MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

#91 Mensagem por soultrain » Qui Mai 31, 2007 3:20 pm

Bom posso falar do que sei; O meu avô era criador de uma raça parecida com a Mirandesa, uma raça da região de Dão/Lafões. Tem a carne mais saborosa que eu conheço, não podia ser alimentada com nenhum tipo de ração para ser certificada. Uma vaca andaria na volta de 1000€ há uns anos atrás.

Aconselho a quem passe por Vouzela, parar num restaurante ou num talho e provar esta carne.

[[]]'s




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

#92 Mensagem por soultrain » Qui Mai 31, 2007 3:23 pm

Dieneces,

Quando falo em igualdade falo no sentido lato, englobando tudo. No Brasil há muito melhores condições fisicas e quantidade de pasto para a pecuária, por exemplo.

É uma utopia.

[[]]'s




pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceram: 5 vezes

#93 Mensagem por pafuncio » Qui Mai 31, 2007 3:24 pm

soultrain escreveu:Bom posso falar do que sei; O meu avô era criador de uma raça parecida com a Mirandesa, uma raça da região de Dão/Lafões. Tem a carne mais saborosa que eu conheço, não podia ser alimentada com nenhum tipo de ração para ser certificada. Uma vaca andaria na volta de 1000€ há uns anos atrás.

Aconselho a quem passe por Vouzela, parar num restaurante ou num talho e provar esta carne.

[[]]'s


Carne de Kobe portuguesa ?




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

#94 Mensagem por soultrain » Qui Mai 31, 2007 3:25 pm

Alexandre o que é carne de Kobe?

[[]]'s




pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceram: 5 vezes

#95 Mensagem por pafuncio » Qui Mai 31, 2007 3:33 pm

Tá na moda.

O Dieneces sabe melhor, mas acho que é uma raça autóctone do Japão. Há todo um regramento alimentar, o gado não sofre estresse e tem uma vida nababesca.

É massageado constantemente e inclusive alimentado com cerveja. Dizem que surge daí a melhor carne bovina do mundo , com a gordura totalmente marmorizada.

Mas nunca experimentei.

Os americanos adaptaram-na e estão produzindo hamburgueres.

Parece que será produzida, adaptada Às peculiaridades locais, pelo Belarmino Iglesias, célebre galego que tanto contribuiu para o engrandecimento da Gula Pátria.




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#96 Mensagem por Guerra » Qui Mai 31, 2007 3:34 pm

Wolfgang escreveu:
soultrain escreveu:
Dieneces escreveu:
soultrain escreveu:Mas se estivessemos todos em igualdade não era necessária regulação de mercado, a regulação serve exactamente para corrigir estes "erros".

[[]]'s
Boazinha essa , Soultrain . Subsídios agrícolas europeus servem para corrigir os erros e discrepâncias da evoluída agricultura do terceiro mundo. Mercado Livre é uma meta , mas é inalcançável , serve mais como oriente (ou norte , como queira). A França jamais aceitaria ser uma Bulgária. Pelo princípio dos vasos comunicantes é o que aconteceria com um mercado livre mundial. :wink:


Se estivessemos todos em igualdade os agricultores franceses conseguiriam ter produtos mais baratos que os importados(uma vez que o transporte seria mais barato) e não se poria esse problema.

Quando o Brasil, a China, os EUA e outros tiverem uma rede social, obrigações ambientais e fiscais equiparadas às Europeias, talvez deixe de ser preciso subsidios.

[[]]'s


Nossas obrigações fiscais e trabalhistas são comparáveis às suecas...


e as obrigações ambientais no Brasil não são poucas, isso sem levar em conta que mais da metade do nosso território é area de preservação, vai abrir uma empresa num lugar desse..




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

#97 Mensagem por soultrain » Qui Mai 31, 2007 3:41 pm

Boas,

Bom o que eu sei é que a produção da raça de Lafões não podia ser intensiva, as vacas só comiam pasto em liberdade. Tenho muitas saudades do sabor do leite, a pasteurização altera por completo o sabor, então se fosse fresco, ainda quentinho ui...

[[]]'s




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#98 Mensagem por Dieneces » Qui Mai 31, 2007 3:42 pm

soultrain escreveu:Bom posso falar do que sei; O meu avô era criador de uma raça parecida com a Mirandesa, uma raça da região de Dão/Lafões. Tem a carne mais saborosa que eu conheço, não podia ser alimentada com nenhum tipo de ração para ser certificada. Uma vaca andaria na volta de 1000€ há uns anos atrás.

Aconselho a quem passe por Vouzela, parar num restaurante ou num talho e provar esta carne.

[[]]'s
Essa raça que mencionas , Soultrain , me parece ser o gado Barrosão do norte de Portugal , apesar de termos no Brasil uma raça bovina de origem francamente Lusa , o Caracu ,o gado português é para nós um ilustre desconhecido , 80% de nossos bovinos têm origem indiana e dos 20%restantes , a grande maioria européia , predominam raças britânicas , a holandesa e raças franco-alpinas.Não me consta existir criatórios de raças portuguesas modernas no Brasil , ao menos comerciais. Bom , mil euros uma vaca . No Brasil Central , compras uma boa vaca por 150 euros . Suponho que as fazendas do Dão/Lafões não possuam mais que umas cinquenta vacas , no máximo , cada uma . Excepcionalmente alguma possua 100 ventres .No Brasil Central , fazendas com 10.000 ventres , 20.000ventres são comuns , com 50.000ventres e até 100.000ventres existem. Por isso que digo que não há possibilidade da Europa retirar barreiras . Economia de escala . A agricultura européia não tem como competir , com o novo mundo , sem barreiras e subsídios.




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

#99 Mensagem por soultrain » Qui Mai 31, 2007 3:51 pm

O meu avô era um micro suinicultor, vinicultor, agricultor, produtor de Azeite, enchidos tradicionais e etc. Existiam centenas como ele na região, então organizaram uma Cooperativa após o 25 de Abril de 1974.

O sabor de todos os produtos e a sua qualidade era inigualável, agora restam apenas alguns.


A raça é a Arouquesa ou o seu cruzamento com a Mirandeza. O nome dado é a Vitela de Lafões.

http://www.ancra.pt

[[]]'s




Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#100 Mensagem por Dieneces » Qui Mai 31, 2007 3:55 pm

soultrain escreveu:Alexandre o que é carne de Kobe?

[[]]'s
A tal carne de Kobe , do Alexandre , deve ser produzida pelo gado Wagyu , nativo do Japão , mas com influência ocidental e de outros países asiáticos.Em alguns locais do japão é alimentado até com cerveja .Tudo em nome das peculiaridades do gosto local . Não sei precisar , mas uma rês bem cevada (japonês gosta de animais pesados , com um pouco mais de idade de abate que o ideal) pode chegar a preços estratosféricos no mercado local , coisa de dez mil dólares , um animal só. Mas não se iludam em querer criar aqui no Brasil , como estão fazendo, exportar carne pro Japão é mais difícil de sair que a FAB escolher seu novo vetor de caça. A Austrália é umdos poucos privilegiados.




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

#101 Mensagem por Dieneces » Qui Mai 31, 2007 4:02 pm

soultrain escreveu:O meu avô era um micro suinicultor, vinicultor, agricultor, produtor de Azeite, enchidos tradicionais e etc. Existiam centenas como ele na região, então organizaram uma Cooperativa após o 25 de Abril de 1974.

O sabor de todos os produtos e a sua qualidade era inigualável, agora restam apenas alguns.


A raça é a Arouquesa ou o seu cruzamento com a Mirandeza. O nome dado é a Vitela de Lafões.

http://www.ancra.pt

[[]]'s
Muito bom o site da associaçãoda raça arouquesa , não acertei mas mandei na trave. É uma raça resultante do cruzamento da Barrosã com Mirandesa..lembra muito em seu fenótipo , raças espanholas galegas e das astúrias e francesas do maciço central.




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60726
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6391 vezes
Contato:

#102 Mensagem por Túlio » Qui Mai 31, 2007 4:04 pm

LEIAM CUIDADOSAMENTE OS POSTS DO DIENECES NESTA PÁGINA ( :twisted: o resto é pura josta mesmo... :twisted: ), EIS QUE É UMA SENHORA AULA DE PECUÁRIA, POWS!!! :shock: :shock: :shock: :shock:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
trabuco
Avançado
Avançado
Mensagens: 686
Registrado em: Qui Fev 02, 2006 11:03 pm

#103 Mensagem por trabuco » Qui Mai 31, 2007 4:05 pm

PRick escreveu:
xupacabr@ escreveu:
PRick escreveu:
xupacabr@ escreveu:$#%@#$%#$ CHEGA DE DESINFORMAÇÃO !!!!

Onde foi parar a matemática simples ?

Como pode o país com épocas com crescimento de 11% ao ano, empregos sobrando, carros pelas ruas anunciando vagas não preenchidas, como pode dizer que isso é pior que crescimento de 3% ao ano e taxa de desemprego de 15%, informalidade de 40%....


Ou a pessoa que escreveu essa estoria nasceu nos anos 80 e não gosta de ler sobre o passado, ou foi tendenciosa....


Ou seja, já de cara, o simples fato de debater sobre tais dados já é um privilégio para quem escreveu isso...



:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Seus números você tirou da onde? Estava sonhando? Coloque números sérios, da totalidade dos fatos. Como um endividamento recorde nesta época, crescemos muito, mas com capital externo, nos endividando como nunca. Depois tivemos que pagar a conta. Quem é tendencioso é você.

[ ]´s


Sim, sim salabim ! volta para os livros e leva a calculadora junto... e não esqueça um calendáriozinho pra não calcular a época errada...

Navegas pelo país hoje nas estradas construídas naqueles tempos, e a turma de hoje mal consegue mantê-las...

Precisa-se de investimento para crescer... quer crescer sem gastar, fica com o tal do PAC, que inclui a reforma da Rocinha... e a bahia vai ganhar uma rodovia... uhahuauhahuhuahua

Como se a rocinha fosse motivo do impedimento e a bahia estivesse isolada do resto do país....


Blá, blá,blá , falei bem claro, quer contestar os números, indique os novos números e as fontes dos números, o resto é ideologia barata.

Crecemos sim, mas as custas de um endividamento externo suícida!!!! O resto é papo furado!!!!

Leia os livros, pense a respeito, depois podemos falar besteiras, mas terá a respostas a altura. :roll:

Putz, dispenso suas dicas de livros, vai estudar e depois podemos conversar, nada pior que um conservador sem base ou sem noção do que fala!

[]´s


O Xupacabra ai errou os dados da informalidade no Brasil mesmo...

40 % não, atualmente 53,4% vivem na informalidade... e crescendo!

Os problemas da informalidade no Brasil
Apenas 46,6% dos trabalhadores brasileiros são contratados dentro da lei.
Informais não têm auxílio doença, aposentadoria e outros benefícios.

stão na mesma situação de Lindinalva 47 milhões de brasileiros. São os sem direitos. E eles são maioria. Entre os trabalhadores ocupados no Brasil, apenas 46,6% estão contratados dentro da lei. São informais 53,4%. Não têm auxílio doença, aposentadoria, pensão por morte e nem têm garantidos os benefícios dos contratados em carteira: férias, gratificação de um terço do salário nas férias, descanso remunerado, décimo terceiro, pagamento de hora extra, licenças maternidade e paternidade, e, em caso de demissão, aviso prévio de 30 dias, permissão para sacar o FGTS e multa de 40% sobre o saldo do fundo, além do seguro desemprego.

fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Economia/0 ... 99,00.html


Um estudo do IPEA sobre a "evolução" da informalidade, só que no perído 1991 -2001:

http://www.ipea.gov.br/pub/bcmt/mt_019l.pdf


Alguém citou dados da construção civil... segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC):

"O PIB do setor em 2005 foi de R$ 126,2 bilhões*

Cerca de 63% do valor adicionado pela construção civil na economia está no setor informal, que paga carga tributária de 15,6%;

A informalidade da mão-de-obra na construção é da ordem de 61%;

As transações formais do setor são equivalentes a R$ 37,141 bilhões (2,5% do VAB brasileiro)

Fonte: http://www.cbicdados.com.br/constructnumeros2.asp

O que se pode esperar de um país com metade da economia informal? Imaginem as consequências futuras... 50% de informalidade + 10% desemprego.

O itamaraty sempre teve decisão idiota em toda sua história, mas a política externa atual teria que ganhar o prêmio tabajara da década. Reconhecem a China como economia de mercado e setores de vanguarda, tradicionais e com grande valor agregado geram desemprego e ficam sucateadas. O Dieneces pode falar bem disso.

Outra coisa, os senhores têm que levar em conta que no Brasil mais de 95% das empresas brasileiras são micro e pequenas empresas. Quem gera emprego e renda nesse país são elas. Esses dados do setor automobilistico não dizem grande coisa.

A economia brasileira vai tão bem que vice-presidente da república mudou a empresa dele toda, toda mesmo para a China!

Não vou nem entrar no mérito das indecências trabalhistas, carga tributária, aberração da previdência pública etc...etc... etc

Até mais




pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceram: 5 vezes

#104 Mensagem por pafuncio » Qui Mai 31, 2007 4:05 pm

Dieneces escreveu:
soultrain escreveu:Alexandre o que é carne de Kobe?

[[]]'s
A tal carne de Kobe , do Alexandre , deve ser produzida pelo gado Wagyu , nativo do Japão , mas com influência ocidental e de outros países asiáticos.Em alguns locais do japão é alimentado até com cerveja .Tudo em nome das peculiaridades do gosto local . Não sei precisar , mas uma rês bem cevada (japonês gosta de animais pesados , com um pouco mais de idade de abate que o ideal) pode chegar a preços estratosféricos no mercado local , coisa de dez mil dólares , um animal só. Mas não se iludam em querer criar aqui no Brasil , como estão fazendo, exportar carne pro Japão é mais difícil de sair que a FAB escolher seu novo vetor de caça. A Austrália é umdos poucos privilegiados.


1) Tá certo, Kobe é um espaço geográfico, onde ocorreu um baita terremoto na década de ´90 ...

2) Mas Dieneces , segue a trilha do Belarmino (dentre outros, é dono do Figueira Rubayat 8-] 8-] ). O cara criou a Brangus e, no mínimo, tem um bom faro empresarial.

Traz novidades para o pessoal, desta Carne de Kobe Tupiniquim ...




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
PRick

#105 Mensagem por PRick » Qui Mai 31, 2007 4:11 pm

Dieneces escreveu:
soultrain escreveu:
Dieneces escreveu:
soultrain escreveu:Mercado livre, já ouviu falar? É uma chatice eu sei ;)

Desde que acompanho o forum, oiço queixas de Brasileiros, agora que o Brasil está no melhor momento que conheço... as queixas continuam :roll: Falam na politica de partidos e não da política do país, enfim...Quando ficarão satisfeitos?

[[]]'s
Se teu comentário se remete ao meu , Soultrain , entenda que digo que a política do PT é a mesma do PSDB , só a conjuntura externa as diferencia . Mercado livre ? A AGRICULTURA MAIS SUBSIDIADA DO MUNDO , convenhamos mas a Europa não é a melhor das referências..Faça um mercado livre com a China e PORTUGAL , isoladamente , DESAPARECE EM 180 DIAS . Seu comentário me parece vazio (estou te parodiando , se bem lembra, eu não esqueço), comentas por impulso e sem o conhecimento da realidade da economia brasileira atual . EU ESTOU INSERIDO NELA, não comento por tese , estatística ou análise de terceiros . Comento o que vivencio ao meu redor . Trabalho dentro do complexo SOJA-ARROZ e minha esposa está ligada , profissionalmente , ao setor coureiro-calçadista.sds. :wink:


Pois, mas eu não defendo um mercado completamente livre, mas um mercado regulado. Já você parece-me defende a liberalização completa de mercado...tá aí.

[[]]'s
Mercado livre é como Democracia , exercitá-los é muito difícil , são pouquíssimos países que teriam condições de executar as duas condições simultaneamente , não sei nem se enchem uma mão. Se leres o que escrevi , Soultrain , com vagar , entenderás que afirmo não poder haver mercado livre com a China , assim como outros países , visto que essa nação pratica métodos abominados pelas economias ocidentais , o que torna qualquer disputa desigual . Livre comércio , só com regras iguais a todos . Mas é mais justo , se corretamente aplicado , que mercados com barreiras e reservas , boa idéia para um tópico... :D


Este parece ser o caso do uso cachimbo, o que o Soultrain está falando é sobre filosofia de mundo, de princípio, e misturar princípios com práticas, é o mesmo que comparar utopias com pragmatismo.

Livre mercado e livre concorrência são conceitos de uma Utopia, ou seja, condições perfeitas da realidade. É lógico que elas não existem, vivemos em condições de mercados mitigados.

Durante o Governo FHC, a Política Econômica era feita sobre o princípio filosófico, utópico, do liberalismo, ou seja, o mercado livre regula de forma automática a economia, o Estado deve ser mínimo, não deve intervir na mesma. Esta era a cabeça dos gerentes. Porém, a realidade econômica nunca foi perfeita, como não existe sociedade livre ou sociedade democrática plena, a realidade é, e sempre foi muito longe dos modelos humanos de utopias ou ideológicos.

A Política Econômica atual é baseada nestes pressupostos, ou seja, é pragmática, na medida que, não se preocupa com a linha ideológica dela, mas os resultados, claro, resultados macro-econômicos. Na linha de Georg List, economista alemão contemporâneo de Marx.

List nos mostra que as realidade da economia mundial é centrada em Nações, Estados Nacionais, com realidades completamente distintas, ou seja, não existe nem igualdade de competição interna, muito menos externa. Daí se estabelecu um complexo sistema alfandegário, para colocar equilibrio entre os diversos Estados Nacionais.

Porém, o discurso é quase sempre hipócrita, e feito para encobrir as verdadeiras práticas de subsídios e sistema de proteção. As medidas do Governo Militar no Brasil, tomaram o rumo da total independância dos mercados internos, com os chamados programas de substituição de inportações.

List fala que tanto a abertura total da economia, constuma ser tão prejudicial quanto a total falta de competição externa, gerando normalmente, desesindutrualização de um lado, e de cartórios produtivos ineficientes e caros do outro. Ele fala que devemos aplicar políticas seletivas, ora deixando determinados setores protegidos, ora abrindo os setores mais competitivos ao mercado externo.

É certo que não podemos fazer omelete sem quebrar os ovos, e que alguns setores de uma economia aberta, podem deixar de existir, em troca de uma maior eficiência global. O que List dizia é que setores considerados estratégicos devem ser protegidos, já os demais setores devem ser abertos ao mercado.

Isto posto, posso dizer que vejo com preocupação os problemas enfrentados pela agricultura em face a abertura de mercado e a alta do dólar, mas não posso dizer o mesmo sobre os ramos calçadistas e manufatura de roupas e tecidos. Se o preço que teremos que pagar para uma maior produção de carros, aviões e outros produtos de maior valor agregado, seja o fim de alguns setores de nossa industria, acho que vale o risco.

Minha análise é de economia, não posso, nem acho que devo defender setores específicos, que não estejam enquadrados numa visão estratégica. Como é o caso tb de nossa industria de brinquedos, choram sempre a concorrência desleal chinesa. Nem mesmo estou tirando a razão daqueles que dizem: "a China não uma economia de mercado", o Governo sabe muito bem disso, mas está jogando com o fato de conseguirmos mercados para produtos acabados de maior valor agragado de um lado, e de outro um mercado para nossas comodities, ainda que, nem todas poderão usufruir do mercado chinês.

[ ]´s




Responder