Notícias de Última Hora | Japão testará nova variante de canhão eletromagnético no navio experimental JS Asuka.
9 de abril de 2025 - 14:32
Durante uma visita ao porto em 9 de abril de 2025, o usuário do Twitter モリジュン (Morijun) publicou diversas imagens tiradas em uma base naval japonesa, possivelmente Yokosuka, mostrando o que parecia ser uma nova variante de um canhão eletromagnético instalado no navio experimental JS Asuka (ASE-6102) da Força de Autodefesa Marítima do Japão. As imagens mostravam uma torre com design angular, consistente com relatórios oficiais anteriores que indicavam que Asuka havia sediado o primeiro teste de disparo de um canhão eletromagnético a bordo em 2023. Essa observação também se alinha com as atividades de teste em andamento envolvendo o sistema de armas eletromagnéticas desenvolvido pela Agência de Aquisição, Tecnologia e Logística do Japão (ATLA).

As imagens retratavam uma torre com design angular, consistente com relatórios oficiais anteriores que indicavam que o JS Asuka havia sediado o primeiro teste de tiro a bordo de um canhão eletromagnético em 2023. (Fonte da imagem: Twitter/モリジュン)

O JS Asuka é uma embarcação experimental única que serve exclusivamente como plataforma de teste para futuros equipamentos da Força de Autodefesa Marítima do Japão (JMSDF). Construído pela Sumitomo Heavy Industries e lançado em 1994, o navio foi comissionado em março de 1995. Foi desenvolvido com base no orçamento de defesa de 1992 como o primeiro navio de teste construído especificamente para a JMSDF em quinze anos. Seu nome foi adotado de acordo com as convenções da JMSDF para navios de teste, em homenagem a Asuka, um local histórico associado à herança cultural do Japão. O navio está baseado em Yokosuka e atualmente é operado pelo Esquadrão de Desenvolvimento, agora conhecido como Unidade de Avaliação e Desenvolvimento de Tecnologia. O custo de construção foi de aproximadamente 27,839 bilhões de ienes.

O navio tem 151 metros de comprimento, 17,3 metros de largura e um deslocamento de 6.200 toneladas em plena carga. Originalmente, empregava um sistema de propulsão COGLAG (turbina a gás combinada, elétrica e a gás) com turbinas a gás LM2500 para geração de energia elétrica e acionamento direto, embora apenas duas turbinas a gás permaneçam em uso após a remoção da turbina de geração de energia elétrica. O sistema de propulsão produz 43.000 PS e permite uma velocidade máxima de 27 nós. A embarcação transporta uma tripulação principal de 72 pessoas, além de acomodações para 100 tripulantes de teste. O layout inclui alojamentos dedicados para tripulantes regulares e de teste, um salão multiuso para briefings e uma unidade médica com espaços separados para tripulantes masculinos e femininos. O Asuka também foi o primeiro navio da JMSDF a embarcar militares do sexo feminino.
O projeto do navio inclui uma proa acentuadamente saliente, ajustada para evitar interferência com o sistema de sonar OQS-XX. Este sonar consiste em um conjunto cilíndrico de domo de proa e um conjunto de flanco lateral único devido a limitações orçamentárias. A superestrutura da ponte inclui quatro níveis, com espaço reservado para testes de radar. Anteriormente, ela abrigava um protótipo inicial do sistema de radar FCS-3, com quatro antenas AESA. Após a conclusão dos testes, partes deste protótipo foram reaproveitadas para os contratorpedeiros da classe Hyūga. A partir do ano fiscal de 2014, um protótipo do radar multifuncional FCS-3 aprimorado, utilizando a banda X, foi instalado no navio.
Construído pela Sumitomo Heavy Industries e lançado em 1994, o JS Asuka (ASE-6102) é um navio experimental único que serve exclusivamente como plataforma de teste para futuros equipamentos da Força de Autodefesa Marítima do Japão. (Fonte da imagem: Twitter/モリジュン)

O convés dianteiro da ponte, no nível 01, inicialmente possuía um compartimento de três conveses de altura que posteriormente abrigou um Sistema de Lançamento Vertical (VLS) Mk.41 mod.17 de oito células para testar o futuro VLA 07 e o A-SAM (posteriormente designado como míssil navio-ar Tipo 23). Este VLS foi removido durante a manutenção no final do ano fiscal de 2022. Instalações de teste adicionais incluíram um bloqueador acústico fixo (FAJ) e um chamariz móvel (MOD) como parte de um sistema de defesa contra torpedos. O navio também testou sistemas de lançamento de torpedos atualizados para o torpedo Tipo 12, embora estes não estivessem mais em uso em 2023.

O convés principal traseiro serve como heliporto para helicópteros da série H-60, com um hangar capaz de abrigar o SH-60J. O espaço é oficialmente designado como "armazém de equipamentos de desenvolvimento" e também é usado para armazenar equipamentos de teste ou servir como área de espera em condições climáticas adversas. O convés de trabalho abaixo inclui equipamentos para testes de sonar rebocado. Em 2019, foram feitas modificações no convés traseiro para suportar testes dos sistemas de sonar VDS+TASS usados nas fragatas da classe Mogami. Em dezembro de 2022, o JS Asuka participou do teste de fogo real do novo A-SAM, posteriormente designado como míssil navio-ar Tipo 23.
Ao longo de suas quase três décadas de serviço, o JS Asuka foi equipado e testado com uma ampla gama de sensores, armas, sistemas de propulsão e tecnologias de combate integradas. Entre 1995 e 1998, suportou testes do sonar OQQ-XX, da propulsão COGLAG e do sistema FCS-3. Também testou detecção por infravermelho.
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