Commodity??!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Justin Case
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Re: Commodity??!!!

#76 Mensagem por Justin Case » Seg Set 07, 2015 12:45 am

Amigos,

A Embraer tinha a intenção de utilizar "caixão de asas" em material composto, mas não tinha confiança suficiente para tentar sozinha. Perdeu a chance por dois motivos: o F-X2 atrasou, com relação ao KC-390; o Rafale não foi escolhido. Então, em vez de usar uma solução no estado-da-arte no cargueiro, foi com a estrutura metálica mesmo, que é uma solução de menor risco, mas menos interessante para a empresa em termos tecnológicos e competitivos. Pena.
A iniciativa fica para um próximo projeto.
Abraços,

Justin




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Re: Commodity??!!!

#77 Mensagem por kirk » Seg Set 07, 2015 1:06 am

Justin Case escreveu:Amigos,

A Embraer tinha a intenção de utilizar "caixão de asas" em material composto, mas não tinha confiança suficiente para tentar sozinha. Perdeu a chance por dois motivos: o F-X2 atrasou, com relação ao KC-390; o Rafale não foi escolhido. Então, em vez de usar uma solução no estado-da-arte no cargueiro, foi com a estrutura metálica mesmo, que é uma solução de menor risco, mas menos interessante para a empresa em termos tecnológicos e competitivos. Pena.
A iniciativa fica para um próximo projeto.
Abraços,

Justin
http://www.youtube.com/watch?v=sU6dCl72rNY

Logo no início do vídeo e também no 5:06 min em diante fica claro que a OPINIÃO da FAB e Embraer é que ela reúne condições para desenvolver o KC-390 de forma independente ...

O problema de se aceitar uma oferta como essa (caixão de asas) é o CUSTO que se impôs para tal compartilhamento ... tem que escolher o Rafale ... fica evidente no vídeo que FAB e Embraer declinam ...




[] kirk

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Re: Commodity??!!!

#78 Mensagem por Mathias » Seg Set 07, 2015 1:19 am

Ué, não foi assim com o Gripen? Ou a SAAB nos repassaria alguma coisa se não escolhêssemos o caça sueco?




“Os únicos derrotados no mundo são os que deixam de lutar, de sonhar e de querer! Levantem suas bandeiras, mesmo quando não puderem levantar!”.
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Re: Commodity??!!!

#79 Mensagem por Mathias » Seg Set 07, 2015 1:29 am

A única coisa que precisa saber é SE empresas como a polaris esteja interessada na tecnologia francesa para fabricar motor de UAVs ... se ninguém pediu isso, se a FAB não pediu isso ... essa oferta é absolutamente inócua ... e teve seu tratamento como inócua ... pois, ninguém comentou isso como algo positivo na oferta francesa ...

É igual ao tal "caixão de asas" oferecido à Embraer e devidamente ignorado !
Bem, então interesse em tecnologias sensíveis é quantificado pelos comentários da internet...

E a questão que nos trouxe aqui é outra, você disse que a oferta francesa não continha ToTs de motor, agora você diz que ninguém se interessou pela oferta.
Já melhorou, da negação da oferta para o desinteresse nacional em tecnologias sensíveis de motores a jato no estado da arte.

Sobre o seu outro post, aquele coma dúvida "DO" e "DE".
Quando a SAAB fez a presentação dela, se ela afirmasse que faria ToT DE códigos fontes, alguém teria dúvida que seriam do Gripen ou alguém pensaria que poderia ser de um SAAB-2000?
Algo como:
- Olha, vamos fazer ToT DE códigos fonte, mas é de outro avião que nada tem a ver com o FX, e isso apesar de não ter interesse algum achamos que é uma grande vantagem. Vocês compram Gripen e recebem códigos de SAAB-2000.

É assim?




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Re: Commodity??!!!

#80 Mensagem por kirk » Seg Set 07, 2015 1:31 am

Mathias escreveu:Ué, não foi assim com o Gripen? Ou a SAAB nos repassaria alguma coisa se não escolhêssemos o caça sueco?
A Saab não fez ofertas mirabolantes daquilo que NÃO PEDIMOS tipo caixão de asas e motores de UAVs ...

Essa é a típica arrogância de querer oferecer aquilo que ELES acham que devem conceder ao Brasil ... ToT irrestrita daquilo que eu esteja disposto a conceder ! :roll:




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Re: Commodity??!!!

#81 Mensagem por Mathias » Seg Set 07, 2015 1:34 am

Mas não é a SAAB que anda dizendo que vamos fazer um 5ºG com a tecnologia do Gripen-NG, do qual faremos um assento a mais?




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Re: Commodity??!!!

#82 Mensagem por kirk » Seg Set 07, 2015 1:36 am

Mathias escreveu:
A única coisa que precisa saber é SE empresas como a polaris esteja interessada na tecnologia francesa para fabricar motor de UAVs ... se ninguém pediu isso, se a FAB não pediu isso ... essa oferta é absolutamente inócua ... e teve seu tratamento como inócua ... pois, ninguém comentou isso como algo positivo na oferta francesa ...

É igual ao tal "caixão de asas" oferecido à Embraer e devidamente ignorado !
Bem, então interesse em tecnologias sensíveis é quantificado pelos comentários da internet...

E a questão que nos trouxe aqui é outra, você disse que a oferta francesa não continha ToTs de motor, agora você diz que ninguém se interessou pela oferta.
Já melhorou, da negação da oferta para o desinteresse nacional em tecnologias sensíveis de motores a jato no estado da arte.

Sobre o seu outro post, aquele coma dúvida "DO" e "DE".
Quando a SAAB fez a presentação dela, se ela afirmasse que faria ToT DE códigos fontes, alguém teria dúvida que seriam do Gripen ou alguém pensaria que poderia ser de um SAAB-2000?
Algo como:
- Olha, vamos fazer ToT DE códigos fonte, mas é de outro avião que nada tem a ver com o FX, e isso apesar de não ter interesse algum achamos que é uma grande vantagem. Vocês compram Gripen e recebem códigos de SAAB-2000.

É assim?
Se for pra vc ficar com "joguinhos" de palavras vou parar por aqui, viu CM ... isso não é construtivo, não esclarece ninguém e não acrescenta nada ao debate ...

Até agora o que estava em discussão é ToT do M88 ... então pare de blá, blá, blá ... e nhém, nhém, nhém ...




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Re: Commodity??!!!

#83 Mensagem por kirk » Seg Set 07, 2015 1:38 am

Vai continuar falando que o consórcio Dassault ofereceu ToT de M88 ou aprendeu a lição ????

Ou vai continuar com joguinhos de palavras pra tumultuar o debate ???




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Re: Commodity??!!!

#84 Mensagem por Justin Case » Seg Set 07, 2015 1:42 am

Amigos,

Não há dúvida. Temos condições de desenvolver qualquer coisa de forma independente, desde que nos sejam dados recursos suficientes e tempo.
Abraços,

Justin




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Re: Commodity??!!!

#85 Mensagem por Mathias » Seg Set 07, 2015 1:46 am

Houve oferta de ToT de/do motor, está no slide.
Spock/Kirk/,,,, você agora é moderador ou algo assim?




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Re: Commodity??!!!

#86 Mensagem por kirk » Seg Set 07, 2015 1:57 am

ToT do M88 ... não foge da pergunta não CM ... Tot de M88 ?

Vai continuar com a cantilena ou APRENDEU QUE ISSO NÃO FOI OFERTADO ? ... responda ! :D




[] kirk

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Re: Commodity??!!!

#87 Mensagem por kirk » Seg Set 07, 2015 2:00 am

Justin Case escreveu:Amigos,

Não há dúvida. Temos condições de desenvolver qualquer coisa de forma independente, desde que nos sejam dados recursos suficientes e tempo.
Abraços,

Justin
Sim, exatamente o que disseram o Orlando e o Saito no início do vídeo, frisando que KC-390 era uma coisa e o FX-2 é outra coisa ... desvinculando quaisquer ofertas atrelando as duas coisas ...




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Re: Commodity??!!!

#88 Mensagem por Justin Case » Seg Set 07, 2015 2:26 am

kirk escreveu:ToT do M88 ... não foge da pergunta não CM ... Tot de M88 ?

Vai continuar com a cantilena ou APRENDEU QUE ISSO NÃO FOI OFERTADO ? ... responda ! :D
Kirk,

Isso eu tinha comentado lá naquele comentário anterior sobre ToT e fabricação no Brasil.
A fabricação no Brasil do M-88 (ou de suas partes) não estava incluída no preço da oferta.
O acesso à tecnologia (ToT) do motor estava ofertado, sem custo, assim como a todas as outras tecnologias do Rafale.
Vários modos existem para absorver tecnologia e/ou produzir no Brasil, entre eles:
1. Oneroso para o Governo: colocar requisito adicional para a capacitação/fornecimento e pagar por isso no contrato, ou
2. Não-oneroso para o Governo: encontrar uma empresa disposta a investir seus recursos na capacitação industrial e pessoal, recebendo o conhecimento como offset (sem custo) para recuperar em seguida (produzindo para o para o próprio projeto F-X2 ou em outro futuro projeto lucrativo). O grande problema é que as empresas locais, de modo geral, não querem ou não têm recursos próprios para investir, preferindo ganhar contratos governamentais sem investir um só centavo, com risco zero.
Não se assuste. Não é fácil entender offset sem estudar profundamente o assunto.

Justin




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Re: Commodity??!!!

#89 Mensagem por kirk » Seg Set 07, 2015 5:33 am

Justin Case escreveu:
kirk escreveu:ToT do M88 ... não foge da pergunta não CM ... Tot de M88 ?

Vai continuar com a cantilena ou APRENDEU QUE ISSO NÃO FOI OFERTADO ? ... responda ! :D
Kirk,

Isso eu tinha comentado lá naquele comentário anterior sobre ToT e fabricação no Brasil.
A fabricação no Brasil do M-88 (ou de suas partes) não estava incluída no preço da oferta.
O acesso à tecnologia (ToT) do motor estava ofertado, sem custo, assim como a todas as outras tecnologias do Rafale.
Vários modos existem para absorver tecnologia e/ou produzir no Brasil, entre eles:
1. Oneroso para o Governo: colocar requisito adicional para a capacitação/fornecimento e pagar por isso no contrato, ou
2. Não-oneroso para o Governo: encontrar uma empresa disposta a investir seus recursos na capacitação industrial e pessoal, recebendo o conhecimento como offset (sem custo) para recuperar em seguida (produzindo para o para o próprio projeto F-X2 ou em outro futuro projeto lucrativo). O grande problema é que as empresas locais, de modo geral, não querem ou não têm recursos próprios para investir, preferindo ganhar contratos governamentais sem investir um só centavo, com risco zero.
Não se assuste. Não é fácil entender offset sem estudar profundamente o assunto.

Justin
Bom dia Justin !

Offset de fato deve ser algo por demais complexo para que pessoas simples como eu entendam ... é muito complexo mesmo.

Mas vamos ver se entendi o que você disse. Me corrija se eu estiver equivocado.

A fabricação de partes ou total do M88 não estava na oferta, e não estava incluso no preço ... mas, o acesso a tecnologia, ou seja a ToT dos turbofans M88 estava na proposta E DE GRÁTIS ... assim como resto do Rafale, de mamando a caducando. [063] [068]

Mas veja ... há uma restrição ... nós vamos passar ao Brasil a ToT completa do M88 ... mas veja VOCÊS NÃO VÃO PODER FABRICA-LO heim ... é somente pra ter ... não vão querer usar se fizerem vão ter que pagar, heim ... combinado ?

Olha, Justin, na boa ... é complexo pra caralho ! :lol:

Só pra saber ... tem algum link para que possamos debruçar em tal oferta de alta complexidade pra ver se conseguimos, de alguma forma, entender isso ?

Se tem por favor ... auxilie a nós pobres mortais limitados.




[] kirk

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Re: Commodity??!!!

#90 Mensagem por Justin Case » Seg Set 07, 2015 6:18 am

Bom dia, Kirk.

Offset, quando é bem conduzido, traz bons resultados, independentemente do país fornecedor. Ainda assim, desisto de tentar explicar. Como reconheci hoje mesmo, minha capacidade de comunicar é rasteira.
Quanto à outra solicitação, não posso ajudar. Praticamente todas as minhas opiniões são fundamentadas na minha própria experiência profissional, não em links da internet e ou outras fontes ligadas à área de Defesa.
Bom feriado.

Justin




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