Carência de pilotos na aviação comercial

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Mensagens: 3804
Registrado em: Qua Dez 03, 2008 12:34 am
Localização: Goiânia-GO
Agradeceram: 84 vezes

Re: Carência de pilotos na aviação comercial

#76 Mensagem por Rodrigoiano » Dom Nov 25, 2012 8:15 pm

Mas para quem pensa no exterior, a Ásia ainda continua em grande expansão e necessidade de pilotos, não?




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: Carência de pilotos na aviação comercial

#77 Mensagem por alcmartin » Qua Nov 28, 2012 9:44 pm

O que esta acontecendo e' meio doido... [101] ...apesar dos avioes estarem cheios, as cias estao demitindo... :( A alegacao e' que a competicao nao deixa majorarem os precos e os custos aumentaram. Entao, os donos pressionam para melhorarem os numeros e ai, o que tem acontecido e' diminuir a oferta de assentos. Ou seja, reduzir os voos, enchendo os horarios que sobram. E ai, reduz a necessidade de avioes e de tripulantes. A matematica fria e cruel do capitalismo.
Os meus colegas da Web comfirmaram a foice dos 150 que voavam os 737-300. Dizem que na Gol e na TAM, a foice tem sido discreta e pontual, por ficha, aproveitando o momento. Mas o presidente da TAM deu entrevista prometendo mais para fevereiro. Pode ser so' pressao, para emplacarem a oferta de aumento zero agora, no dissidio de dezembro. Ou nao... :shock:

De qualquer forma, se eu estivesse comecando, jogaria as fichas na instrucao. Mas eu sou suspeito... :mrgreen: A mudanca das regras imposta pela ANAC vai reduzir o numero de In. disponiveis e estes serao mais valorizados. E e' uma boa maneira de aumentar as horas.

Para o pessoal da rotativa, um bom bizu e' voar particular para chegar nas 500 horas. Ainda que sem ganhar tanto. Afinal, todo mundo tem seu tempo de estagiario... :mrgreen: Tem havido procura e ja' vi empresario(mais pobre e pao duro! :mrgreen: ) vendendo o heli por falta de piloto que nao aceitava voar por salario mais baixo.




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8380
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 246 vezes

Re: Carência de pilotos na aviação comercial

#78 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Dez 06, 2012 7:05 pm

Eu passei a considerar muito as asas rotativas...




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Carência de pilotos na aviação comercial

#79 Mensagem por Skyway » Sex Dez 07, 2012 9:10 pm

Glauber Prestes escreveu:Eu passei a considerar muito as asas rotativas...
:twisted:

Venha para o lado louco da força... :mrgreen:

Rapaz, quando você começa a aprender que aquela trapizonga gera todos os efeitos possíveis e imaginaveis para NÃO voar, e ainda assim voa, ou você se apaixona ou vai voar asa fixa...rs

Mas como dizemos na minha turma, "Quer moleza? Vai voar avião!" :P (Sem ofensas Alc) :D




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8380
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 246 vezes

Re: Carência de pilotos na aviação comercial

#80 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Dez 09, 2012 12:08 am

Cara, eu fiz uma matéria aqui na faculdade, e o projeto final consistia em reprojetar um helicóptero. Realmente tem muita coisa que dificulta o voo dele, que chega a assustar!!!




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8380
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 246 vezes

Re: Carência de pilotos na aviação comercial

#81 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Dez 10, 2012 2:34 pm

Gente, onde eu encontro material pra estudar pra prova da ANAC? Eu fiz as matérias correspondentes na faculdade, mas doei minhas anotações pra um bixo, e queria dar uma boa estudada antes de fazer a prova.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: Carência de pilotos na aviação comercial

#82 Mensagem por alcmartin » Seg Dez 17, 2012 2:30 pm

Em termos de livros, nada mudou. Os mesmos de sempre: Tito Ross para navegação, T.de voo e C.Tecnicos, Homa(avioes)., Ct e TV p/helis, Chediac. Sonemaker para meteorologia. Regulamentos, ImA, ICA, sei lá o nome agora... :oops: :mrgreen:

A propósito, voces da rotativa, fiquem espertos. Mais um de escola hoje... :( Mes passado foi no Rio, agora em SP. Felizmente, hoje sem vitimas.

http://noticias.uol.com.br/album/album- ... fotoNav=42




Avatar do usuário
Valdemort
Sênior
Sênior
Mensagens: 1319
Registrado em: Ter Jan 15, 2008 11:13 am
Agradeceram: 20 vezes

Re: Carência de pilotos na aviação comercial

#83 Mensagem por Valdemort » Qui Dez 20, 2012 4:41 pm

Para quem gosta de aviacao.
Landing in San Francisco CA





"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: Carência de pilotos na aviação comercial

#84 Mensagem por knigh7 » Dom Jul 21, 2013 1:20 pm

Como é bastante instável a demanda por pilotos no Brasil...

O Globo de hoje
SEM EMPREGOS NO BRASIL, PILOTOS VIVEM NOVA ONDA DE ÊXODO

China e Panamá lideram contratações. Demissões em massa e corte de voos fazem mercado encolher

Daniella Nogueira

Com as demissões em massa que atingiram o mercado de aviação em 2012 e a redução na oferta de voos anunciada por TAM e Gol, pilotos que perderam seus empregos não têm conseguido se recolocar no Brasil. A busca por uma vaga no exterior tem sido a única alternativa para muitos, movimento que lembra a debandada de comandantes que deixaram o país quando a Varig quebrou, em meados dos anos 2000. Nesta recente onda de emigração, China e Panamá são os destinos mais procurados, engordando a lista de países que abrigam mais de 500 pilotos expatriados, segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas .

Embora os salários sejam melhores que os pagos por aqui (ao menos o dobro), os pacotes oferecidos aos brasileiros nesta nova onda de êxodo são menos vantajosos que os oferecidos aos ex-pilotos da Varig. A chinesa OK Airways, por exemplo, não paga a escola dos filhos dos funcionários e demora cerca de quatro meses para reembolsar as passagens pagas pelos comandantes para visitar a família, segundo pilotos recém-contratados. A ajuda de custo para moradia é insuficiente para cobrir o aluguel, e o transporte entre casa e trabalho é custeado pelo empregado. Além disso, o contrato é de dois anos, que pode ser renovado ou não.

Nas companhias aéreas do Oriente Médio, que fisgaram os pilotos que deixaram Varig, Vasp e Transbrasil na década passada, os salários chegavam a ser três ou quatro vezes maiores que os pagos por aqui; as passagens de volta ao Brasil eram ilimitadas e gratuitas; e os custos com moradia, transporte e educação eram arcados pelas empresas.

Alexandre Fernandes, de 42 anos, é um dos brasileiros que estão na OK Airways. Em outubro de 2012, enquanto o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovava a compra da Webjet pela Gol, Ferreira começava um processo seletivo na aérea chinesa, antecipando-se a uma possível demissão. Esta acabaria se confirmando no mês seguinte, quando a Gol anunciou a extinção da Webjet e a dispensa de 850 funcionários da aérea, dos quais 250 pilotos e copilotos. Fernandes foi contratado pela OK Airways em janeiro.

- A Webjet foi destruída pela Gol – lamenta o piloto, que se mudou definitivamente para a China na semana passada, com a mulher, Viviane, e o filho, Felipe, de 10 anos.

Além de Ferreira, ao menos outros cinco pilotos brasileiros foram contratados nos últimos meses pela OK Airways, que faz apenas voos domésticos. Um de seus conterrâneos é Rogério Aguirres, de 35 anos, que foi demitido da Gol este ano, somando-se aos 220 dispensados em 2012. A demissão o pegou de surpresa. Sua mulher, Janaína, estava grávida de Henrique, que fez dois meses este mês. Quando o bebê nasceu, Aguirres estava no avião, voltando de um treinamento na China. Hoje, já contratado, acompanha a vida do filho por Skype:

- Todo meu planejamento foi por água abaixo – disse ele, que se muda de vez com a família para a China nos próximos dias.

O ex-copiloto da Webjet Márcio Ribeiro, de 33 anos, deixará o país em agosto. Ele vai integrar a equipe da Copa Airlines, ao lado de outros dez pilotos e copilotos da empresa. A opção pela aérea panamenha se deve à proximidade com o Brasil.

- Não estou indo para fora porque quero. Não arrumei emprego aqui e estou há meses sem receber. Minha vida está sendo destruída





Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Carência de pilotos na aviação comercial

#85 Mensagem por Skyway » Dom Jul 21, 2013 3:56 pm

A partir do momento em que as empresas aéreas no Brasil não crescem, apenas sobrevivem, é normal o mercado estagnar. Ta muito ruim para o pessoa de asa fixa na aviação comercial.




AD ASTRA PER ASPERA
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: Carência de pilotos na aviação comercial

#86 Mensagem por alcmartin » Sex Jul 26, 2013 3:40 pm

E ai comeca a caca as bruxas... :( aqueles que vacilaram durante o periodo das vacas gordas e encheram seu "file", agora sao chamados para conversas na chefia...conversas curtas... :shock: [002]
Isso tem acontecido mais com os mais novos. Os mais velhos, ja' "macacos velhos" nao deixaram se impressionar pela boa hora do mercado. A aviacao e' normalmente ciclica e era previsto a nova volta da roda e a ""vinganca" das cias... :?




alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: Carência de pilotos na aviação comercial

#87 Mensagem por alcmartin » Ter Jul 30, 2013 8:55 pm

Pronto, foi...mais uma penca de caras na rua... :( [002]

TAM deve demitir até mil pessoas; funcionários protestam em Congonhas

http://economia.uol.com.br/noticias/red ... gonhas.htm




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60696
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6379 vezes
Contato:

Re: Carência de pilotos na aviação comercial

#88 Mensagem por Túlio » Qui Set 05, 2013 12:17 pm

Uma dúvida: como os tripulantes de aeronaves de linhas internacionais de longo curso lidam com o chamado "jet lag"? Ficam imunes com o passar do tempo ou tem alguma manha?




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Carência de pilotos na aviação comercial

#89 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Set 05, 2013 11:58 pm

Bem... Acho que algumas pessoas não tem problemas com horário, eu mesmo faço uns horários malucos, pra mim a maior dificuldade da mudança fe horário e se tiver uma carga de trabalho puxada no meio, acho que para esses tripulantes desse ser a mesma coisa.

Não sei se é verdade, já ouvi falar que alguns submarinistas tem o dia de 18 horas, acho uma rotina muito mais dificil mas dizem que eles se acostumam.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: Carência de pilotos na aviação comercial

#90 Mensagem por alcmartin » Sáb Set 07, 2013 1:31 am

Macete nao tem muito nao, Tulio...e' mais costume mesmo. Mas habitos saudaveis, como alimentacao e exercicios, ajudam a evitar o que todas profissoes de muito tempo sentado causam: a barriga... [002] :mrgreen:

Abs!




Responder