Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Marechal-do-ar
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#15226 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Jul 19, 2017 3:17 am

Lord Nauta escreveu:Opinião pessoal não! A preferencia do Almirantado era as MEKO.
Ok, mas, por que?

O que faz dessas fragatas melhores que as outras?




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Lord Nauta
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#15227 Mensagem por Lord Nauta » Qua Jul 19, 2017 4:19 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Lord Nauta escreveu:Opinião pessoal não! A preferencia do Almirantado era as MEKO.
Ok, mas, por que?

O que faz dessas fragatas melhores que as outras?

Infelizmente não tenho tempo de discorrer sobre todas as condições técnicas, financeiras, logísticas e a própria capacidade comparativa de uma classe MEKO com uma FREEM francesa, por exemplo.Precisaria apresentar um longo estudo sobre este assunto ou até a própria conclusão da MB. O próprio conceito da classe o Multi-Purpose Combination era um diferencial importante na ocasião inicial do PROSUPER em relação as outras classes avaliadas. E bom sempre lembrar que bem antes de qualquer outra Marinha, isto já no final do século XIX os alemães começaram a construir navios com a pespectiva de serem duramente atingidos em combate e seguirem engajados na luta para posteriormente serem recuperados sem apoio direto das facilidades de uma Base Naval. A maioria de nós não conhece as contribuições fundamentais da industria naval militar alemã nos projetos dos modernos de navios de guerra ocidentais.
De forma empírica sugiro comparar uma classe F 124 e uma FREEM francesa em todos os detalhes desde a construção de quilha, cavernas, anteparas, casco, cabeamento, revestimentos, eletrônicas, soldas e acabamentos ......etc. Desta forma provavelmente entendera a preferência no passado pela área técnica do PROSUPER pelas MEKO. Espero que tenha esclarecido as duvidas.


Sds




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#15228 Mensagem por Luís Henrique » Qua Jul 19, 2017 7:46 pm

Lord Nauta escreveu:
Marechal-do-ar escreveu: Ok, mas, por que?

O que faz dessas fragatas melhores que as outras?

Infelizmente não tenho tempo de discorrer sobre todas as condições técnicas, financeiras, logísticas e a própria capacidade comparativa de uma classe MEKO com uma FREEM francesa, por exemplo.Precisaria apresentar um longo estudo sobre este assunto ou até a própria conclusão da MB. O próprio conceito da classe o Multi-Purpose Combination era um diferencial importante na ocasião inicial do PROSUPER em relação as outras classes avaliadas. E bom sempre lembrar que bem antes de qualquer outra Marinha, isto já no final do século XIX os alemães começaram a construir navios com a pespectiva de serem duramente atingidos em combate e seguirem engajados na luta para posteriormente serem recuperados sem apoio direto das facilidades de uma Base Naval. A maioria de nós não conhece as contribuições fundamentais da industria naval militar alemã nos projetos dos modernos de navios de guerra ocidentais.
De forma empírica sugiro comparar uma classe F 124 e uma FREEM francesa em todos os detalhes desde a construção de quilha, cavernas, anteparas, casco, cabeamento, revestimentos, eletrônicas, soldas e acabamentos ......etc. Desta forma provavelmente entendera a preferência no passado pela área técnica do PROSUPER pelas MEKO. Espero que tenha esclarecido as duvidas.


Sds
A notícia sobre a preferência do almirantado pelas Meko 600 é Posterior ao possível negócio com os italianos.

Primeiro foi divulgado o acordo com os italianos, e PARECE que a MB aceitou.
O maior diferencial era o CUSTO, muito competitivo da FREMM italiana.

Depois que o Lula adotou o Batisti, ele se irritou com os italianos e a parceria estratégica não deu frutos.

DEPOIS as propostas foram aprofundadas. Antes era dito que a Alemanha podia oferecer a F124 ou a F125.
Depois foi aprofundado e surgiu a Meko 600.
Nesta época que foi noticiado que a MB, após estudos DECIDIU por esta classe.

Mas, claro, precisava do aval do poder público, que poderia decidir por OUTRA opção por questões políticas.

Não foi assim? Por favor, me corrijam se eu estou falando besteira.
Mas me recordo dos fatos desta forma...




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#15229 Mensagem por Luís Henrique » Qua Jul 19, 2017 8:01 pm

Nauta, seria muito bom poder ler um pouco mais sobre o conceito das Meko e todos os diferenciais desta classe que chamaram a atenção da MB.

Eu, como leigo, enxergo apenas que em relação à FREMM italiana, a Meko 600 possui o DOBRO de células para lançamento de mísseis, o que para mim já é uma baita diferença de poder de fogo.

Tem também o fato de usarem mísseis americanos que possuem muito mais alcance que o Aster-30.
Mas, foi divulgado também na época que a MB tinha preferência pelo Aster-30 e que os alemães também poderiam oferecer os armamentos europeus.

O radar Smart-L da Meko 600 também apresentava características divulgadas superiores ao radar EMPAR da FREMM italiana, NA ÉPOCA.
Hoje, os italianos estão construindo a 9a e 10a FREMM com um radar mais moderno e mais poderoso que o EMPAR, o KRONOS GRAND NAVAL.

A 9a e 10a FREMM italiana, virão com este radar que parece que vai TRIPLICAR o alcance de detecção e permitir capacidade de combater mísseis balísticos.
Os Aster-30 serão da 2a geração com grande aumento no alcance e velocidade.
E além das 16 células Sylver A-50 para mísseis Aster, virão também com + 16 células A-70 para mísseis de cruzeiro.

Mas com tudo isto as duas últimas FREMM italianas tiveram um aumento de custo e custaram cerca de e$ 764 mi cada.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#15230 Mensagem por juarez castro » Qua Jul 19, 2017 8:39 pm

Lord Nauta escreveu:
Marechal-do-ar escreveu: Ok, mas, por que?

O que faz dessas fragatas melhores que as outras?

Infelizmente não tenho tempo de discorrer sobre todas as condições técnicas, financeiras, logísticas e a própria capacidade comparativa de uma classe MEKO com uma FREEM francesa, por exemplo.Precisaria apresentar um longo estudo sobre este assunto ou até a própria conclusão da MB. O próprio conceito da classe o Multi-Purpose Combination era um diferencial importante na ocasião inicial do PROSUPER em relação as outras classes avaliadas. E bom sempre lembrar que bem antes de qualquer outra Marinha, isto já no final do século XIX os alemães começaram a construir navios com a pespectiva de serem duramente atingidos em combate e seguirem engajados na luta para posteriormente serem recuperados sem apoio direto das facilidades de uma Base Naval. A maioria de nós não conhece as contribuições fundamentais da industria naval militar alemã nos projetos dos modernos de navios de guerra ocidentais.
De forma empírica sugiro comparar uma classe F 124 e uma FREEM francesa em todos os detalhes desde a construção de quilha, cavernas, anteparas, casco, cabeamento, revestimentos, eletrônicas, soldas e acabamentos ......etc. Desta forma provavelmente entendera a preferência no passado pela área técnica do PROSUPER pelas MEKO. Espero que tenha esclarecido as duvidas.


Sds
O grifo é meu.

Mesmo discordando de varias opiniões suas, agora fizeste um post digno de elogio e salientou claramente o porque de uma opção técnica.

G abraço




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#15231 Mensagem por juarez castro » Qua Jul 19, 2017 8:44 pm

Luís Henrique escreveu:
Lord Nauta escreveu:
Infelizmente não tenho tempo de discorrer sobre todas as condições técnicas, financeiras, logísticas e a própria capacidade comparativa de uma classe MEKO com uma FREEM francesa, por exemplo.Precisaria apresentar um longo estudo sobre este assunto ou até a própria conclusão da MB. O próprio conceito da classe o Multi-Purpose Combination era um diferencial importante na ocasião inicial do PROSUPER em relação as outras classes avaliadas. E bom sempre lembrar que bem antes de qualquer outra Marinha, isto já no final do século XIX os alemães começaram a construir navios com a pespectiva de serem duramente atingidos em combate e seguirem engajados na luta para posteriormente serem recuperados sem apoio direto das facilidades de uma Base Naval. A maioria de nós não conhece as contribuições fundamentais da industria naval militar alemã nos projetos dos modernos de navios de guerra ocidentais.
De forma empírica sugiro comparar uma classe F 124 e uma FREEM francesa em todos os detalhes desde a construção de quilha, cavernas, anteparas, casco, cabeamento, revestimentos, eletrônicas, soldas e acabamentos ......etc. Desta forma provavelmente entendera a preferência no passado pela área técnica do PROSUPER pelas MEKO. Espero que tenha esclarecido as duvidas.


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A notícia sobre a preferência do almirantado pelas Meko 600 é Posterior ao possível negócio com os italianos.

Primeiro foi divulgado o acordo com os italianos, e PARECE que a MB aceitou.
O maior diferencial era o CUSTO, muito competitivo da FREMM italiana.

Depois que o Lula adotou o Batisti, ele se irritou com os italianos e a parceria estratégica não deu frutos.

DEPOIS as propostas foram aprofundadas. Antes era dito que a Alemanha podia oferecer a F124 ou a F125.
Depois foi aprofundado e surgiu a Meko 600.
Nesta época que foi noticiado que a MB, após estudos DECIDIU por esta classe.

Mas, claro, precisava do aval do poder público, que poderia decidir por OUTRA opção por questões políticas.

Não foi assim? Por favor, me corrijam se eu estou falando besteira.
Mas me recordo dos fatos desta forma...
Não LH, não foi assim. foi exatamente da maneira como o nauta postou. a opção da Fremm italiana era a opção da ala dos miquinhos amestrados da MB, tutelados pelo advogado de porta de cadeia de Sta Maria, que intermediaria toda a propina para o comandante máximo da ORCRIM.
Aí entrou a questão do Battisti que graças a Deus embolou o meio de campo e nós pela graça de Deus nos livramos de mais um projeto Eurobambi, feito de papel, com custos de aquisição e operação impagáveis.

g abraço




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#15232 Mensagem por Energys » Qua Jul 19, 2017 8:55 pm

Marechal-do-ar escreveu:
Lord Nauta escreveu:Opinião pessoal não! A preferencia do Almirantado era as MEKO.
Ok, mas, por que?

O que faz dessas fragatas melhores que as outras?
A proposta deve ser vista de maneira global, ampla. O pacote proposto foi o melhor avaliado naquela análise.

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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#15233 Mensagem por Penguin » Qua Jul 19, 2017 9:53 pm

juarez castro escreveu:
Luís Henrique escreveu: A notícia sobre a preferência do almirantado pelas Meko 600 é Posterior ao possível negócio com os italianos.

Primeiro foi divulgado o acordo com os italianos, e PARECE que a MB aceitou.
O maior diferencial era o CUSTO, muito competitivo da FREMM italiana.

Depois que o Lula adotou o Batisti, ele se irritou com os italianos e a parceria estratégica não deu frutos.

DEPOIS as propostas foram aprofundadas. Antes era dito que a Alemanha podia oferecer a F124 ou a F125.
Depois foi aprofundado e surgiu a Meko 600.
Nesta época que foi noticiado que a MB, após estudos DECIDIU por esta classe.

Mas, claro, precisava do aval do poder público, que poderia decidir por OUTRA opção por questões políticas.

Não foi assim? Por favor, me corrijam se eu estou falando besteira.
Mas me recordo dos fatos desta forma...
Não LH, não foi assim. foi exatamente da maneira como o nauta postou. a opção da Fremm italiana era a opção da ala dos miquinhos amestrados da MB, tutelados pelo advogado de porta de cadeia de Sta Maria, que intermediaria toda a propina para o comandante máximo da ORCRIM.
Aí entrou a questão do Battisti que graças a Deus embolou o meio de campo e nós pela graça de Deus nos livramos de mais um projeto Eurobambi, feito de papel, com custos de aquisição e operação impagáveis.

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Propina bilionária....

http://www.sociedademilitar.com.br/wp/2 ... talia.html




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#15234 Mensagem por FCarvalho » Qua Jul 19, 2017 10:10 pm

Com propina ou não, ficamos a ver navios. E agora vamos pagar o olho da cara para apenas 4 navios que sequer poderiam ser chamados de corvetas, enquanto o resto da esquadra apodrece nos portos e arsenais da marinha por simples e pura inaptidão orçamentária.

As vezes me dá até nojo de falar nesse assunto.

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#15235 Mensagem por Lord Nauta » Qua Jul 19, 2017 11:32 pm

FCarvalho escreveu:Com propina ou não, ficamos a ver navios. E agora vamos pagar o olho da cara para apenas 4 navios que sequer poderiam ser chamados de corvetas, enquanto o resto da esquadra apodrece nos portos e arsenais da marinha por simples e pura inaptidão orçamentária.

As vezes me dá até nojo de falar nesse assunto.

abs.

Eu também fico com vontade de vomitar varias vezes quando e necessário falar sobre o PROSUPER. :(




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#15236 Mensagem por Lord Nauta » Qua Jul 19, 2017 11:34 pm

juarez castro escreveu:
Lord Nauta escreveu:
Infelizmente não tenho tempo de discorrer sobre todas as condições técnicas, financeiras, logísticas e a própria capacidade comparativa de uma classe MEKO com uma FREEM francesa, por exemplo.Precisaria apresentar um longo estudo sobre este assunto ou até a própria conclusão da MB. O próprio conceito da classe o Multi-Purpose Combination era um diferencial importante na ocasião inicial do PROSUPER em relação as outras classes avaliadas. E bom sempre lembrar que bem antes de qualquer outra Marinha, isto já no final do século XIX os alemães começaram a construir navios com a pespectiva de serem duramente atingidos em combate e seguirem engajados na luta para posteriormente serem recuperados sem apoio direto das facilidades de uma Base Naval. A maioria de nós não conhece as contribuições fundamentais da industria naval militar alemã nos projetos dos modernos de navios de guerra ocidentais.
De forma empírica sugiro comparar uma classe F 124 e uma FREEM francesa em todos os detalhes desde a construção de quilha, cavernas, anteparas, casco, cabeamento, revestimentos, eletrônicas, soldas e acabamentos ......etc. Desta forma provavelmente entendera a preferência no passado pela área técnica do PROSUPER pelas MEKO. Espero que tenha esclarecido as duvidas.


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G abraço
Grato pela especial atenção e deferência. Aproveito a oportunidade para manifestar que aprecio muitos dos textos produzidos pelo colega.


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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#15237 Mensagem por Penguin » Qui Jul 20, 2017 7:54 am





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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#15238 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Jul 20, 2017 9:20 am

Lord Nauta escreveu:Infelizmente não tenho tempo de discorrer sobre todas as condições técnicas, financeiras, logísticas e a própria capacidade comparativa de uma classe MEKO com uma FREEM francesa, por exemplo.Precisaria apresentar um longo estudo sobre este assunto ou até a própria conclusão da MB... Espero que tenha esclarecido as duvidas.
Esclareceu algumas duvidas mas gostaria de saber mais justamente sobre esses detalhes.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#15239 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 20, 2017 10:00 am

A Meko 600 é uma F-124 adaptada aos requisitos do PEAMB, assim como os italianos fizeram com a sua Fremm demonstrada em uma feira naval salvo engano uns 2/3 anos atrás.

http://www.meretmarine.com/objets/500/15029.jpg

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#15240 Mensagem por Penguin » Qui Jul 20, 2017 10:08 am

FCarvalho escreveu:
A Meko 600 é uma F-124 adaptada aos requisitos do PEAMB, assim como os italianos fizeram com a sua Fremm demonstrada em uma feira naval salvo engano uns 2/3 anos atrás.

http://www.meretmarine.com/objets/500/15029.jpg

abs.
Nauta esclareceu coisas importantes consideradas pela MB na indicação da opção preferencial que passam longe das discussões em fóruns. Passam longe porque são informações que geralmente não fazem parte dos folhetos de propaganda e das informações abordadas pelos sites e revistas de defesa.
A poder político estava manobrando em outra direção com interesses escusos. Na minha opinião, essa interferência foi a causa da perda do timing que resultou na inviabilização do Prosuper.

[]s




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