Mas, por ser sobre rodas, ele ainda mantém uma Mobilidade Estratégica se considerar que trafega bem mais rápido e de forma mais versátil que uma viatura sob lagartas. Esse conceito de Mobilidade Estratégica sem a utilização de transporte aéreo também é válido, vide as Brigadas Médias na Itália, que tinham essa exata função, desconsiderando a aerotransportabilidade. Um M60, por exemplo, leva 17 dias pra ir de Campo Grande até Roraima e já ouvi um rumor que um Guarani leva menos do que 5 dias.knigh7 escreveu: ↑Dom Ago 27, 2023 6:08 am Seria interessante ter mobilidade estratégica mas o Centauro, mesmo vazio (27 ton), tem um peso que excede a capacidade máxima do C-390.
O que pode manter a aeromobilidade estratégica serão as Bdas de Infantaria Mecanizadas que podem, inclusive, participar de missões internacionais. Caso no futuro a Bda for equipada com Centauros no Esquadrão de Cav Mecanizado, só serão 6 unidades. E a Bda não terá tanta dependência deles pois terá uma Cia Anticarro.
O ideal, claro, seria reposicionar as Bda Cav Mec, como eu vivo mencionando.
Eu até vejo a questão de aerotransportabilidade de Inf Mec no Brasil um tanto quanto dúbia, pois no máximo, com extremo esforço, enviaríamos talvez uma Cia completa. Seria diferente se tivéssemos aeronaves de transporte estratégico.