JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: JAS-39 Gripen

#7441 Mensagem por orestespf » Qua Jul 08, 2009 1:29 pm

gaitero escreveu:
Graças a Deus, pensei que você tinha sido sugado pelo ''matrix''.

Você sabe que eu te amo... :lol: :lol:
Tô fora!!! :evil: :evil: :lol: :lol:

A realidade ainda mora por estas bandas de cá. :twisted: :mrgreen: :mrgreen:

FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1251 vezes
Agradeceram: 734 vezes

#7442 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Jul 08, 2009 1:32 pm

Bender escreveu: A comparação do projeto AMX com um possível desenvolvimento do Gripen Cd par NG,para mim é um disparate,pois as circunstâncias e instrumentos são completamente diferentes.Mas há quem goste de bater nessa técla repetidamente.Virou mantra.
Quanto a motor americano e outros,na compra do FX2, eu sofro dessa "ideologisse" e sou contra,mas não sou "radical" a ponto de não ser realista,e saber que para chegar onde desejo que as FAs cheguem,em termos de relativa independência,existe uma transição longa e obrigatória que passa por isso,por culpa inclusive do abandono que nós submetemos as FAs e os desenvolvimentos tecnológicos que elas necessitavam para alcançar esse objetivo.
A situação atual é o que está ai,e a partir dela que temos que nos virar,aceitemos a realidade.
x2

Abraços,

Wesley

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
PRick

#7443 Mensagem por PRick » Qua Jul 08, 2009 1:59 pm

Santiago escreveu:
PRick escreveu: Fuentes?
A prova é que estão exportando e vendendo para quem quiser, inclusive oferecendo para o Brasil, os EUA sabem quem eles podem travar ou não.

Nesse ponto os franceses são iguais aos chineses.

[]´s

PRick

#7444 Mensagem por PRick » Qua Jul 08, 2009 2:17 pm

FIGHTERCOM escreveu:
Bender escreveu: A comparação do projeto AMX com um possível desenvolvimento do Gripen Cd par NG,para mim é um disparate,pois as circunstâncias e instrumentos são completamente diferentes.Mas há quem goste de bater nessa técla repetidamente.Virou mantra.
Quanto a motor americano e outros,na compra do FX2, eu sofro dessa "ideologisse" e sou contra,mas não sou "radical" a ponto de não ser realista,e saber que para chegar onde desejo que as FAs cheguem,em termos de relativa independência,existe uma transição longa e obrigatória que passa por isso,por culpa inclusive do abandono que nós submetemos as FAs e os desenvolvimentos tecnológicos que elas necessitavam para alcançar esse objetivo.
A situação atual é o que está ai,e a partir dela que temos que nos virar,aceitemos a realidade.
x2

Abraços,

Wesley
Discordo,

Existem pontos de contato entre o Programa AMX e um possível Programa Gripen NG. Vou enumerar;

1- Foco somente no Programa, esquecendo-se do produto;

2- Visível descompasso entre tamanho da produção e possível exportação, com os recursos necessários para tal;

3- Risco elevado de falta de recursos;

4- Parceiro não comprometido com o Programa;

5- Uso extensivo de sistemas e tecnologias de terceiros, e a não garantia de repasses e licenças de exportação.

[]´s

orestespf
Sênior
Sênior

#7445 Mensagem por orestespf » Qua Jul 08, 2009 2:37 pm

PRick escreveu:
Existem pontos de contato entre o Programa AMX e um possível Programa Gripen NG. Vou enumerar;

2- Visível descompasso entre tamanho da produção e possível exportação, com os recursos necessários para tal;

5- Uso extensivo de sistemas e tecnologias de terceiros, e a não garantia de repasses e licenças de exportação.

[]´s
Concordo totalmente com você, PRick, isto não significa que os outros dois candidatos não apresentem problemas também, mas são justamente estes que me fazem crer que o NG pode ser mais problema do que solução.

Grande abraço!!!

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#7446 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jul 08, 2009 2:53 pm

orestespf escreveu:
PRick escreveu:

[]´s
Concordo totalmente com você, PRick, isto não significa que os outros dois candidatos não apresentem problemas também, mas são justamente estes que me fazem crer que o NG pode ser mais problema do que solução.

Grande abraço!!!
Concordo com os 2.

Como você bem disse Mestre, todos tem problemas... mas os do Gripen sei lá ... acho que assim como vocês 2 eu acho que são piores.

Se pelo menos tivessem sido oferecidos Gripen "C" eu poderia até entender... já Gripen NG além de provavelmente sair $$$$$$$$ demais ainda por tabela corre o risco de matar o 5 Geração ( ou vocês acham realmente que teremos condições de financiar um programa como esse (do "zero") e em seguida entrar em uma empreitada de fabricação de 5 Geração provavelmente de outra origem?)

Na boa... eu acho que não.

Para mim a coisa é (e sempre foi) mais ou menos assim: Compramos agora mais ou menos de prateleira com um código fonte aqui e outro ali liberados... e por fim temos o nosso caça muito bom... e na lista dos 6 tirando o F-16 (tenho mais implicância com esse aí) eu acho que estavamos muito bem parados com qualquer 1.

Em seguida tratamos de uma maneira mais coordenada e bem feita a nossa empreitada rumo ao 5 Geração.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior

#7447 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Jul 08, 2009 2:57 pm

Alguns pontos a serem discutidos

1- Se a proposta russa contemplava transferência de tecnologia, por que o Cmte Saito e, seguida o ministro Jobim, disse à imprensa que não houve proposta concreta de transferência de tecnologia por parte dos russos?

2- Se o Cmte Saito estava mentindo, e também o ministro Jobim, por que a Rosoboronexport não negou esse fato? E mais, não é comum essas empresas recorrerem à Justiça tentando voltar ao processo (isso já ocorreu em outros países, não sei se no Brasil isso seria possível)?

3- Diante do que foi colocado acima, por que os russos se deram ao trabalho de refazer a proposta? Já que para alguns aqui a mesma era excelente em todos os aspectos.

Abraços,

Wesley

Editado pela última vez por FIGHTERCOM em Qua Jul 08, 2009 3:16 pm, em um total de 1 vez.
"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior

#7448 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Jul 08, 2009 3:15 pm

cb_lima escreveu: Se pelo menos tivessem sido oferecidos Gripen "C" eu poderia até entender... já Gripen NG além de provavelmente sair $$$$$$$$ demais ainda por tabela corre o risco de matar o 5 Geração ( ou vocês acham realmente que teremos condições de financiar um programa como esse (do "zero") e em seguida entrar em uma empreitada de fabricação de 5 Geração provavelmente de outra origem?)
Caro CB,

A questão levantada acima vai além de condições financeiras, dinheiro pode ser a solução para grande parte dos problemas, mas não significa que seja para TODOS os problemas. A questão é: depois de anos de descaso e conseqüentemente, atraso e defasagem tecnológica, nós temos pessoal qualificado e empresas aptas a receberem essas tecnologias?

Para alcançarmos a tão desejada independência é preciso percorrer um caminho (como disse o Bender, “existe uma transição longa e obrigatória”) que vai além dessa compra, pura e simplesmente. Podemos queimar algumas etapas sim, mas com relação a tecnologia não existe muita mágica. Infelizmente o pessoal tem uma visão muito romântica com relação a essas ToTs, tudo muito lindo e perfeito, mas como já foi dito pelo Ozires Silva, não é como muitos imaginam.

Já foi dito aqui no DB, no caso de iniciarmos o projeto de um BVR nacional nossa base seria o Super R-530F. Alguém já se perguntou por que não o Derby?

Abraços,

Wesley Maia

Anderson TR
Sênior
Sênior

#7449 Mensagem por Anderson TR » Qua Jul 08, 2009 3:33 pm

gaitero escreveu:Meu deus do céu, eu não adoro caça Russo, será que ninguem vê o que está acontecendo?
Nós comprariamos um caça de 4 justamente para suprir a carência e iriamos para um de 5 geração, tanto F-16/F-35 quanto Su-35/PaK-Fa.

Estão tentando resolver o problema da FAB com um problema ainda maior do que o AM-X.

Não vai ser comprando o caça mais barato e menos adequado à realidade brasileira, que resolveremos nosso problema, pelo contrário este vai aumentar ainda mais quando formos os unicos a operar este caça. Quando o Brasil tiver que gastar furtunas para corrigir as falhas que tendem a aparecer, o gripen é um caça que nem mesmo tem um protótiplo, o que temos é um caça DEMO e só isso. O resto esta só no papel.

Não teremos possibilidade no futuro de desenvolver ou comprar um caça de 5 geração, porque teremos que comprar Gripen para manter a linha aberta... Se não todo o nosso aprendizado se vai como agua na torneira aberta...

O DATENA, ME AJUDA AI!!!!!!
"A realidade brasileira"....Achei interessante essa colocação!!!Mas o que representa essa afirmação??....Vejam bem amigos, a realidade mundial hoje, é algo nunca visto na história da humanidade, e afirmo isso baseado nos constantes e efetivos avanços tecnológicos que estão surgindo....Algum tempo atrás aqui mesmo no DB a discussão girava em torno de coisas como o radar ceguinho do Rafale, a falta de exportação do vetor, possiveis cenários que poderiam ser enfrentados, embargos dos EUA aos armamentos, PAK-FA...etc, etc e tal...
Pois bem, não poderia continuar esse comentário sem falar no polêmico AMX, que foi sim um projeto que deu ao Brasil a condição de ter uma das maiores empresas de aviação mundial, foi ousado??Gastou-se muito??Creio que sim, porém, ninguém se engane sobre os riscos e gastos que tiveram uma França, por exemplo, bancando um projeto que ainda não vendeu para ninguém, porém, ela é a detentora das tecnologias e gera uma infinidade de novos produtos e incentivos a pesquisa e a formação de novos nichos tecnologicos, portanto, pelo amor de Deus, parem de olhar para esse projeto como um mero repositor dos nossos F-5 , AMX ou Mirage, pois, dois anos depois de termos recebidos nossos Rafales por exemplo, eles já começarão a se tornar obsoletos, e deveremos desembolsar constantemente verbas para up-grades, para adequação de novas propostas e tecnologias em um mundo que as descobertas e inovações evoluem de forma geométrica.
As nossas discussões sobre o radar do rafale, é um exemplo disso, pois, quando a Dassault esboçou um projeto com as primeiras configurações de radares, não se enganem que o fizeram por incompetencia, fizeram consciente de estarem usando o melhor, mas o que aconteceu??A evolução amigos, e até mesmo hoje já estão a pesquisar dispositivos que possam diminuir ou acabar com a vantagem de caças Stealth, por exemplo...
Quando penso no Gripen NG, não penso nele como um algo que vá resolver nossos problemas,pois, são muitos e de longa data, penso sim na possibilidade de trabalharmos num projeto que nos dê a experiencia necessária para termos uma indústria que possa desenvolver as coisas, incentivar nossos estudantes a ingressar nas escolas de Engenharia, motivar o governo e as Universidades a formarem cidadãos criativos e capazes. Muitos falam da SAAB e dos Suecos com relação ao gripen, mas vão lá para ver o quanto de pesquisas e estudos a SAAB vem desenvolvendo com vários outros setores industriais locais e Universidades, projetos na área de tele e comunicações(dados), motores (turbinas), armamentos....Tô cansado de olhar para um país que só sabe formar bacharéis em Direito(com todo respeito à eles), um país em que nossas melhores cabeças vão para fora por que não encontram mercados ou opções que possam aproveitá-los de forma eficiente, uma país que é a 9ª economia do mundo e não desenvolve tecnologias(Só sabe exportar commodities), por que a Suécia pode, por que a França pode e nós não podemos???

Se fosse para agradar gregos e troianos apaixonados(:roll: :roll: torcedores) por "A" ou por "B", e eu fosse um alguém com a capacidade decisória suficiente, entraria nesse desafio do NG, e compraria de prateleira algumas unidades do Rafale e do F-18.....Dinheiro???Daqui à 30 anos no mínimo quando estivermos próximos de pagar esses financiamentos, só Deus sabe como vai estar o cenário mundial de escassez....Lembrem-se que a II Guerra Mundial foi à pouco mais de 60 anos atrás!!

Saudações!!

Sobre o AMX, abaixo:

AMX DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA
A Embraer recebeu o primeiro dos jatos AMX da Força Aérea Brasileira (FAB) para modernização de sistemas e atualização tecnológica. O projeto de modernização dos jatos AMX, designados A-1 pela FAB, tem por objetivo manter ativa por mais 20 anos a frota de 53 unidades de um dos mais eficientes aviões de combate em atuação no país, fabricados pela Embraer entre 1989 e 2000.

A atualização do AMX incorporará o que há de mais atual em tecnologia para sistemas aviônicos, de armamento e sensores, sendo boa parte dos componentes utilizados fabricados no Brasil. Assim, a aeronave atingirá o patamar operacional dos mais avançados aviões de combate disponíveis no mercado.

"Sentimo-nos muito honrados em atender as necessidades da FAB no cumprimento da sua missão constitucional de defesa nacional", disse Luiz Carlos Aguiar, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Defesa e Governo. "Mais uma vez, temos a oportunidade de sermos a integradora de novas tecnologias que envolverão outras empresas da indústria de defesa no Brasil", acrescentou Aguiar, lembrando que a modernização é de suma importância não apenas para a FAB, mas também para a indústria aeronáutica e a própria Embraer.
"O AMX é o diferencial pró-Brasil na América do Sul, graças à capacidade operacional obtida em cumprimento aos requisitos estabelecidos nas décadas de 70 e 80. A atualização tecnológica do avião visa a introduzir novas capacidades, que o levarão ao cumprimento pleno da sua missão nos próximos 20 anos", explicou o Brigadeiro Nôro, Subdiretor de Desenvolvimento e Programas (SDDP) e Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC).

Sobre o AMX

O AMX, designado A-1 pela FAB, é um jato de ataque ar-superfície, empregado também em missões de reconhecimento aéreo. Em 1977, a Força Aérea Italiana efetuou uma licitação para desenvolvimento de um caça-bombardeiro. As empresas Aeritalia, atualmente denominada Alenia Aeronáutica, e Aermacchi, ambas italianas, fizeram uma proposta conjunta, iniciando os trabalhos em abril de 1978. Em março de 1981, os governos italiano e brasileiro concluíram um acordo de requerimentos conjuntos para as aeronaves e a Embraer foi convidada a se juntar ao programa. Assim nasceu o AMX, projetado, desenvolvido e produzido por um consórcio formado pelas três empresas.

O primeiro protótipo voou em 15 de maio de 1984 e a produção em série começou dois anos depois, com os primeiros exemplares entregues à FAB e à Força Aérea Italiana em 1989. Nos 11 anos seguintes, até 2000, quase 200 aviões deste tipo foram produzidos. Os esquadrões italianos de AMX voaram 252 missões de combate na guerra do Kosovo, na Sérvia, em 1999, como parte da Operação Allied Force, sem nenhuma aeronave perdida. No Brasil, o A-1 é operado pelo primeiro e terceiro esquadrões do décimo Grupo de Aviação (1º/10º GAv - Esquadrão Poker e 3º/10º GAv - Esquadrão Centauro, respectivamente), ambos sediados na Base Aérea de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e pelo 1º/16º GAv - Esquadrão Adelphi, sediado na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro.

Dentre os principais benefícios da modernização dos jatos AMX da FAB, pode-se citar:

Geração de tecnologia na área de integração de sistemas aviônicos de última geração e desenvolvimento de software embarcado no Brasil, beneficiando-se do conhecimento adquirido nos projetos AL-X (Embraer A-29 Super Tucano) e F-5BR (Northrop F-5 Tiger II);
Autonomia, no Brasil, para a integração de novos sistemas e sensores, bem como suporte logístico local;
Consolidação do parque de empresas aeronáuticas voltadas para eletrônica de defesa;
Manutenção e ampliação da capacidade tecnológica da Embraer para desenvolver novos produtos para o Ministério da Defesa do Brasil, gerando possibilidades de exportação;
Aumento da confiabilidade e disponibilidade atual da frota e incremento da capacidade operacional;
Redução da obsolescência de equipamentos, sistemas e tecnologias;
Independência na manutenção da frota, em relação aos fornecedores externos, uma vez que o País passará a deter controle total sobre o software operacional;
Extensão da operação efetiva das aeronaves AMX por mais 20 anos.

http://www.jornalocal.com.br/noticias/?id=2350

Adriano
Sênior
Sênior

#7450 Mensagem por Adriano » Qua Jul 08, 2009 4:40 pm

Em minha humilde opinião, os Russos ficaram fora, pois aprenderam com China e não querem transferir nada. Ainda mais para um país com uma empresa como a Embraer, concorrente direta da Sukhoy na área civil. Por 36 caças (por favor, 120 é uma alucinação imensa) não vale a pena....

Não creio que exista grande semelhança entre programa AMX e Gripen NG. Os tempos são outros e a maturidade das empresas envolvidas no programa Gripen NG reduzem em muito os riscos.

Eu resumiria assim as escolhas:

- Rafale: Ótimo caça, péssima escolha.
- Gripen NG: Caça não tão adequado às "realidades brasileiras", mas ótima escolha para a indústria nacional.
- F-18: O tortinho nem tomando umas....

Abraços!

O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
gaitero
Sênior
Sênior

#7451 Mensagem por gaitero » Qua Jul 08, 2009 5:48 pm

Adriano escreveu:Em minha humilde opinião, os Russos ficaram fora, pois aprenderam com China e não querem transferir nada. Ainda mais para um país com uma empresa como a Embraer, concorrente direta da Sukhoy na área civil. Por 36 caças (por favor, 120 é uma alucinação imensa) não vale a pena....

Não creio que exista grande semelhança entre programa AMX e Gripen NG. Os tempos são outros e a maturidade das empresas envolvidas no programa Gripen NG reduzem em muito os riscos.

Eu resumiria assim as escolhas:

- Rafale: Ótimo caça, péssima escolha.
- Gripen NG: Caça não tão adequado às "realidades brasileiras", mas ótima escolha para a indústria nacional.
- F-18: O tortinho nem tomando umas....

Abraços!
Este papo que a Russia não oferecei tecnologia é pura farça, não fui o único que teve acesso a documentos secretos e nossos outros colegas, tambem deram suas opiniões, basta ler e querer ver...

Editado pela última vez por gaitero em Qua Jul 08, 2009 6:01 pm, em um total de 1 vez.
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
gaitero
Sênior
Sênior

#7452 Mensagem por gaitero » Qua Jul 08, 2009 5:54 pm

cb_lima escreveu:
orestespf escreveu: Concordo totalmente com você, PRick, isto não significa que os outros dois candidatos não apresentem problemas também, mas são justamente estes que me fazem crer que o NG pode ser mais problema do que solução.

Grande abraço!!!
Concordo com os 2.

Como você bem disse Mestre, todos tem problemas... mas os do Gripen sei lá ... acho que assim como vocês 2 eu acho que são piores.

Se pelo menos tivessem sido oferecidos Gripen "C" eu poderia até entender... já Gripen NG além de provavelmente sair $$$$$$$$ demais ainda por tabela corre o risco de matar o 5 Geração ( ou vocês acham realmente que teremos condições de financiar um programa como esse (do "zero") e em seguida entrar em uma empreitada de fabricação de 5 Geração provavelmente de outra origem?)

Na boa... eu acho que não.

Para mim a coisa é (e sempre foi) mais ou menos assim: Compramos agora mais ou menos de prateleira com um código fonte aqui e outro ali liberados... e por fim temos o nosso caça muito bom... e na lista dos 6 tirando o F-16 (tenho mais implicância com esse aí) eu acho que estavamos muito bem parados com qualquer 1.

Em seguida tratamos de uma maneira mais coordenada e bem feita a nossa empreitada rumo ao 5 Geração.

[]s
CB_Lima
Tamo Junto... :wink:

Bender

#7453 Mensagem por Bender » Qua Jul 08, 2009 5:56 pm

PRick escreveu:
FIGHTERCOM escreveu: x2

Abraços,

Wesley
Discordo,

[]´s
Eu respeito tuas convicções mas assim como voce discorda de mim,eu discordo de você :wink:

Nem no AMX,nem agora está sendo assim,no caso do AMX a FAB conseguiu o produto que procurava e desejava,não foi melhor por causa de $$$,e pelo fato da Embraer na época ser uma empresa pequena e sem tecnologia para empreitada. No caso do caça Gripen o produto existe,o up grade está em desenvolvimento,e a FAB possivelmente já se satisfaria com o produto sem o up-grade se não ele nem estaria na Short-list.

No caso de exportação concordo,que houve um “exagero” com relação ao AMX,em um momento em que os projetos migravam paras os caças multi-role,mas se você,olhar os treis da Short-list sem paixões,chegará a conclusão que nenhum deles é exportável,nenhum deles tem mais que treis operadores(f18SH=2/Gripen=3/Rafale=1),nenhum deles tem mais que 300 unidades vendidas e possivelmente não terão mais nenhum mercado excepcionalmente melhor do que tiveram até agora,a mudança de geração atual para os 5G afeta os treis não só o Gripen,está é a única semelhança e coincidência com o então momento do AMX,mudança de geração.

Os recursos necessários para empreitada de absorção de tecnologia e desenvolvimento da industria nacional vislumbrada com a aquisição do FX2,não serão menores ou maiores se o caça escolhido for o Gripen,Rafale ou F18SH, o governo sabe do Bônus a ser pago pelo diferencial que almeja,mas os preços unitários dos treis são diferentes,o que pesará na escolha quanto a isso?
Dá para tentar adivinhar?Eu acho que não.

Mais uma vez,eu afirmo que querer comparar a situação da época do AMX com a atual é um engano e erro.
Se houver riscos hoje de falta de recursos para o que se vislumbra conseguir com a compra do FX2,o risco é para qualquer um dos 3 que for comprado,portanto a FAB está sendo enganada novamente pelo poder político,vamos baixar as portas e continuar de F5M.

Qual o comprometimento maior que a SAAB e FAS, que deverá usar seus Gripens CD pelos próximos 40 anos e deverá fazer neles vários up-grades com sistemas do NG no futuro,que a Dassault e FAF que também terminada suas aquisições vai também só fazer up-grades futuros nos seus Rafales F2 e a Boeing USNavi,que deverá fazer up-grades nos seus SH ou jogá-los no lixo e substitui-los por F35 ou seja lá o que mais vier?
Nenhum dos 3 tem sequer um projeto de 5G baseado nas versões oferecidas que estão em situação de ou lévo ou morro.

Então os caras da SAAB são uns desonestos,safados e mentirosos como todos os outros e ficam afirmando e assinando documentos para o governo brasileiro que garantem que eles tem licenciamento de tudo que oferecem, que nada que tem no Gripen é caixa preta para eles e que eles podem transferir para o Brasil sem o menor problema o que quiserem.
Você acredita realmente que a FAB uma Força Aérea que já tem na maioria dos seus caças tecnologia de origem norte americana ou de terceiros,inclusive que teve embargos de vendas de AMX por isso,cuja parceira é a Embraer que usa maciçamente sistemas norte americanos em seus aviões civis,vai usar no KC390, está preocupada com o motor do Gripen NG?Ou com os outros sistemas de comunicação que são basicamente os mesmos dos F5M,AM1,Super Tucanos,e que são justamente o que ela quer n FX2?
Ela está é feliz em poder ter um motor ocidental seja ele qual for,é isso que ela quer,e só,se for americano melhor ainda pra ela,não tenha dúvida quanto a isso.

E você pode ter certeza também que ela tá pouco se lixando para exportação, ela não é dona da Embraer,é só parceira,quem tem que se preocupar com exportação futura é a Embraer e seus acionistas não a FAB.
Afinal é a Embraer que está escolhendo os caças ou a FAB e o Governo?

Vamos deixar de ser inocentes(falo isso com respeito OK?) com relação aos componentes norte-americanos em caças da FAB no FX2,se pudessem eles transfeririam o GDA para Nelis.

cb_lima

[]s
CB_Lima
Lima,para não dizer que eu não concordei com algo que voce escreveu no teu post,com isso que voce escreveu eu concordo 100% :mrgreen: [009]

Sds,PRick,Orestes e Lima.

Editado pela última vez por Bender em Qua Jul 08, 2009 6:12 pm, em um total de 1 vez.
gaitero
Sênior
Sênior

#7454 Mensagem por gaitero » Qua Jul 08, 2009 6:07 pm

Bender, o gripen E/F não tem nenhum operador....

A embraer fez centenas de pesquisas e reuniões e buscou até o pentelésimo de infomação para analizar a viabilidade do K/C-390.

Poderia você me mostrar a viabilidade do Gripen NG? Afinal ele é apenas um projeto e que nem mesmo tem um protótiplo.

Na verdade, segundo a sua própria fabricante:

- Ganhar o contrato, que poderá ser adjudicado no próximo mês, é crucial para a criação do modelo.

orestespf
Sênior
Sênior

#7455 Mensagem por orestespf » Qua Jul 08, 2009 6:32 pm

Olá Wesley,

vou tentar, ok?
FIGHTERCOM escreveu:Alguns pontos a serem discutidos:
FIGHTERCOM escreveu: 1- Se a proposta russa contemplava transferência de tecnologia, por que o Cmte Saito e, seguida o ministro Jobim, disse à imprensa que não houve proposta concreta de transferência de tecnologia por parte dos russos?
Não vi ninguém dizendo que os russos fizeram uma proposta que contemplava transferência de tecnologia, já li aqui o contrário. O que eu disse é que este argumento usado para eliminar os russos veio muito cedo, mesmo sendo verdade (ausência de ToT´s), a fase para se examinar tal coisa é agora, lá trás deveria ser a parte técnica dos caças (e que talvez tenha sido feito e que...).
FIGHTERCOM escreveu: 2- Se o Cmte Saito estava mentindo, e também o ministro Jobim, por que a Rosoboronexport não negou esse fato? E mais, não é comum essas empresas recorrerem à Justiça tentando voltar ao processo (isso já ocorreu em outros países, não sei se no Brasil isso seria possível)?
Não se trata de mentir, trata-se de omitir o que realmente aconteceu. Pra mim o argumento da eliminação deveria ser técnico, tipo, o caça é caro, caro de manter/operar, logística complicada, etc. Veja, só se falou sobre a saída dos russos, ninguém falou sobre os motivos da eliminação do F-16 e do EF-2000 (alguém duvida das qualidades deste último?). Fizeram uma opção para "justificar" a saída dos russos, visto que estavam sempre aparecendo na mídia com um dos favoritos, ficou complicado dizer outra coisa.
FIGHTERCOM escreveu: 3- Diante do que foi colocado acima, por que os russos se deram ao trabalho de refazer a proposta? Já que para alguns aqui a mesma era excelente em todos os aspectos.
A verdade é que ninguém daqui viu nenhuma das propostas, tudo foi chute mesmo. E pediram pra voltar porque a coisa passava pela balança comercial e a confusão que nos metemos com os russos neste quesito, onde, muito provavelmente, alguém disse para tentar novamente (ou as portas se fechariam de vez). Algo político, não necessariamente técnico, tanto que a FAB disse que se procurasse o NJ para esclarer tais declarações, pois ela não sabia de nada (o que acredito totalmente).

Abração,

Orestes

Responder