Modernização do FAL (Argentina)

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Fuzileiro
Novato
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: Sáb Mai 15, 2004 5:33 pm

#46 Mensagem por Fuzileiro » Dom Mai 30, 2004 11:10 pm

Balena escreveu:Eu vi uma vez no programa "Cadeia" Alborghetti que eles apreenderam um tubo de lança rojão AT-4 com bandidos cariocas. Os PMs que estavam na ocorrência relataram que o marginal chegou a executar pontaria contra a guarnição, mas não obteve êxito ao tentar efetuar o disparo.

Sabem por quê???

Dizem que ele posicionou o AT-4 do lado errado e o disparo efetuo-se no sentido contrário, ou seja, oposto ao da guarnição. Essa história pode até ser meio fantasiosa, porque quem conhece o AT-4 sabe que só um cara muito BURRO cometeria um erro destes.

Mas de qualquer forma, fica aqui registrada mais esta história.

Se for verdade, confirmem, mas se for verdade, os kras são muito BISONHOS.

Eu também sei duns causos de marginais que tentaram empregar a granada de bocal de modo incorreto no FAL e foi um desastre.
Já é rotina essas burradas dos bandidos.
Tem cada historia...
As que dominam são as de bandido se quebrando por usar a 12 em postura incorreta.
Fora que bandido nao sabe tacar granada,as vezes acontece cada desastre...
Imagino os bandidos tentando operar um tanque de guerra :lol:




Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#47 Mensagem por ZeRo4 » Seg Mai 31, 2004 12:07 am

Marechal-do-ar escreveu:Primeiro uma coisa sobre o cara que ficou sem munição, 2 carregadores extras por arma é o normal no mundo inteiro, alguns (mas poucos) paises adotam mais do que isso, não é muito mas se usado de forma correta é suficiente.
ps: Quantas bandidos ele matou? Se os traficantes são tão bons quanto você diz ele tem que ser muito melhor para sobreviver e isso implica em acertar uma grande porcentagem dos disparos, que com 90 balas significa matar muitos bandidos.

Agora sobre o fuzil, o MD-97L é um projeto iniciado em 1997 (essa informação eu li no site do fabricante que vendeu o pragrama para a Imbel fazer o fuzil, mas não é dificil de deduzir né?) e não é uma modernização do FAL como o MD-2, é um NOVO fuzil construído na carcaça do FAL, eles poderiam ter escolhido a carcaça da AK, G-36, G-3, M-16, SIG-550, etc. mas como o exército tem muitos FAL escolheu a carcaça do FAL para caso alguma coisa na carcaça quebre eles possam usar as peças antigas, e queria saber, baseado em que você diz que o MD-97L é ruim e a AK-10x é a melhor do mundo? No achismo?


http://br.groups.yahoo.com/group/alcade ... sage/12807

esse ai é um link do Alça de Mira a discussão sobre o 5,56 em que eu e um PC do RJ discutimos a situação do RJ.

- http://www.estadao.com.br/agestado/noti ... 20/219.htm

"Além dos explosivos, foram recolhidos 30 mil cartuchos de munição para fuzil e pistola, 161 granadas..."

- http://www.noolhar.com/brasil/357788.html

"Junto com as oito minas, os policiais encontraram 30 mil balas e 161 granadas..."

Isso foi há pouco tempo no RJ. Pro caso de tu achar que 2 carregadores extra, no caso do Rio de Janeiro, é muita coisa. As regras de combate urbano não se aplicam aqui no RJ, principalmente no São Carlos onde os traficantes contam até com 12mm (.50) pra fazer a contenção.

No referido caso do meu irmão a função dele não era matar ninguém. Mas evitar que traficantes do morro da Mineira (que fica do outro lado da rua do Morro de São Carlos...) invadissem o São Carlos pra tomar os pontos de venda de drogas... a função da guarnição dele foi segurar o pessoal do morro da mineira enquanto esperava por reforços... 200 balas (de fuzil e pistola), acredito q seja relativamente "pouco" pra 8 homens segurarem por mais de 30/40 minutos mais de 20 traficantes armados até os dentes com um objetivo bem definido...

Sobre isso eu não falo mais nada. Cansei de tentar "abrir" os olhos do pessoal que não ta acostumado que não passa o dia a dia... e q não v de perto. Continuem achando que vocês estão 100% certo e que a verdade é esta... sinceramente cansei de discutir com pessoas intransigentes e ignorantes sobre este assunto.

Ou seja, continuem acreditando que a maioria dos bandidos é idiota, que a PMERJ está bem equipada e etc.

Sobre o FAL.

não disse que o MD97L é melhor que o Ak-10x ou que o AK é o melhor Fuzil do mundo. eu disse que o Ak tem uma eficácia COMPROVADA, ao contrário do MD, tem uma munição confiável que, na minha opinião tem uma ponte entre "baixo" peso do 5,56 e maior alcance e letalidade do 7,62 OTAN.

Embarcaremos num projeto "novo" q ninguém nunca viu operando, MD-97L. Não tem eficácia COMPROVADA em conflitos como o AK. Embarcaremos em mais uma dança dos Americanos de troca de munição de .30-06 para 7,62 OTAN, depois para 5,56 e provavelmente agora para o 6.8mm enquanto os Russos continuam usando a tanto tempo o 7,62. Apesar do Ak-74, todos os novos fuzis que estão entrando em dotação nas forças russas são do calibre 7,62 RUSSO...

AN-94
AEK-97
OC-14

todos em 7,62 RUSSO, enquanto os americanos ficam fazendo "dança das cadeiras" com munições e diferentes tipos de projéteis. Eles tem dinheiro pra torrar nisso, pergunto eu: Nós temos? NÃO!

O MD-97L é uma icógnita. Eu sei que o receptor é de "FAL", afinal no MD-2 diziam q era recptor de FAL com o sistema de trancamento do M-16.




Editado pela última vez por ZeRo4 em Seg Mai 31, 2004 1:39 am, em um total de 1 vez.
As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#48 Mensagem por ZeRo4 » Seg Mai 31, 2004 12:23 am

Balena escreveu:Acredito que a modernização do FAL M968 atual ou a adoção do tal MD-97L (que é 5,56) por nossas FFAA, em especial o EB como algo positivo sob um ponto de vista não abordado aqui no fórum.

Imaginem uma situação em que o Brasil precise convocar sua reserva, como num exercício de mobilização da reserva. Agora imagine um bando de reservistas meio "enferrujados" sendo apresentados a um novo desenho de Fuzil de Assalto padrão, incluo aí o meu caso. Em uma situação de guerra seria necessário ambientar o militar à nova arma em tempo hábil, o que na minha opinião criaria um lapso operacional significativo sem mencionar o fato de elevar os custos da Força Terrestre com o treinamento.

Existem muitas armas que disparam o 5,56 OTAN, assim como existem muitas outras que disparam 7,62 OTAN; mas será que o projetil escolhe a arma que o está disparando??? Será que ele sabe disso???

É fato que algumas características da arma influenciam na trajetória balística e no alcance útil de utilização do projetil, mas será que o MD97L não está em condições de atender as necessidades da tropa neste quesito. Vou além: Será que os engenheiros de armamento da Imbel não pensaram em certos detalhes internos do fuzil que envolvem a mecânica do disparo??? Acredito nunca cometeriam tal falha.

Definitivamente, o MD97L é uma solução brasileira adequada ao TO nacional com grande aceitação nas FFAA.


Até a próxima...


Será que quando os engenheiros que criaram o "5,56" pensavam que alguns anos depois no Vietnam os Soldados Americanos pediriam a volta do 7,62x51mm ? e Olha que os E.U.A tem infinitamente mais orçamento e experiência e pioneirismo em projeção de armas e munições.

Será que os Engenheiros da Armalite (principalmente Eugene Stoner) quando desenvolveram o AR-15 baseado no AR-10, pensavam que os Soldados americanos no Vietnam clamariam pela volta do pesado M-14 com munição 7,62x51mm??? será que passou na cabeça deles o fato de anos depois de desenvolverem o AR-15/M-16 e a munição 5,56. Os soldados das Tropas Especiais Americanas utilizarem AK-47 e HK-G3 e as vezes até Os Norinco Type 56 (cópias mal feitas do AK-47) ao invés de usar os AR-15 americanos?

Se eles que tem muito mais experiência, muito mais dinheiro e muito mais dedicação (os projetos são finalizados em tempo record se compararmos aos projetos brasileiros) tiveram esses problemas, tu acha que a IMBEL "fundo de quintal" não vai ter?

Nacionalista eu SOU, porém mais do que nacionalista sou realista. daqui a pouco nego vai dizer que a IMBEL não tem nada a dever pra Colt, FN Herstal e etc... ai eu vou pirar :) pq o histórico da Imbel é comprar plantas prontas e fabricar... se já compraram das 1911, do FAL... pq não do AK ?

Sobre o fato de padronização, faz me rir. Imagina então... os E.U.A deveriam estar lutando no Iraque com Garands e Baby Garands? e ainda portando no coldre as antigas Colt 1911??? pq se for assim a gente vai ficar com o FAL forever... fazendo uma linha do tempo...

em termos de semelhanças.

Springfield
M1 Garand / M1 Carbine
M-14 / Mini-14 (pelo amor de DEUS! não to dizendo que o Ruger é da mesma época que o M-14)
AR-10 / AR-15 / M-16
XM-8

não vejo nada de semelhante ai... é por isso que o Brasil é tão atrasado assim, olha a mentalidade da população! vmo ficar na época do Arco e Flecha então, te garanto que vieram antes de tudo :D alias vmos dotadar bolsas com pedra pq ai todo mundo vai saber atirar :D Hahuihuiehuiae!!! como diria um amigo meu "Oh soh... é kda merda q nego fala"




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#49 Mensagem por ZeRo4 » Seg Mai 31, 2004 3:08 am

Eu tinha dito que não iria me pronunciar sobre o assunto, mas estou postando isso aqui pq fiz esse "material" a uns 3 dias atrás antes do fórum mudar de servidor... é uma amostra do medo e do apreço que os traficantes cariocas tem para com a polícia.

Gravei no audio do PC algumas partes de reportagens aqui do RJ envolvendo traficantes.

1. Favela Mandela-1

http://mvconcept.spymac.net/dl/mandela-a.mp3

destaques pra quem ta com preguiça de fazer o download :P


13sec.

Policial: "Vagabundo pra caralho!!! Vagabundo pra caralho!!!"

A Julgar pelos gritos desesperados do PM (que se repetem mais a frente) vcs podem perceber com a vagabundagem respeita e tem medo dos PMs aqui no RJ! Se isso é verdade pq o PM grita desesperado? afinal os vagabundos deveriam correr ao invés de confrontar a polícia correto?


20sec.

Não se espantem :D a arma que deu essa rajada é a venerável Madsen, muito utilizada pela Polícia Militar do RJ. Calibre .30-06. Pra quem acha que 2 carregadores extra é muita coisa (Marechal-do-ar por ex) em 4 segundos reparem que o carregador da Madsen se esvaziou por completo :(

32sec.

Policial: "Vagabundo pra caralho!!!"

Nem era pra comentar. Passando o "contato imediato" com os vagabundos, o PM já deveria ter se acalmado, será que continuou nervoso por perceber que a vagabundagem tava em total vantagem tanto em número quanto armamento/munição???

37sec.

Policial: "Vagabundo pra caralho!!! Vagabundo pra caralho mané!!!"

Ahhh meu DEUS, cada vez que o PM olha na esquina mais ele se desespera. ao contrário dos vagabundos (vcs verão mais afrente...) que ficam desfilando dentro da favela com se os PMs não estivessem presente.

48sec.

Policial: "Meu fuzil engasgou! vem outro! vem outro!"

Policial Militar que operava um MD-2, quando "botou a cara" na esquina pra atirar o fuzil deu dois tiros e engasgou. Esse tipo de coisa que não funciona bem nem em ambiente Policial que a gente ta experimentando para levar pra Guerra.

1:02sec.

Policial: "Meu fuzil ta engasgando..."

O mesmo Policial tentando novamente atirar contra os traficantes.

1:05sec. "Entra outro que meu fuzil ta engasgando..."

já ta enchendo o saco hein... imagina essa merda de fuzil numa guerra.

1:09sec. "Porra mermão qualé cumpadi porra! dá o papo ai..."

Tenente da guarnição já puto dando esporro no operador do MD-2/MD97L

1:32sec.

Policiais: "Acalmou!!! Acalmou!!! Cessou!!! Cessou!!!"

Policiais pedindo pros colegas "acalmarem" os Tiros até o reforço chegar pois
mais uma vez já estavam ficando sem munição.

1:39sec.

Reporter: "Agora a chegada de mais reforço do Batalhão de Choque da Polícia Militar"

Uma das tropas de Elite da PMERJ.



1. Favela Mandela-B

http://mvconcept.spymac.net/dl/mandela-b.mp3

destaques pra quem ta com preguiça de fazer o download :P


00sec.

Reporter: "Agora nós estamos mostrando pra vcs imagens de dentro da favela e esse "Homem vestido de azul" olha só, faz sinal acenando pra polícia entrar na comunidade, uma ousadia, o desafio do Tráfico de Drogas."

Chamando policiais do BOPE e do Choque pro confronto. isso pq alguém ai disse que os traficantes tem medo da PM e que correm quando dos BOPEs chegam na favela. Pena que não consegui gravar uma parte em que um Atirador de Elite do BOPE reclamava com outro PM dizendo "Cara ele ta andando no meio da rua com um AK na mão..."

25sec.

Reporter: "E agora o "Homem de Azul", ele está se abaixando, ele vai atirar..."
Policial 1: "Ele vai dar... Ele vai dar... Sai mané! sai dae!" (Falando pro Cinegrafista)
Policial 2: "O momento é dele hein..."

44sec.

Escutem os tiros de AK partindo de dentro da favela. O fogo concentrado em cima do intermitente. totalmente o contrário de alguns anos atrás onde os traficantes puxavam o gatilho até a munição acabar.

57sec.

Reporter: "Os traficantes estão vindo de todos os lados..."

Os traficantes cercaram o BOPE, Choque, 22 Batalhão e o GETAM. A Plena LUZ DO DIA na Leopoldo Bulhões, mais conhecida como "Faixa de Gaza". Isso é que eu chamo de "respeito a PM" e principalmente as suas "Unidades Especiais"

PS: A Favela Mandela-1 nem uma favela considerada "Forte"




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#50 Mensagem por ZeRo4 » Seg Mai 31, 2004 3:09 am

2. Morro do Dendê

http://mvconcept.spymac.net/dl/dende.mp3

destaques pra quem ta com preguiça de fazer o download :P

02sec.

Reporter: "Os tiros pareciam próximos, num beco a PM chegou a recuar diante do intenso tiroteio"

Que exemplo de medo e respeito... cercaram uma guarnição da PM dentro de um morro, ficaram fazendo tiro ao alvo neles e como a própria reporter frisou alguns segundos depois...

08sec.

Policial: Deu uns 5 ou 6 tiros de FAL recuando pra dentro de um beco...

Reparem que depois desses tiros a PM não atirou mais e ficou servindo apenas de alvo

17sec.

Policial: (Desesperado...) "Faz a retaguarda ai o mané!!! Faz a retaguarda hein.."

22sec.

Policial 1: "Eles tão aqui..."
Policial 2: "Tão em cima da lage aqui mano!"
Policial 3: "Nego em cima da lage? Se liga faz a retaguarda ai hein..."

27sec.

Reporter: "Os policiais pediram reforço, foram 30 minutos de medo. Os traficantes transformaram o grupo em alvo..."

Isso pq os traficantes correm qnd a PM sobe o morro né??? Então quem transformou essa Guarnição em alvo? espíritos de Traficantes mortos?

53sec.

Cinegrafista: "Nós batemos de frente... com cerca de 15 a 20 homens. "Nego" espalhado na laje, na escada... deram muitos tiros! a gente não sabia pra onde correr. Ficamos deitados no chão tomando tiro, eles dando tiro na gente. A gente achou que não ia sair de lá, tanto eu como os policiais que estavam lá, a gente achou que não ia sair de lá..."

Depoimento do cinegrafista que estava com os Policiais "ficamos deitados no chão tomando tiro..." mais uma vez eu repito... Alguém ai disse que a PM coloca os traficantes pra correr qnd sobe os morros. Não sei onde viram isso, nos nosticiários do RJ que não foi...




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#51 Mensagem por ZeRo4 » Seg Mai 31, 2004 3:09 am

4. Reportagem da Record "Poder Paralelo"

http://mvconcept.spymac.net/dl/reppoderparalelo.mp3

destaques pra quem ta com preguiça de fazer o download :P

1:36sec.

Reporter: "Numa operação de busca ao corpo de Tim Lopes, viramos alvo. Atravessando uma área descampada no alto do complexo do alemão, fomos surpreendidos... os traficantes atiraram"

Essa fato eu gostaria que vcs vissem no VÍDEO... traficantes atiraram em um grupo de policiais do BOPE qnd atravessavam um campinho de futebol no alto do morro! o mais engraçado foi a cara de dois soldados do BOPE de desespero quando os traficantes começaram a atirar... se jogaram no chão já com a mão no rádio pedindo apoio dos Helicópteros. Outro belo exemplo de medo e respeito.



5. Vila do Joao

http://mvconcept.spymac.net/dl/joao.mp3

destaques pra quem ta com preguiça de fazer o download :P

0sec.

Reporter: "Traficantes da Vila do João declararam guerra aos Policiais Militares..."

Outro "no comments" pra vcs. O medo e o respeito dos traficantes perante aos policiais é tão grande que os traficantes da Vila do João em um acesso de "não temos nada pra fazer!", sairam de DENTRO da favela (onde tem tamanha vantagem...) pra ir na Linha Amarela dar tiro no posto de policiamento do BPVE

08sec.

Reporter: "O posto de policiamento permanente do BPVE era o alvo dos criminosos..."

"posto de policiamento permanente do BPVE" é um posto na linha amarela de onde são comandadas as unidades do BPVE, funciona como um mini-batalhão. Coitados... o pessoal do BPVE (Batalhão de Policiamento em Vias Especiais) sofrem atentados diariamente. Eles patrulham grandes viass como a Brasil, Linhas Amarela e Vermelha. Essas vias são margeadas por favelas. é corriqueiro o pessoal da Vila do João sair de DENTRO da favela pra atacar policiais na via expressa. Outro ótimo exemplo de medo e respeito para com a PM correto?

24sec.

Reporter: "Os policiais forem obrigados a deitarem no chão para se protegerem das balas de fuzil que eram disparadas na direção deles. Árvores, postes e viaturas serviam de escudos..."

Aff... no comments




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#52 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Mai 31, 2004 12:26 pm

zero, quando a AK-47 foi lançada ela não foi provada em combate, mas assim mesmo os russos adotaram, sabe porque? Porque quando você adota um equipamento existe a possibilidade dele ser melhor do que o que ja existe o que lhe dara uma grande vantagem em relação aos inimigos, e só existe uma forma de saber se o equipamento novo é melhor, testando, então acho que deviam dar MD-97L para a polícia e exército para eles testarem (como fizeram com o MD-2) e dizerem se é melhor ou não (disseram não pro MD-2).

Quanto aos calibres (5,56x45mm, 7,62x39mm, 7,62x51mm), o uso deles depende da distância, para distâncias curtas (combates urbanos) o primeiro é o melhor (até os russos reconhecem isso e usam o calibre 5,45x39mm para combates urbanos), conforme a distância aumenta o peso da bala aumenta e passamos pelo 7,62x39mm até chegarmos ao 7,62x51mm, se a distância continuar aumentando passamos para o .338 lapua, por isso a decisão de qual calibre usar depende da distância em que a tropa ira combater, hoje o principal papel da infantaria é combater nas cidades, ou seja curta distância mas tendo alguns snipers (longa distância), sendo assim o EB escolheu 2 calibres para isso, o primeiro foi o 5,56x45mm e o segundo o 7,62x51mm, não faria diferença escolher o 5,56 ou 5,45, só mudaria o dono da patente o efeito seria basicamente o mesmo, para o segundo calibre se o EB escolhesse o 7,62x39mm o alcance das armas seria reduzido (algo que eles não querem), na minha opinião o calibre escolhido deveria ser o .300 Winchester aumentando o alcance das armas e usando toda a precisão da AGLC da imbel.

Quanto ao tráfico, no mundo inteiro 90 balas é o suficiente, se para aquele policial não foi é porque ele estava em uma desvantagem numérica muito grande (o que não deve acontecer, por melhor treinados que os soldados sejam não são "Rmabos") e se a situação chegou a tal ponto deveria convocar o exército para dar uma mãozinha com mais homens e quem sabe alguns tanques (quero ve a coragem dos traficantes contra toneladas de aço).




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#53 Mensagem por ZeRo4 » Seg Mai 31, 2004 11:38 pm

Marechal-do-ar escreveu:zero, quando a AK-47 foi lançada ela não foi provada em combate, mas assim mesmo os russos adotaram, sabe porque? Porque quando você adota um equipamento existe a possibilidade dele ser melhor do que o que ja existe o que lhe dara uma grande vantagem em relação aos inimigos, e só existe uma forma de saber se o equipamento novo é melhor, testando, então acho que deviam dar MD-97L para a polícia e exército para eles testarem (como fizeram com o MD-2) e dizerem se é melhor ou não (disseram não pro MD-2).

Quanto aos calibres (5,56x45mm, 7,62x39mm, 7,62x51mm), o uso deles depende da distância, para distâncias curtas (combates urbanos) o primeiro é o melhor (até os russos reconhecem isso e usam o calibre 5,45x39mm para combates urbanos), conforme a distância aumenta o peso da bala aumenta e passamos pelo 7,62x39mm até chegarmos ao 7,62x51mm, se a distância continuar aumentando passamos para o .338 lapua, por isso a decisão de qual calibre usar depende da distância em que a tropa ira combater, hoje o principal papel da infantaria é combater nas cidades, ou seja curta distância mas tendo alguns snipers (longa distância), sendo assim o EB escolheu 2 calibres para isso, o primeiro foi o 5,56x45mm e o segundo o 7,62x51mm, não faria diferença escolher o 5,56 ou 5,45, só mudaria o dono da patente o efeito seria basicamente o mesmo, para o segundo calibre se o EB escolhesse o 7,62x39mm o alcance das armas seria reduzido (algo que eles não querem), na minha opinião o calibre escolhido deveria ser o .300 Winchester aumentando o alcance das armas e usando toda a precisão da AGLC da imbel.

Quanto ao tráfico, no mundo inteiro 90 balas é o suficiente, se para aquele policial não foi é porque ele estava em uma desvantagem numérica muito grande (o que não deve acontecer, por melhor treinados que os soldados sejam não são "Rmabos") e se a situação chegou a tal ponto deveria convocar o exército para dar uma mãozinha com mais homens e quem sabe alguns tanques (quero ve a coragem dos traficantes contra toneladas de aço).


Não foi provada em combate porém seu "predecessor" o Stg.44 já tinha sido testado com exito na alemanha e é considerado o primeiro fuzil de assalto moderno do mundo. Acho que só isso é motivo suficiente para dotação do AK-47. Na minha opinião o problema com o MD-97L é que a munição utilizada já está se tornando ultrapassada.

É evidente que o uso da munição depende da distância, mas se formos pensar assim vmos dar pra cada soldado Brasileiro uma ZPU-2 para combates a "longas" distâncias?
Agora me responda com sinceridade qual o ÚNICO calibre que se mantém estável desde a WWII? te respondo... o 7,62x39mm Russo! Desde a carabina SKS essa munição vem sendo utilizada com sucesso. Enquanto os americanos já pularam (repito mais uma vez...) do .30-06 -> 7,62 OTAN -> 5,56 OTAN e agora 6.8mm! os Russos pularam para o que? 5,45 e rapidamente já voltaram seus projetos para o 7,62x39 pois entendem como ninguém que este atualmente é o melhor calibre para confrontos, pois tem uma boa letalidade a grandes distâncias e é relativamente leve.

Como eu disse a maioria dos novos Fuzis russos, apesar de também possuírem versões em 5,45 estão sendo dotados no velho, bom e confiável calibre 7,62x39! São eles o AN-94, AEK-97, OC-14, AK-103 e os novíssimos (estes bem diferentes em termos de funcionamento do AK-47) AK-104/105! todos em testes nas forças russas no 7,62x39, com excessão dos rifles de precisão SVD Dragunov. Não me leve a mal, quem não enxerga isso apenas não quer admitir que está errado.

No mundo inteiro 90 balas é o "suficiente" mas no RJ 90 balas não da pra sustentar nem 10 minutos de tiroteio em qualquer morro ou favlea cariocas. Pra vc ter noção do que são 90 balas... tem um proibidão que brinca com a propaganda da Nova Schin (O Famoso Experimenta...). O verso é o seguinte:

"O Bonde é pesadão é claro os alemão não tenta... Vai! Experimenta!!! Experimenta!!!
"De AK-47 e vários pente de 90... Vai! Experimenta!!! Experimenta!!!"
"Porque o bonde da Arará porta várias ferramentas... Vai! Experimenta!!! Experimenta!!!"
"De G-3, Sig-Sauer! FAP e .50! Vai! Experimenta!!! Experimenta!!!"

Desvantagem numérica é o que mais acontece aqui no RJ! dificilmente os Policiais estão em mesmo número que os bandidos (até a chegada do reforço...). E a situação do RJ já é delicada a muito tempo, e a presença do exército nas ruas já deveria estar acontecendo a muito tempo. Mas pessoas como vocês que ainda acham o problema "pequeno" impedem isso... e com o tempo o problema só piora.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#54 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Jun 01, 2004 12:05 am

Então porque não adotamos a stg 44? Por favor né? A tecnologia existe para ser usada, temos que desenvolver coisas novas para obtermos vantegens, ai testamos, se não obtermos exito voltamos ao antigo, quanto ao calibre os russos pensam diferente dos brasileiros quanto ao combate com a infantaria, eles acham que havera certa distância nos combates, ja os brasileiros não acreditam muito nisso, e se você quer saber o calibre 7,62x39mm ja esta ultrapassado, quem entende do assunto sabe disso, mas para não gerar gastos adicionais não querem troca-lo, o ideal seria um calibre mais fino, com a bala mais densa (feita com o interior de tungstênio ou chumbo por exemplo) e muito mais rapido (HIPERsônico), o que aumentaria o alcance, letalidade, e precisão (o preço tambem aumentaria um pouco, fazer o que? Não da para ganhar em tudo...) alem de diminuir o soco, quanto ao Rio, por mim teria um monte de tanques ocupando as favelas...




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#55 Mensagem por ZeRo4 » Ter Jun 01, 2004 2:17 am

Marechal-do-ar escreveu:Então porque não adotamos a stg 44? Por favor né? A tecnologia existe para ser usada, temos que desenvolver coisas novas para obtermos vantegens, ai testamos, se não obtermos exito voltamos ao antigo, quanto ao calibre os russos pensam diferente dos brasileiros quanto ao combate com a infantaria, eles acham que havera certa distância nos combates, ja os brasileiros não acreditam muito nisso, e se você quer saber o calibre 7,62x39mm ja esta ultrapassado, quem entende do assunto sabe disso, mas para não gerar gastos adicionais não querem troca-lo, o ideal seria um calibre mais fino, com a bala mais densa (feita com o interior de tungstênio ou chumbo por exemplo) e muito mais rapido (HIPERsônico), o que aumentaria o alcance, letalidade, e precisão (o preço tambem aumentaria um pouco, fazer o que? Não da para ganhar em tudo...) alem de diminuir o soco, quanto ao Rio, por mim teria um monte de tanques ocupando as favelas...


Não adotamos o Stg.44 pq já existe fuzis mais modernos. A tecnologia realmente esta ai para ser usada, porém é BURRICE tentar desenvolver algo novo, quando já existe no mercado soluções do mesmo porte que economizariam dinheiro, tempo e etc. Se fosse pra desenvolver algo como o XM-8 americano, tudo bem. Agora, tanto tempo pra desenvolver um fuzil que nem sabemos se terá a mesma performance dos atuais fuzis do mercado? O MD-97L vai ter o mesmo destino do AR-18. na minha opinião é burrice...

Os Russos pensam diferente dos Brasileiros? Okay! Nos últimos tempos em quantos conflitos o Brasil esteve envolvido? Nenhum. Nos últimos tempos quantos conflitos os Russos estiveram envolvidos? para ser específico nos últimos tempos, em quantos conflitos tivemos armamento RUSSO envolvido? Se pensarmos assim acredito que os Russos tem mais razão do que os Brasileiros numa linha de pensamento, acredito q nem há o que discutir.

Sobre o 7,62x39mm estar ultrapassado, Discordo! predileção por calibres sempre haverá, porém em praticamente TODOS os conflitos do século 20 e no começo do 21 armas Russas foram usadas massivamente... e eu NUNCA, quero dizer NUNCA! ouvi alguém reclamar do 7,62x39mm! já das Munições padrão "USA" eles nunca conseguiram até hoje que seus próprios soldados ficassem satisfeitos. Ou eram pesadas demais (.30-06 e 7,62 OTAN) ou eram ineficazes demais (5,56). Só para efeito de comparação...

AKs:

AKM -> 3,14 kg
AK-103 -> 3,40 kg
AK-104 -> 3,00 kg

US:

M-14 -> 5,1 kg
M-16 -> 3,77 kg

EU:

FAL -> 4,44 kg

"BR":

MD -> 4,4 kg

Mesmo na diminução de calibre (to comparando o MD pq sobre o MD-97L ninguém sabe! mas apenas como referência já que são parecidos) não conseguimos diminuir em quase nada o peso da arma, isso pq nós estamos "avançando" né?

Os AKs tanto AKM e o "AKM Moderno" pesam menos do que os respectivos rifles americanos, no caso o M-14 e o M-16 mesmo com munição de maior peso no caso do M-16. Realmente só não vê quem não quer...

Sobre testes de "laboratório", que a bala deveria ser assim, assado, com isso e aquilo outro. Se os testes de "laboratório" fossem 100% confiáveis
os americanos não estariam reclamando da 5,56 agora no Iraque, pq foi exaustivamente projetada, alias os americanos reclamam dessa porcaria desde o Vietnam, mais como somos "Paus mandados" e queremos tudo que os americanos tem... vmos atrás deles, mesmo sabendo que não é a opção correta. Depois ainda se acham nacionalistas.




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#56 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Jun 01, 2004 1:34 pm

1) O Brasil tem muita experência em combates de infantaria, combatemos a guerrilha do araguaia, lutamos diariamente contra guerrilheiros na amazônia e contra traficantes nos morros, sempre em distâncias de aproximadamente 100m (um pouco menos), para tais missões precisamos de um tipo de fuzil, os russos combatem na chechênia sempre a longa distância (mais de 200 metros), existem algumas diferenças, para os brasileiros é interessante ter uma arma que atira rajadas (e que seja precisa e controlavel durante essas rajadas) não importando muito o alcance da munição, para os russos não adianta atirar rajadas, mas é importante ter alcance, entendeu porque nós precisamos de uma coisa e eles de outra?

2) As únicas criticas ao calibre 5,56 foram no Vietnâ, nas Malvinas e na Chechênia, no Vietnâ ele não funcionou porque eram lotes recem fabricados, era uma munição de caça adaptada para atirar em armas automáticas e isso gerou muitas falhas, após a guerra resolveram esse problema, nas Malvinas e na Chechênia as criticas foram devido ao pequeno alcance das balas (a munição foi usada de forma errada nesses conflitos, ja que os combates aconteciam a mais de 200 metros), para resolver esse problema os EUA criaram a munição SS 109 tambem no calibre 5,56 só mais pesada o que aumenta seu alcance, nas demais guerras (afeganistão, guerra do golfo I e II) não houve criticas ao calibre e sim as armas americanas e inglesas (M16 e SA80 respectivamente) que serão substituidas por versões da G36 alemã (WOW a G36 tambem é calibre 5,56!!!).

3) A munição 7,62mm esta ultrapassada sim, ela não foi concebida em testes como a 7,92kurz, ela é uma cópia da alemã, suas pesquisas datam de 1943, hoje as polvoras evoluiram, e é preciso colocar menos pólvora para obter o mesmo efeito, o cálculo dos engenheiros alemães servia para as pólvoras da época e não servem mais hoje, alem do calibre ser grosso (e pesado) demais.

4) Que comparação é essa? Ha fuzis de diferentes comprimentos e diferentes precisões ai, as AKM e AK-104 são fuzis curtos, deviam ser comparados ao AR-15 e MD97LC, sem conta que é meio estúpido utilizar uma munição pesada em um fuzil curto (que serve para curtas distâncias), comparando a AK-103 com o MD-97L (que pesa 3,7kg só por curiosidade) ela é mais leve (300g mais leve), mas leva algumas disvantagens, tem menos cadência (600tpm da AK contra 800tpm da M-16 e 900tpm do MD-97L), cano mais curto (415mm da AK contra 508mm da M-16 e 435mm da MD-97L), mais soco alem de esquentar mais (ja vi AK pegar fogo depois de 100 tiros seguidos, ja vi o cano da M-16 ficar em brasa após 150 tiros seguidos, mas nunca vi alguma arma da Imbel ter problema com calor).

5) A MD-97L sera testada e se aprovada teremos um fuzil de qualidade (provavelmente supeior a AK), fabricado no Brasil e que não precisaremos pagar Roylates para os russos, belgas, americanos, alemães, etc.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#57 Mensagem por ZeRo4 » Ter Jun 01, 2004 11:40 pm

Marechal-do-ar escreveu:1) O Brasil tem muita experência em combates de infantaria, combatemos a guerrilha do araguaia, lutamos diariamente contra guerrilheiros na amazônia e contra traficantes nos morros, sempre em distâncias de aproximadamente 100m (um pouco menos), para tais missões precisamos de um tipo de fuzil, os russos combatem na chechênia sempre a longa distância (mais de 200 metros), existem algumas diferenças, para os brasileiros é interessante ter uma arma que atira rajadas (e que seja precisa e controlavel durante essas rajadas) não importando muito o alcance da munição, para os russos não adianta atirar rajadas, mas é importante ter alcance, entendeu porque nós precisamos de uma coisa e eles de outra?

2) As únicas criticas ao calibre 5,56 foram no Vietnâ, nas Malvinas e na Chechênia, no Vietnâ ele não funcionou porque eram lotes recem fabricados, era uma munição de caça adaptada para atirar em armas automáticas e isso gerou muitas falhas, após a guerra resolveram esse problema, nas Malvinas e na Chechênia as criticas foram devido ao pequeno alcance das balas (a munição foi usada de forma errada nesses conflitos, ja que os combates aconteciam a mais de 200 metros), para resolver esse problema os EUA criaram a munição SS 109 tambem no calibre 5,56 só mais pesada o que aumenta seu alcance, nas demais guerras (afeganistão, guerra do golfo I e II) não houve criticas ao calibre e sim as armas americanas e inglesas (M16 e SA80 respectivamente) que serão substituidas por versões da G36 alemã (WOW a G36 tambem é calibre 5,56!!!).

3) A munição 7,62mm esta ultrapassada sim, ela não foi concebida em testes como a 7,92kurz, ela é uma cópia da alemã, suas pesquisas datam de 1943, hoje as polvoras evoluiram, e é preciso colocar menos pólvora para obter o mesmo efeito, o cálculo dos engenheiros alemães servia para as pólvoras da época e não servem mais hoje, alem do calibre ser grosso (e pesado) demais.

4) Que comparação é essa? Ha fuzis de diferentes comprimentos e diferentes precisões ai, as AKM e AK-104 são fuzis curtos, deviam ser comparados ao AR-15 e MD97LC, sem conta que é meio estúpido utilizar uma munição pesada em um fuzil curto (que serve para curtas distâncias), comparando a AK-103 com o MD-97L (que pesa 3,7kg só por curiosidade) ela é mais leve (300g mais leve), mas leva algumas disvantagens, tem menos cadência (600tpm da AK contra 800tpm da M-16 e 900tpm do MD-97L), cano mais curto (415mm da AK contra 508mm da M-16 e 435mm da MD-97L), mais soco alem de esquentar mais (ja vi AK pegar fogo depois de 100 tiros seguidos, ja vi o cano da M-16 ficar em brasa após 150 tiros seguidos, mas nunca vi alguma arma da Imbel ter problema com calor).

5) A MD-97L sera testada e se aprovada teremos um fuzil de qualidade (provavelmente supeior a AK), fabricado no Brasil e que não precisaremos pagar Roylates para os russos, belgas, americanos, alemães, etc.


Guerrilha do Araguaia? tu quer comparar "guerrilha do araguaia" com Coréia, Vietnam, Chechênia, Iraque, Afeganistão, Somália e etc? Não quero desmerecer quem participou do Araguaia, mas vai ficar pequeno né? não leva a mal... mas não da nem pro começo. Não entendo vcs... dizem que traficantes não sabem atirar, que são uns merdas e depois falam de guerras em morros como parâmetro de comparação com guerras onde soldados tem no mínimo treinamento regular. E só pra das um "PS" pergunte aos PMs se eles preferem entrar no morro com um FAL/G3 ou com qualquer outro fuzil 5,56. Se tu quer uma arma que atire rajadas e seja "controlável" compre uma sub-metralhadora, é de fuzis que estamos falando.

As únicas críticas do calibre 5,56 foram no Vietnã??? só se tu durmiu de lá pra cá! pq em todas as guerras o pessoal reclama que é ineficaz a longas distâncias. Nas Malvinas a Guerra foi praticamente decidida pelo mar e pelo ar, a participação dos soldados foi tão pequena que não podemos fazer esse tipo de comparação. Na Chechênia os russos e chechenos usam AKs e suas variantes. O que o 5,56 tem haver com isso?

"munição foi usada de forma errada nesses conflitos, ja que os combates aconteciam a mais de 200 metros". Quer dizer que depois de adotarmos os MD-97L e o 5,56 faremos um pré-contrato com o inimigo dizendo:

Art 1. Os confrontos não aconteceram a mais de 200 metros.
Art 2. Para certificar a validação do confronto, é preciso um juiz de naturalidade neutra.

Nem vou colocar mais "artigos" pq já ta ficando ridículo. Numa guerra necessitamos estar preparado para tudo, e isso inclui combates a mais de 200 metros de distância. Mandaram projéteis mais "pesados" sim, para o Afeganistão e Iraque atualmente, porém os problemas continuaram. O Problema das armas é significativo, vem desde 1960! Tanto que os Seals preferiam usar o AK-47, G3 e o Norinco Type 56 ao invés do AR-15/M-16. Tanto o SA80 quanto o M-16 não serão substituidos pelo G36 e sim pelo XM-8 (Isso se a gente nem falar em programas de Modernização de Infantaria) que é uma versão bem melhor do G36 e vai utilizar calibre 6.8mm, que já se tem relatos de estar sendo testada no Iraque.

Sobre achar o G-36 muita coisa, lembro que ele guarda muita semelhança com o AR-18, que é a base do SA80. O SA80 não é muita coisa a mais que um AR-18 em versão Bullpub. Ou seja, no caso da Inglaterra estarão trocando "6 por meia dúzia".

Já falei que testes de laboratório não dizem nada. Se dissessem o FBI não tinha afundado a munição Winchester Silvertip depois do "Miami Shootout" pq apesar de não ter o efeito do stopping power desejado, trabalhou exatemente como foi projetada . O que importa sobre o 7,62x39mm é que em CAMPO nunca ouvi nenhum relato de problemas com a efetividade desta munição. Sobre o calibre ser pesado, não entendo o AK-103 carregado é mais leve que o M-16A2 carregado. E antes pesado e eficiente do que leve e não-eficiente. Se peso fosse problema, os Soldados Americanos não clamariam pela volta do M-14 em detrimento do AR-15/M-16 no Vietnam.

A minha comparação foi em termos de PESO, apesar do 7,62x39mm ser mais pesado que o 5,56, normalmente as armas Russas que o calçam tem um peso bem semelhante as armas americanas e européias com o 5,56 (O SA80 por ex. pesa 4,4kg). Dos AKM eu nem vou falar pq ninguém é louco de comprar AKMs pras forças armadas, isso é coisa de insurgente. Porém o AK-103, digo novamente AK-103! tem 90mm a menos de comprimento do cano. Acha muito significativo? se acha, mais uma vez estamos discutindo sobre armas erradas, vamos nos concentrar na discussão de um WA2000 x Dragunov, pq se tu disser que no meio de um combate 90mm a mais de cano fazem diferença, em termos de balística de fuzil, só se for em combate de Sniper. A "Estupidez" de se utilizar munição pesada em fuzis leves (incluindo ai praticamente uma sub-metralhadora o AKS-74U) esta dando certo em armas Russas desde a WWII. Os americanos já vão pra quarta troca de munição e não se consegue a efetividade que o 7,62x39mm tem.

Cadência de tiros??? tu acha que faz muita diferença de 800 por minuto pra 600??? Não estamos falando de Metralhadoras de Emprego Geral, e sim de FUZIS. Armas que devem ter alta cadência de tiros são sub-metralhadoras e metralhadoras, gostaria de lembra-lo (mais uma vez...) que a discussão aqui é sobre Fuzis! e não sobre MAG vs. M60 por exemplo.

AK pegar fogo depois de 100 tiros seguidos? Isso eu também NUNCA ouvi falar, tu deve ter uma ótima experiencia com fuzis de assalto pra trazer dados sobre o qual ninguém nunca ouviu falar sobre. Já fiquei sabendo que o Ruger Mini-14 dispara sozinho se a câmera estiver muito quente, porém essa do AK eu realmente nunca ouvi! tem um link confiável que confirme tal história? ou é só da boca pra fora? Mas, SE, for preciso dar mais de 100 tiros seguidos, a função é do homem que opera a "SAW" (Squad Automatic Weapon) e não dos fuzis de assalto normais. Nos EUA eles são dotados com a a Minimi, e na Russia com a RPK (versão do AK com cano maior e mais resistente) ou com a PKM (Metralhadora de Emprego Geral no estilo da MAG). Acho que tu ta esquecendo da principal característica dos Fuzis de Assalto, que é PRECISÃO! Se tu quer mais tiros por minuto, 200 tiros seguidos sem esquentar o cano ou precisão além do normal, tu ta falando de uma arma que não existe. É por isso que normalmente um esquadrão de combate é dotade de soldados com Fuzis de Assalto, Fuzis de precisão, Subs e Metralhadoras. Se os AKs não cumprem com essas satisfações com certeza o M-16 não cumpre e o MD-97L não cumprirá, pois são metas que nenhuma arma na terra possui.

5. Não pagaremos Royalites pra Belgas, Russos e nem Americanos. Porém veremos se essa "economia" foi boa para nós em caso de guerra, o que me lembra uma frase em particular:

"A diferença entre o sexo pago e o sexo grátis é que o sexo pago costuma sair mais barato"

Capiche?




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#58 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Jun 02, 2004 12:34 am

ZeRo4 escreveu:Guerrilha do Araguaia? tu quer comparar "guerrilha do araguaia" com Coréia, Vietnam, Chechênia, Iraque, Afeganistão, Somália e etc? Não quero desmerecer quem participou do Araguaia, mas vai ficar pequeno né? não leva a mal... mas não da nem pro começo. Não entendo vcs... dizem que traficantes não sabem atirar, que são uns merdas e depois falam de guerras em morros como parâmetro de comparação com guerras onde soldados tem no mínimo treinamento regular.

Iraque, Afeganistão, Somália, etc não foram combates urbanos, não valem a experiência (mesmo que pouca caso a guerrilha seja mal treinada, o que não é o caso).

Se tu quer uma arma que atire rajadas e seja "controlável" compre uma sub-metralhadora, é de fuzis que estamos falando.

Eu sei que estamos falando de fuzis, mais especificamente fuzis de assaulto, um meio termo entre os fuzis de "batalha" e as sub-metralhadoras, ele foi designado pelos alemães para ser controlavel e atirar rajadas muito uteis nos combates a curta distância.

As únicas críticas do calibre 5,56 foram no Vietnã??? só se tu durmiu de lá pra cá! pq em todas as guerras o pessoal reclama que é ineficaz a longas distâncias. Nas Malvinas a Guerra foi praticamente decidida pelo mar e pelo ar, a participação dos soldados foi tão pequena que não podemos fazer esse tipo de comparação. Na Chechênia os russos e chechenos usam AKs e suas variantes. O que o 5,56 tem haver com isso?

Na Chechênia a versão russa do 5,56 (o 5,45) foi usado.

"munição foi usada de forma errada nesses conflitos, ja que os combates aconteciam a mais de 200 metros". Quer dizer que depois de adotarmos os MD-97L e o 5,56 faremos um pré-contrato com o inimigo dizendo:

Art 1. Os confrontos não aconteceram a mais de 200 metros.
Art 2. Para certificar a validação do confronto, é preciso um juiz de naturalidade neutra.

Não precisamos fazer contrato nenhum, é só não expor a infantaria a campos abertos (que deviam ser ocupados por tanques), deixando os infantes apenas com as cidades e locais internos onde blindados não podem operar.
ps: na Selva amazônica quem combate são infantes, mas não existe combates a longa distância ja que a floresta la é tão denas que é dificil ver 100 metros a frente.

Tanto o SA80 quanto o M-16 não serão substituidos pelo G36 e sim pelo XM-8 (Isso se a gente nem falar em programas de Modernização de Infantaria) que é uma versão bem melhor do G36 e vai utilizar calibre 6.8mm, que já se tem relatos de estar sendo testada no Iraque.

Esse calibre 6.8mm é boato, onde você viu uma notícia concreta da utilização deles? E o XM-8 é uma carabina não um fuzil, o FUZIL usado pelas tropas inglesas sera a G36E, e o usado pelas tropas americanas sera o OICW cuja sua parte cinética é uma G36 adaptada.

Sobre achar o G-36 muita coisa, lembro que ele guarda muita semelhança com o AR-18, que é a base do SA80. O SA80 não é muita coisa a mais que um AR-18 em versão Bullpub. Ou seja, no caso da Inglaterra estarão trocando "6 por meia dúzia".

Aqui você esta muito enganado, o G36 é um fuzil novo, não tem semelhança com nenhum outro, seu sistema de tiro é uma grande evolução em relação aos demais fuzis, muito mais resistente, inclusive a HK tem um G36 de testes que ja ta no tiro número 60 mil e nada de precisar manutenção, quebrar, superaquecer ou qualquer coisa do tipo, ele é muito mais controlavel que o SA80 (inclusive o SA80 sera substituido pelo G36 por ser incontrolavel), os ingleses não comprariam uma arma alemã caso essa não estivesse muito a frente das armas deles ou de outros países (ingleses e alemães ainda vivem a richa das 2 GMs).

Já falei que testes de laboratório não dizem nada. Se dissessem o FBI não tinha afundado a munição Winchester Silvertip depois do "Miami Shootout" pq apesar de não ter o efeito do stopping power desejado, trabalhou exatemente como foi projetada . O que importa sobre o 7,62x39mm é que em CAMPO nunca ouvi nenhum relato de problemas com a efetividade desta munição. Sobre o calibre ser pesado, não entendo o AK-103 carregado é mais leve que o M-16A2 carregado. E antes pesado e eficiente do que leve e não-eficiente. Se peso fosse problema, os Soldados Americanos não clamariam pela volta do M-14 em detrimento do AR-15/M-16 no Vietnam.

Se não ouviu vai ouvi, os palestinos reclamaram muito das suas AKs que tinham um soco forte demais perto das M-16 usadas pelos soldados israelenses, e só usam essa arma por falta de opção.

Porém o AK-103, digo novamente AK-103! tem 90mm a menos de comprimento do cano. Acha muito significativo? se acha, mais uma vez estamos discutindo sobre armas erradas, vamos nos concentrar na discussão de um WA2000 x Dragunov, pq se tu disser que no meio de um combate 90mm a mais de cano fazem diferença, em termos de balística de fuzil, só se for em combate de Sniper.

90mm no cano significam um pouco mais de 10% de energia na bala (um pouco menos que a diferença entre o 7,62x39mm e 5,56x45mm), se você comparar o M-16 com a AK-104 a diferença de comprimento no cano passa a ser de 190mm, isso da uns 25% de diferença na energia, o suficiente para deixar a 5,56mm com mais alcance e mais letal, e ai pergunto, quem iria usar um calibre mais pesado, com menos alcance e menos letal para ter uma arma 770g mais leve?

A "Estupidez" de se utilizar munição pesada em fuzis leves (incluindo ai praticamente uma sub-metralhadora o AKS-74U) esta dando certo em armas Russas desde a WWII. Os americanos já vão pra quarta troca de munição e não se consegue a efetividade que o 7,62x39mm tem.

A AKS-74U utiliza o calibre 5,45x39mm que é mais leve que o 5,56mm, onde entra o 7,62 nisso?

Cadência de tiros??? tu acha que faz muita diferença de 800 por minuto pra 600??? Não estamos falando de Metralhadoras de Emprego Geral, e sim de FUZIS. Armas que devem ter alta cadência de tiros são sub-metralhadoras e metralhadoras, gostaria de lembra-lo (mais uma vez...) que a discussão aqui é sobre Fuzis! e não sobre MAG vs. M60 por exemplo.

Estamos falando de FUZIS DE ASSAULTO, armas automáticas cuja principal vantagem sobre outras arma é poder dar alguns tiros seguidos com relativa precisão, e nisso cadência conta sim, se você tem uma arma com 800 tpm ao invés de atirar 3 vezes você ira atirar 4, aumentando suas chances de acertar e tirar o inimigo de combate.

AK pegar fogo depois de 100 tiros seguidos? Isso eu também NUNCA ouvi falar, tu deve ter uma ótima experiencia com fuzis de assalto pra trazer dados sobre o qual ninguém nunca ouviu falar sobre. Já fiquei sabendo que o Ruger Mini-14 dispara sozinho se a câmera estiver muito quente, porém essa do AK eu realmente nunca ouvi! tem um link confiável que confirme tal história? ou é só da boca pra fora? Mas, SE, for preciso dar mais de 100 tiros seguidos, a função é do homem que opera a "SAW" (Squad Automatic Weapon) e não dos fuzis de assalto normais. Nos EUA eles são dotados com a a Minimi, e na Russia com a RPK (versão do AK com cano maior e mais resistente) ou com a PKM (Metralhadora de Emprego Geral no estilo da MAG). Acho que tu ta esquecendo da principal característica dos Fuzis de Assalto, que é PRECISÃO! Se tu quer mais tiros por minuto, 200 tiros seguidos sem esquentar o cano ou precisão além do normal, tu ta falando de uma arma que não existe. É por isso que normalmente um esquadrão de combate é dotade de soldados com Fuzis de Assalto, Fuzis de precisão, Subs e Metralhadoras. Se os AKs não cumprem com essas satisfações com certeza o M-16 não cumpre e o MD-97L não cumprirá, pois são metas que nenhuma arma na terra possui.

Tem esse video
http://1919a4.com/gca/kcr-killtheak.mpg
Repare como o cara atira mal :wink:
Quanto a capacidade de um fuzil atirar constantemente isso é muito valioso, em combates urbanos quando se esta em desvantagem numérica ter que esperar para poder atirar porque a arma superaqueceu pode custar sua vida, não sei como você tem certeza que o MD-97L não aguenta muitos tiros, afinal ele usa canos pesados da Imbel que é conhecida mundialemente pela qualidade de seus canos.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Balena
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 343
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 10:47 am

#59 Mensagem por Balena » Qua Jun 02, 2004 12:59 am

Prezados debatedores,

A respeito das gravações postadas pelo ZeRo4, realmente elas não me assustam e também não me impressionam, pois são fruto de uma imprensa sensacionalista que explora fatos isolados. Caso queiram discutir sobre bandido e polícia sugiro que criem um tópico em Assuntos Gerais com o título: "Bandido x Polícia"; porque este assunto não pertence a área militar, seja ela naval, terrestre ou aérea.

Esse negócio de cadência teórica realmente não é muito importante pra fuzil de assalto. Não sei se o Marechal do Ar quis valorizar a importância da cadência teórica em combate, acredito que ele queria frizar as capacidades técnicas do fuzil MD97L apenas.

A respeito da RPK esta esta para o FAP, assim como a PKM está para a MAG; em termos de emprego estritamente.

A respeito do calibre 6.8 mm, eu realmente não conheço, mas se ele for bom acho que deverá ser empregado em armamentos desenvolvidos e produzidos "made in Brasil".

Continuo sendo da opinião que calibres pesados não são bons para o emprego policial, pois as polícias combatem em um ambiente onde devem fazer o máximo para preservar a vida de civis. Na minha opinião o 5,56 é um bom calibre para fuzis de assalto de emprego policial, mas podem e devem ser apoiados por 7,62x51 de caçadores (vulgos "snipers"). A atividade policial diferentemente da atividade militar visa preservar vidas, mas é claro que em algumas situações selecionadas pode haver necessidade do emprego da Metralhadora de Apoio, devendo-se é claro dar preferência ao calibre 5,56.

Também continuo que, por razões operacionais, tropas de assaltos como Fuzileiros Navais, Paraquedistas e Aeromóveis devem empregar fuzis de assalto compactos com calibre menor (sugiro o 5,56). Por razões óbvias as tropas de assalto necessitam de leveza e agilidade, uma vez que, destinam-se a tomada rápida do terreno antes que ocorra a deterioração operacional que se dá à partir das primeiras 72 horas sem apoio.

Também sou um entusiasta de equipamentos russos (ou soviéticos), mas em termos de armas leves; prefiro os Alemães, Austríacos, Belgas, Tchecos e Suiços como referência. É uma questão de opinião. Acredito indústria bélica russa tem seu lugar de destaque no setor de armas leves, mas creio que possamos dar uma resposta a altura com o MD97L e outros armamentos leves nacionais.

Não podemos nos esquecer de armas como as Submetralhadoras (metralhadoras de mão na definição do EB) das entre as quais eu destaco as alemãs HK MP5 e MPK assim como suas variantes, que são consideradas as melhores submetralhadoras empregadas mundialmente pelos mais conceituados Grupos Táticos Policiais e Tropas Especiais Militares. O ambiente policial é, na maioria das vezes, um ambiente urbano, onde as subs tem seu lugar garantido como protagonistas. Vide como a guerrilha finlandesa derrotou a URSS empregando táticas de guerrilha urbana com suas Suomis. Depois dessa desastrosa invasão, os soviéticos a copiaram as Suomis, e; aí surgiu a PPSh-41, uma "pistola metralhadora calibre 7,62x25 mm. Mas para discutir "subs" e seu emprego deveríamos criar um outro tópico pois este aqui já está fugindo do seu objetivo.

Poderíamos criar um tópico sobre armamento policial, no qual eu sugeriria inclusive alguns armamentos um tanto quanto "pesados", mas que possuem indicações precisas como é o lança chamas. Que na verdade é uma excelente arma pra "desentocar" bandido entrincheirado.

Também poderíamos “importar” uns caras do Hezbollah e colocá-los para confrontar os marginais. Brincadeira. Mas diferentemente dos últimos eles representam uma força forte tática e tecnicamente, além de contarem com pesada motivação ideológica e religiosa. Nesse ponto considero o desafio de Israel mais difícil que o nosso, eu diria impossível. Ainda bem que Deus deixou pra nós (Brasil) apenas algumas bestas humanas cuja estupidez e coragem se resumem a uma condição de vantagem temporária e relativa obtida em situações onde as forças de segurança não estão de prontidão.

Mas vamos criar outro tópico.




Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

#60 Mensagem por ZeRo4 » Qua Jun 02, 2004 2:54 am

Marechal-do-ar escreveu:
ZeRo4 escreveu:Guerrilha do Araguaia? tu quer comparar "guerrilha do araguaia" com Coréia, Vietnam, Chechênia, Iraque, Afeganistão, Somália e etc? Não quero desmerecer quem participou do Araguaia, mas vai ficar pequeno né? não leva a mal... mas não da nem pro começo. Não entendo vcs... dizem que traficantes não sabem atirar, que são uns merdas e depois falam de guerras em morros como parâmetro de comparação com guerras onde soldados tem no mínimo treinamento regular.

Iraque, Afeganistão, Somália, etc não foram combates urbanos, não valem a experiência (mesmo que pouca caso a guerrilha seja mal treinada, o que não é o caso).

Se tu quer uma arma que atire rajadas e seja "controlável" compre uma sub-metralhadora, é de fuzis que estamos falando.

Eu sei que estamos falando de fuzis, mais especificamente fuzis de assaulto, um meio termo entre os fuzis de "batalha" e as sub-metralhadoras, ele foi designado pelos alemães para ser controlavel e atirar rajadas muito uteis nos combates a curta distância.

As únicas críticas do calibre 5,56 foram no Vietnã??? só se tu durmiu de lá pra cá! pq em todas as guerras o pessoal reclama que é ineficaz a longas distâncias. Nas Malvinas a Guerra foi praticamente decidida pelo mar e pelo ar, a participação dos soldados foi tão pequena que não podemos fazer esse tipo de comparação. Na Chechênia os russos e chechenos usam AKs e suas variantes. O que o 5,56 tem haver com isso?

Na Chechênia a versão russa do 5,56 (o 5,45) foi usado.

"munição foi usada de forma errada nesses conflitos, ja que os combates aconteciam a mais de 200 metros". Quer dizer que depois de adotarmos os MD-97L e o 5,56 faremos um pré-contrato com o inimigo dizendo:

Art 1. Os confrontos não aconteceram a mais de 200 metros.
Art 2. Para certificar a validação do confronto, é preciso um juiz de naturalidade neutra.

Não precisamos fazer contrato nenhum, é só não expor a infantaria a campos abertos (que deviam ser ocupados por tanques), deixando os infantes apenas com as cidades e locais internos onde blindados não podem operar.
ps: na Selva amazônica quem combate são infantes, mas não existe combates a longa distância ja que a floresta la é tão denas que é dificil ver 100 metros a frente.

Tanto o SA80 quanto o M-16 não serão substituidos pelo G36 e sim pelo XM-8 (Isso se a gente nem falar em programas de Modernização de Infantaria) que é uma versão bem melhor do G36 e vai utilizar calibre 6.8mm, que já se tem relatos de estar sendo testada no Iraque.

Esse calibre 6.8mm é boato, onde você viu uma notícia concreta da utilização deles? E o XM-8 é uma carabina não um fuzil, o FUZIL usado pelas tropas inglesas sera a G36E, e o usado pelas tropas americanas sera o OICW cuja sua parte cinética é uma G36 adaptada.

Sobre achar o G-36 muita coisa, lembro que ele guarda muita semelhança com o AR-18, que é a base do SA80. O SA80 não é muita coisa a mais que um AR-18 em versão Bullpub. Ou seja, no caso da Inglaterra estarão trocando "6 por meia dúzia".

Aqui você esta muito enganado, o G36 é um fuzil novo, não tem semelhança com nenhum outro, seu sistema de tiro é uma grande evolução em relação aos demais fuzis, muito mais resistente, inclusive a HK tem um G36 de testes que ja ta no tiro número 60 mil e nada de precisar manutenção, quebrar, superaquecer ou qualquer coisa do tipo, ele é muito mais controlavel que o SA80 (inclusive o SA80 sera substituido pelo G36 por ser incontrolavel), os ingleses não comprariam uma arma alemã caso essa não estivesse muito a frente das armas deles ou de outros países (ingleses e alemães ainda vivem a richa das 2 GMs).

Já falei que testes de laboratório não dizem nada. Se dissessem o FBI não tinha afundado a munição Winchester Silvertip depois do "Miami Shootout" pq apesar de não ter o efeito do stopping power desejado, trabalhou exatemente como foi projetada . O que importa sobre o 7,62x39mm é que em CAMPO nunca ouvi nenhum relato de problemas com a efetividade desta munição. Sobre o calibre ser pesado, não entendo o AK-103 carregado é mais leve que o M-16A2 carregado. E antes pesado e eficiente do que leve e não-eficiente. Se peso fosse problema, os Soldados Americanos não clamariam pela volta do M-14 em detrimento do AR-15/M-16 no Vietnam.

Se não ouviu vai ouvi, os palestinos reclamaram muito das suas AKs que tinham um soco forte demais perto das M-16 usadas pelos soldados israelenses, e só usam essa arma por falta de opção.

Porém o AK-103, digo novamente AK-103! tem 90mm a menos de comprimento do cano. Acha muito significativo? se acha, mais uma vez estamos discutindo sobre armas erradas, vamos nos concentrar na discussão de um WA2000 x Dragunov, pq se tu disser que no meio de um combate 90mm a mais de cano fazem diferença, em termos de balística de fuzil, só se for em combate de Sniper.

90mm no cano significam um pouco mais de 10% de energia na bala (um pouco menos que a diferença entre o 7,62x39mm e 5,56x45mm), se você comparar o M-16 com a AK-104 a diferença de comprimento no cano passa a ser de 190mm, isso da uns 25% de diferença na energia, o suficiente para deixar a 5,56mm com mais alcance e mais letal, e ai pergunto, quem iria usar um calibre mais pesado, com menos alcance e menos letal para ter uma arma 770g mais leve?

A "Estupidez" de se utilizar munição pesada em fuzis leves (incluindo ai praticamente uma sub-metralhadora o AKS-74U) esta dando certo em armas Russas desde a WWII. Os americanos já vão pra quarta troca de munição e não se consegue a efetividade que o 7,62x39mm tem.

A AKS-74U utiliza o calibre 5,45x39mm que é mais leve que o 5,56mm, onde entra o 7,62 nisso?

Cadência de tiros??? tu acha que faz muita diferença de 800 por minuto pra 600??? Não estamos falando de Metralhadoras de Emprego Geral, e sim de FUZIS. Armas que devem ter alta cadência de tiros são sub-metralhadoras e metralhadoras, gostaria de lembra-lo (mais uma vez...) que a discussão aqui é sobre Fuzis! e não sobre MAG vs. M60 por exemplo.

Estamos falando de FUZIS DE ASSAULTO, armas automáticas cuja principal vantagem sobre outras arma é poder dar alguns tiros seguidos com relativa precisão, e nisso cadência conta sim, se você tem uma arma com 800 tpm ao invés de atirar 3 vezes você ira atirar 4, aumentando suas chances de acertar e tirar o inimigo de combate.

AK pegar fogo depois de 100 tiros seguidos? Isso eu também NUNCA ouvi falar, tu deve ter uma ótima experiencia com fuzis de assalto pra trazer dados sobre o qual ninguém nunca ouviu falar sobre. Já fiquei sabendo que o Ruger Mini-14 dispara sozinho se a câmera estiver muito quente, porém essa do AK eu realmente nunca ouvi! tem um link confiável que confirme tal história? ou é só da boca pra fora? Mas, SE, for preciso dar mais de 100 tiros seguidos, a função é do homem que opera a "SAW" (Squad Automatic Weapon) e não dos fuzis de assalto normais. Nos EUA eles são dotados com a a Minimi, e na Russia com a RPK (versão do AK com cano maior e mais resistente) ou com a PKM (Metralhadora de Emprego Geral no estilo da MAG). Acho que tu ta esquecendo da principal característica dos Fuzis de Assalto, que é PRECISÃO! Se tu quer mais tiros por minuto, 200 tiros seguidos sem esquentar o cano ou precisão além do normal, tu ta falando de uma arma que não existe. É por isso que normalmente um esquadrão de combate é dotade de soldados com Fuzis de Assalto, Fuzis de precisão, Subs e Metralhadoras. Se os AKs não cumprem com essas satisfações com certeza o M-16 não cumpre e o MD-97L não cumprirá, pois são metas que nenhuma arma na terra possui.

Tem esse video
http://1919a4.com/gca/kcr-killtheak.mpg
Repare como o cara atira mal :wink:
Quanto a capacidade de um fuzil atirar constantemente isso é muito valioso, em combates urbanos quando se esta em desvantagem numérica ter que esperar para poder atirar porque a arma superaqueceu pode custar sua vida, não sei como você tem certeza que o MD-97L não aguenta muitos tiros, afinal ele usa canos pesados da Imbel que é conhecida mundialemente pela qualidade de seus canos.


Afeganistão tudo bem, mas Iraque e Somália não foram combates Urbanos? O que a gente menos viu na TV foram combates no Iraque FORA do perímetro urbano.

Eu sei que Fuzis também são designados pra dar rajadas e que essas rajadas devem ser o mais controladas e precisas possível, mais em qualquer Fuzil depois do burst de 3 ou 4 tiros não tem como se controlar nada, a não ser que o recuo seja nulo! e como existe a lei da ação e reação...

Na Chechênia o 5,45 é usado sim. Mas de longe em bem menor número que o 7,62x39mm principalmente entre os rebeldes. E grande parte deste contingente é usado pelo MVD em conjunto com armas no calibre 9x39mm.

Campos abertos ocupados por tanques? além de não podermos usar nossa infantaria devido ao pequeno alcance do 5,56 ainda perderíamos nossos tanques. Imagine a festa que Aviões e Helicópteros inimigos fariam com nossos tanques, seriam presas fáceis, vide o Iraque! Os A-10 devem ter brincado de tiro ao alvo. Fora o fato de que Tanques em campo aberto sem infantaria para proteção seriam presas ainda mais fácil pra infantaria inimiga usando armas anti-tanque leves.

O 6.8mm é boato? vou procurar no Sistema de Armas (Yahoo Groups) demandará tempo, já que faz tempo q li a notícia, mas chegaram a postar fotos da munição e inclusive um M-16 adaptado para dispará-la. Sobre o XM-8, duvido que o XM-29 (OICW) seja dotado em grande número nas forças americanas. Já viu o tamanho desse "trombolho" se eles já tão reclamando no Iraque que o M-16 é grande, imagine esse troço.

Link: http://world.guns.ru/assault/as14-e.htm

Heckler-Koch HK G36 assault rifle (Germany)

"The operating system appears to be a modification of the older American Armalite AR-18 rifle..."

Link: http://world.guns.ru/assault/as36-e.htm

Armalite AR-18 assault rifle (USA)

"The most interesting point about the AR-18 is that, while being a commercial failure, it served as a platform for some further development, which took place in various countries. First, the AR-18 design obviously served as a starting point for the ill-fated British SA80 / L85 bull-pup assault rifle..."

não preciso traduzir né ?

Como disse sobre os AKs, nunca ouvi falar. Sobre o AK ter o soco mais forte que o M-16 blz, como eu disse acima é a lei da ação e reação. Por outro lado nunca vi palestinos e árabes pedindo M-16. Já na outra ponta, sabe-se que os SEALs no Vietnam preferiam usar o AK-47 ou o HK-G3, e na guerra do Iraque recentemente, vários americanos trocaram seu M-16/M-4 por AK-47. Tenho inclusive a reportagem guardada com fotos e tudo (se não me engano foi postado nesse mesmo fórum...).

Continuo achando 90mm muito pouco pra efeito de comparação. 10% de energia na bala a que ponto? no momento que a bala está na boca do cano? pq depois de alguns metros acredito que a 5,56 perca feio pro 7,62x39mm em energia. Sobre comprar o M-16 com o AK-104, a Comparação deve ser feita com o AK-103! o AK-104 deveria ser comparado com o M-4. Sobre o AKS-74U esqueça... viajei total.

Não acredito que Cadência de Tiros conte tanto para fuzis de assalto, evidente que tem sua importância, mais Fuzil não foi feito pra disparar como sub-metralhadoras e metralhadoras. Sobre o vídeo do AK pegando fogo, infelizmente aqui deu "File not Found" se não for grande e puder passar por outro meio (ICQ ou E-mail) agradeço.

Eu não disse que o MD-97L não aguenta muitos tiros. Disse que certamente não aguentaria trabalhar no mesmo regime de uma RPK por exemplo, já que não foi desenvolvido para isso.




Editado pela última vez por ZeRo4 em Qua Jun 02, 2004 3:02 am, em um total de 1 vez.
As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Responder