Marinha da Argentina

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Marinha da Argentina

#451 Mensagem por Túlio » Qua Nov 22, 2017 6:59 pm

Ilya Ehrenburg escreveu:
FCarvalho escreveu:Uma reflexão a ser feita de pronto por todos na região, e principalmente aqui.

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017 ... anos.shtml

abs
Leia com atenção: essa matéria da Falha, quero dizer, Folha de São Paulo é um lixo.
Com o perdão do trocadilho, há "falhas" sim: a pior é atribuir a alguma "esquerda" ou "direita" o descaso para com as FFAA; isso é algo terrível, ainda mais vindo de alguém tão instruído quanto o nosso Amigo Felipe Salles. É atroz ver uma tragédia dessas e ignorar por pura IDEOLOGICE que, no caso da Argentina, esse ranço vem de mais atrás e permanece nos dias atuais, seja com "esquerda" ou com "direita". Talvez, por uma dessas ironias do destino, a Sociedade de lá resolva por fim, e sobre as tumbas de 44 Heróis, se reconciliar com suas FFAA. Porque foi a dita "sociedade civil" quem os matou, seja ela "de esquerda" ou "de direita". Se tal descaso chegou a este ponto, foi porque se permitiu que chegasse.

Se não querem ter FFAA que prestem - e aí me refiro ao Brasil também - e cujos integrantes não se vejam em situações assim, que simplesmente se desfaçam delas. Tomem por garantida a sua Soberania e esperem para ver no que dá.

Seria legal também ver as ditas FFAA - de lá e daqui - largarem de mão o maldito secretismo e dizerem o que realmente têm e em que estado se encontra. Para o que serviria e quais os riscos. Porque o Almirante, o Brigadeiro e o General, em seus gabinetes de luxo e cheios de mordomias, estão bem longe das consequências de sua cumplicidade para que coisas tão terríveis aconteçam com seus subordinados; estarão apenas nos velórios, fazendo discursos inflamados e, como sempre, mentindo descaradamente.

E tanto para mim quanto para quem é "de esquerda" ou "de direita".




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8793
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 411 vezes

Re: Marinha da Argentina

#452 Mensagem por Pablo Maica » Qua Nov 22, 2017 7:21 pm

SC-105 retornando nesse momento para base em comandante espora.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Marinha da Argentina

#453 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Qua Nov 22, 2017 8:51 pm

Túlio escreveu:
Com o perdão do trocadilho, há "falhas" sim: a pior é atribuir a alguma "esquerda" ou "direita" o descaso para com as FFAA; isso é algo terrível, ainda mais vindo de alguém tão instruído quanto o nosso Amigo Felipe Salles. É atroz ver uma tragédia dessas e ignorar por pura IDEOLOGICE que, no caso da Argentina, esse ranço vem de mais atrás e permanece nos dias atuais, seja com "esquerda" ou com "direita". Talvez, por uma dessas ironias do destino, a Sociedade de lá resolva por fim, e sobre as tumbas de 44 Heróis, se reconciliar com suas FFAA. Porque foi a dita "sociedade civil" quem os matou, seja ela "de esquerda" ou "de direita". Se tal descaso chegou a este ponto, foi porque se permitiu que chegasse.

Se não querem ter FFAA que prestem - e aí me refiro ao Brasil também - e cujos integrantes não se vejam em situações assim, que simplesmente se desfaçam delas. Tomem por garantida a sua Soberania e esperem para ver no que dá.

Seria legal também ver as ditas FFAA - de lá e daqui - largarem de mão o maldito secretismo e dizerem o que realmente têm e em que estado se encontra. Para o que serviria e quais os riscos. Porque o Almirante, o Brigadeiro e o General, em seus gabinetes de luxo e cheios de mordomias, estão bem longe das consequências de sua cumplicidade para que coisas tão terríveis aconteçam com seus subordinados; estarão apenas nos velórios, fazendo discursos inflamados e, como sempre, mentindo descaradamente.

E tanto para mim quanto para quem é "de esquerda" ou "de direita".
Túlio, vou explicar o motivo pelo qual considero a matéria um lixo desformativo:

Todos os presidentes argentinos após a democratização relegaram os interesses das FFAA argentinas para p último plano.Todos, não só o casal K.
Eu ando a ver os programas argentinos, como sempre muita especulação, advinda do estado de comoção nacional, mas também oportunismo...
Vi um colunista que culpava Cristina K pelo sumiço do submarino, apontando para isso as falhas, supostas, na manutenção de meia-vida do submarino...
O que ele quer dizer com isso, que os engenheiros e técnicos do Estaleiro Domecq & Garcia foram coniventes com procedimentos questionáveis?
Que os profissionais do estaleiros foram capazes de colocar em risco os tripulantes da Armada Argentina?

Voltando a matéria da Folha de São Paulo que é assinada por Igor Gielow... Caso a matéria focasse nas necessidades dos sul-americanos ela seria informativa, mas de imediato ele convoca o Felipe Salles, editor do Base Militar, pessoa séria, para atacar o casal K pela situação de indigência das armas argentinas. Será que ele sabe que o Emílio Massera mandava matar na ditadura só para ficar com quadros e outras obras de arte da vítima? Não sabe, ele não entende o divórcio existente entre a sociedade argentina e os seus militares. Neste contexto, o casal K até que investiu (?) bastante nas armas nacionais argentinas.
Eles citam os chilenos, mas é o K 11 NSS Felinto Perry o mais bem equipado navio de socorro submarino da América do Sul. O sino de mergulho atmosférico foi produzido no Brasil e nos da a possibilidade de resgate até 300 metros.
A Folha de São Paulo informa isso? Essa necessidade oportunista de realizar um ataque ideológico em um momento que em absoluto se pede por algo assim, não casa bem com a minha perspectiva. Não sei quanto aos demais.




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Marinha da Argentina

#454 Mensagem por Túlio » Qua Nov 22, 2017 9:19 pm

Ilya, estando nós dois putos da vida com esta tragédia anunciada, e no temor de que se repita, não julgo nossos posts colidentes mas sim complementares.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8793
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 411 vezes

Re: Marinha da Argentina

#455 Mensagem por Pablo Maica » Qua Nov 22, 2017 9:37 pm

Felinto Perry passando por Florianópolis nesse momento.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
gogogas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2073
Registrado em: Dom Jun 14, 2009 5:48 pm
Agradeceram: 207 vezes

Re: Marinha da Argentina

#456 Mensagem por gogogas » Qua Nov 22, 2017 10:55 pm

será que chaga quando o K-11 ?




Gogogas !
Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Re: Marinha da Argentina

#457 Mensagem por jambockrs » Qui Nov 23, 2017 1:40 am

Meus prezados
Desaparecimento do submarino ARA San Juan/Análise
Posted by Gérsio Mutti
Imagem
“Recebi de um amigo, e-mail retransmitido com origem o Capitão de Mar e Guerra (RRM), Gilson Antônio Victorino da Silva, submarinista da Marinha do Brasil (MB).
Segue relato do CMG Gilson Vitorino, na condição de uma possibilidade bastante factível para análise sobre o que pode de fato ter acontecido com o submarino ARA San Juan.”
Diante mão, a situação é dramática.
Segue relato de e-mail:
“ARA San Juan (*)
22/11/2017 06:39:13:
Gilson Victorino:
Vi o JN sobre o ARA San Juan (**)
Sou submarinista.
O Comandante do Timbira (***) falou em tese, preservando informação que é tratada como preciosa. Duas semanas são possíveis quando operando com instalações íntegras, sistema de ventilação funcionando e revitalização de ar sendo executada tão logo se inicie uma imersão que se sabe será longa. Esta revitalização, por óbvio não ocorreu.
Depois, se afundou foi porque houve alagamento de compartimento(s) o que reduz o espaço de ar. O que o submarino tem a bordo é ar mesmo, oxigênio é disponibilizado na revitalização. Não há estoque de oxigênio para respirar. Respira-se o ar ambiente ou através de máscaras de emergência ligada às ampolas de ar do navio, que são restritas aos tripulantes em postos chaves de manobra. Esse ar das ampolas serve para tudo, inclusive para ar aos lastros para retornar à superfície, que deve ter sido grandemente utilizado. Se não foi utilizado é porque o dano foi imenso e não restou ninguém.
Havendo alagamento, e redução de espaços de ar por isso, há aumento de pressão do ar remanescente, o que provoca efeitos danosos nos efeitos do gás carbônico, fenômeno ligado à pressão parcial dos gases. Normalmente, 3% de CO 2 é o limite tolerável em pressão de 1 atmosfera (ambiente). Os mesmos 3% sob pressão de 2 atmosferas, faz o efeito nocivo do gás carbônico ser sentido como de 6%. Mortal
A revitalização, normalmente, eleva a pressão dentro do submarino, devagarzinho. O procedimento para baixar a pressão é fazer funcionar os compressores de ar de alta pressão, fazendo o excesso de ar ser bombeado para as ampolas. Um submarino afundado e sem energia, ou com ela escassa, não pode virar os compressores, portanto. De jeito nenhum um submarino convencional afundado por avaria, então, terá 2 semanas de condições de sobrevivência. O Comandante do Timbira foi humanitário. Ele sabe que atingimos a marca crítica para salvamento.
Coisas piores podem acontecer, como esmagamento, se o afundamento foi em cota de 1000 metros, ou emborcamento, se, numa vinda à superfície em emergência, uma onda grande, como as reinantes, tenha atingido o sub de traves. Na imersão e no retorno à superfície, na transição bem perto da superfície há um momento em que o centro de gravidade e centro de empuxo coincidem, legando braço de endireitamento ZERO, equilíbrio de estabilidade absolutamente indiferente
O mar lá está, grosso e a primeira coisa de se fazer em uma avaria grave submerso e dar ordem de AR AOS LASTROS, subindo vertiginosamente à superfície, sem maiores cuidados com a direção do mar. Emborcando, há vazamento do eletrólito das baterias, solução de ÁCIDO SULFÚRICO. Chuva de ácido em grande parte dos compartimentos habitáveis! Imagina! Sem eletrólito, perda de capacidade da bateria.
Pareço cavaleiro do apocalipse, nas essa é a situação a ser analisada. Por fim, passada uma semana. SÓ MILAGRE! Estão nas mãos de Deus.”
(*)ARA San Juan S 42 ( https://pt.wikipedia.org/wiki/ARA_San_Juan_(S-42) );
Fonte: site Plano Brasil 22 nov 2017




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8793
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 411 vezes

Re: Marinha da Argentina

#458 Mensagem por Pablo Maica » Qui Nov 23, 2017 2:07 am

gogogas escreveu:será que chaga quando o K-11 ?
Não sei, mas acho que ele foi colocado em stand by pelos argentinos, não ia demorar tanto do RJ até SC, mas ainda deve demorar uns dois dias pelo menos, pois ele desenvolve no máximo 15 knots.

E pelo que eu vi essa é a média das embarcações de resgate de submarinos, inclusive mais modernas. As mais rápidas não passam muito dos 20 knots de velocidade máxima.


Um abraço e t + :)




Editado pela última vez por Pablo Maica em Qui Nov 23, 2017 12:02 pm, em um total de 2 vezes.
Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceram: 61 vezes

Re: Marinha da Argentina

#459 Mensagem por Tikuna » Qui Nov 23, 2017 5:22 am

como eu disse, um NSS deveria colocar 28kn no minimo. Uma tarefa de resgate submarino só é desempenhada por um navio!




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Marinha da Argentina

#460 Mensagem por Túlio » Qui Nov 23, 2017 9:14 am

http://www.jornalcruzeiro.com.br/materi ... -no-oceano

Agora noticiam que estão "investigando um ruído" detectado no dia da perda de contato com o sub, uma semana atrás. Se isso não rescende a "patrão, seu gato subiu no telhado", então não sei o que é.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
wagnerm25
Sênior
Sênior
Mensagens: 3590
Registrado em: Qui Jan 15, 2009 2:43 pm
Agradeceram: 198 vezes

Re: Marinha da Argentina

#461 Mensagem por wagnerm25 » Qui Nov 23, 2017 10:19 am

O mais provável é que nunca venha a ser encontrado infelizmente.




Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1938
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 197 vezes

Re: Marinha da Argentina

#462 Mensagem por gusmano » Qui Nov 23, 2017 10:23 am

é... vai entender quando esses dados foram disponibilizados para eles, quero crer que tenha sido agora...caso contrário, não faz sentido não terem ido atrás antes.

abs




Avatar do usuário
wagnerm25
Sênior
Sênior
Mensagens: 3590
Registrado em: Qui Jan 15, 2009 2:43 pm
Agradeceram: 198 vezes

Re: Marinha da Argentina

#463 Mensagem por wagnerm25 » Qui Nov 23, 2017 10:52 am

E entre localizar e efetuar o resgate tem também um caminho bem árduo.




Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1938
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 197 vezes

Re: Marinha da Argentina

#464 Mensagem por gusmano » Qui Nov 23, 2017 11:06 am

Vai depender apenas do budget, a area a procurar é infinitamente menor do que o MH370 por exemplo.

abs




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Marinha da Argentina

#465 Mensagem por Túlio » Qui Nov 23, 2017 11:33 am

gusmano escreveu:é... vai entender quando esses dados foram disponibilizados para eles, quero crer que tenha sido agora...caso contrário, não faz sentido não terem ido atrás antes.

abs
Ué, e quem iria "disponibilizar" dados sobre eles próprios apenas agora? Me parece ilógico, pois se há quem tenha dados e não os disponibilizou antes é porque os considera classificados e portanto jamais o fará. Não se desclassifica Top Secret por motivos humanitários, esta palavra sequer existe nos Manuais de Inteligência, exceto nas partes sobre "O Que Não Fazer".

O que eu quis dizer é que provavelmente inventaram mais um factóide, agora para ir preparando a Opinião Pública para a verdade (que os graúdos já sabem e provavelmente já sabiam dias atrás). Exatamente como na piada - que no fundo é séria - por mim citada, na qual o dito patrão, após repreender o empregado por ter-lhe dito diretamente "seu gato morreu", explicando que deveria dar o notícia aos poucos, se conclui com, dias depois, o mesmo empregado avisar: "sua Mãe subiu no telhado".

ZERO chance para os pobres mártires do ARA San Juan, em minha opinião. Meus votos agora são apenas para que a Argentina se reconcilie consigo mesma e evite que tragédias assim se repitam.




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Responder