Marinha da Argentina

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Marinha da Argentina

#406 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Ter Nov 21, 2017 2:04 am

Como o jornalista Roberto Lopes desistiu da sua coluna no Plano Brasil, logo ele que é cheio de fontes e contatos na "Flota de Mar"... :twisted:
Eu tento cobrir a lacuna publicando no meu humilde blog pessoal:
http://www.debategeopolitico.wordpress. ... as-buscas/

ARA San Juan: intensificam-se as buscas

https://debategeopolitico.files.wordpress.com/2017/11/ara-s-juana778999.jpg?w=648
Por: César Antônio Ferreira

As buscas ao submarino S-42 ARA San Juan se intensificam, visto que agora cada hora que passa conta.

Devido uma esclarecedora revelação por parte do porta-voz da Base Naval de Mar del Plata, Capitão Gabriel Galeazzi, sabe-se hoje que em seu último contato o submarino ARA San Juan informou a ocorrência de um curto-circuito em suas baterias. O Capitão Galeazzi expressou-se da seguinte maneira:

“El buque salió a la superficie y de ahí comunicó que las baterías habían sufrido una avería con un cortocircuito. Por eso, el comando de las Fuerzas de Submarinos, que era su control en tierra, le dice que cambie inmediatamente la derrota y venga a Mar del Plata”.

Tem-se, portanto, duas revelações importantes até então mantidas em sigilo pela Armada Argentina: 1) confirma-se que houve avarias nos painéis de baterias do submarino; 2) que este havia realizado uma emersão e estava à superfície quando da realização do contato na meia-noite da última quarta-feira. O termo “derrota” no meio naval possui o significado de retorno.

Compreendem-se, agora, os procedimentos iniciais de busca por parte da Armada Argentina que tinha a expectativa inicial de que o submarino estaria emerso, ou seja, na superfície. Mas, tal não se deu, com todos os esforços das armas argentinas e dos meios internacionais disponibilizados não se localizou um charuto negro de metal com 65 metros de comprimento flutuando ao sabor das ondas. O Vice Almirante reformado Antônio Mozzarelli em declaração ao canal América confirmou a perspectiva deste redator:

“Dado el tiempo transcurrido, se empiezan a tomar previsiones, pensando que pudo haber ocurrido lo peor. Una posibilidad es que el submarino no esté en la superficie, ya que debería haber sido detectado por los radares de los aviones especializados”.

Se o sentimento que perpassa os militares era de urgência, agora este o é ainda mais, pois se torna evidente que as avarias agravaram-se e caso esteja no fundo, imobilizado, as condições de sobrevivência degradam-se a cada hora que passa. Para renovação do oxigênio a bordo o submarino depende de energia. Não se sabe as condições atuais do S-42 ARA San Juan, mas, tomando-se como expectativa o pior cenário, que seria de estar imobilizado e imerso, sem energia, o tempo limite para a manutenção de vida a bordo seria de sete dias. No caso de estarem os 44 tripulantes realmente confinados e desprovidos de energia no fundo, sem possibilidade alguma de renovação do ar a bordo, a sobrevivência estaria delegada a capacidade de se retirar, ou seja, filtrar o dióxido de carbono que se acumula, concentra-se, a cada hora que passa, resultado da expiração de cada um dos 44 tripulantes presentes.

Sinais de batida nos casco.

Uma nota do serviço da CNN em espanhol afirma que a Armada Argentina teria identificado por meio do sonar de uma das suas embarcações, sinais sonoros típicos do bater de ferramentas metálicas junto ao casco, procedimento esperado de uma tripulação confinada e que quer se fazer ouvir pelas embarcações de busca. Com isto a Armada Argentina redobrou o seus esforços na proximidade do contato havido, que teria se dado na manhã desta segunda-feira, em uma área de 35 milhas náuticas, em uma faixa de 330 milhas da costa.

https://debategeopolitico.files.wordpress.com/2017/11/bluefin9885.jpg?w=648

EUA enviam “drone” subaquático

Participando ativamente do esforço de busca internacional pelo ARA San Juan a USNAVY apressa o envio de veículos subaquáticos não tripulados, dotados de sonar de varredura lateral, para efetuarem a busca e localização do referido submarino. Estes veículos são dos modelos UUV Bluefin 12D e Iver 580. O Bluefin, mais sofisticado, realiza varredura a 3 nós até a profundidade de 1520 metros, ou cerca de 5.000 pés, exibindo uma resistência (autonomia) de 30 horas. Já o modelo Iver 580 trabalha até a profundidade de 99 ~100 metros e exibindo uma resistência de 14 horas.

Nota do Editor: nestas últimas horas, a Armada Argentina não confirmou como sendo provindo dos submarinistas os sons gravados, até então tidos como de “golpes de casco”. Não se observou a cadência típica de uma mensagem em código morse. Todavia, navios de investigação científica e que possuem sonar de varredura lateral se dirigiram para área, dentre eles se encontra o navio polar H-41 “Almirante Maximiano”.

A pergunta natural após a revelação de que o S-42 ARA San Juan em seu último contato comunicou curto-circuito em suas baterias e que quando o fez estava emerso, ou seja, à superfície marinha, que seria justamente o fato dele não ter se mantido à tona, é respondida pelo ex-oficial submarinista Horácio Tobías, no programa Café de La Tarde, do canal La Nacíon, que explicou que as condições de mar levaram o comandante a imergir, pois assim considerava ser melhor para navegação. Disse aos seus interlocutores que as condições de mar observadas (estado de mar 6) proporcionavam vagas que eram da altura da vela do submarino, quando não maiores e que a violência das mesmas jogaria de tal forma o submarino que a tripulação poderia sofrer contusões graves durante as suas atividades. O TR-1700, como outros submarinos, foi projetado para melhor desempenho quando submerso. Pois bem, até o presente momento não me parece ter sido uma decisão feliz, caso tenha havido, diga-se, esta de imergir o submarino avariado. Esperamos, agora, pelo desenrolar dos acontecimentos.




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Marinha da Argentina

#407 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Ter Nov 21, 2017 2:07 am

yuri escreveu:Pergunta: Se o sub estiver intacto, houver pane elétrica e ficar somente com o sistema elétrico de emergência, é possível o acionamento dos tanques de lastro e chegar a superfície sem o acionamento do motor principal?
Sim. Geralmente os projetos de submarinos dispõem de grandes ampolas de gás para expulsão emergencial de lastro e provocar uma emersão imediata. Subiria como uma rolha.




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9335
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: Marinha da Argentina

#408 Mensagem por Brasileiro » Ter Nov 21, 2017 11:25 am

No próprio vídeo do TR-1700 é citado um equipamento de emergência, que injeta gás dentro dos tanques de lastro, fazendo-o emergir imediatamente. Parece que não funcionou, ou não serviu, ou não pôde ser usado..

Infelizmente, este caso está cercado de maus prognósticos. Existem algumas comunicações de emergência, mas continua absolutamente incomunicável. Se ficou "travado" embaixo da água, tinha também meios de emergência para emergir, o que também não aconteceu.

Se houve falha no banco de baterias, tenho certeza de que nestas embarcações o fornecimento de energia é redundante, com back-ups e circuitos secundários independentes para os sistemas de emergência.

Sem dúvidas, o que aconteceu com este submarino não deve ter sido uma falha trivial. Como sempre, uma cadeia de eventos.




----------------
amor fati
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Marinha da Argentina

#409 Mensagem por Túlio » Ter Nov 21, 2017 11:37 am

Ilya Ehrenburg escreveu:Como o jornalista Roberto Lopes desistiu da sua coluna no Plano Brasil, logo ele que é cheio de fontes e contatos na "Flota de Mar"... :twisted:
Eu tento cobrir a lacuna publicando no meu humilde blog pessoal:
http://www.debategeopolitico.wordpress. ... as-buscas/

Deixa ver se eu entendi: então estás tendo a "honra" de substituir um dos três "Bobs", o Lopes? PUTZ, tarefa inglória, vais ter que arrumar um montão de fuentes (boa parte bem duvidosas) e desaprender tudo o que já sabes, para ficar exclusivamente "comendo na mão dos outros". Não desejo isso a ninguém... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Ilya Ehrenburg escreveu:
yuri escreveu:Pergunta: Se o sub estiver intacto, houver pane elétrica e ficar somente com o sistema elétrico de emergência, é possível o acionamento dos tanques de lastro e chegar a superfície sem o acionamento do motor principal?
Sim. Geralmente os projetos de submarinos dispõem de grandes ampolas de gás para expulsão emergencial de lastro e provocar uma emersão imediata. Subiria como uma rolha.

É, mas tem que ter gente viva a bordo. Só de pensar já dá arrepios, mas alguém aí faz ideia de quanta energia há em quase mil baterias num espaço confinado, no caso um charuto de aço debaixo d'água? Para onde ela foi, a ponto de não poder ser usada para nada? Notar, energia elétrica não se desvanece no ar, ela faz algo! Uma só bateria em curto já produz fogo e fumo, agora quase mil!!! :shock: :shock: :shock: :shock:

Reitero, só Deus sabe dos horrores por que passaram aqueles pobres Heróis, vítimas do descaso governamental quanto à modernidade e mesmo qualidade da manutenção de seus obsoletos meios. Para mim já estão mortos, sinto dizer. Seria a mais agradável das surpresas descobrir que alguém sobreviveu a uma desgraça dessas mas minha esperança atual é zero!

E acrescento, estamos na fila, porque aqui o descaso é igualmente grande...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
yuri
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 214
Registrado em: Seg Jul 07, 2003 10:34 am
Localização: São Paulo
Agradeceram: 5 vezes

Re: Marinha da Argentina

#410 Mensagem por yuri » Ter Nov 21, 2017 11:39 am

Obrigado pelas respostas colegas, claro que são suposições do que realmente esta acontecendo, esta ultima informação sobre estar emerso, mesmo com o mar pesado como esta, não seria prudente continuar emerso sabendo-se da pene elétrica e das avarias do sub ao invez de imergir?

Abs




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60588
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6341 vezes
Contato:

Re: Marinha da Argentina

#411 Mensagem por Túlio » Ter Nov 21, 2017 11:52 am

yuri escreveu:Obrigado pelas respostas colegas, claro que são suposições do que realmente esta acontecendo, esta ultima informação sobre estar emerso, mesmo com o mar pesado como esta, não seria prudente continuar emerso sabendo-se da pene elétrica e das avarias do sub ao invez de imergir?

Abs
O problema de estar emerso num mar tempestuoso mas num meio otimizado para flutuação é apenas o desenho do casco, distribuição das cargas e atuação dos estabilizadores, além, claro, da aerodinâmica (porque não é só onda, tem vento também) e tamanho/peso/calado do navio. Já num meio otimizado para submersão (notemos que as aletas estabilizadoras do TR-1700 estão na "vela", ou seja, bem acima da linha d'água, quando emerso), estar no nível do mar durante dias no meio de uma borrasca é ainda mais complicado para seres humanos do que passar 24/7 numa montanha russa das mais radicais, é sacolejo, oscilação lateral forte, subida e descida alucinantes. Ninguém sobreviveria por muito tempo...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1938
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 197 vezes

Re: Marinha da Argentina

#412 Mensagem por gusmano » Ter Nov 21, 2017 12:01 pm

Na minha cabeça, só continuaria no fundo se não tivesse capacidade/meios de subir. Imaginar que ele subiu, trocou o "ar" e não estabeleceu contato por algum meio, não faz muito sentido.

abs




Avatar do usuário
jambockrs
Sênior
Sênior
Mensagens: 2617
Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
Localização: Porto Alegre/RS
Agradeceram: 180 vezes

Re: Marinha da Argentina

#413 Mensagem por jambockrs » Ter Nov 21, 2017 12:23 pm

Meus prezados
ARA San Juan: balsas de salvamento do submarino são encontradasImagem
ARA San Juan

Uma fonte da Armada Argentina informou com exclusividade ao Poder Naval que foram encontradas duas balsas de salvamento pertencentes ao submarino argentino ARA San Juan.
Uma aeronave P-8A Poseidon encontrou as duas balsas no mar e a Armada Argentina destacou alguns navios para investigar.
Até o momento da publicação desta nota, uma das balsas estava sem tripulantes e a outra estava sendo verificada.
Navios estão no local tentando contato com o submarino e esperando o possível escape dos tripulantes.
A informação carece ainda de confirmação oficial e estamos tentando contato com a Armada para confirmá-la.
Mais informações serão acrescentadas à esta notícia à medida que elas forem chegando.
Imagem
As balsas de salvamento encontradas são semelhantes a essa da foto, vista no submarino holandês HNLMS Walrus (S802)
Imagem
Um foto feita durante treinamento com uma balsa de salvamento ligada a um EPIRB – Emergency Position Indicator Radio Beacon
Fonte: site Poder Naval 21 nov 2017




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Avatar do usuário
gusmano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1938
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 4:54 pm
Agradeceram: 197 vezes

Re: Marinha da Argentina

#414 Mensagem por gusmano » Ter Nov 21, 2017 12:53 pm

Eita...a confirmar. Por hora, o clarin e a armada diz que não são do san juan.

https://www.clarin.com/sociedad/submari ... rhZgf.html




Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Marinha da Argentina

#415 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Ter Nov 21, 2017 1:14 pm

Três anúncios de sinais que deram em nada, pois não eram oriundos do submarino:
1) Chamada de emergência via satélite: a Iridium não confirmou a chamada.
2) Ruídos de golpe no casco: eram de origem "biológica".
3) Balsas no mar: não eram do ARA San Juan.

A única certeza desta história é que não se pode confiar nem nos porta-vozes da Armada Argentina...




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Avatar do usuário
wagnerm25
Sênior
Sênior
Mensagens: 3590
Registrado em: Qui Jan 15, 2009 2:43 pm
Agradeceram: 198 vezes

Re: Marinha da Argentina

#416 Mensagem por wagnerm25 » Ter Nov 21, 2017 1:36 pm

Infelizmente, acho que já é hora de reconhecer que o pior aconteceu.




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: Marinha da Argentina

#417 Mensagem por Penguin » Ter Nov 21, 2017 2:08 pm

Esquerda argentina reclama de ajuda britânica em busca por submarino

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017 ... rino.shtml




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Marinha da Argentina

#418 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Ter Nov 21, 2017 2:10 pm

Túlio escreveu:
Deixa ver se eu entendi: então estás tendo a "honra" de substituir um dos três "Bobs", o Lopes? PUTZ, tarefa inglória, vais ter que arrumar um montão de fuentes (boa parte bem duvidosas) e desaprender tudo o que já sabes, para ficar exclusivamente "comendo na mão dos outros". Não desejo isso a ninguém... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Na... Vou substituir ninguém não. :mrgreen:

Ilya Ehrenburg escreveu:
yuri escreveu:Pergunta: Se o sub estiver intacto, houver pane elétrica e ficar somente com o sistema elétrico de emergência, é possível o acionamento dos tanques de lastro e chegar a superfície sem o acionamento do motor principal?
Sim. Geralmente os projetos de submarinos dispõem de grandes ampolas de gás para expulsão emergencial de lastro e provocar uma emersão imediata. Subiria como uma rolha.
Túlio escreveu: É, mas tem que ter gente viva a bordo. Só de pensar já dá arrepios, mas alguém aí faz ideia de quanta energia há em quase mil baterias num espaço confinado, no caso um charuto de aço debaixo d'água? Para onde ela foi, a ponto de não poder ser usada para nada? Notar, energia elétrica não se desvanece no ar, ela faz algo! Uma só bateria em curto já produz fogo e fumo, agora quase mil!!! :shock: :shock: :shock: :shock:

Reitero, só Deus sabe dos horrores por que passaram aqueles pobres Heróis, vítimas do descaso governamental quanto à modernidade e mesmo qualidade da manutenção de seus obsoletos meios. Para mim já estão mortos, sinto dizer. Seria a mais agradável das surpresas descobrir que alguém sobreviveu a uma desgraça dessas mas minha esperança atual é zero!

E acrescento, estamos na fila, porque aqui o descaso é igualmente grande...
Bom...
Antes de tudo uma crítica quanto a falta de transparência da Armada Argentina que apenas ontem comentou o conteúdo do último contato do ARA San Juan, que não apenas reportou a sua posição, como informou de avarias em um painel de baterias (não informaram qual) por curto-circuito... O comandante recebeu ordem para firmar derrota (rota de retorno em termo marítimo) para Mar del Plata...
Pois bem... Em um programa vespertino (Café de la tarde - La Nacion) um ex-oficial submarinista revelou que navegar em Estado de Mar 6 na superfície com um submarino como o TR-1700 é perigoso para a tripulação, pois joga de mais com vagas que chegam a cobrir a vela, ocasionando contusões graves na tripulação. Não sabemos o que aconteceu, mas me parece que as avarias se agravaram. Ou seja, a decisão do capitão em privilegiar a navegabilidade (optando por prosseguir submerso) pode ter resultado no sacrifício dele e de toda a tripulação.




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Marinha da Argentina

#419 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Ter Nov 21, 2017 2:16 pm

Penguin escreveu:Esquerda argentina reclama de ajuda britânica em busca por submarino

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2017 ... rino.shtml
Isto é bem a cara da Folha de São Paulo...
Não tem o que publicar, então enche linguiça com verve ideológica, listando a manifestação de um idiota como se fosse de toda a "esquerda Kichernerista", ou seja lá o que isto significa...
Piada.




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Marinha da Argentina

#420 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Ter Nov 21, 2017 2:20 pm

Túlio escreveu:
yuri escreveu:Obrigado pelas respostas colegas, claro que são suposições do que realmente esta acontecendo, esta ultima informação sobre estar emerso, mesmo com o mar pesado como esta, não seria prudente continuar emerso sabendo-se da pene elétrica e das avarias do sub ao invez de imergir?

Abs
O problema de estar emerso num mar tempestuoso mas num meio otimizado para flutuação é apenas o desenho do casco, distribuição das cargas e atuação dos estabilizadores, além, claro, da aerodinâmica (porque não é só onda, tem vento também) e tamanho/peso/calado do navio. Já num meio otimizado para submersão (notemos que as aletas estabilizadoras do TR-1700 estão na "vela", ou seja, bem acima da linha d'água, quando emerso), estar no nível do mar durante dias no meio de uma borrasca é ainda mais complicado para seres humanos do que passar 24/7 numa montanha russa das mais radicais, é sacolejo, oscilação lateral forte, subida e descida alucinantes. Ninguém sobreviveria por muito tempo...
Tá aí...
A decisão pela navegabilidade pode ter custado o sacrifício da tripulação.




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Responder