VENEZUELA

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36201
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: VENEZUELA

#10141 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 18, 2024 8:02 pm

Continuando a brincar de realidade, cada bda inf sl deveria apor a si GAAe Sl, que hoje é equipada com Igla-S e RBS-70NG, sendo apenas 4 peças desta última e alguns poucos lançadores de ombro russos.

Dá até vergonha de comentar isso, uma bda ser protegida com tão pouco, e ainda por cima com equipamentos que se muito proporcionam defesa de ponto. Vão defender a área de emprego de uma brigada com isso? É no mínimo uma piada de mal gosto. [001]

Em teoria, todos os BIS deveriam contar com sua própria defesa AAe de ponto na forma de algum manpad, que hoje é o Igla-S, comprados há quase 30 anos atrás e já muito defasados. Entretanto, salvo engano, tirando o 1o BIS, e talvez, o 2o BIS em Belém, nenhuma outra OM a nível de infantaria que eu conheça dispõe destes mísseis. Pode ser que algum BIS da 23a possua. Talvez.

A bem da verdade, cada GAAe Sl possui hoje apenas uma seção de RBS-70NG e outra seção de Igla-S. O que equivale dizer que é o mesmo que nada. Há sim, existe apenas um único GAAe Sl em Manaus para toda a região norte.

Em minha opinião, como o EB anda agora por conta própria tentando adquirir ao menos uma bateria de um sistema AAe de media altura de forma isolada, talvez isto possa ser uma resposta reativa à situação em Roraima, tendo em vista que o programa Defesa AAe Média Altura Comum do MD não saiu, e parece não vai sair do papel tão cedo. Comprar, ou pelo menos tentar, um sistema próprio para cobrir a cabeça na região do CMA é um passo necessário e oportuno, ainda que não resolva todos os nossos muitos problemas neste campo. Mas é um alento, por assim dizer.

Uma ação, diria, tipo mínimo básica necessária, a meu ver, seria o exército largar mão de frivolidades, e comprar pelo menos um número de Mapand que possa equipar todos os BIS do CMA e CMN. Só para começar. O cmte do EB esteve esses dias na Polônia. Eles produzem seus próprios Manpad, que já estão sem sua segunda ou terceira geração. Seria um bom sinal de boa vontade de nossa parte, comprar em torno de 500 Manpad Piorum II para cobrir todas as unidades e SU das bdas inf sl. As bdas, se deveria criar outros 5 GAAe e equipar com RBS-70NG, que não é o ideal, mas já faz diferença para quem não tem nada em mãos no curto prazo. Só neste movimento seriam mais de 90 lançadores a fim de amparar a defesa de ponto das GU da região norte. Os mísseis obviamente tem de ser comprados a rodo. Quanto isto valeria como moeda de troca com os suecos para alguma coisa de nosso interesse? Sem contar AT-4CS e Carl Gustav M4 novos em folha para todo mundo, inclusive, bda pqdt, Amv e Mth, além do CFN e seus 6 btlfuznvs, e talvez até uns NLAW de lambuja.

Enfim, existem condições que me levam a pensar que com alguns poucos, mas acertados investimentos, é possível elevar o grau de preparo e dissuasão das tropas de que dispomos na região norte. Os exemplos que citei acima da AAe é factível e exigiria menos do que o EB espera gastar, e o governo ter de liberar verba, para encorpar os estoques de guerra na região, e ainda melhorar a qualidade pessoal e material. Medidas as vezes simples e despretensiosas podem ser catalizadoras de evoluções muito bem vindas sem precisar vender um braço para isso. E o que vale para o exemplo da AAe também é plausível para os sistemas AC, radares, sistemas de comando e controle, comunicações militares, equipamentos individuais e armamento, etc, que por incrível que pareça, já temos a maioria em desenvolvimento ou na dependência de verbas para sair do papel e ganhar as linhas de produção. Afinal, defesa é um negócio caro, e só funciona se houver vontade de pagar por ela. Do contrário, é melhor nem sair de casa.

Mas quem acha aceitável tirar do próprio bolso para alimentar os sonhos defensivos do governo em uma região da qual a única notícia que se tem não interessa a ninguém de Brasília para baixo...




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36201
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: VENEZUELA

#10142 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 20, 2024 8:22 pm

Operação Roraima – Tropas gaúchas serão enviadas à fronteira com a Guiana e Venezuela

O Rio Grande do Sul vai enviar tropas para o rodízio do contingente que foi enviado para a fronteira do Brasil com a Venezuela Guiana, em maio. A notícia foi dada pelo Comandante do Comando Militar do Sul (CMS), general Hertz Pires do Nascimento, durante cerimônia do Dia do Exército realizada na sexta-feira (19).

https://www.defesanet.com.br/fronteiras/1063289/

Seria risível, não fosse patético. :?




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
LM
Sênior
Sênior
Mensagens: 700
Registrado em: Dom Dez 03, 2006 11:36 am
Localização: Sintra - Portugal - UE
Agradeceram: 182 vezes

Re: VENEZUELA

#10143 Mensagem por LM » Seg Abr 22, 2024 4:42 am





Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
Avatar do usuário
ernando
Júnior
Júnior
Mensagens: 86
Registrado em: Ter Jul 17, 2007 1:39 pm
Agradeceram: 15 vezes

Re: VENEZUELA

#10144 Mensagem por ernando » Seg Abr 22, 2024 11:37 am

FCarvalho escreveu: Sáb Abr 20, 2024 8:22 pm Operação Roraima – Tropas gaúchas serão enviadas à fronteira com a Guiana e Venezuela

O Rio Grande do Sul vai enviar tropas para o rodízio do contingente que foi enviado para a fronteira do Brasil com a Venezuela Guiana, em maio. A notícia foi dada pelo Comandante do Comando Militar do Sul (CMS), general Hertz Pires do Nascimento, durante cerimônia do Dia do Exército realizada na sexta-feira (19).

https://www.defesanet.com.br/fronteiras/1063289/

Seria risível, não fosse patético. :?
150 militares?????
Não é à toa que o povo perdeu o respeito pelo Exército.




"A maneira de apreciarmos uma coisa é dizermos a nós próprios que a podemos perder."
G. K. Chesterton
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1938
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 197 vezes

Re: VENEZUELA

#10145 Mensagem por gusmano » Seg Abr 22, 2024 2:00 pm

Para o que é (o blefe venezuelano) tá mais que bom.

Para o longo prazo, patético apenas.

[]´s




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60595
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6346 vezes
Contato:

Re: VENEZUELA

#10146 Mensagem por Túlio » Seg Abr 22, 2024 2:18 pm

ernando escreveu: Seg Abr 22, 2024 11:37 am
FCarvalho escreveu: Sáb Abr 20, 2024 8:22 pm Operação Roraima – Tropas gaúchas serão enviadas à fronteira com a Guiana e Venezuela

O Rio Grande do Sul vai enviar tropas para o rodízio do contingente que foi enviado para a fronteira do Brasil com a Venezuela Guiana, em maio. A notícia foi dada pelo Comandante do Comando Militar do Sul (CMS), general Hertz Pires do Nascimento, durante cerimônia do Dia do Exército realizada na sexta-feira (19).

https://www.defesanet.com.br/fronteiras/1063289/

Seria risível, não fosse patético. :?
150 militares?????
Não é à toa que o povo perdeu o respeito pelo Exército.
Calma que quando saírem todo mundo já vai estar bem gorducho de tanta cesta básica, com os dentes branquinhos e não vai ter um só meio-fio sem pintura ou árvore não-caiada. :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36201
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: VENEZUELA

#10147 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 22, 2024 3:17 pm

Com ou sem mais gaúchos por lá, o certo é que continuam entrando a rodo centenas de venezuelanos todos os dias por Pacaraima.
A Rodoviária de Manaus nunca esteve tão movimentada. Os donos de empresas de transporte estão rindo à toa com aqueles doble deck.
E olha que a BR-174 nunca foi um primor de manutenção.
Já o aeroporto... bem, não mudou nada.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5233
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 501 vezes

Re: VENEZUELA

#10148 Mensagem por delmar » Seg Abr 22, 2024 5:50 pm

ernando escreveu: Seg Abr 22, 2024 11:37 am
FCarvalho escreveu: Sáb Abr 20, 2024 8:22 pm Operação Roraima – Tropas gaúchas serão enviadas à fronteira com a Guiana e Venezuela

O Rio Grande do Sul vai enviar tropas para o rodízio do contingente que foi enviado para a fronteira do Brasil com a Venezuela Guiana, em maio. A notícia foi dada pelo Comandante do Comando Militar do Sul (CMS), general Hertz Pires do Nascimento, durante cerimônia do Dia do Exército realizada na sexta-feira (19).

https://www.defesanet.com.br/fronteiras/1063289/

Seria risível, não fosse patético. :?
150 militares?????
Não é à toa que o povo perdeu o respeito pelo Exército.
É muito soldado gaúcho pra pouco trabalho. Se mandarem mais vai sobrar gente que não vão ter o que fazer. Mas, em último caso, pode-se mandar um reforço de brigadianos e da guarda municipal de Bagé que logo se acaba com os castelhanos que aparecerem. :D :D :D




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36201
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3133 vezes

Re: VENEZUELA

#10149 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 27, 2024 7:51 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder