PAK FA - VOOU!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
PRick

Re: PAK FA - VOOU!!!

#901 Mensagem por PRick » Ter Fev 02, 2010 12:35 pm

Strike7 escreveu:
AlbertoRJ escreveu:A ìndia nem tá nessa lista que colocaram:
Mas opera Su-30MKI, vai de PAK-FA e ainda faz o seu Gripen que tem mais tecnologia própria que o sueco. Ainda faz bonito na Red Flag e em outros exercícios.
E o orçamento dá.

[]'s
E em contrapartida tem um dos piores indices de IDH, dentre os países em desenvolvimento.

Porém vale destacar que a importância estratégica dos investimentos militares Indianos, é diretamente relacionada com a posição geográfica do mesmo. Asia, área e interesse, Paquistão, China... Existem motivos e consequente necessidade.

No caso Brasileiro, é hora de parar de olhar para o retrovisor e passar a olhar para frente...

Como não canso de repetir, os gastos militares tem haver com o PIB Bruto, dado que não tem correspondência com IDH, renda per capta, mas a decisão política de gastar com armamento. Porém, o PIB bruto nos dá uma idéia de até onde se pode esticar esses gastos.

Sobre as medições, nenhuma é perfeita, todos os cálculos que transformam a realidade em números dependem de modelos estatísticos e matemáticos.

[]´s

Strike7
Intermediário
Intermediário

#902 Mensagem por Strike7 » Ter Fev 02, 2010 12:39 pm

PRick escreveu:
Strike7 escreveu:

E em contrapartida tem um dos piores indices de IDH, dentre os países em desenvolvimento.

Porém vale destacar que a importância estratégica dos investimentos militares Indianos, é diretamente relacionada com a posição geográfica do mesmo. Asia, área e interesse, Paquistão, China... Existem motivos e consequente necessidade.

No caso Brasileiro, é hora de parar de olhar para o retrovisor e passar a olhar para frente...

Como não canso de repetir, os gastos militares tem haver com o PIB Bruto, dado que não tem correspondência com IDH, renda per capta, mas a decisão política de gastar com armamento. Porém, o PIB bruto nos dá uma idéia de até onde se pode esticar esses gastos.

Sobre as medições, nenhuma é perfeita, todos os cálculos que transformam a realidade em números dependem de modelos estatísticos e matemáticos.

[]´s
Me desculpe mas tem certeza de que esta reposta foi direcionada a minha pessoa?

Eu não disse e de fato não faço idéia de qual seja a melhor medição.

Porém é fato que o cenário que cada país esta envolvido é fator primordial para definir os gastos direcionados a defesa.

PRick

#903 Mensagem por PRick » Ter Fev 02, 2010 12:43 pm

Strike7 escreveu:
PRick escreveu:

[]´s
Me desculpe mas tem certeza de que esta reposta foi direcionada a minha pessoa?

Eu não disse e de fato não faço idéia de qual seja a melhor medição.

Porém é fato que o cenário que cada país esta envolvido é fator primordial para definir os gastos direcionados a defesa.
Na verdade, peguei uma carona em seu post, minha resposta é mais no sentido geral das mensagens anteriores, e não somente a sua. :wink:

[]´s

felipexion
Sênior
Sênior
Agradeceu: 74 vezes
Agradeceram: 87 vezes

#904 Mensagem por felipexion » Ter Fev 02, 2010 12:44 pm

Strike7 escreveu:
Sábias palavras de Nelson Jobim! 8-]

[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
Strike7
Intermediário
Intermediário

#905 Mensagem por Strike7 » Ter Fev 02, 2010 12:45 pm

felipexion escreveu:
Strike7 escreveu:
Sábias palavras de Nelson Jobim! 8-]
Na verdade estas palavras são do General Heleno.. :wink:

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#906 Mensagem por AlbertoRJ » Ter Fev 02, 2010 12:46 pm

A intenção do GF, eu diria melhor, do Estado, é preparar o país para ter uma capacidade de Defesa, de dissuasão e mobilização, condizente com o tamanho da economia, da população e, por que não dizer, com um pretendido papel de potência regional. Países em situação semelhante têm Forças Armadas muitíssimo mais equipadas e dispendiosas.

Então realmente é hora de parar de olhar no retrovisor e passar a mirar para quem está à frente, como a Índia.

[]'s

Alberto -
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2985 vezes
Agradeceram: 2679 vezes

#907 Mensagem por P44 » Ter Fev 02, 2010 12:57 pm

pena é que essa intenção nunca mais passa a ser realidade

*Turn on the news and eat their lies*
Strike7
Intermediário
Intermediário

#908 Mensagem por Strike7 » Ter Fev 02, 2010 1:03 pm

P44 escreveu:pena é que essa intenção nunca mais passa a ser realidade
Poderia dissertar mais sobre???

Não compreendi sua colocação...

Thor
Sênior
Sênior
Agradeceu: 34 vezes
Agradeceram: 185 vezes

#909 Mensagem por Thor » Ter Fev 02, 2010 1:09 pm

AlbertoRJ escreveu:A intenção do GF, eu diria melhor, do Estado, é preparar o país para ter uma capacidade de Defesa, de dissuasão e mobilização, condizente com o tamanho da economia, da população e, por que não dizer, com um pretendido papel de potência regional. Países em situação semelhante têm Forças Armadas muitíssimo mais equipadas e dispendiosas.

Então realmente é hora de parar de olhar no retrovisor e passar a mirar para quem está à frente, como a Índia.

[]'s
Porcentagem do PIB investido em gastos militares

Brasil India
2004 1.5 2.9
2005 1.5 2.8
2006 1.4 2.6
2007 1.5 2.5

Gastos militares do Brasil estão muito abaixo dos demais Brics

FABRÍCIA PEIXOTO
da BBC Brasil, em Brasília

Se no lado econômico os Brics --Brasil, Rússia, Índia e China-- têm semelhanças e potenciais de crescimento comparáveis, quando o assunto é defesa o Brasil tem "outra realidade".
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ ... 5217.shtml
Comparado ao orçamento de outros países, pode ser que seja mal distribuído no Brasil, uma vez que desse montante, menos de 20% vai para custeio e investimento. No Brasil tenta se pregar uma distribuição de renda menos desigual, não sei quanto ganha um soldado na China ou Índia, por exemplo, nem como é são as leis trabalhistas nem o processo de pensão naqueles países. Sei que Oficiais Superiores/Generais são quase marajás em alguns países asiáticos.

Brasil acima de tudo!!!
felipexion
Sênior
Sênior
Agradeceu: 74 vezes
Agradeceram: 87 vezes

#910 Mensagem por felipexion » Ter Fev 02, 2010 2:30 pm

Strike7 escreveu:
felipexion escreveu: Sábias palavras de Nelson Jobim! 8-]
Na verdade estas palavras são do General Heleno.. :wink:
O NJ que falou para o Heleno! :wink:
Você não foi o único a ouvir a entrevista...

[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
P44
Sênior
Sênior

#911 Mensagem por P44 » Ter Fev 02, 2010 3:30 pm

Strike7 escreveu:
P44 escreveu:pena é que essa intenção nunca mais passa a ser realidade
Poderia dissertar mais sobre???

Não compreendi sua colocação...

FX-2, the never ending story ? :roll:

mas isso não é para este tópico e já cansei do tópico apropriado

Vitor
Sênior
Sênior

#912 Mensagem por Vitor » Qua Fev 03, 2010 1:13 am

Rapaz...esse avião ainda tem um jeitão muito grande de Sukhoi, eu estou bastante cético sobre o quão stealth ele é, definitivamente muito menos que o F-22, eu chutaria sendo um pouco mais furtivo Rafale/Eurofighter em configuração limpa.

Mas bem, ainda falta muitos anos para ficar operacional, as turbinas estão longe de estarem prontas.

NÃO À DROGA! NÃO AO CRIME LEGALIZADO! HOJE ÁLCOOL, AMANHÃ COGUMELO, DEPOIS NECROFILIA! QUANDO E ONDE IREMOS PARAR?
Carlos Mathias

#913 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Fev 03, 2010 1:48 am

:lol: :lol: :lol: :lol:

É muita técnica avaliativa junta, meu Deus!!!!

P44
Sênior
Sênior

#914 Mensagem por P44 » Qua Fev 03, 2010 6:12 am

estes grandes técnicos que por aqui polulam, por coincidência grandes amigos dos americanos, deviam procurar emprego na indústria aeronáutica, afinal que grandes perdas para a ciência, alguém que arranje os contactos da sukhoi para que eles expliquem ao imbecis dos engenheiros de lá que eles nem aviões sabem conceber.

Quantos Nobels perdidos por aqui, oh má sorte!

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#915 Mensagem por Penguin » Qua Fev 03, 2010 7:49 am

Carlos Mathias escreveu:Prick, não se esqueça da aproximação Rússia + França. Está à vista. :wink:

Diluir custos, integração de armas, sensores e tecnologias de fabricação...
Não é isso que diz o END francês. A França está e vai priorizar desenvolvimentos conjuntos com países da UE e OTAN: FREMM, A-400, nEUROn, Meteor, Aster, Scalp, Scorpene, etc.

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Responder