FX-2 Brasil: RAFALE ou Su-35

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o melhor para o Brasil? RAFALE x Su-35

RAFALE
68
48%
Su-35
74
52%
 
Total de votos: 142

Mensagem
Autor
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

#841 Mensagem por WalterGaudério » Qua Mai 09, 2007 10:12 pm

piratadabaixada escreveu:Prick,

Eu realmente torço para que o contrato e o pagamento do U-214 e FX ocorram no atual governo.

Abraços,

Heronim


Heronim

Se eu fosse vc , além de torcer, eu começaria a rezar...(muito)

sds

Walter




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

#842 Mensagem por Wolfgang » Qua Mai 09, 2007 10:32 pm

Bah, já desisti... Uns fazem 'doce' outros levam no papo a história.




Avatar do usuário
Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1842
Registrado em: Qui Out 06, 2005 12:40 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

#843 Mensagem por Luiz Bastos » Qua Mai 09, 2007 10:50 pm

cicloneprojekt escreveu:
Heronim

Se eu fosse vc , além de torcer, eu começaria a rezar...(muito)

sds

Walter



O contrato que seria assinado até julho já falhou?

O U-214 fez agua antes de ir ao mar ?

Decididamente este não é um país sério! Tsc Tsc Tsc. :cry: :cry: :cry:

Por outro lado, se cancelarmos o U-214 e optarmos pelo Amur ou Scorpene, com aproveitamento para o projeto nuclear ai não tenho nada a reclamar. :lol: :lol:
Estaríamos queimando etapas e terminando um projeto que mais parece uma pirâmide egípcia pela longa duração de seu projeto e execução. Fui :wink:




Avatar do usuário
Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1842
Registrado em: Qui Out 06, 2005 12:40 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

#844 Mensagem por Luiz Bastos » Qua Mai 09, 2007 11:08 pm

Senhores.


Esta discussão já deu.


Simplesmente o debate está se transformando em palanque eleitoral.

Uns gostam do Lula; outros não.
Concomitantemente alguns achavam o FHC a salvação da lavoura. Fazer o que?
O que está em discussão é o melhor vetor entre o Rafa e o Su.

Eu acho que o que vier dos dois será bom, especialmente se for SU para a Fab e Rafa para o A-12 Cada um tem suas características próprias que a meu ver caem como luvas.

Fab precisa de vetores bem armados, com grande autonomia de voo e muito velozes. Tem a cara do Su

Marinha precisa de vetores pequenos, bem armados , velozes e leves. Tem a cara do Rafa estampada.

Seria interessante os milicos que ficam urubusando este fórum "por trás do toco" e que tem alguma influencia junto aos comandos da Fab e MB fazerem um acerto entre eles e fazerem uma compra casada. Resolveriam todos os problemas das respectivas forcas no tocante a poder e ainda iriam acabar com esta discussão enfadonha no DB. Fui :wink:




Carlos Mathias

#845 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Mai 09, 2007 11:12 pm

Seria realmente um sonho, um paraíso prá FAB e MB em termos de armas e capacidades.




piratadabaixada
Sênior
Sênior
Mensagens: 1677
Registrado em: Qua Nov 09, 2005 12:03 pm

#846 Mensagem por piratadabaixada » Qua Mai 09, 2007 11:39 pm

cicloneprojekt escreveu:
piratadabaixada escreveu:Prick,

Eu realmente torço para que o contrato e o pagamento do U-214 e FX ocorram no atual governo.

Abraços,

Heronim


Heronim

Se eu fosse vc , além de torcer, eu começaria a rezar...(muito)

sds

Walter


Walter,

Não quis parecer pessimista ou anti-lula cego, mas pelo andar da carruagem serão mais 3 anos e meio de enrrolação.

Abraços,

Heronim




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9346
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 507 vezes

#847 Mensagem por Brasileiro » Qui Mai 10, 2007 12:22 am

cicloneprojekt escreveu:
piratadabaixada escreveu:Prick,

Eu realmente torço para que o contrato e o pagamento do U-214 e FX ocorram no atual governo.

Abraços,

Heronim


Heronim

Se eu fosse vc , além de torcer, eu começaria a rezar...(muito)

sds

Walter


To falando...esse é um país que merece ser assistido como jogo de time que a gente não torce. Não vale a pena. Já deixei de torcer, apenas assisto esse triste jogo. Não acredito mais em virada.
A única coisa que eu torço é para que alguém prove que ainda há em que torcer.


abraços]




Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#848 Mensagem por Morcego » Qui Mai 10, 2007 10:05 am

Luiz Bastos escreveu:Senhores.


Esta discussão já deu.


Simplesmente o debate está se transformando em palanque eleitoral.

Uns gostam do Lula; outros não.
Concomitantemente alguns achavam o FHC a salvação da lavoura. Fazer o que?
O que está em discussão é o melhor vetor entre o Rafa e o Su.

Eu acho que o que vier dos dois será bom, especialmente se for SU para a Fab e Rafa para o A-12 Cada um tem suas características próprias que a meu ver caem como luvas.

Fab precisa de vetores bem armados, com grande autonomia de voo e muito velozes. Tem a cara do Su

Marinha precisa de vetores pequenos, bem armados , velozes e leves. Tem a cara do Rafa estampada.

Seria interessante os milicos que ficam urubusando este fórum "por trás do toco" e que tem alguma influencia junto aos comandos da Fab e MB fazerem um acerto entre eles e fazerem uma compra casada. Resolveriam todos os problemas das respectivas forcas no tocante a poder e ainda iriam acabar com esta discussão enfadonha no DB. Fui :wink:


A A A, pera la, devar com o andor.

NÃO ESTOU DEFENDENDO FHC, LEIA E VERA QUE NÃO ESTOU DEFENDENO """NINGUÉM""", este é o PONTO.




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#849 Mensagem por Luís Henrique » Qui Mai 10, 2007 1:49 pm

Voltando a questão levantada pelo Pepe sobre superioridade numérica e F-22.

1 F-22 ou 8 Su-35BM :?:

Eis a questão.

Sem dúvida o F-22 eh superior, mas é 1 alvo.
Precisa de apenas 1 missil para derruba-lo. SAM, etc...
Pode atacar apenas 1 local por vez.....

Ja o Su-35BM com seu radar muito potente e datalink com espaços de 100 km daria um baita de um trabalho para uma força de f-22 numericamente inferior.

Ou seja, uma força de 100 F-22 contra 800 Su-35BM estaria em sérios problemas....

Algumas imagens para ilustrar:

Imagem 1:

Imagem

1 F-22 contra 8 Su-35BM.
F-22 detecta alguns Su-35BM a 150 km de distância.
A NEZ do missil AIM-120D (classe do meteor) é de 120 km.


Imagem 2:

Imagem

RWR dos Su-35BM detectam a ameaça após serem travados pelo radar.
O disparo de 1, 2 ou 3 AIM-120D acontece e os Su-35BM tentam sair da NEZ do missil AIM-120D, mesma classe do meteor.
Via datalink a informação é passada para os alas que penetram sem serem detectados para contra-atacar....
Alguns Su-35BM serão destruidos mas podem escapar ja que são MUITO manobráveis e seus motores são muito potentes.......
O F-22 teria que segurar o ataque de 1, 2, 3 ou 4 Su-35BM atacando com misseis muito manobráveis usando EM e IR......
Se o F-22 sobrevivesse em segundos entrariam em uma arena WVR e o F-22 teria que escapar de 1, 2, 3 ou 4 Su-35BM atacando em alta velocidade com HMS e WVR de 4 ou 5 geração (R-73, R-74...)

O F-22 sobreviveria :?:




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

#850 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mai 10, 2007 1:58 pm

Perfeito... e voce esta correto na definicao inicial - 'e possivel sim abater um F-22... o unico problema 'e que ao que parece sao abatidos uma quantidade enorme de cacas no processo!

Um dos problemas 'e que o F-22 nao opera sozinho e ao que parece ele possui uma tremenda capacidade de "Silent Kills" - ou seja - ele utiliza o fato de estarem buscando por ele como uma forma de abater a oposicao.

Outro coisa 'e que ele possui capacidade de multiplos enganjamentos.

Apesar do que eu disse, o principal problema para qualquer oponente 'e que os americanos viriam com uma chuvarada de F-15 e outras coisas, sem contar interferencia eletronica, AEW, etc.

Qualquer tatica anti-F22 tem que levar em conta tudo isso!

Os russos certamente estao pensando nisso quando pensam no PAK-FA... como tem talento, sera interessante notar a soluca para essa questao.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#851 Mensagem por Bolovo » Qui Mai 10, 2007 2:13 pm

Luis, você omitiu o fato que o F-22 localizaria porra nenhuma, seriam os E-3 da USAF/OTAN, que passaria os alvos via datalink, o radar seria ligado somente para disparar, depois disso, desliga o radar e cai fora. E tudo isso pode ser feito passivamente, com radar LPI e talz.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Morcego
Sênior
Sênior
Mensagens: 9018
Registrado em: Sáb Mai 01, 2004 12:27 pm
Localização: Santos/SP
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#852 Mensagem por Morcego » Qui Mai 10, 2007 2:13 pm

cb_lima escreveu:Perfeito... e voce esta correto na definicao inicial - 'e possivel sim abater um F-22... o unico problema 'e que ao que parece sao abatidos uma quantidade enorme de cacas no processo!

Um dos problemas 'e que o F-22 nao opera sozinho e ao que parece ele possui uma tremenda capacidade de "Silent Kills" - ou seja - ele utiliza o fato de estarem buscando por ele como uma forma de abater a oposicao.

Outro coisa 'e que ele possui capacidade de multiplos enganjamentos.

Apesar do que eu disse, o principal problema para qualquer oponente 'e que os americanos viriam com uma chuvarada de F-15 e outras coisas, sem contar interferencia eletronica, AEW, etc.

Qualquer tatica anti-F22 tem que levar em conta tudo isso!

Os russos certamente estao pensando nisso quando pensam no PAK-FA... como tem talento, sera interessante notar a soluca para essa questao.

[]s
CB_Lima


Senhores, evidente, que não existe AVIÃO INVENCÍVEL.

toda via, eu preferiria estar no F-22 do que dentro de um SU-27.

o PRÓPRIO PAK-FA, trabalha no mesmo sentido, UM AVIÃO MELHOR CONTRA AVIÕES NUMEROSOS MAS PIORES.

serenamente essa comparação só serve para comparar custos.

não nos deixemos esqueçer que SE HOJE OS AMERICANOS COLOCAREM 20 F-22 no ar, NÃO VEJO ONDE PODERIAM DECOLAR 160 SU-27.

Serenamente, esse calculo não contribui em nada.

IMAGINEMOS QUE CONTRA UMA FORÇA DE 800 SU-35BM os americanos OBVIAMENTE COLOCARIAM MAIS QUE 100 F-22, mais AWAC´S, SATÉLITE E O QUE MAIS ELES INVENTAREM.

LOGO, por favor, NÃO TRANSFORMESMO O FATO IRREFUTAVEL DE QUE SÃO NECESSÁRIOS 8 AVIÕES PARA TER CHANCE CONTRA 1, oras ISSO NÃO É UMA COISA QUE VAI EM FAVOR ORAS VAI É CONTRA.




Avatar do usuário
Adriano
Sênior
Sênior
Mensagens: 742
Registrado em: Sex Nov 25, 2005 3:51 pm

#853 Mensagem por Adriano » Qui Mai 10, 2007 2:24 pm

cb_lima escreveu:Perfeito... e voce esta correto na definicao inicial - 'e possivel sim abater um F-22... o unico problema 'e que ao que parece sao abatidos uma quantidade enorme de cacas no processo!

Um dos problemas 'e que o F-22 nao opera sozinho e ao que parece ele possui uma tremenda capacidade de "Silent Kills" - ou seja - ele utiliza o fato de estarem buscando por ele como uma forma de abater a oposicao.

Outro coisa 'e que ele possui capacidade de multiplos enganjamentos.

Apesar do que eu disse, o principal problema para qualquer oponente 'e que os americanos viriam com uma chuvarada de F-15 e outras coisas, sem contar interferencia eletronica, AEW, etc.

Qualquer tatica anti-F22 tem que levar em conta tudo isso!

Os russos certamente estao pensando nisso quando pensam no PAK-FA... como tem talento, sera interessante notar a soluca para essa questao.

[]s
CB_Lima


Concordo plenamente.
Somado a tudo isso está o fato de que um F-22 jamais operaria de forma isolada e, no que diz respeito a combate aéreo (e tudo mais), 1 + 1 muitas vezes podem mais do que 2. Confuso... :roll: mas verdadeiro.

Um problema ainda a resolver no F-22 diz respeito ao datalink, que por enquanto só é capaz de "conversar" com outros F-22, mas não com o E3C nem bases em terra, segundo lí ultimamente.

Abraços!




O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

#854 Mensagem por Luís Henrique » Qui Mai 10, 2007 4:24 pm

Ops, perai.....estou tentando mostrar um cenário em que uma força seria numericamente 8 x maior que a outra.

Não estou comparando a USAF com outros.....Mesmo sem F-22 eu sei que eles venceriam....

Sobre AEW&C´s e quetales, devemos lembrar que a força com Su-35BM também poderia contar com tais equipamentos......

Apenas fiz um exercício de um combate entre 1 F-22 x 8 Su-35BM, sem auxilio e apoio externo....




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

#855 Mensagem por Wolfgang » Qui Mai 10, 2007 4:37 pm

Luís Henrique escreveu:Ops, perai.....estou tentando mostrar um cenário em que uma força seria numericamente 8 x maior que a outra.

Não estou comparando a USAF com outros.....Mesmo sem F-22 eu sei que eles venceriam....

Sobre AEW&C´s e quetales, devemos lembrar que a força com Su-35BM também poderia contar com tais equipamentos......

Apenas fiz um exercício de um combate entre 1 F-22 x 8 Su-35BM, sem auxilio e apoio externo....


Boa análise, Luís. No entanto, nenhuma força até 2050 (me pauto pelo PIB) arca com 8x1 contra a USAF. Num esforço de guerra, constroem-se 1.200 Raptor´s, por exemplo. Quem tem 9.600 Su-35BM? Essa é q questão.
Apesar de existir aqueles que não acreditam no Raptor por não ter um custo/ benefício bom, para a realidade americana é factível. Se não estivessem no Iraque e Afeganistão, a USAF já teria os 800 (é esse o nº) pretendidos inicialmente.
Mais uma vez, um bom post, Luís.




Responder