LeandroGCard escreveu:Wolfgang escreveu:A 18 km ou mais de altura, nicho do Raptor, qual o índice de umidade?
Geralmente muito pequeno, as nuvens mais densas já ficaram bem para baixo. A pior situação possível para quem quer se esconder de sensores IIR.
Leandro G. Card
Não vi o teto operacional do F-22, mas 18km é muito alto para ser o perifl normal de vôo. Normalmente nesses níveis, só aviões de reconhecimento, com grandes asas (U2, SR-71) ou o Mig-25 que era o interceptador para esses alvos.
Acima do FL500 os pilotos devem usar trajes pressurizados, pois se ocorrer uma despressurização é morte certa, devido a pressão o sangue literalmente ferve, sem falar que a manobrabilidade da aeronave reduz bastante.
O problema de umidade em equipamentos eletrônicos embarcados normalmente não se dá em vôo, e sim quando a aeronave está no solo, exposta a várias horas nesse ambiente. Uma vez energizado, a maioria dos componentes possui ar condicionado (seco), ventilação e o próprio aquecimento que minimizam esse problema.
Abraços