Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Viking
Avançado
Avançado
Mensagens: 537
Registrado em: Qui Fev 13, 2020 4:39 pm
Agradeceram: 322 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17671 Mensagem por Viking » Qui Mai 09, 2024 1:32 am

FCarvalho escreveu: Dom Mai 05, 2024 2:38 pm Dimensionamento da Força Naval brasileira segundo a nova Estratégia de Defesa Marítima

A Estratégia de Defesa Marítima (EDM) da Marinha do Brasil publicada em 2023 estabelece a orientação estratégica de mais alto nível da Marinha do Brasil (MB), a fim de permitir a integração de esforços necessária à configuração das Capacidades do Poder Naval brasileiro para o enfrentamento dos desafios vislumbrados nos próximos 20 anos, a partir de 2024.

https://www.naval.com.br/blog/2024/05/0 ... -maritima/

Eu vou devagar tecer alguns argumentos pontuais sobre as demandas elencadas acima.
Mas só quando eu tiver disposição.
Hoje é Domingo. Tem coisas melhores para fazer, como dormir.


Prezados colegas, saudações.

A EDM em relação ao Conceito Estratégico e as Orientações Estratégicas de Preparo e Emprego esta alinhada a evolução de diversos aspectos da moderna guerra no mar além de justificar a necessidade de modernização e ampliação das capacidades e meios da MB. Entretanto o dimensionamento da Força para os próximos 20 anos esta muito aquém do necessário considerando a magnitude da dependência do Brasil em relação aos espaços marítimos e de seu entorno estratégico. Exemplos do sub dimensionamento da Força e a previsão de haver apenas quatro submarinos classe Riachuelo, oito navios de escolta e três caça minas. Talvez este número diminuto de meios para uma das dez maiores economias do planeta seja resultado da visão prospectiva do Almirantado. Nesta visão talvez os almirantes não consigam vislumbrar uma melhoria dos investimentos na Defesa e na condição vexatória de ''país com as costas voltadas para o mar'', que e o caso do Brasil. :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

Sds




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36362
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17672 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 10, 2024 4:33 pm

Viking escreveu: Qui Mai 09, 2024 1:32 am
FCarvalho escreveu: Dom Mai 05, 2024 2:38 pm Dimensionamento da Força Naval brasileira segundo a nova Estratégia de Defesa Marítima
A Estratégia de Defesa Marítima (EDM) da Marinha do Brasil publicada em 2023 estabelece a orientação estratégica de mais alto nível da Marinha do Brasil (MB), a fim de permitir a integração de esforços necessária à configuração das Capacidades do Poder Naval brasileiro para o enfrentamento dos desafios vislumbrados nos próximos 20 anos, a partir de 2024.
https://www.naval.com.br/blog/2024/05/0 ... -maritima/
Eu vou devagar tecer alguns argumentos pontuais sobre as demandas elencadas acima.
Mas só quando eu tiver disposição.
Hoje é Domingo. Tem coisas melhores para fazer, como dormir.
Prezados colegas, saudações.
A EDM em relação ao Conceito Estratégico e as Orientações Estratégicas de Preparo e Emprego esta alinhada a evolução de diversos aspectos da moderna guerra no mar além de justificar a necessidade de modernização e ampliação das capacidades e meios da MB. Entretanto o dimensionamento da Força para os próximos 20 anos esta muito aquém do necessário considerando a magnitude da dependência do Brasil em relação aos espaços marítimos e de seu entorno estratégico. Exemplos do sub dimensionamento da Força e a previsão de haver apenas quatro submarinos classe Riachuelo, oito navios de escolta e três caça minas. Talvez este número diminuto de meios para uma das dez maiores economias do planeta seja resultado da visão prospectiva do Almirantado. Nesta visão talvez os almirantes não consigam vislumbrar uma melhoria dos investimentos na Defesa e na condição vexatória de ''país com as costas voltadas para o mar'', que e o caso do Brasil. :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

Sds
Talvez não, meu caro Paulo. Esta é a certeza mais pura e vergonhosa da verdade que temos.
Defesa nunca foi, não é, e jamais será prioridade para ninguém neste país de tupiniquins irremediavelmente alienados e brocos, mesmo que a troco de caixa, e temporariamente, sob pressão de alguma realidade pontual.
Esta estratégia talvez tivesse tido melhor sorte se demandada a vinte anos atrás, mesmo com todas as reticências.
Não houve, e não há compromisso público e de Estado da sociedade, governo e políticos sobre o tema.
Aliás, a sociedade só vê nos militares ou um aforisma político-ideológico, ou uma sensação psicosocial de ajuda coletivista.
Os políticos nunca tiverem, e não tem bons olhos sobre os militares porque nunca consegui até hoje cooptá-los, e usá-los ao bel prazer com fazem e dispõe das PM e PC nos estados e municípios. É o velho princípio coronelista de sempre elevado ao nível federal de exploração e uso fruto da máquina estatal a favor dos interesses mesquinhos e pessoais.
Viva-se com isso. E com uma corruptela de marinha de guerra que nunca conseguiu sequer ser uma boa guarda costeira. Mas come caviar e vinho do porto nas suas festas.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36362
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17673 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mai 11, 2024 1:12 pm





Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder