P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36340
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3736 Mensagem por FCarvalho » Sáb Nov 18, 2023 2:15 am

A Embraer tem hoje debaixo da EDS várias empresas que foram incorporadas ao longo do tempo. Um dos resultados é o trabalho realizado no desenvolvimento dos radares com tecnologia AESA. Além deles, a empresa já detém tecnologia em diversos outros segmentos em sistemas C4ISR.

Se houvesse demanda constante e regular no país, seria possível fazer muita coisa aqui. Mas estaríamos cometendo o mesmo erro do Japão com o P-1.

Assim, a empresa vai buscar no mercado, como já foi indicado, parcerias para compor o que é até o momento apenas uma ideia. Os fornecedores dos E2 serão os primeiros da lista. Sobra conseguir gente para oferecer soluções em sistemas específicos que não se encontra em qualquer lugar. Mas a solução usada no KC-390 de utilizar o máximo possível de itens "de prateleira" e sem restrições, com certeza será usada também neste projeto. O que já é um grande diferencial para a concorrência.

A ver




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36340
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3737 Mensagem por FCarvalho » Sáb Abr 13, 2024 5:31 pm

FIDAE 2024 – FAB e Boeing mantém diálogos para o P-8 Poseidon
https://tecnodefesa.com.br/fidae-2024-f ... ment-47552

Os mascates da Boeing não vão deixar por menos essa história da Embraer dispor não apenas um concorrente, mas um concorrente de peso para o seu P-8 Poseidon.
E matar o projeto da empresa brasileira na raiz é o melhor jeito de fazer isso.
Já levaram os engenheiros. Levar o principal a meu ver hoje é muito mais fácil.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8823
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 427 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3738 Mensagem por Pablo Maica » Qua Mai 15, 2024 1:43 pm

Modernizamos 8 aeronaves para em cerca de 10 anos termos a frota reduzida a 25% de operacionalidade, e fazendo um esforço hercúleo com mais gasto de dinheiro para talvez chegar nos 50% (se o 7202 e o 7207 não apresentarem problemas nos próximos anos).

Voou o P-3AM Orion da FAB com as novas asas revitalizadas pela AKAER

https://forcaaerea.com.br/wp-content/uploads/2024/05/FAB7805_ASAS_MAI24_12.jpg
A aeronave FAB, matrícula FAB 7205, realizou com sucesso o voo de experiências realizado no dia 02 de maio, a partir da base aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.

Foram substituídos diversos elementos primários de conjuntos de asas, tais como revestimentos superiores, longarinas, painéis superiores e inferiores das caixas centrais, entre outros. Esse projeto evita a fadiga estrutural das asas, o que limitaria o tempo de uso das aeronaves.

A parceria entre a Akaer e a FAB iniciou-se no final de 2018, quando equipes da empresa brasileira participaram de treinamentos em uma empresa americana parceira do programa de revitalização das asas dos P-3AM Orion, que estenderá a vida útil destas aeronaves.

A partir de 2011 a FAB recebeu nove P-3AM Orion (matrículas 7200 à 7208), compradas de segunda mão da Marinha dos Estados Unidos e modernizadas na Espanha. Atualmente a frota operacional está composta por apenas duas aeronaves (7202 e 7207). Estima-se que a revitalização das asas trará outras duas aeronaves de volta a frota operacional, sendo uma delas o 7205 e a outra, possivelmente, o 7204.
Fonte: https://forcaaerea.com.br/voou-o-p-3am- ... ela-akaer/


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36340
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: P-3BR - Tripulantes da FAB começam o treinamento...

#3739 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 15, 2024 6:09 pm

Teríamos menos problemas se a FAB tivesse conseguido comprar as 5 unidades das 8 previstas adicionais dos SC-105, e que na prática já vem com quase tudo para patrulha e esclarecimento marítimo, além do SAR, só faltando o sistema que hoje está sendo empregado nos P-3.
Era só tirar esses sistemas e colocar nos CASA\Airbus e menos um problema no longo prazo para resolver.
A casca dos P-3 poderíamos doar ou vender para os argentinos, colombianos ou chilenos. E deixar eles fazer o que quisesse.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Responder