Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.
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Carlos Lima
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#781
Mensagem
por Carlos Lima » Qui Jul 05, 2007 8:08 pm
Alitson escreveu:Parabéns mesmo, pena que não seja liberado nenhuma foto do A-29 e do Mike com uns brinquedinhos novos... Sacanagem...

Hehehehehe... que sacanagem... e você só dando uma "espetada" na galera...
O importante é saber se já estão com os brinquedos!
O resto só interessa para o "inimigo" na hora que cair ou "chover" na cabeça dele!
Fotos são legais mas até para elas existe o momento certo...
[]s
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P44
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#782
Mensagem
por P44 » Ter Jul 17, 2007 6:34 am
Militares podem recusar disparar contra aviões civis
MANUEL CARLOS FREIRE
FAP registou seis alertas de aviões estranhos até Julho
Os chefes militares não podem garantir ao poder político que um piloto da Força Aérea cumpra a ordem de destruir um avião civil, controlado por terroristas, que se dirija contra as torres gémeas das Amoreiras ou contra o edifício da Assembleia da República.
"Algo tem que ser feito", pois "o piloto não está obrigado a cumprir uma ordem para abater um avião civil", declarou ao DN um oficial superior da Força Aérea Portuguesa (FAP) no activo, acrescentando que "não há treino nem cobertura legal" para um acto desses. Já com um registo de "seis alertas" no primeiro semestre deste ano, originados por "aviões em dúvida", a FAP rege-se por um quadro legal onde "não é possível ter um [caça] F-16 a cumprir missões de polícia: a lei diz que a Defesa compete às Forças Armadas e a Segurança às polícias".
Com a luta ao terrorismo a dominar as agendas políticas desde o 11 de Setembro de 2001, os militares lembram que Portugal está numa das fronteiras da Europa com o mundo islâmico - sendo a capital mais próxima de Lisboa a marroquina Rabat. E constatam que o Governo alemão voltou a defender, na última semana, a aprovação de leis que permitam ordenar o abate de um avião sequestrado por terroristas. Ou que em Inglaterra, num exercício militar realizado em Abril, um general da Real Força Aérea britânica perguntou aos pilotos se admitiriam fazer voos suicidas contra um avião - ou um carro armadilhado - controlado por terroristas se estivessem sem munições ou as armas falhassem (o que gerou grande controvérsia e levou o Ministério da Defesa a dar explicações).
Outra fonte da FAP disse ao DN que "tem havido vários fora, internos, onde o assunto tem sido muito discutido em termos de doutrina". Mas "é um debate confortável porque quem tem que tomar a decisão é o poder político". "O militar não tem que pensar muito" em função do treino - mas, como os sensores do F-16 lhe dizem que está perante um avião civil e até sabe que não é uma ameaça militar, "ninguém garante ao poder político que o piloto dispara".
Para o tenente-coronel Brandão Ferreira (na reserva), ex-piloto de defesa aérea que agora voa em aviões comerciais, "quem decide é que tem de julgar qual é o dano maior" - sabendo que "os passageiros, em princípio, morrem sempre". O militar "recebe ordens", depois "pede que sejam autenticadas pela autoridade legítima" através de certos códigos, e depois "só tem duas soluções: ou abate ou não abate". "Se não cumprir, sujeita-se às consequências" de romper o princípio da autoridade e disciplina militares, frisou.
http://dn.sapo.pt/2007/07/17/nacional/m ... r_con.html
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#783
Mensagem
por cabeça de martelo » Qui Jul 19, 2007 12:37 pm
Governo aumenta de 8 para 12 anos tempo mínimo de serviço dos pilotos da Força Aérea
Lisboa, 19 Jul (Lusa) - O Governo aprovou hoje um decreto que aumenta o tempo mínimo de serviço efectivo na especialidade de piloto aviador da Força Aérea dos actuais oito para 12 anos.
Em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, o titular da pasta da Presidência, Pedro Silva Pereira, afirmou que se registava "uma constante diminuição dos efectivos" na Força Aérea.
"Essa diminuição de efectivos estava a limitar as disponibilidades operacionais da Força Aérea e limitar o retorno do investimento que o Estado faz na formação dos pilotos, que é na ordem dos dois milhões de euros por ano", justificou.
Segundo Pedro Silva Pereira, com a diminuição dos efectivos disponíveis para o serviço "o Estado estava a enfrentar situações de alguma gravidade".
Por essa razão, "o Governo altera agora o tempo mínimo efectivo de serviço de oito para 12 anos, exactamente para que o investimento feito na formação não resulte em benefício de terceiros antes do período de tempo que é razoável e se possibilite a manutenção os quadros operacionais das Forças Armadas".
O comunicado do Conselho de Ministros refere que o diploma "só se aplica aos militares cuja data de ingresso no quadro especial de pilotos aviadores seja posterior à data de entrada em vigor deste decreto".
PMF.
Lusa/fim
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/1bv ... UKLbQ.html
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#784
Mensagem
por cabeça de martelo » Qui Jul 19, 2007 12:38 pm
Lancero escreveu:Concurso para [url=http://www.dre.pt/pdf2sdip/2007/07/138000000/2062920630.pdf]Aquisição de 7500 flares MJU 7-A/B, 10 000 cartridge BBU-36B e 10 000
cartridge BBU-35B para aeronaves[/url]Off-topic
Uma das esquadras da BA6 vai ter casa de cara lavada.
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#785
Mensagem
por Sintra » Qui Jul 19, 2007 6:44 pm
cabeça de martelo escreveu:Lancero escreveu:Concurso para [url=http://www.dre.pt/pdf2sdip/2007/07/138000000/2062920630.pdf]Aquisição de 7500 flares MJU 7-A/B, 10 000 cartridge BBU-36B e 10 000
cartridge BBU-35B para aeronaves[/url]Off-topic
Uma das esquadras da BA6 vai ter casa de cara lavada.
Isto a ir mesmo muito bem
Já repararam na quantidade de equipamento novo para o qual a FAP abriu concurso, ou fez a encomenda ou que JÁ RECEBEU nos ultimos meses?!!!!!!!!!!!!!!!!
Se o MLU dos Viper acelerasse e se o concurso para a aquisição do substituto do C130 surgisse entre 2008 e 2009 eu já era um "hombre" muito, muito, muito satisfeito (e tremendamente surpreendido

)
Abraços

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#786
Mensagem
por cabeça de martelo » Qui Jul 19, 2007 8:41 pm
Sintra dá para tu fazeres um resumo de todas as novidades ao nível do armamento na FAP nos últimos 12 meses?
Obrigado!

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#787
Mensagem
por tagos » Sáb Jul 21, 2007 12:05 pm
O que são "cartridge"?
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#788
Mensagem
por Bolovo » Sáb Jul 21, 2007 5:59 pm
tagos escreveu:O que são "cartridge"?
Cartuchos, creio que esses 10000 cartuchos de BBU-35 e 36 são chaffs ou algo de guerra eletrônica (contramedidas).
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
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#789
Mensagem
por cabeça de martelo » Qua Jul 25, 2007 8:43 am
Pescador resgatado em alto mar
Na madrugada de segunda-feira a Força Aérea Portuguesa foi chamada de urgência para socorrer um pescador em alto mar. A embarcação estava em águas espanholas, mas os helicópteros do país vizinho não tinham poder de alcance suficiente.
video:
http://expresso.clix.pt/Multimedia/Inte ... _id=408045
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#790
Mensagem
por Soufa » Seg Ago 06, 2007 6:10 pm
Bem, nos próximos 15 anos a FAP terá uma capacidade de combate acrescida, a saber:
- 40 F16A/BMLU AIM9X ? AIM120C JDAM GBU12 AGM65 JHMCS LITENING?
- 12 EH101 "Merlin"
- 12 C295M
- 5 P3C "Orion"
- 3/4 A400M? Substituindo o C130H em 2015.
- 7/8 A109M? Para substituir os Alouette III
- 14 Alpha Jet
- 16 Epsilon TB30
Faltam mais munições inteligentes como o JSOW, GBU24,WCMD, e um missil anti-navio (que a FAP quer comprar) talvez o Penguin ou HarpoonII, falta apostar na capacidade de guerra electrónica e de reabastecimento em voo, assim como a defesa aérea baseada no solo SAM's, além disso falta consolidar a capacida C2 e C3 assim como extender aos Açores a cobertura de Radar.
Será também importante adquirir material de protecção NBQ assim como de descontaminação, e assegurar uma excelente mobilidade de forças.
Assim como pensar na substituição dos F16 a longo prazo por F35 JSF.
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#791
Mensagem
por soultrain » Seg Ago 06, 2007 7:25 pm
Quanto ao missil anti-navio , por enquanto já temos o Maverick.
[[]]'s
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#792
Mensagem
por Sintra » Seg Ago 06, 2007 7:30 pm
soultrain escreveu:Quanto ao missil anti-navio , por enquanto já temos o Maverick.
[[]]'s
Que era mais que o suficiente para enfiar a Marinha Portuguesa no fundo do Oceano Atlântico...

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#793
Mensagem
por Soufa » Sex Ago 10, 2007 3:31 pm
Temos várias hipoteses a considerar:
AGM84 Harpoon II
SLAM-ER
Penguin
O SLAM-ER é uma especie de Harpoon, pode atacar alvos terrestres para além de navios.
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#794
Mensagem
por cabeça de martelo » Sáb Ago 18, 2007 1:08 pm
No Arquipélago dos Açores nascem todos anos bebés a bordo das aeronaves da Força Aérea Portuguesa. Já são 26 até à data. A ausência de maternidades em seis ilhas da região faz com que as mães, aos 8 meses de gravidez, sejam encaminhadas para os hospitais de referência. Mas os partos prematuros são atendidos em situações excepcionais. Um serviço de emergência, sedeado na ilha Terceira, faz o transporte destas mães para os hospitais de referência. De alerta estão tripulações da Força Aérea e equipas médicas do Hospital de Angra.
Os 600 kms que separam o arquipélago, de um extremo ao outro, levam a que por vezes os partos aconteçam no ar.
http://www.youtube.com/watch?v=3cSiInHVhwY
http://www.youtube.com/watch?v=LP1wRYHxbA0
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#795
Mensagem
por Al Zarqawi » Seg Ago 20, 2007 10:02 am
cabeça de martelo escreveu:No Arquipélago dos Açores nascem todos anos bebés a bordo das aeronaves da Força Aérea Portuguesa. Já são 26 até à data. A ausência de maternidades em seis ilhas da região faz com que as mães, aos 8 meses de gravidez, sejam encaminhadas para os hospitais de referência. Mas os partos prematuros são atendidos em situações excepcionais. Um serviço de emergência, sedeado na ilha Terceira, faz o transporte destas mães para os hospitais de referência. De alerta estão tripulações da Força Aérea e equipas médicas do Hospital de Angra.
Os 600 kms que separam o arquipélago, de um extremo ao outro, levam a que por vezes os partos aconteçam no ar.
Tudo bem,
É Cabeça,pelo menos nossas crianças não vão nascer a Espanha.Muito meritório esse trabalho da Força Aérea.
Abraços,
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"A inveja é doce,o olho grande é que é uma merda"Autor desconhecido.
