Marinha do Japão

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: Marinha do Japão

#826 Mensagem por Goldfinger » Seg Mar 24, 2025 10:51 pm

akivrx78 escreveu: Sex Mar 21, 2025 3:51 pm
Goldfinger escreveu: Sex Mar 21, 2025 12:06 pm Eles utilizam o MK41 e mísseis SM-2 porque estão disponíveis a uns 40 anos e não havia alternativas locais. Quando começaram a desenvolver os seus próprios mísseis logo sentiram que há uma grande relutância por parte dos americanos em facilitar a integração de mísseis que não são americanos nos seus sistemas. Por isso um VLS nativo. Adicionalmente cria-se capacidade local em caso de dificuldades em receber armas americanas, seja por causa de um bloqueio naval chinês ou um presidente americano à la Trump.
Acho estranho o Eua permitirem que os japoneses façam integração de suas armas ao MK41 e dificultem para a Coreia do Sul, mesmo que dificulte a integrar alguma arma ao MK41, é necessário integrar o KVLS ao sistema de combate aegis eu acho mais difícil o Eua permitir integrar alguma coisa ao aegis do que ao MK41.
Como as dimensões do MK41 e KVLS são muito parecidas, eu acho que foi desenvolvido para reduzir custos, já que o MK41 8x8 parece que custa US$110 milhões um set e o KVLS seria quase metade do preço...
Interessante que o novo KVLS2 que eles estão desenvolvendo são 2 metros mais compridos que o MK41 são similares ao comprimento dos VLSs russos...

Goldfinger escreveu: Sex Mar 21, 2025 12:06 pm Duvido que sejam iguais. Diria "inspirados por" e "nacionalizados". E definitivamente foi um programa de cooperação oficial. Lembre-se que a Coreia do Sul também recebeu T-80 e BMP-3
Bom em todas as notícias que eles divulgam dizem ser desenvolvimentos 100% nacionais... eles não divulgam como os japoneses fazem informando os valores e quem vai desenvolver qual parte, ou se comprou a licença de produção.
De qualquer forma, provavelmente a parceria entre os russos e sul coreanos acabou com a Rússia se associando a Coreia do Norte.
Quais armas japonesas são integradas ao Mk41?

Quanto a integração com o AEGIS eu concordo em parte. Não é só a questão da integração do K-VLS, mas também dos mísseis. Dito isso, entre os navios sul-coreanos apenas os KDX-III tem AEGIS e K-VLS. E parece que nestes navios os K-VLS são usados basicamente para lançar os K-ASROC Red Shark e os mísseis de cruzeiro Hyunmoo.




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Re: Marinha do Japão

#827 Mensagem por akivrx78 » Ter Mar 25, 2025 3:37 am

Goldfinger escreveu: Seg Mar 24, 2025 10:51 pm
Quais armas japonesas são integradas ao Mk41?

Quanto a integração com o AEGIS eu concordo em parte. Não é só a questão da integração do K-VLS, mas também dos mísseis. Dito isso, entre os navios sul-coreanos apenas os KDX-III tem AEGIS e K-VLS. E parece que nestes navios os K-VLS são usados basicamente para lançar os K-ASROC Red Shark e os mísseis de cruzeiro Hyunmoo.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEix55fTYQGOYf3sBI76Z0tlO2GyMJsGlNAhX3z4Pnh4bxm1MKe2iZNo9SFNUqupsFdQ09jKknP-5M91SxRj3_UpghxeDaiddjo7wa6JDIDkHRVnicSknZpRc8bAhAzMn66N2F-VYeb3-hNV/s1600/20121113-37-1.jpg
Type 07 VLA

https://kaiyoukokubou.jp/wp-content/uploads/2025/01/type23sam.jpg
Type 23 A-SAM

Um míssil navio-ar que está sendo desenvolvido de 2017 (Heisei 29) a 2023 (Reiwa 5) com base no míssil antiaéreo de médio alcance Tipo 03 kai. Está sendo desenvolvido como um míssil de longo alcance capaz de destruir aeronaves e mísseis, com o objetivo de fortalecer as capacidades de defesa aérea das frotas de escolta.
O projétil pode ser disparado de um VLS instalado em um contratorpedeiro de uso geral, e o radome é derivado do Míssil Superfície-Ar de Médio Alcance Type 03 kai, e um link de dados de orientação intermediário, um propulsor e um dispositivo de separação de propulsor são incrementados. Além disso, o propulsor utiliza tecnologia do foguete de torpedo de lançamento vertical Tipo 07 e, ao integrá-lo a uma família de equipamentos existentes, acredita-se que o objetivo seja reduzir os riscos e custos de desenvolvimento.
Em 20 de fevereiro de 2023, o Esquadrão de Desenvolvimento da Força de Autodefesa Marítima do Japão anunciou em sua conta oficial do Facebook que um teste de fogo real de um novo míssil guiado navio-ar foi conduzido no navio de teste Asuka em dezembro de 2022. O novo míssil guiado navio-ar deverá ser submetido a novos testes operacionais em 2023 (Reiwa 5), ​​com o objetivo de ser implantado em 2024 (Reiwa 6).
Em 31 de agosto de 2023, o pedido de orçamento fiscal de 2024 do Ministério da Defesa delineou uma política de aquisição para um novo míssil guiado navio-ar, solicitando 22,2 bilhões de ienes em custos de aquisição.


Em 8 de setembro de 2023, o Ministério da Defesa anunciou a "Lista de Avaliações Preliminares de Projetos do AF2023", que declarou que para o novo míssil navio-ar programado para ser oficialmente adotado no AF2024, o desenvolvimento de uma versão melhorada do novo míssil navio-ar será realizado do AF2024 ao AF2030, com vários testes da versão melhorada a serem conduzidos do AF2028 ao AF2031, com o objetivo de estabelecer tecnologia de previsão de trajetória e tecnologia de rastreamento para alvos de alta velocidade hipersônica.


https://lh5.googleusercontent.com/proxy/ecJUTowMJSC6P_f1DYw2_vSrqA3PnOuO6zobnSYdRtBZmjNLNzVOJPnfDf-0MfSyZE2kreXA8ATkraznfhZJIrMXlOyvzIhw4i2JOtodkFjs31LOWEdbqMTK0A
Foi desenvolvido um míssil chamado de XRIM-4 derivado ao AAM-4 (2000~2007) porem eles cancelaram a produção e optaram por comprar o ESSM.
Existem muitos boatos sobre o cancelamento do XRIM-4 que era muito parecido com o ESSM, esse míssil foi desenvolvido baseado nos sistemas FC-2, mas os futuros navios iriam utilizar o sistema FC-3 e novas funções no míssil foram requisitadas, (função de auto-destruição, e modificações no sistema de guiagem do míssil) eram melhorias para evitar erros de fogo amigo, isto encareceu o projeto e o custo unitário para produção era 2 vezes maior que um ESSM.


https://pbs.twimg.com/media/Fv64IYjagAALaP8.jpg:large

O KVLS tem as mesmas dimensões do MK41 em tese seria possível utilizar todos os tipos de armas ocidentais nele, o novo modelo abre a possibilidade para utilizar armas coreanas/russas.




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Re: Marinha do Japão

#828 Mensagem por akivrx78 » Ter Mar 25, 2025 5:02 pm



https://dsiac.dtic.mil/wp-content/uploads/2019/11/VSL-graphic-400x480.jpg
O mastro foi recolocado, no vídeo ele esta dizendo que estavam instalando os casulos no vls porem pelo comprimento não parece ser o casulo de algum armamento...parece ser estas caixas com equipamentos eletrônicos que ficam instaladas na estrutura do vls.


https://www.naval-technology.com/wp-content/uploads/sites/15/2024/06/japanese-Mk41-in-text-image.jpg
Também da para ver 6:00 a tampa da célula aberta e fechando, o que deduz que a posição do vls instalado e a quantidade de células, parece que estão com 16 células instaladas, mas o estranho é que parece que mesmo com 16 células ainda tem um buraco aberto no casco na parte traseira.




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Re: Marinha do Japão

#829 Mensagem por akivrx78 » Seg Abr 07, 2025 6:10 am



Nova unidade da Força de Autodefesa "Grupo de Transporte Marítimo" formada... Fortalecendo as capacidades de defesa nas Ilhas Nansei; Ministro da Defesa Nakatani: "Um símbolo de operações conjuntas em uma nova era"
4/6 (dom) 19:09

Em meio à crescente expansão marítima da China, as Forças de Autodefesa formaram uma nova unidade, o Grupo de Transporte Marítimo, para fortalecer a defesa das Ilhas Nansei, e uma cerimônia foi realizada na Base Kure, na Prefeitura de Hiroshima, no dia 6.

O Grupo de Transporte Marítimo é uma unidade especializada que transporta tropas e equipamentos terrestres por mar, e foi recentemente criado em março como uma unidade conjunta das Forças de Autodefesa Terrestre, Marítima e Aérea.

Ministro da Defesa Nakatani:
Para transportar rapidamente unidades e equipamentos da Força de Autodefesa de todo o país para as ilhas, melhoraremos nossa capacidade de mobilização rápida para a região sudoeste e nossas capacidades de defesa insular.

Espera-se que o grupo desempenhe um papel em permitir a rápida implantação em ilhas remotas em caso de emergência, e o Ministro da Defesa Nakatani declarou que a formação do "Grupo de Transporte Marítimo" será "um símbolo de operações conjuntas em uma nova era".

Uma cerimônia de entrega do navio de transporte "Nihonbare" também foi realizada, com o Ministro da Defesa Nakatani e outros inspecionando o navio.




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Re: Marinha do Japão

#830 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 07, 2025 11:52 am

@akivrx78

Já existe perspectiva de quantos e quais tipos de navios esta nova frota serão necessários a fim de alcançar as capacidades desejadas?




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Re: Marinha do Japão

#831 Mensagem por akivrx78 » Seg Abr 07, 2025 12:20 pm

FCarvalho escreveu: Seg Abr 07, 2025 11:52 am @akivrx78

Já existe perspectiva de quantos e quais tipos de navios esta nova frota serão necessários a fim de alcançar as capacidades desejadas?

Imagem

São 10 navios até 2027, se vão construir mais no futuro somente da para saber no próximo plano de 5 anos em 2028.


https://ja.wikipedia.org/wiki/%E3%82%88 ... 1%E8%89%A6
LSV 2 deste modelo.

https://ja.wikipedia.org/wiki/%E3%81%AB ... 1%E8%89%A6
LCU 4 unidades desta do vídeo.


https://www.navalnews.com/wp-content/uploads/2019/07/BMT-Mitsui-Pitching-Caimen-90-Landing-Craft-for-JGSDF-Amphibious-Brigade-1.jpg
https://www.navalnews.com/wp-content/uploads/2024/10/Japan-Marine-United-New-Fast-Landing-Craft.jpg
Os 4 LCU ainda não mostraram o modelo parece que vai ser o CAIMEN-90 ou o projeto da JMU
O contrato de 3 unidades deste modelo eu achei caro são US$95 milhões pelo valor eu acho que deve ser o CAIMEN-90.




Editado pela última vez por akivrx78 em Seg Abr 07, 2025 12:54 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Marinha do Japão

#832 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 07, 2025 12:51 pm

10 navios me parece pouco para quem precisa defender várias ilhas distantes.
Esses navios embaixo, parecem barcaças de desembarque, tipo aquelas da segunda guerra. É isso mesmo?
Quanto aos maiores, me parece que não são navios grandes. Eles teriam capacidade para tropas, veículos e helos?
No caso, essa quantidade daria para mover pelo menos uma brigada completa do exército japonês?
Há sim, a quantas anda a formação do "corpo de fuzileiros navais" do Japão? Estas tropas seriam as mais adequadas, talvez, para a missão que se propõe a tais meios acima, mas não vejo tanto investimento em meios anfíbios na marinha nipônica, principalmente aqueles capazes de transportar uma boa quantidade de tropas com capacidade ofensiva crível.




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Re: Marinha do Japão

#833 Mensagem por akivrx78 » Seg Abr 07, 2025 2:28 pm



Utilizando a capacidade de transporte marítimo privado

○ Projeto de utilização da capacidade de transporte privado (6 navios: 50,9 bilhões de ienes)

Para complementar a capacidade de transporte marítimo para transporte de tropas para as ilhas da região sudoeste, será fornecido um grande número de veículos e contêineres.
Garantiu uma embarcação da Iniciativa de Financiamento Privado (PFI) especializada em transporte.

https://www.mod.go.jp/j/budget/yosan_ga ... 240830.pdf
Pagina 30.

Para transporte de grandes quantidades de veículos, o MD tem contrato com navios de transporte civis, esses navios têm o dobro de velocidade dos navios militares.


Os navios menores são para desembarque em praias.
Os médios têm um que é para praia e o outro é para portos.

O corpo anfíbio foi criado para defender ilhas distantes desabitadas como aquelas em disputa com a China que são ilhas pequenas e não exite portos e nem praia, a estratégia e enviar tropas rápido por via MV-22.




Navios anfíbios de grande porte acho que somente vai aparecer na próxima década, hoje está faltando porto para atracar navios nas bases, por isto eles estão construindo novas e reformando as existentes.
Tem portos civis com espaço para receber navios militares, mas além da burocracia sempre aparece grupos protestando...




Editado pela última vez por akivrx78 em Seg Abr 07, 2025 3:08 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Marinha do Japão

#834 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 07, 2025 2:43 pm

O emprego de navios civis para complementar a frota militar é algo tão antigo quanto comum em qualquer lugar. E os Japão é bom nisso, e tem uma marinha mercante, acho, adequada a realizar tais tarefas de apoio.




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Re: Marinha do Japão

#835 Mensagem por akivrx78 » Qua Abr 09, 2025 9:29 am



Em 4 de abril de 2025, a Unidade de Apoio à Ação Antipirataria Desdobrada (DGPE) e a Unidade Aérea de Ação Antipirataria Desdobrada (DAPE) receberam uma delegação de 14 membros da Associação de Armadores Japoneses, liderada pelo Presidente Myochin, na Base de Atividades de Djibuti das Forças de Autodefesa do Japão, onde receberam uma carta de agradecimento por suas atividades no país e palavras de incentivo aos membros da unidade. Por meio de nossas operações antipirataria, contribuímos para a navegação segura no Indo-Pacífico e para a estabilidade regional.

A Associação Japonesa de Armadores (JSA), uma associação geral constituída, foi fundada em junho de 1947 como uma associação industrial cujos membros são proprietários, arrendatários e operadores de navios acima de 100 toneladas brutas e que tenham nacionalidade japonesa. Em 1º de junho de 2020, era composta por 127 empresas e era uma organização cujo objetivo era conduzir diversas pesquisas e estudos sobre o setor de transporte marítimo para o bem-estar público, promover atividades comerciais justas e livres no setor e contribuir para o desenvolvimento saudável do transporte marítimo japonês.




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Re: Marinha do Japão

#836 Mensagem por akivrx78 » Qui Abr 10, 2025 10:10 am

Notícias de Última Hora | Japão testará nova variante de canhão eletromagnético no navio experimental JS Asuka.
9 de abril de 2025 - 14:32

Imagem

Durante uma visita ao porto em 9 de abril de 2025, o usuário do Twitter モリジュン (Morijun) publicou diversas imagens tiradas em uma base naval japonesa, possivelmente Yokosuka, mostrando o que parecia ser uma nova variante de um canhão eletromagnético instalado no navio experimental JS Asuka (ASE-6102) da Força de Autodefesa Marítima do Japão. As imagens mostravam uma torre com design angular, consistente com relatórios oficiais anteriores que indicavam que Asuka havia sediado o primeiro teste de disparo de um canhão eletromagnético a bordo em 2023. Essa observação também se alinha com as atividades de teste em andamento envolvendo o sistema de armas eletromagnéticas desenvolvido pela Agência de Aquisição, Tecnologia e Logística do Japão (ATLA).

Imagem
As imagens retratavam uma torre com design angular, consistente com relatórios oficiais anteriores que indicavam que o JS Asuka havia sediado o primeiro teste de tiro a bordo de um canhão eletromagnético em 2023. (Fonte da imagem: Twitter/モリジュン)

Imagem
O JS Asuka é uma embarcação experimental única que serve exclusivamente como plataforma de teste para futuros equipamentos da Força de Autodefesa Marítima do Japão (JMSDF). Construído pela Sumitomo Heavy Industries e lançado em 1994, o navio foi comissionado em março de 1995. Foi desenvolvido com base no orçamento de defesa de 1992 como o primeiro navio de teste construído especificamente para a JMSDF em quinze anos. Seu nome foi adotado de acordo com as convenções da JMSDF para navios de teste, em homenagem a Asuka, um local histórico associado à herança cultural do Japão. O navio está baseado em Yokosuka e atualmente é operado pelo Esquadrão de Desenvolvimento, agora conhecido como Unidade de Avaliação e Desenvolvimento de Tecnologia. O custo de construção foi de aproximadamente 27,839 bilhões de ienes.

Imagem
O navio tem 151 metros de comprimento, 17,3 metros de largura e um deslocamento de 6.200 toneladas em plena carga. Originalmente, empregava um sistema de propulsão COGLAG (turbina a gás combinada, elétrica e a gás) com turbinas a gás LM2500 para geração de energia elétrica e acionamento direto, embora apenas duas turbinas a gás permaneçam em uso após a remoção da turbina de geração de energia elétrica. O sistema de propulsão produz 43.000 PS e permite uma velocidade máxima de 27 nós. A embarcação transporta uma tripulação principal de 72 pessoas, além de acomodações para 100 tripulantes de teste. O layout inclui alojamentos dedicados para tripulantes regulares e de teste, um salão multiuso para briefings e uma unidade médica com espaços separados para tripulantes masculinos e femininos. O Asuka também foi o primeiro navio da JMSDF a embarcar militares do sexo feminino.

O projeto do navio inclui uma proa acentuadamente saliente, ajustada para evitar interferência com o sistema de sonar OQS-XX. Este sonar consiste em um conjunto cilíndrico de domo de proa e um conjunto de flanco lateral único devido a limitações orçamentárias. A superestrutura da ponte inclui quatro níveis, com espaço reservado para testes de radar. Anteriormente, ela abrigava um protótipo inicial do sistema de radar FCS-3, com quatro antenas AESA. Após a conclusão dos testes, partes deste protótipo foram reaproveitadas para os contratorpedeiros da classe Hyūga. A partir do ano fiscal de 2014, um protótipo do radar multifuncional FCS-3 aprimorado, utilizando a banda X, foi instalado no navio.

Construído pela Sumitomo Heavy Industries e lançado em 1994, o JS Asuka (ASE-6102) é um navio experimental único que serve exclusivamente como plataforma de teste para futuros equipamentos da Força de Autodefesa Marítima do Japão. (Fonte da imagem: Twitter/モリジュン)

Imagem
O convés dianteiro da ponte, no nível 01, inicialmente possuía um compartimento de três conveses de altura que posteriormente abrigou um Sistema de Lançamento Vertical (VLS) Mk.41 mod.17 de oito células para testar o futuro VLA 07 e o A-SAM (posteriormente designado como míssil navio-ar Tipo 23). Este VLS foi removido durante a manutenção no final do ano fiscal de 2022. Instalações de teste adicionais incluíram um bloqueador acústico fixo (FAJ) e um chamariz móvel (MOD) como parte de um sistema de defesa contra torpedos. O navio também testou sistemas de lançamento de torpedos atualizados para o torpedo Tipo 12, embora estes não estivessem mais em uso em 2023.

Imagem
O convés principal traseiro serve como heliporto para helicópteros da série H-60, com um hangar capaz de abrigar o SH-60J. O espaço é oficialmente designado como "armazém de equipamentos de desenvolvimento" e também é usado para armazenar equipamentos de teste ou servir como área de espera em condições climáticas adversas. O convés de trabalho abaixo inclui equipamentos para testes de sonar rebocado. Em 2019, foram feitas modificações no convés traseiro para suportar testes dos sistemas de sonar VDS+TASS usados ​​nas fragatas da classe Mogami. Em dezembro de 2022, o JS Asuka participou do teste de fogo real do novo A-SAM, posteriormente designado como míssil navio-ar Tipo 23.

Ao longo de suas quase três décadas de serviço, o JS Asuka foi equipado e testado com uma ampla gama de sensores, armas, sistemas de propulsão e tecnologias de combate integradas. Entre 1995 e 1998, suportou testes do sonar OQQ-XX, da propulsão COGLAG e do sistema FCS-3. Também testou detecção por infravermelho.

https://armyrecognition.com/news/navy-n ... ental-ship




Parece diferente do modelo anterior.




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Re: Marinha do Japão

#837 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 10, 2025 12:05 pm

Enquanto no mundo real do sec XXI os países testam canhões laser, eletromagnéticos, e coisas tipo star wars da vida, no Brasil ainda estamos tentando começar a fazer o mínimo básico necessário que é ter, pelo menos, a munição nacional nos navios da esquadra. Ou do que restar dela.
Viva-se com isso.




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