FX-2 Brasil: RAFALE ou Su-35

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o melhor para o Brasil? RAFALE x Su-35

RAFALE
68
48%
Su-35
74
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#856 Mensagem por Morcego » Qui Mai 10, 2007 4:38 pm

Wolfgang escreveu:
Luís Henrique escreveu:Ops, perai.....estou tentando mostrar um cenário em que uma força seria numericamente 8 x maior que a outra.

Não estou comparando a USAF com outros.....Mesmo sem F-22 eu sei que eles venceriam....

Sobre AEW&C´s e quetales, devemos lembrar que a força com Su-35BM também poderia contar com tais equipamentos......

Apenas fiz um exercício de um combate entre 1 F-22 x 8 Su-35BM, sem auxilio e apoio externo....


Boa análise, Luís. No entanto, nenhuma força até 2050 (me pauto pelo PIB) arca com 8x1 contra a USAF. Num esforço de guerra, constroem-se 1.200 Raptor´s, por exemplo. Quem tem 9.600 Su-35BM? Essa é q questão.
Apesar de existir aqueles que não acreditam no Raptor por não ter um custo/ benefício bom, para a realidade americana é factível. Se não estivessem no Iraque e Afeganistão, a USAF já teria os 800 (é esse o nº) pretendidos inicialmente.
Mais uma vez, um bom post, Luís.


NOS quadros atuais, seria mais provavel embates com 8 f-16 CONTRA 1 su-30.




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#857 Mensagem por Wolfgang » Qui Mai 10, 2007 4:40 pm

Mas não há necessidade de 8 contra 1 nesse caso. Mas 2 pelo menos sim. Não tanto pelo vetor, mas pelos mísseis russos... :twisted:




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#858 Mensagem por Morcego » Qui Mai 10, 2007 4:46 pm

Wolfgang escreveu:Mas não há necessidade de 8 contra 1 nesse caso. Mas 2 pelo menos sim. Não tanto pelo vetor, mas pelos mísseis russos... :twisted:


POIS é mas mesma LÓGICA NÃO VALE.

olha O F-22 é o melhor mas 8 dos meus anulam a vantagem;

ai

o su-30 (400KM+ TA TA BOM, VAI NESSA) contra 8 F-16 a mesma lógica não vale ai o conceito muda:

OLHA SEU AVIÃO É TÃO MERDA QUE UM PRSICILA MEU DERRUBA 8 SEU.

POWWW vamo relaxar ai né, vamo colaborar com o morcegão aqui.




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#859 Mensagem por FABIO » Qui Mai 10, 2007 5:00 pm

diante de tanta incerteza eu gostaria de saber sobre a vinda caças
de ultima geraçao eu pergunto e os F-5 da jordania vem ou nao?




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#860 Mensagem por Morcego » Qui Mai 10, 2007 5:02 pm

FABIO escreveu:diante de tanta incerteza eu gostaria de saber sobre a vinda caças
de ultima geraçao eu pergunto e os F-5 da jordania vem ou nao?


CARA todos aqui compartilham da mesma incerteza.




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#861 Mensagem por FABIO » Qui Mai 10, 2007 5:19 pm

morcego sei que nao e o topico de forças navais,mas o que voçe falou
que sabia de algo da vinda de navios era so charla.




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#862 Mensagem por Morcego » Qui Mai 10, 2007 5:26 pm

FABIO escreveu:morcego sei que nao e o topico de forças navais,mas o que voçe falou
que sabia de algo da vinda de navios era so charla.


NEM CHARLA NEM CERTO, ainda estou buscando confirmação.




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#863 Mensagem por FABIO » Qui Mai 10, 2007 5:32 pm

morcego a tua fonte de info e quente mesmo.quando poderia me dizer
algo amanha estou muito ancioso ajude o paraiba aqui ok.




Carlos Mathias

#864 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Mai 10, 2007 5:50 pm

Olha, vamos analisar isso um pouco mais profundamente? O F-22 não é 100% invisível, é muito furtivo. Portanto, dependendo do ângulo, do aspecto e etc pelo qual será iluminado pelo radar do AWACS ou mesmo e principalmente, uma estação em terra, vai aparecer. Um grande sistema como os S-300 e 400, usam radares de baixa frequência prá quê? Justamente para detectar alvos furtivos. Mesmo sem a precisão necessária para direcionar um SARH, um míssil IR grande(com um grande e poderoso sensor) pode ser lançado na direção do alvo e a aquisição seria autônoma, ou mesmo uma arma ARH. Bem, obviamente que se os sensores do F-22 são bons(e são) vão detectar o lançamento da arma e manobrará para escapar. Nessa manobra, a assinatura ir vai aumentar, dependendo de quem esteja vigiando. Os novos IRST russos podem detectar o lançamento de um míssil à 50Km, portanto, o calor dos motores de um caça visto pelas seis, é muito mais fácil. Temos que lembrar sempre que as armas do F-22 não podem/devem ser lançadas de distância pequena, pois isso o exporia à detecção passiva IR. Assim, sendo as armas lançadas de distância segura para o F-22, o alvo poderá manobrar(se for bom de manobra) e escapar. Portanto, existe uma margem de erro nos mísseis, não existe míssil que acerte 100% das vezes(na verdade é bem menos), daí a importância da persistência. Vamos mais além, no momento do disparo, o F-22 abre mão da sua grande vantagem que é a furtividade, assim, expoem-se ao tiro de aeronaves que podem estar voando com seus radares desligados, mas com o IRST ligados, mais RWR, ou mesmo o radar em modo LPI(outros também tem LPI).

AWACS. São alvos primários hoje numa guerra aérea, daí a doutrina russa de mísseis totalmente passivos e de longo alcançe. Se uma arma destas for lançada contra um AWACS, ou ele desliga ou vai ser derrubado. Desligado, os caças vão ter que ligar os seus, e arriscar tomar um tiro passivo(que não dá nenhum sinal de aproximação). Ligando seus radares, mesmo em LPI, aumentam exponencialmente as chances de serem detectados, e atacados.

Não resta a menor dúvida de que o F-22 é hoje o melhor caça do mundo, disparado. Mas, temos que avaliar com muita calma estes resultados dos testes americanos. F-15 X F-22 = F-22 vence sempre... Será? Havia AWACS pros dois lados? Havia uma estação SAM de longo alcançe específica para missile-trap? O F-15 estava equipado com IRST, com mísseis de longo alcançe tipo Meteor? Tinha uma arma passiva? Alguém tentou pegar o AWACS com mísseis de ultra-longo-alcançe? Colocaram pelo menos algo parecido a um AIM-54 no F-15?

Lembram dos F-5M, que não foram pegos pelo E3 françês?


Mais uma vez, não resta dúvida de que o F-22 é o cara. Mas táticas certas e equipamentos específicos podem fazer a diferença e tornar o avião menos custo-eficiente. Certamente todos vão na direção da furtividade, é o futuro, mas o que se consegue concluir é que no combate ar-ar todos terminarão na arena WVR e os manobráveis + IR 5ºG ou mais, dominarão o combate futuro.

Minha leiga opinião.




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#865 Mensagem por orestespf » Qui Mai 10, 2007 5:52 pm

FABIO escreveu:morcego a tua fonte de info e quente mesmo.quando poderia me dizer
algo amanha estou muito ancioso ajude o paraiba aqui ok.


As fontes do Morcego são quentes mesmo, são duas: uma vem do Alaska e a outra da Sibéria. Pode perguntar que ele sabe!

Sds,

Orestes

PS: seria bom você não comentar aqui nos tópicos que ele te passa as suas quentes informações... Assim você o queima! :twisted:




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#866 Mensagem por FABIO » Qui Mai 10, 2007 6:04 pm

o mineiro pega leve com o paraiba me manda uns paes de queijo.




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#867 Mensagem por orestespf » Qui Mai 10, 2007 6:28 pm

FABIO escreveu:o mineiro pega leve com o paraiba me manda uns paes de queijo.


Tranqüilo amigo paraibano, mandarei uns pães de queijo, mas sem bilhetinhos dentro com informações secretas! heheeheh

Abraços,
Orestes




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#868 Mensagem por Penguin » Qui Mai 10, 2007 10:32 pm

Luís Henrique escreveu:Ops, perai.....estou tentando mostrar um cenário em que uma força seria numericamente 8 x maior que a outra.

Não estou comparando a USAF com outros.....Mesmo sem F-22 eu sei que eles venceriam....

Sobre AEW&C´s e quetales, devemos lembrar que a força com Su-35BM também poderia contar com tais equipamentos......

Apenas fiz um exercício de um combate entre 1 F-22 x 8 Su-35BM, sem auxilio e apoio externo....


Luiz,

A premissa de 8 Su-35BM por 1 F-22 esta equivocada.

A Venezuela pagou USD 66mi por cada Su-30. O Su-35BM seria mais caro. Vamos supor que "apenas" USD 10mi mais caro (isso nao eh nada, basta lembrar que cada pod Skyshield que a FAB comprou custou USD 14mi). Isso da USD 76mi. 76 x 8=USD 608mi. Considerando os precos do lote dos 180 iniciais, daria para adquirir aproximadamente 3 F-22 para cada 8 Su-35BM. No custo de lotes adicionais nao haveria mais custos de P&D para diluir, e assim seriam mais baratos. Ou seja, hoje pelo custo de aquisicao de 8 Su-35BM adquiri-se mais pelo menos 3 F-22 e no futuro mais de 3 F-22.

Outra questao importante. Se as encomendas de Raptor se limitarem aos aprox. 180, ainda assim eles operariam em conjunto com F-15 modernizados com AESA e principalmente muitas centenas (ou alguns milhares) de F-35.

[]´s

Jacques




Editado pela última vez por Penguin em Qui Mai 10, 2007 10:37 pm, em um total de 1 vez.
Carlos Mathias

#869 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Mai 10, 2007 10:36 pm

Fuentes?

Esse preço dos SU-30MKV é completo, com tudo. O preço do F-22 também?




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#870 Mensagem por Penguin » Qui Mai 10, 2007 11:09 pm

Carlos Mathias escreveu:Fuentes?


- Su-30: Da uma pesquisada no Defesanet. Na realidade o preco foi de UDS 63mi a unidade. Por logica elementar uma coisa superior (Su-35BM) que ainda esta sendo desenvolvida nao pode custar menos que outra inferior (Su-30MK2), tendo os dois a mesma origem e fornecedores.

- Raptor: da uma ohada no topico "Raptor News"....tem um monte de materias citando precos. Ou da uma olhada no estudo "Estimating the Real Cost of Modern Fighter Aircraft" de 2006 (http://www.defense-aerospace.com)

- Skyshield: Pesquisa no Defesanet.




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