Força Aérea do Chile: notícias

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36502
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3156 vezes

Re: Força Aérea do Chile: notícias

#91 Mensagem por FCarvalho » Qui Jan 20, 2022 12:24 pm

Pablo Maica escreveu: Qua Jan 19, 2022 10:29 pm Eu conheço pouco, para não dizer nada sobre a capacidade de detecção e acompanhamento de superfície do EL/M-2075, e nesse caso acho que o AN/APY-2 pode ser uma boa adição de capacidade, afinal dizem que quando esse negócio está no ar, ninguém se coça sem que seja detectado, ainda mais agora que o sul do chile está pegando fogo com movimentos de guerrilha. Tem plataformas mais modernas e que muito provavelmente são mais baratas de operar, e trarão menos problemas logísticos? Sim, mas vai saber o que se passa na cabeça do pessoal lá no chile.
Um abraço e t+ :)
Sem uma ameaça real e concreta de fora que justifique uma compra mais do que de oportunidade, sobra mesmo olhar para o teatro interno.
Além de manter uma capacidade nesta área que eles já tem há muitos anos, e que só a FAB, e em muito menor condições a FAC, possuem.
A ver mais para frente se os motivos reais desta compra se revelam.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60696
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6379 vezes
Contato:

Re: Força Aérea do Chile: notícias

#92 Mensagem por Túlio » Qui Jan 20, 2022 2:15 pm

gabriel219 escreveu: Qua Jan 19, 2022 6:28 pm
A questão não é ser bom ou não. O E-3C é ótimo para o período em que ele foi concebido, década de 90 e anos 2000, só. Não teve MLU, então seus componentes estão até o osso, além de terem motores diferentes dos KC's originais. As células devem estar só o osso também.

Além de outro problema é ser PESA, que, mais uma vez, era ótimo pra sua época, porém hoje é facilmente jammeável.

Praticamente não fará diferença alguma além do aumento da consciência situacional, a não ser que o Peru adquiria um AEW&C. O Chile já possui uma ampla vantagem em relação ao Peru. Argentina é nula, assim como o restante dos vizinhos. Logo, uma compra de AEW não precisaria de urgência e uma aeronave desse tipo poderia ser adquirida nova, com AESA, de preferência.
IMHO, o que conta são as necessidades específicas do Operador, não importa se outros precisam de coisas muito mais sofisticadas (vide EW do Gripen da FAB vs EW do Gripen da Flygvapnet); p ex, para o UK a possibilidade de um PESA ser jammeado pelos Russos é real; mas para o Chile, há este risco por parte de Argentinos, Bolivianos e Peruanos, que são os seus únicos e nada amistosos vizinhos?

Reitero que cada País tem suas características e muitos as têm muito diferentes: para o Brasil (longo e largo) um AEW/AWACS pode ser usado como um meio essencialmente DEFENSIVO, pois tem muito território para cobrir e pouco radar para isso; já o Chile só tem comprimento e neste é totalmente radarizado, com a vantagem extra de que dois dos seus três vizinhos precisam "pular a cordilheira" (expondo-se aos radares terrestres) para mandar meia dúzia de Skyhawk e (birutagem mas...) um punhado de Treinadores K-8 feitos pelos chinas; disso o que não fosse derrubado pela AAAe o seria pelos F-5 e F-16 em modo GCI, ou seja, sem necessidade de AEW/AWACS, que para eles é puramente OFENSIVO; mesmo que o Perú consiga botar no ar meia dúzia de matusas com seus poderosíssimos Magic 2 e S-530 a interceptação ainda seria por AAAe e, se necessários, os caças usariam igualmente GCI. A josta ia ser no depois, quando os "weones" :mrgreen: montassem seu contra-ataque, aí sim, sai da frente que F-16 com AMRAAM e Python 5 escravizado ao Targo e tudo isso linkado a um E-3 nenhum dos três tem como segurar, é apanhar parado e depois se render.

Não há como comparar as necessidades do Chile com as do UK nem as de ambos com as do Brasil, EUA ou sei lá, Índia, para dizer alguma coisa, a todos o sapato aperta de maneira e em lugares diferentes, não sei como explicar isso melhor.




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13548
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2311 vezes

Re: Força Aérea do Chile: notícias

#93 Mensagem por gabriel219 » Qui Jan 20, 2022 2:28 pm

Túlio escreveu: Qui Jan 20, 2022 2:15 pm
gabriel219 escreveu: Qua Jan 19, 2022 6:28 pm
A questão não é ser bom ou não. O E-3C é ótimo para o período em que ele foi concebido, década de 90 e anos 2000, só. Não teve MLU, então seus componentes estão até o osso, além de terem motores diferentes dos KC's originais. As células devem estar só o osso também.

Além de outro problema é ser PESA, que, mais uma vez, era ótimo pra sua época, porém hoje é facilmente jammeável.

Praticamente não fará diferença alguma além do aumento da consciência situacional, a não ser que o Peru adquiria um AEW&C. O Chile já possui uma ampla vantagem em relação ao Peru. Argentina é nula, assim como o restante dos vizinhos. Logo, uma compra de AEW não precisaria de urgência e uma aeronave desse tipo poderia ser adquirida nova, com AESA, de preferência.
IMHO, o que conta são as necessidades específicas do Operador, não importa se outros precisam de coisas muito mais sofisticadas (vide EW do Gripen da FAB vs EW do Gripen da Flygvapnet); p ex, para o UK a possibilidade de um PESA ser jammeado pelos Russos é real; mas para o Chile, há este risco por parte de Argentinos, Bolivianos e Peruanos, que são os seus únicos e nada amistosos vizinhos?

Reitero que cada País tem suas características e muitos as têm muito diferentes: para o Brasil (longo e largo) um AEW/AWACS pode ser usado como um meio essencialmente DEFENSIVO, pois tem muito território para cobrir e pouco radar para isso; já o Chile só tem comprimento e neste é totalmente radarizado, com a vantagem extra de que dois dos seus três vizinhos precisam "pular a cordilheira" (expondo-se aos radares terrestres) para mandar meia dúzia de Skyhawk e (birutagem mas...) um punhado de Treinadores feitos pelos chinas; disso o que não fosse derrubado pela AAAe o seria pelos F-5 e F-16 em modo GCI, ou seja, sem necessidade de AEW/AWACS, que para eles é puramente OFENSIVO; mesmo que o Perú consiga botar no ar meia dúzia de matusas com seus poderosíssimos Magic 2 e S-530 a interceptação ainda seria por AAAe e, se necessários, os caças usariam igualmente GCI. A josta ia ser no depois, quando os "weones" :mrgreen: montassem seu contra-ataque, aí sim, sai da frente que F-16 com AMRAAM e Python 5 escravizado ao Targo e tudo isso linkado a um E-3 nenhum dos três tem como segurar, é apanhar parado e depois se render.

Não há como comparar as necessidades do Chile com as do UK nem as de ambos com as do Brasil, EUA ou sei lá, Índia, para dizer alguma coisa, a todos o sapato aperta de maneira e em lugares diferentes, não sei como explicar isso melhor.
Mas esse não era o ponto, Túlio, mas o quão valeria a pena gastar dinheiro pra manter o E-3 operando e não vai ser por muito tempo, pois é um 707 e há escassez de peças pra essa aeronave no mercado. Não sei quanto ao motor, pois não é o original da Boeing.

Quanto ao trecho abaixo, você simplesmente sintetizou o porque de eu não fazer a compra dos E-3, focando recursos em outra empreitada: não fará diferença contra esses adversários.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60696
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6379 vezes
Contato:

Re: Força Aérea do Chile: notícias

#94 Mensagem por Túlio » Qui Jan 20, 2022 4:13 pm

gabriel219 escreveu: Qui Jan 20, 2022 2:28 pm
Mas esse não era o ponto, Túlio, mas o quão valeria a pena gastar dinheiro pra manter o E-3 operando e não vai ser por muito tempo, pois é um 707 e há escassez de peças pra essa aeronave no mercado. Não sei quanto ao motor, pois não é o original da Boeing.
Eu sempre tendo a concordar com isso de "escassez de peças", até lembrar que as PMCs "voadoras" como ARES e DRAKEN, entre outras, voam e muito aviões que as Forças Aéreas costumam usar para decorar praças e enfeitar portões de Bases: qual o segredo delas para fazer isso sendo EMPRESAS PRIVADAS, logo, ou oferecem um produto necessário e com bom custo-benefício ou fecham as portas?

E o Chile não é nenhum novato nisso, o Boeing 707 da LAN Chile que foi transformado em Israel no avião chamado Condor já era véio e estava fora de produção fazia uns 15 anos, e mesmo assim tem operado desde um quarto de século sem maiores problemas, que eu saiba. Substituir 707 por 707 (usam KC-135 também, para REVO dos Vipers) não parece ser problema para eles, e com os cupinchas que têm... 8-]
gabriel219 escreveu: Qui Jan 20, 2022 2:28 pm Quanto ao trecho abaixo, você simplesmente sintetizou o porque de eu não fazer a compra dos E-3, focando recursos em outra empreitada: não fará diferença contra esses adversários.
Não para se defender mas, como será o inferno se for usado para atacar, IMHO torna-se um valiosíssimo fator de deterrência, pela intimidação.




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13548
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2311 vezes

Re: Força Aérea do Chile: notícias

#95 Mensagem por gabriel219 » Qui Jan 20, 2022 4:50 pm

Túlio escreveu: Qui Jan 20, 2022 4:13 pm Eu sempre tendo a concordar com isso de "escassez de peças", até lembrar que as PMCs "voadoras" como ARES e DRAKEN, entre outras, voam e muito aviões que as Forças Aéreas costumam usar para decorar praças e enfeitar portões de Bases: qual o segredo delas para fazer isso sendo EMPRESAS PRIVADAS, logo, ou oferecem um produto necessário e com bom custo-benefício ou fecham as portas?

E o Chile não é nenhum novato nisso, o Boeing 707 da LAN Chile que foi transformado em Israel no avião chamado Condor já era véio e estava fora de produção fazia uns 15 anos, e mesmo assim tem operado desde um quarto de século sem maiores problemas, que eu saiba. Substituir 707 por 707 (usam KC-135 também, para REVO dos Vipers) não parece ser problema para eles, e com os cupinchas que têm... 8-]
Não entendi.

Em momento algum eu disse que não irão operar por falta de peça, disse em escassez. Ou seja, isso traduz em elevado custo operacional pra uma FA que opera com USD 600 mi.
Túlio escreveu: Qui Jan 20, 2022 4:13 pm Não para se defender mas, como será o inferno se for usado para atacar, IMHO torna-se um valiosíssimo fator de deterrência, pela intimidação.[/Justificar]
Não entendi, qual seria o inferno para atacar?




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60696
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6379 vezes
Contato:

Re: Força Aérea do Chile: notícias

#96 Mensagem por Túlio » Qui Jan 20, 2022 5:17 pm

gabriel219 escreveu: Qui Jan 20, 2022 4:50 pm
Túlio escreveu: Qui Jan 20, 2022 4:13 pm Eu sempre tendo a concordar com isso de "escassez de peças", até lembrar que as PMCs "voadoras" como ARES e DRAKEN, entre outras, voam e muito aviões que as Forças Aéreas costumam usar para decorar praças e enfeitar portões de Bases: qual o segredo delas para fazer isso sendo EMPRESAS PRIVADAS, logo, ou oferecem um produto necessário e com bom custo-benefício ou fecham as portas?

E o Chile não é nenhum novato nisso, o Boeing 707 da LAN Chile que foi transformado em Israel no avião chamado Condor já era véio e estava fora de produção fazia uns 15 anos, e mesmo assim tem operado desde um quarto de século sem maiores problemas, que eu saiba. Substituir 707 por 707 (usam KC-135 também, para REVO dos Vipers) não parece ser problema para eles, e com os cupinchas que têm... 8-]
Não entendi.

Em momento algum eu disse que não irão operar por falta de peça, disse em escassez. Ou seja, isso traduz em elevado custo operacional pra uma FA que opera com USD 600 mi.
Ué, foi o exato termo que usei. ESCASSEZ (aliás, um dos mais belos e convincentes argumentos pró-₿ITCOIN) sempre vai significar MAIS CARO, mas minha questão foi outra: como empresas PRIVADAS conseguem oferecer serviços "Aggressor" de boa qualidade a custo competitivo com os das Forças estatais usando aeronaves que estas mesmas Forças deram baixa por causa da mesmíssima "escassez de peças"? Como conseguem o objetivo de toda empresa, que é pagar suas contas e ainda ter LUCRO? Não perguntei para provocar, é que eu não sei mesmo, mas bem que gostaria.
gabriel219 escreveu: Qui Jan 20, 2022 4:50 pm
Túlio escreveu: Qui Jan 20, 2022 4:13 pm Não para se defender mas, como será o inferno se for usado para atacar, IMHO torna-se um valiosíssimo fator de deterrência, pela intimidação.[/Justificar]
Não entendi, qual seria o inferno para atacar?
Mencionei antes. Os três citados têm cobertura AAe ainda pior do que a nossa, é tipo no que nego ouvir o barulho dos jatos, já vai se enfiando no buraco mais fundo que achar, depois fica ouvindo os estrondos e rezando para que uma bomba ou bomblet não lhe caia em cima; ninguém quer estar nesta situação (bem, talvez A UCRÂNIA :mrgreen: ).




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13548
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2311 vezes

Re: Força Aérea do Chile: notícias

#97 Mensagem por gabriel219 » Qui Jan 20, 2022 6:08 pm

Túlio escreveu: Qui Jan 20, 2022 5:17 pm
Ué, foi o exato termo que usei. ESCASSEZ (aliás, um dos mais belos e convincentes argumentos pró-₿ITCOIN) sempre vai significar MAIS CARO, mas minha questão foi outra: como empresas PRIVADAS conseguem oferecer serviços "Aggressor" de boa qualidade a custo competitivo com os das Forças estatais usando aeronaves que estas mesmas Forças deram baixa por causa da mesmíssima "escassez de peças"? Como conseguem o objetivo de toda empresa, que é pagar suas contas e ainda ter LUCRO? Não perguntei para provocar, é que eu não sei mesmo, mas bem que gostaria.
Ai vai ter que questionar as empresas privadas, aonde ética é algo que inexiste nesse ramo.
Túlio escreveu: Qui Jan 20, 2022 5:17 pmMencionei antes. Os três citados têm cobertura AAe ainda pior do que a nossa, é tipo no que nego ouvir o barulho dos jatos, já vai se enfiando no buraco mais fundo que achar, depois fica ouvindo os estrondos e rezando para que uma bomba ou bomblet não lhe caia em cima; ninguém quer estar nesta situação (bem, talvez A UCRÂNIA :mrgreen: ).[/Justificar]
Sim, exato. Sendo assim, com ou sem E-3, a FACh passa por cima da FAP, FAA e FABo. Por isso, na minha opinião, o custo de aquisição, treinamento, manutenção e horas de vôo dos E-3 - apenas isso, pois duvido que irão modernizar, sendo que a opção seria o E/L-2085 ou APY-9, que custam o olho da cara e ainda teria que haver adaptações importantes, especialmente na parte de fornecimento de energia - seriam melhor aproveitados em outras questões, mas sei lá.

O engraçado é ver gente falando que o E-3 é superior ao E-99M. Isso chega a doer!




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60696
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6379 vezes
Contato:

Re: Força Aérea do Chile: notícias

#98 Mensagem por Túlio » Qui Jan 20, 2022 6:24 pm

gabriel219 escreveu: Qui Jan 20, 2022 6:08 pm
Ai vai ter que questionar as empresas privadas, aonde ética é algo que inexiste nesse ramo.
Talvez nossos conceitos de ÉTICA sejam divergentes, porque o último lugar onde eu a procuraria ia ser em uma repartição estatal, civil ou militar, e não falo por achismo mas, por razões que podes muito bem imaginar, não me estenderei (fora ser pra lá de OT, o Moderador ia acabar me dando um puxão de orelha), e também não irei mais comparar coisas como COMPETÊNCIA entre um e outro setor.
gabriel219 escreveu: Qui Jan 20, 2022 6:08 pm Sim, exato. Sendo assim, com ou sem E-3, a FACh passa por cima da FAP, FAA e FABo. Por isso, na minha opinião, o custo de aquisição, treinamento, manutenção e horas de vôo dos E-3 - apenas isso, pois duvido que irão modernizar, sendo que a opção seria o E/L-2085 ou APY-9, que custam o olho da cara e ainda teria que haver adaptações importantes, especialmente na parte de fornecimento de energia - seriam melhor aproveitados em outras questões, mas sei lá.

O engraçado é ver gente falando que o E-3 é superior ao E-99M. Isso chega a doer!
Nessas partes nem me cabe entrar: se os que decidem pela FACh acham bueno pra ela, eu concordo, pois só os vejo acertando, basta ver que eles estão voando F-16 faz uma pá de anos e nós recém recebendo os primeiros Gripen.




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Duka
Avançado
Avançado
Mensagens: 663
Registrado em: Qua Out 12, 2005 8:03 pm
Localização: Lajeado, RS
Agradeceram: 146 vezes

Re: Força Aérea do Chile: notícias

#99 Mensagem por Duka » Sex Jan 21, 2022 11:14 am

Na minha opinião é óbvio que existem opções muito mais capazes no mercado (E-99 por exemplo). Mas, considerando que o Chile não está com recursos sobrando para comprar um avião melhor, e eles tem os rivais regionais bem mapeados, me parece uma boa estratégia comprar "o que dá". Em níveis de dissuasão regional creio que vale a pena manter uma pulga atrás da orelha do Peru e Argentina quanto a capacidade de detecção e operacionalidade dos vetores (já muda a equação do "pagar pra ver").

O ótimo é inimigo do bom.




Abraços
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13548
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2311 vezes

Re: Força Aérea do Chile: notícias

#100 Mensagem por gabriel219 » Sex Jan 21, 2022 3:51 pm

Duka escreveu: Sex Jan 21, 2022 11:14 am Na minha opinião é óbvio que existem opções muito mais capazes no mercado (E-99 por exemplo). Mas, considerando que o Chile não está com recursos sobrando para comprar um avião melhor, e eles tem os rivais regionais bem mapeados, me parece uma boa estratégia comprar "o que dá". Em níveis de dissuasão regional creio que vale a pena manter uma pulga atrás da orelha do Peru e Argentina quanto a capacidade de detecção e operacionalidade dos vetores (já muda a equação do "pagar pra ver").

O ótimo é inimigo do bom.
Esse é o exato problema em que vejo: pouco dinheiro, especialmente para operar o E-3D, em que não mudará a vantagem que o Chile já possua.

Eu pensaria diferente se o Peru estivesse adquirindo até mais MiG-29, pouco mais novos, da versão "M2", com Zhuk-MF ou superior, ai o Chile estaria com problemas, já que seriam aeronaves com eletrônica superior e mísseis até equiparáveis aos seus, os R-77. Os MiG-29SMT dos Peruanos possuem Jammers Ativos, embora não achei qual modelo seria. Teoricamente, se operacionais e dependendo de qual for, podem ser um problema pro radar PESA do E-3.

Mas vejo a compra interessante para ver a reação dos países vizinhos do Chile, especialmente o Peru. Eu torcia para isso ocorrer com o Uruguai e os T-72B1.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Força Aérea do Chile: notícias

#101 Mensagem por knigh7 » Sex Jan 21, 2022 11:09 pm

O Cel. Nery, que foi oficial de operações do Guardião, disse que o alcance de detecção do E-99M "perde muito pouco" em relação ao E-3D Sentry (ele respondeu a um "semianalfabeto" em vários sentidos):

Imagem




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13548
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2311 vezes

Re: Força Aérea do Chile: notícias

#102 Mensagem por gabriel219 » Sáb Jan 22, 2022 12:42 am

knigh7 escreveu: Sex Jan 21, 2022 11:09 pm O Cel. Nery, que foi oficial de operações do Guardião, disse que o alcance de detecção do E-99M "perde muito pouco" em relação ao E-3D Sentry (ele respondeu a um "semianalfabeto" em vários sentidos):

Imagem
Foi dito uma vez, inclusive pelo próprio, que o alcance do radar do E-99M seria de 723 km. Isso para alcance máximo, para caças, estimo, deve ficar perto de 600 km, o que seria "muito pouco" em relação ao APY-2, de 650 km.

O interessante nisso é que o antigo Erieye do E-99 tinha detecção máxima de 450 km porém, supostamente, detectou caças em 430 km e até 440 km.

Mesmo que o E-3D ainda tenha alcance ligeiramente superior, o E-99M consegue ser MUITO superior, inclusive mesmo na qualidade da detecção. Afinal, uma coisa é detectar, outra é detectar, identificar como um caça e depois usar o IFF pra saber quem é.




Avatar do usuário
Strike
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 347
Registrado em: Dom Dez 23, 2007 2:08 pm
Agradeceram: 85 vezes

Re: Força Aérea do Chile: notícias

#103 Mensagem por Strike » Dom Jan 23, 2022 6:38 am

Túlio escreveu: Qui Jan 20, 2022 6:24 pm
gabriel219 escreveu: Qui Jan 20, 2022 6:08 pm
Ai vai ter que questionar as empresas privadas, aonde ética é algo que inexiste nesse ramo.
Talvez nossos conceitos de ÉTICA sejam divergentes, porque o último lugar onde eu a procuraria ia ser em uma repartição estatal, civil ou militar, e não falo por achismo mas, por razões que podes muito bem imaginar, não me estenderei (fora ser pra lá de OT, o Moderador ia acabar me dando um puxão de orelha), e também não irei mais comparar coisas como COMPETÊNCIA entre um e outro setor.
gabriel219 escreveu: Qui Jan 20, 2022 6:08 pm Sim, exato. Sendo assim, com ou sem E-3, a FACh passa por cima da FAP, FAA e FABo. Por isso, na minha opinião, o custo de aquisição, treinamento, manutenção e horas de vôo dos E-3 - apenas isso, pois duvido que irão modernizar, sendo que a opção seria o E/L-2085 ou APY-9, que custam o olho da cara e ainda teria que haver adaptações importantes, especialmente na parte de fornecimento de energia - seriam melhor aproveitados em outras questões, mas sei lá.

O engraçado é ver gente falando que o E-3 é superior ao E-99M. Isso chega a doer!
Nessas partes nem me cabe entrar: se os que decidem pela FACh acham bueno pra ela, eu concordo, pois só os vejo acertando, basta ver que eles estão voando F-16 faz uma pá de anos e nós recém recebendo os primeiros Gripen.

Colegas de DB, alguém mais que acompanha fórum ou canal de defesa latino tem visto a "especulação" e comentários de foristas/entusiastas chilenos a respeito da negociação junto ao EUA de supostos pacotes de atualização "Viper" para alguns F-16 deles? Será que existe fundamento nos boatos? Será que teremos no curto/médio espaço de tempo o Chile com alguns F-16 "Vipers"?




Brava Gente Brasileira ..!
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7522
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: Força Aérea do Chile: notícias

#104 Mensagem por J.Ricardo » Seg Jan 24, 2022 2:35 pm

Levando-se em conta a forma como levam o tema por lá, é bem capaz de ser verdade.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13548
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2311 vezes

Re: Força Aérea do Chile: notícias

#105 Mensagem por gabriel219 » Seg Jan 24, 2022 2:39 pm

O Viper sim seria um belo upgrade, mas tem que ver o estado das células como estão, pois talvez valesse a pena adquirir novas, mesmo que em quantidade menores e demorar um pouco mais pra isso ocorrer.




Responder