación no tienen límites).
4) Es evidente que las soldaduras deben tener el mismo modulo de elasticidad que el resto del casco.

E grande parte deste aumento foi devido à reduções de peso de componentes e sistemas (que permite gastar mais peso na estrutura e menos nos sistemas),


:shock: ….¿De donde sacas esto?.

otimização do desenho estrutural com análises CAE e melhoria nos métodos de construção,


Ok….y esto algo aporta no?.

minimizando a falta de circularidade do contorno do casco que afeta enormemente a profundidade máxima de mergulho.


No lo creo…por algo existe el casco de presión y el hidrodinámico…

É claro que novas ligas de aço podem acrescentar alguma ajuda, mas é muito menos do que se imagina.


Creo que hace mucha diferencia.

(Enquanto o uso do titânio, que tem um módulo de elasticidade diferente, nos Alfa russos jogou a profundidade máxima para mais de 1000m num átimo).


Pero como…si las “ligas” no importan… :wink:
Además es resistencia tensil…no módulo de elasticidad lo que permite resistir la presión.

Assim, a simples adoção de uma liga nova de aço não implica necessariamente em mudanças drásticas no projeto, isto é decidido por outras razões. Haveria mudanças, mas nada que obrigatoriamente caracterizasse um projeto novo. Mas este ponto na verdade é só um detalhe de pouca importância nesta discursão.


Ese cambio entrega capacidades que justifican el cambio de proyecto.



Degan, acho que você não percebeu um trecho do meu post, portanto vou detalhar um pouco mais. Eu sou engenheiro mecânico com pós-graduação em análise estrutural por elementos finitos, e fiz matérias específicas à nível de mestrado especificamente em projeto de cascos de submarino na Universidade de São Paulo. Eu não estava te apresentando uma opinião, estava lhe dando uma explicação técnica.

Pode acreditar em mim quando digo, a resistência à imersão de uma seção de casco de submarino (entre as anteparas) NÃO é definida pelo nível de tensão, e o critério de projeto de submarinos NÃO é o escoamento do material (ou a ruptura ) e sim o fenômeno de FLAMBAGEM (buckling em inglês, não sei a palavra em espanhol). Muito antes de qualquer ponto do casco começar a escoar, ele falha catastroficamente por flambagem devida à compressão causada pela pressão externa.

E a flambagem é dominada pelo módulo de elasticidade do material e a geometria (por isto É SIM tremendamente afetada pela circularidade do casco), e não tanto pela curva TensãoxDeformação. Consulte um engenheiro da área antes de responder a este ponto por favor (se os houver no Chile).

Degan escreveu:

Quais mesmo destes outros 5 países que constroem o U-209 tem pretensões de construir sub's nucleares um dia, e por isto precisam dominar não apenas a construção mas também o projeto?


Eso no importa…pues igual se cambian de U-209 a U-214 o Scorpene….tengan o no esas "pretenciones".

quais são mesmo as capacidades que tornam o U-219 oceânico enquanto o Tikuna não o é ? O Tikuna específicamente, esqueçamos os outros 209 por um momento.


Los U-209 no son oceánicos por autonomía y persistencia. Los motivos son lo que te nombre arriba.
En Chile el U-209 1.400 MOD perdió por no ser verdaderamente oceánico (entre otras cosas).



Veja os dados sobre os dois barcos, Tikuna e U-219, e as porcentagens de variação entre as especificacões de profundidade, autonomia, etc... . Depois me diga exatamente que valores absolutos definem para você a linha entre oceânicos e não-oceânicos.

Degan escreveu:

Ou o Brasil tem a capacidade de projeto de submarinos e deveria pô-la de uma vez em prática, ou não tem esta capacidade e antes de tentar comprá-la de novo deveria verificar cuidadosamente o que deu errado da última vez que tentamos isto, para não cometer o mesmo erro de novo.


Yo creo que se dieron cuenta que proyectar un submarino moderno desde cero es Carisimo, lento y riesgoso….por algo, insisto, países grandes y con tradición en diseño abandonaron la idea y compraron un diseño externo.


Saludos,


Também acho que projetar sub`s do zero é difícil, assim como vários outros sistemas complexos de engenharia, como aviões a jato para mais de 100 passageiros, plataformas de petróleo, foguetes lançadores de satélites, etc... . Entendo isto melhor do que você pensa, pois esta é minha profissão.

Mas o Brasil decidiu que faria todas estas coisas. Outros países podem ter decidido o contrário, pois é uma decisão soberana. O fato é que já conseguimos algumas delas, outras estão sendo mais difíceis, e podemos até vir a desitir de algumas, mas se isto acontecer não será apenas porque quaisquer outras nações ou pessoas disseram que haveria dificuldades à enfrentar, ou que não deveríamos gastar nossos esforços e dinheiro no que acharmos que seja melhor para nosso país.

Saudações até minha volta,

Leandro G. Card




Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#7 Mensagem por Degan » Sex Ago 31, 2007 8:58 pm

Estou saindo de viagem à trabalho por uma semana, e não poderei continuar este tópico até minha volta. Mas ficam aqui minhas respostas rápidas só para não deixar o assunto largado por enquanto


Ok., Leandro, esperaremos entonces...

Veja que engraçado, entre os U-209 é o U-214 você cita uma série de avanços que eu não neguei, apenas classifiquei como não revolucionários. Tanto não são que a maioria deles já foi incluída no próprio Tikuna,


¿Sí?….¿Cuales de los avances que yo nombre tiene el Tikuna?
Entre otras cosas, con un cambio muy menor en desplazamiento el Tikuna sigue teniendo 36 tripulantes....

que não pode ser em nenhuma hipótese considerado como igual aos primeiros IKL-209!


Por supuesto, nunca he querido decir que no hay diferencias....

Agora, quando o assunto é o F-16 (por coincidência o caça padrão do Chile) versus Gripen, aí a coisa muda de figura, você mesmo passa a dizer que não houve avanços revolucionários nos quinze anos que separam os dois projetos, portanto os aviões não são tão distintos assim.

Então tá, o que vale para aviões não vale para sub`s. Se você pensa assim eu não penso, então não há mais o que discutir sobre este ponto.


Yo argumente mi posición con datos y ejemplos, en cambio tú solo has dado tu opinión...
Sería ideal una argumentación de tu parte.

Degan, acho que você não percebeu um trecho do meu post, portanto vou detalhar um pouco mais. Eu sou engenheiro mecânico com pós-graduação em análise estrutural por elementos finitos, e fiz matérias específicas à nível de mestrado especificamente em projeto de cascos de submarino na Universidade de São Paulo. Eu não estava te apresentando uma opinião, estava lhe dando uma explicação técnica.


Amigo, tu no sabes con quién hablas...realmente nadie está seguro en la red :? .
Más allá de tus diplomas, por los que te felicito, yo te digo qué:

1) Aunque el módulo de elasticidad se mide en las mismas unidades que la presión, dependiendo del material puede existir una gran diferencia entre el punto de fluencia y el de ruptura.
2) Por eso mismo, la definición para materiales como el acero, de resistencia antes de la ruptura (pues casi no tiene fluencia) es la resistencia TENSIL.
3) Así, aunque el término de módulo de elasticidad se usa en estos casos, NO ES el más correcto por ser muy genérico.

Pode acreditar em mim quando digo, a resistência à imersão de uma seção de casco de submarino (entre as anteparas) NÃO é definida pelo nível de tensão, e o critério de projeto de submarinos NÃO é o escoamento do material (ou a ruptura ) e sim o fenômeno de FLAMBAGEM (buckling em inglês, não sei a palavra em espanhol). Muito antes de qualquer ponto do casco começar a escoar, ele falha catastroficamente por flambagem devida à compressão causada pela pressão externa.


Ok...entonces FLAMBAGEM sería “cizalle” en castellano.....y ahí estamos 100% de acuerdo.

E a flambagem é dominada pelo módulo de elasticidade do material e a geometria (por isto É SIM tremendamente afetada pela circularidade do casco), e não tanto pela curva TensãoxDeformação. Consulte um engenheiro da área antes de responder a este ponto por favor (se os houver no Chile).


Mmmmmm... :roll:

Veja os dados sobre os dois barcos, Tikuna e U-219, e as porcentagens de variação entre as especificacões de profundidade, autonomia, etc... . Depois me diga exatamente que valores absolutos definem para você a linha entre oceânicos e não-oceânicos


Claro....
Según Jane´s Fighting Ships:

U-209/1400 TUPI: Range (sumergido) 8.200 mn a 8 nudos. Profundidad máxima 250 metros.

Tikuna Class (similar a Gur class de Turkia): Range (sumergido) 11.000 mn a 8 nudos. Profundidad máxima 300 metros.

U-209/1500 India: Range (sumergido) 13.000 mn a 10 nudos. Profundidad máxima 260 metros.

Espero que quede claro que lo de “oceánico” no lo entrega solo el alcance.....pues hasta la India dejó de fabricar sus U-209/1500 en favor de los Scorpene...y Alemánia no ha comprado NINGUN U-209/1400 MOD, o Grecia, o Corea...
Lo que importa aquí es la tasa de indiscrecionalidad y los alcances reales a velocidades de patrulla de combate, es decir la autonomía en combate...no la velocidad crucero de auto traslado con snorkel libre.

Também acho que projetar sub`s do zero é difícil, assim como vários outros sistemas complexos de engenharia, como aviões a jato para mais de 100 passageiros, plataformas de petróleo, foguetes lançadores de satélites, etc... . Entendo isto melhor do que você pensa, pois esta é minha profissão.


Dejando de lado lo que tu “creas” de mí, puede ser...veamos que sucede en el futuro.

Mas o Brasil decidiu que faria todas estas coisas. Outros países podem ter decidido o contrário, pois é uma decisão soberana.


Eso es evidente...¿no crees?. Claramente ese no es el punto en discusión.

O fato é que já conseguimos algumas delas, outras estão sendo mais difíceis, e podemos até vir a desitir de algumas, mas se isto acontecer não será apenas porque quaisquer outras nações ou pessoas disseram que haveria dificuldades à enfrentar, ou que não deveríamos gastar nossos esforços e dinheiro no que acharmos que seja melhor para nosso país


Mmmmm.... :roll:

Saludos también.




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
sierra002
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 335
Registrado em: Seg Ago 14, 2006 2:10 pm

#8 Mensagem por sierra002 » Sáb Set 01, 2007 10:59 am

Zocuni, Areamilitar.net es muy mala página. No sirve mucho de referencia.




Pra frente/Hacia adelante.
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

#9 Mensagem por soultrain » Sáb Set 01, 2007 1:52 pm

sierra002 escreveu:Zocuni, Areamilitar.net es muy mala página. No sirve mucho de referencia.
:shock: :shock: :shock:

Sierra peço-lhe que se abstenha de fazer estes tipos de comentário baseados na sua relação com o membro PT.

O trabalho sobre os IKL referido é o mais completo que conheço em qualquer lingua, ainda bem que foi feito na nossa língua.

O site tem erros? Tem, mas não conheço nenhum que náo tenha, mesmo a toda poderosa Janes.

Por ultimo, se desdenha um site feito por carolice, que de certeza não torna o PT rico, mas o faz por gosto, gosto esse compartilhado por todos nós, sugiro-lhe que faça um. Assim poderá passar a dar mais valor ao trabalho de outros.

[[]]'s




sierra002
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 335
Registrado em: Seg Ago 14, 2006 2:10 pm

#10 Mensagem por sierra002 » Sáb Set 01, 2007 5:32 pm

No me baso con en mi relación con PT, me baso en las cosas que se publican que algunas tienen lógicamente errores, como cualquier página amateur pero otros los tiene intencionados, por lo que no le doy mucha credibilidad a la web.




Pra frente/Hacia adelante.
Avatar do usuário
antoninho
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 304
Registrado em: Ter Jan 17, 2006 8:30 pm
Localização: Portugal
Agradeceram: 3 vezes

#11 Mensagem por antoninho » Sáb Set 01, 2007 6:05 pm

Já agora que erros são esses na Areamilitar.net??
Não seria boa ideia explicar-nos por favor??
Sabe, os fóruns servem para debater ideias e de preferência para aprender com aqueles que mais sabem, por isso por favor que erros são????
As criticas, de preferência, terão que ser construtivas, pois dessa maneira viveremos muito melhor com nós próprios....




Avatar do usuário
Al Zarqawi
Sênior
Sênior
Mensagens: 1828
Registrado em: Ter Jul 03, 2007 8:07 pm
Localização: Rio de Janeiro

Bem!

#12 Mensagem por Al Zarqawi » Sáb Set 01, 2007 11:25 pm

soultrain escreveu:
sierra002 escreveu:Zocuni, Areamilitar.net es muy mala página. No sirve mucho de referencia.
:shock: :shock: :shock:

Sierra peço-lhe que se abstenha de fazer estes tipos de comentário baseados na sua relação com o membro PT.

O trabalho sobre os IKL referido é o mais completo que conheço em qualquer lingua, ainda bem que foi feito na nossa língua.

O site tem erros? Tem, mas não conheço nenhum que náo tenha, mesmo a toda poderosa Janes.

Por ultimo, se desdenha um site feito por carolice, que de certeza não torna o PT rico, mas o faz por gosto, gosto esse compartilhado por todos nós, sugiro-lhe que faça um. Assim poderá passar a dar mais valor ao trabalho de outros.

[[]]'s


Tudo bem,

Nem ía comentar,tal resposta do Sierra002.
Devo dizer o seguinte,como não sou especialisa em Submarinos,como em nada de Forças Armadas(e quem o é?),sou apenas um civil com enorme curiosidade e vontade de aprimorar meus conhecimentos,que penso nunca serem suficientes,por isso andei lendo e vim nestes fóruns para ampliar meus conhecimentos.
Citei esse artigo,quando estava pesquisando sobre a compra dos novos submarinos portugueses,e como não sou um submarinista,pedi a uma pessoa especializada no assunto literatura de apoio,e confesso que com esse artigo se não fiquei a saber tudo,tal seria impossivel,confesso que foi dos mais esclarecedores para uma pessoa com relativos conhecimentos do assunto.E,como um forista teve dúvidas típicas de um não especialista,como eu,indiquei esse que foi um excelente ponto de partida.Como mencionou Soultrain,realmente ainda não vi texto de melhor qualidade,para explicar as diferenças da família U-209.
Não tenho tal veículo de comunicação (áreamilitar) em baixo conceito,antes pelo contrário.E,agora muito menos pois não sabia que nosso Pt,era um colaborador,embora para mim seja novidade (obrigado Soultrain),pois tal forista me merece o maior respeito e apreço por ter tal veículo,e em caso de amadorismo ainda mais estima lhe dedico.
Ao contrário de outros artigos que leio,pelo menos sei quem é Pt(internéticamente).
Quanto aos erros que esse artigo possam ter,pergunto como o Antoninho,que erros seriam esses?
Eu sei o quanto é desagradável,dedicarmos tempos aos nossos hobbies,de uma forma abenegada,e ainda só nos meterem lenha pela cabeça abaixo.
Não esmureça,Pt,continue firme e já agora vou estar mais atento a seu site.O objectivo de quem postou tal coisa,saiu furado.Gosto destas iniciativas.

Abraços,




Al Zarqawi - O Dragão!

"A inveja é doce,o olho grande é que é uma merda"Autor desconhecido.
Imagem
Avatar do usuário
Sintra
Sênior
Sênior
Mensagens: 3902
Registrado em: Sex Jun 02, 2006 3:20 pm
Localização: Emirado de Al-Guheirão que fica no Califado de AL-Sintra

#13 Mensagem por Sintra » Dom Set 02, 2007 8:37 am

sierra002 escreveu:Zocuni, Areamilitar.net es muy mala página. No sirve mucho de referencia.


Serve de referência sim senhor. Posso discordar de algumas posições que o PT assume, (a democracia existe para isto mesmo) e já apanhei erros no área militar, mas também apanho erros na Janes, ou na Airpoweraustralia, ou nas revistas da Key Publishing, ou em muitos outros sitios. Alguns dos artigos que estão no Area Militar são A REFERÊNCIA em lingua Portuguesa, e se existe UMA ÁREA em que os artigos do areamilitar são muito bons é precisamente a de submarinos. Os textos sobre o U209PN/214 são de antologia.




Editado pela última vez por Sintra em Dom Set 02, 2007 10:37 am, em um total de 3 vezes.
Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Avatar do usuário
Luis Asahi
Júnior
Júnior
Mensagens: 96
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 9:21 pm
Localização: Japan

#14 Mensagem por Luis Asahi » Dom Set 02, 2007 10:06 am

sierra002 escreveu:Zocuni, Areamilitar.net es muy mala página. No sirve mucho de referencia.


Não sou nenhum especialista, mas considero o site Areamilitar bastante esclarecedor. Acredito que o senhor PT esta realizando um excelente trabalho!

Abraços!!!




JLRC
Sênior
Sênior
Mensagens: 2513
Registrado em: Qui Dez 09, 2004 11:33 am
Localização: Almada-Portugal
Agradeceram: 1 vez

#15 Mensagem por JLRC » Dom Set 02, 2007 10:13 am

A minha posição é igual à do Sintra. Discordo em muitas coisas do pt, talvez mais da forma como são expostas do que do conteúdo mas considero o Areamilitar muito bom e muito esclarecedor em muitos assuntos, como é o caso dos submarinos. Erros todos os sites têm, nenhum está isento.




Responder