Kosovo

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Guilherme
Sênior
Sênior
Mensagens: 3153
Registrado em: Qua Set 03, 2003 5:06 pm
Localização: Florianópolis - Santa Catarina
Agradeceram: 58 vezes

#16 Mensagem por Guilherme » Qua Ago 01, 2007 6:13 pm

Não lembro se foi o Kaiser Wilhelm I, ou Otto von Bismarck, que disseram "os Bálcãs não valem a unha de um soldado prussiano".




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#17 Mensagem por Dieneces » Qua Ago 01, 2007 7:51 pm

P44 escreveu:
Dieneces escreveu:
P44 escreveu:o problema é que é a UE mais os EUA que quer forçar o kosovo a se tornar "independente", isto é permite-se dividir o território de um estado soberano (a Sérvia) em fatias.

Quanto aos "libertadores" do UÇK, um bando de terroristas criminosos e assassinos.

Imaginem que , a título de exemplo, os argentinos começavam a migrar em massa para o Rio grande do Sul :twisted: e daqui a 30 anos, tendo se tornado a "étnia" maioritária desse estado, começavam a clamar pela "Independência" .... :twisted:
:twisted: O sítio onde se instalou meu município , São Gabriel , era terra de Espanha , mas como gaúcho que é gaúcho , se enxerga um castelhano já puxa da adaga...ocorreu o contrário aqui , ò Mahdi Sudanês...argentino por aqui só na torcida do Grêmio , na Coligay. Belo Avatar , envelheceste?


condiz mais comigo... :mrgreen: velho e Resmungão... :twisted: :twisted:

E este teu? parece propaganda da falange do chico franco, treta-avô do Rabino Eins????

Imagem :?: :?:
Meu avatar é a figura de um "bombeador" , miliciano de vanguarda das hostes gaúchas , hora combatendo castelhanos ora brasileiros , e em tempos de paz brigávamos entre nós para não deixar enferrujar sabres , lanças e garruchas . O bombeador era aquele elemento de vanguarda que se mantinha à espreita das tropas do inimigo , com vista aguçada , era a sentinela da cavalaria gaudéria . O do avatar , particularmente deve ser integrante de algum comando na guerra contra Rosas ou da guerra do Paraguai , a julgar pela arma que traz à cintura . Ao fundo podes observar o pavilhão farroupilha , a mais bela bandeira do mundo . Nós gaúchos temos um gentílico peculiar , tradição , folclore, história épica e as mulheres mais bonitas do Brasil , do planeta segundo alguns , é verdade que não nos caracterizamos por modestos . Aos poucos , Mahdi , vês a razão do porquê de os brasileiros fazerem tanta pilhéria para conosco , habitantes e defensores do garrão da pátria. A maioria não tem boa parte disso tudo . Tudo isso junto , no Brasil , ninguém mais tem . Só nós . É verdade que já esparramamos essa semente , através de nossos descendentes , pelo flanco ocidental e pelo coração de nosso hinterland continental. :wink:




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#18 Mensagem por Paisano » Qua Ago 01, 2007 11:49 pm

Dieneces escreveu:
P44 escreveu:
Dieneces escreveu:
P44 escreveu:o problema é que é a UE mais os EUA que quer forçar o kosovo a se tornar "independente", isto é permite-se dividir o território de um estado soberano (a Sérvia) em fatias.

Quanto aos "libertadores" do UÇK, um bando de terroristas criminosos e assassinos.

Imaginem que , a título de exemplo, os argentinos começavam a migrar em massa para o Rio grande do Sul :twisted: e daqui a 30 anos, tendo se tornado a "étnia" maioritária desse estado, começavam a clamar pela "Independência" .... :twisted:
:twisted: O sítio onde se instalou meu município , São Gabriel , era terra de Espanha , mas como gaúcho que é gaúcho , se enxerga um castelhano já puxa da adaga...ocorreu o contrário aqui , ò Mahdi Sudanês...argentino por aqui só na torcida do Grêmio , na Coligay. Belo Avatar , envelheceste?


condiz mais comigo... :mrgreen: velho e Resmungão... :twisted: :twisted:

E este teu? parece propaganda da falange do chico franco, treta-avô do Rabino Eins????

Imagem :?: :?:
Meu avatar é a figura de um "bombeador" , miliciano de vanguarda das hostes gaúchas , hora combatendo castelhanos ora brasileiros , e em tempos de paz brigávamos entre nós para não deixar enferrujar sabres , lanças e garruchas . O bombeador era aquele elemento de vanguarda que se mantinha à espreita das tropas do inimigo , com vista aguçada , era a sentinela da cavalaria gaudéria . O do avatar , particularmente deve ser integrante de algum comando na guerra contra Rosas ou da guerra do Paraguai , a julgar pela arma que traz à cintura . Ao fundo podes observar o pavilhão farroupilha , a mais bela bandeira do mundo . Nós gaúchos temos um gentílico peculiar , tradição , folclore, história épica e as mulheres mais bonitas do Brasil , do planeta segundo alguns , é verdade que não nos caracterizamos por modestos . Aos poucos , Mahdi , vês a razão do porquê de os brasileiros fazerem tanta pilhéria para conosco , habitantes e defensores do garrão da pátria. A maioria não tem boa parte disso tudo . Tudo isso junto , no Brasil , ninguém mais tem . Só nós . É verdade que já esparramamos essa semente , através de nossos descendentes , pelo flanco ocidental e pelo coração de nosso hinterland continental. :wink:


Temos aqui um ótimo exemplo do bom e velho gauchismo. :wink:




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54792
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2314 vezes

#19 Mensagem por P44 » Qui Ago 02, 2007 4:59 pm

O Dieneces é um separatista :twisted: :twisted: :lol: :wink:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#20 Mensagem por Dieneces » Qui Ago 02, 2007 6:48 pm

P44 escreveu:O Dieneces é um separatista :twisted: :twisted: :lol: :wink:
Já fui , lá por 1835-1845 , hoje não mais . Eu e meus conterrâneos gaudérios , mais este orgulho temos , somos os únicos brasileiros por opção . Aliás , únicos não , eu estou fazendo injustiça com o brioso povo acreano . Coincidência ou destino , a verdade que o grande herói da anexação do Acre ao Brasil , Plácido de Castro , é gaúcho também ...E MAIS...nasceu aqui na minha São Gabriel , cuja prefeitura municipal ( réplica do capitólio de Washington, acreditem ) leva seu nome. Não dá mesmo pra ser modesto , sendo gaúcho , mas a gente faz o possível. :wink:




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

#21 Mensagem por Wolfgang » Qui Ago 02, 2007 6:52 pm

Mas quem expandiu as fronteiras desse Brasilzão, de ponta a ponta - talvez excetuando a "terra dienecírica", fomos nós bandeirantes paulistas. Bravos e valentes sertanejos. Nossa vocação para o Interior do Brasil é inegável.




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#22 Mensagem por Dieneces » Qui Ago 02, 2007 7:13 pm

Wolfgang escreveu:Mas quem expandiu as fronteiras desse Brasilzão, de ponta a ponta - talvez excetuando a "terra dienecírica", fomos nós bandeirantes paulistas. Bravos e valentes sertanejos. Nossa vocação para o Interior do Brasil é inegável.
É verdade também , mas só brigaram com índio :twisted: e só buscavam escravos e pedras preciosas . Andaram por aqui também , mas andaram "pechando no pau da carpa" lá pelo alto-uruguai , quando enfrentaram uma associação de bugres com jesuítas. :wink: Tempos diferentes , Wolfgang , o gaúcho tal qual conhecemos na história surgiu lá por 1730-1740 , época que as bandeiras já não eram frequentes mais . O Rio Grande do Sul foi ocupado e defendido contra os inimigos do Prata , espanhóis , argentinos , uruguaios , paraguaios . Os bandeirantes avançaram nos séculos 16 e 17 , fundamentalmente por uma vasta e desabitada região. Dessarte , apesar de serem movimentos que atuaram de modo e em épocas diferentes , com diferentes objetivos , a tua afirmação é também verdadeira.Grande Abraço.




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37963
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2618 vezes

#23 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Ago 02, 2007 7:15 pm

Dieneces, diz-me com sinceridade, os gauchos são essencialmente descendes de que povo?

Portugueses, Galegos, Alemães, Italianos?...




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

#24 Mensagem por Wolfgang » Qui Ago 02, 2007 7:17 pm

Dieneces escreveu:
Wolfgang escreveu:Mas quem expandiu as fronteiras desse Brasilzão, de ponta a ponta - talvez excetuando a "terra dienecírica", fomos nós bandeirantes paulistas. Bravos e valentes sertanejos. Nossa vocação para o Interior do Brasil é inegável.
É verdade também , mas só brigaram com índio :twisted: e só buscavam escravos e pedras preciosas . Andaram por aqui também , mas andaram "pechando no pau da carpa" lá pelo alto-uruguai , quando enfrentaram uma associação de bugres com jesuítas. :wink: Tempos diferentes , Wolfgang , o gaúcho tal qual conhecemos na história surgiu lá por 1730-1740 , época que as bandeiras já não eram frequentes mais . O Rio Grande do Sul foi ocupado e defendido contra os inimigos do Prata , espanhóis , argentinos , uruguaios , paraguaios . Os bandeirantes avançaram nos séculos 16 e 17 , fundamentalmente por uma vasta e desabitada região. Dessarte , apesar de serem movimentos que atuaram de modo e em épocas diferentes , com diferentes objetivos , a tua afirmação é também verdadeira.Grande Abraço.


Sim, sim. Não estão em épocas iguais, mas creio que cada um a seu modo contribui para definir as fronteiras do celeiro do mundo.
Se os bandeirantes tivessem enfrentado as argies, teriam colocado uma coleira no pescoço deles e hoje a Argentina seria campo de fim de semana para paulistas... :twisted:

PELO AMOR DE DEUS, A ÚLTIMA PARTE NÃO DEVE SER LEVADO À SÉRIO! :D




Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#25 Mensagem por Einsamkeit » Qui Ago 02, 2007 7:25 pm

cabeça de martelo escreveu:Dieneces, diz-me com sinceridade, os gauchos são essencialmente descendes de que povo?

Portugueses, Galegos, Alemães, Italianos?...


Isso depende cabeça, os Gauchos "originais" eram iberodescendentes e muitos misturados com indios, la pelo seculo XIX é que começaram a chegar os Italianos, Alemaes...

Mas o Dieneces deve sabe melhor

8-]




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

#26 Mensagem por Carlos Lima » Qui Ago 02, 2007 7:27 pm

Quanto ao Kosovo,

Estive fazendo trabalhos voluntários nessa região em 1 ocasião e 1 outra na Bósnia e realmente é lamentável a situação daquelas pessoas.

Vilas destruídas e muita violência contra mulhers/velhos e crianças. Pelo visto essa situação irá continuar por um bom tempo e não me surpreenderia se dentro de poucos anos uma nova 'intervenção' seja necessária.

Espero estar errado, mas creio que não. :cry:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#27 Mensagem por Bolovo » Qui Ago 02, 2007 7:58 pm

Wolfgang escreveu:Mas quem expandiu as fronteiras desse Brasilzão, de ponta a ponta - talvez excetuando a "terra dienecírica", fomos nós bandeirantes paulistas. Bravos e valentes sertanejos. Nossa vocação para o Interior do Brasil é inegável.

Nossos bandeirantes paulistas são demais. Essas caras podem ter enfrentado só índios, porém se arriscaram a percorrer onde ninguém nunca foi. Boa parte da atual fronteira brasileira é um fruto das bandeiras.

Imagem




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

#28 Mensagem por Wolfgang » Qui Ago 02, 2007 8:03 pm

Imagem




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#29 Mensagem por Dieneces » Qui Ago 02, 2007 9:11 pm

cabeça de martelo escreveu:Dieneces, diz-me com sinceridade, os gauchos são essencialmente descendes de que povo?

Portugueses, Galegos, Alemães, Italianos?...
Se eu fosse escrever um texto sobre a formação do gaúcho , seria mais ou menos do tamanho da Bíblia , Cabeça , ambos novo e velho testamento . Vou fazer uso do máximo da minha capacidade de resumir : No início , séc.17 , chegaram missionários jesuítas e seus guaranis , logo vieram aventureiros paulistas e colonos açorianos , início do séc.18 . No decorrer desse século , o estado se transformou num grande produtor de mulas para as minas de ouro de Minas Gerais , mercê de suas pastagens naturais de alta qualidade que em local nenhum do Brasil existe nem similar , vieram os tropeiros sorocabanos , além de militares lusos que recebiam um tanto de terra se tivessem como defendê-las de índios e castelhanos . Se gestou daí o gaúcho típico , haragano , teatino , indômito , sempre disposto a seguir um clarim . Os rebanhos bovinos abundavam pelo pampa , milhões de reses cimarronas , selvagens desde a destruição das estâncias e das reduções jesuíticas por tropas luso-espanholas a mando do Marquês do Pombal em 1756 . Com o tempo , os contingentes gaúchos passaram a ser a vanguarda das tropas portuguesas , sua temível carga de lança sêca , ataque frontal de cavalaria armada com compridas lanças , ecoava como pesadelo aos espanhóis. Mesmo que sempre estivessem em menor número .Daí o heroísmo que tanto nos orgulha. E , de entreveros e califórnias (incursões militares) , chegamos ao Grito do Ipiranga , o Brasil se emancipou da Mãe-Pátria portuguesa. Homem de visão e relações com os reinos europeus , Dom Pedro I logo viu que deveria povoar melhor o sul do país , mas com colonos europeus imigrados da Europa que viessem para o amanho da terra e como artesãos do ferro , do couro , etc...Estávamos longe da metrópole e perto demais das recentes e emancipadas repúblicas de fala espanhola . Éramos um império , mas com população rarefeita em nossa fronteira mais ameaçada e beligerante.Em 1824, chegaram os primeiros alemães e daí se seguiram grandes levas germânicas que ocuparam todos os vales dos rios do centro e leste do estado , a região do entorno da atual Porto Alegre , nossa capital e toda a borda sul do planalto rio-grandense ( uma quarta parte ou mais dos gaúchos descende de alemães), mais adiante chegaram imigrantes austríacos e italianos do norte , na segunda metade do séc.19 (também respondem por uma quarta parte ou mais dos gaúchos) , estes ocuparam as partes mais altas do planalto e alguns vales do centro-oeste. Na virada para o séc.20 e daí até a décade de trinta , desembarcou por aqui gente de tudo quanto é lugar da Europa : Além de mais ítalo-germânicos , poloneses , franceses , letos , holandeses , espanhóis , suecos , russos . Libaneses e sírios . Judeus russos e poloneses. Após a segunda guerra , mais italianos e alemães . Por último , palestinos e orientais , nas décadas de sessenta e setenta. Portugueses representam mais a base original formadora do gaúcho , assim como o negro escravo africano e o elemento indígena . Do século dezenove em diante , sempre vieram pequenos contingentes lusos , espaçadamente , sem no entanto configurar ondas migratórias como no caso de outros países europeus . Pode-se dizer que cerca da metade dos gaúchos tem algum grau de descendência portuguesa . Grosso modo falando , o DNA gaúcho , pode , nessa ordem ser ordenado Português , Germânico(de diversas regiões) , Italiano (do Veneto), Espanhol (bascos , galegos) , Africano(banto) , Indígena(Charruas,Minuanos, Guaranis, Caigangues) , Eslavos(Poloneses, russos e letos), os demais representam pequenas populações mas , em alguns casos cidades inteiras como Não-me-toque (holandeses). A título de exemplo , o meu filho Lucas , de 3 anos , tem sangue , nessa ordem , Português , Alemão , Libanês , Espanhol , Minuano(indígena) e Belga .Espero ter atendido teu pedido , Cabeça. Grande Abraço. :wink:




Editado pela última vez por Dieneces em Qui Ago 02, 2007 9:19 pm, em um total de 1 vez.
Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6180
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

#30 Mensagem por Matheus » Qui Ago 02, 2007 9:18 pm

excelente resumo conterrâneo!




Responder