Tô fora!!!gaitero escreveu:
Graças a Deus, pensei que você tinha sido sugado pelo ''matrix''.
Você sabe que eu te amo...![]()

A realidade ainda mora por estas bandas de cá.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Tô fora!!!gaitero escreveu:
Graças a Deus, pensei que você tinha sido sugado pelo ''matrix''.
Você sabe que eu te amo...![]()
x2Bender escreveu: A comparação do projeto AMX com um possível desenvolvimento do Gripen Cd par NG,para mim é um disparate,pois as circunstâncias e instrumentos são completamente diferentes.Mas há quem goste de bater nessa técla repetidamente.Virou mantra.
Quanto a motor americano e outros,na compra do FX2, eu sofro dessa "ideologisse" e sou contra,mas não sou "radical" a ponto de não ser realista,e saber que para chegar onde desejo que as FAs cheguem,em termos de relativa independência,existe uma transição longa e obrigatória que passa por isso,por culpa inclusive do abandono que nós submetemos as FAs e os desenvolvimentos tecnológicos que elas necessitavam para alcançar esse objetivo.
A situação atual é o que está ai,e a partir dela que temos que nos virar,aceitemos a realidade.
A prova é que estão exportando e vendendo para quem quiser, inclusive oferecendo para o Brasil, os EUA sabem quem eles podem travar ou não.Santiago escreveu:PRick escreveu: Fuentes?
Discordo,FIGHTERCOM escreveu:x2Bender escreveu: A comparação do projeto AMX com um possível desenvolvimento do Gripen Cd par NG,para mim é um disparate,pois as circunstâncias e instrumentos são completamente diferentes.Mas há quem goste de bater nessa técla repetidamente.Virou mantra.
Quanto a motor americano e outros,na compra do FX2, eu sofro dessa "ideologisse" e sou contra,mas não sou "radical" a ponto de não ser realista,e saber que para chegar onde desejo que as FAs cheguem,em termos de relativa independência,existe uma transição longa e obrigatória que passa por isso,por culpa inclusive do abandono que nós submetemos as FAs e os desenvolvimentos tecnológicos que elas necessitavam para alcançar esse objetivo.
A situação atual é o que está ai,e a partir dela que temos que nos virar,aceitemos a realidade.
Abraços,
Wesley
Concordo totalmente com você, PRick, isto não significa que os outros dois candidatos não apresentem problemas também, mas são justamente estes que me fazem crer que o NG pode ser mais problema do que solução.PRick escreveu:
Existem pontos de contato entre o Programa AMX e um possível Programa Gripen NG. Vou enumerar;
1- Foco somente no Programa, esquecendo-se do produto;
2- Visível descompasso entre tamanho da produção e possível exportação, com os recursos necessários para tal;
3- Risco elevado de falta de recursos;
4- Parceiro não comprometido com o Programa;
5- Uso extensivo de sistemas e tecnologias de terceiros, e a não garantia de repasses e licenças de exportação.
[]´s
Concordo com os 2.orestespf escreveu:Concordo totalmente com você, PRick, isto não significa que os outros dois candidatos não apresentem problemas também, mas são justamente estes que me fazem crer que o NG pode ser mais problema do que solução.PRick escreveu:
Existem pontos de contato entre o Programa AMX e um possível Programa Gripen NG. Vou enumerar;
2- Visível descompasso entre tamanho da produção e possível exportação, com os recursos necessários para tal;
5- Uso extensivo de sistemas e tecnologias de terceiros, e a não garantia de repasses e licenças de exportação.
[]´s
Grande abraço!!!
Caro CB,cb_lima escreveu: Se pelo menos tivessem sido oferecidos Gripen "C" eu poderia até entender... já Gripen NG além de provavelmente sair $$$$$$$$ demais ainda por tabela corre o risco de matar o 5 Geração ( ou vocês acham realmente que teremos condições de financiar um programa como esse (do "zero") e em seguida entrar em uma empreitada de fabricação de 5 Geração provavelmente de outra origem?)
"A realidade brasileira"....Achei interessante essa colocação!!!Mas o que representa essa afirmação??....Vejam bem amigos, a realidade mundial hoje, é algo nunca visto na história da humanidade, e afirmo isso baseado nos constantes e efetivos avanços tecnológicos que estão surgindo....Algum tempo atrás aqui mesmo no DB a discussão girava em torno de coisas como o radar ceguinho do Rafale, a falta de exportação do vetor, possiveis cenários que poderiam ser enfrentados, embargos dos EUA aos armamentos, PAK-FA...etc, etc e tal...gaitero escreveu:Meu deus do céu, eu não adoro caça Russo, será que ninguem vê o que está acontecendo?
Nós comprariamos um caça de 4 justamente para suprir a carência e iriamos para um de 5 geração, tanto F-16/F-35 quanto Su-35/PaK-Fa.
Estão tentando resolver o problema da FAB com um problema ainda maior do que o AM-X.
Não vai ser comprando o caça mais barato e menos adequado à realidade brasileira, que resolveremos nosso problema, pelo contrário este vai aumentar ainda mais quando formos os unicos a operar este caça. Quando o Brasil tiver que gastar furtunas para corrigir as falhas que tendem a aparecer, o gripen é um caça que nem mesmo tem um protótiplo, o que temos é um caça DEMO e só isso. O resto esta só no papel.
Não teremos possibilidade no futuro de desenvolver ou comprar um caça de 5 geração, porque teremos que comprar Gripen para manter a linha aberta... Se não todo o nosso aprendizado se vai como agua na torneira aberta...
O DATENA, ME AJUDA AI!!!!!!
Este papo que a Russia não oferecei tecnologia é pura farça, não fui o único que teve acesso a documentos secretos e nossos outros colegas, tambem deram suas opiniões, basta ler e querer ver...Adriano escreveu:Em minha humilde opinião, os Russos ficaram fora, pois aprenderam com China e não querem transferir nada. Ainda mais para um país com uma empresa como a Embraer, concorrente direta da Sukhoy na área civil. Por 36 caças (por favor, 120 é uma alucinação imensa) não vale a pena....
Não creio que exista grande semelhança entre programa AMX e Gripen NG. Os tempos são outros e a maturidade das empresas envolvidas no programa Gripen NG reduzem em muito os riscos.
Eu resumiria assim as escolhas:
- Rafale: Ótimo caça, péssima escolha.
- Gripen NG: Caça não tão adequado às "realidades brasileiras", mas ótima escolha para a indústria nacional.
- F-18: O tortinho nem tomando umas....
Abraços!
Tamo Junto...cb_lima escreveu:Concordo com os 2.orestespf escreveu: Concordo totalmente com você, PRick, isto não significa que os outros dois candidatos não apresentem problemas também, mas são justamente estes que me fazem crer que o NG pode ser mais problema do que solução.
Grande abraço!!!
Como você bem disse Mestre, todos tem problemas... mas os do Gripen sei lá ... acho que assim como vocês 2 eu acho que são piores.
Se pelo menos tivessem sido oferecidos Gripen "C" eu poderia até entender... já Gripen NG além de provavelmente sair $$$$$$$$ demais ainda por tabela corre o risco de matar o 5 Geração ( ou vocês acham realmente que teremos condições de financiar um programa como esse (do "zero") e em seguida entrar em uma empreitada de fabricação de 5 Geração provavelmente de outra origem?)
Na boa... eu acho que não.
Para mim a coisa é (e sempre foi) mais ou menos assim: Compramos agora mais ou menos de prateleira com um código fonte aqui e outro ali liberados... e por fim temos o nosso caça muito bom... e na lista dos 6 tirando o F-16 (tenho mais implicância com esse aí) eu acho que estavamos muito bem parados com qualquer 1.
Em seguida tratamos de uma maneira mais coordenada e bem feita a nossa empreitada rumo ao 5 Geração.
[]s
CB_Lima
Eu respeito tuas convicções mas assim como voce discorda de mim,eu discordo de vocêPRick escreveu:Discordo,FIGHTERCOM escreveu: x2
Abraços,
Wesley
[]´s
Lima,para não dizer que eu não concordei com algo que voce escreveu no teu post,com isso que voce escreveu eu concordo 100%Para mim a coisa é (e sempre foi) mais ou menos assim: Compramos agora mais ou menos de prateleira com um código fonte aqui e outro ali liberados... e por fim temos o nosso caça muito bom... e na lista dos 6 tirando o F-16 (tenho mais implicância com esse aí) eu acho que estavamos muito bem parados com qualquer 1.
Em seguida tratamos de uma maneira mais coordenada e bem feita a nossa empreitada rumo ao 5 Geração.
[]s
CB_Lima
FIGHTERCOM escreveu:Alguns pontos a serem discutidos:
Não vi ninguém dizendo que os russos fizeram uma proposta que contemplava transferência de tecnologia, já li aqui o contrário. O que eu disse é que este argumento usado para eliminar os russos veio muito cedo, mesmo sendo verdade (ausência de ToT´s), a fase para se examinar tal coisa é agora, lá trás deveria ser a parte técnica dos caças (e que talvez tenha sido feito e que...).FIGHTERCOM escreveu: 1- Se a proposta russa contemplava transferência de tecnologia, por que o Cmte Saito e, seguida o ministro Jobim, disse à imprensa que não houve proposta concreta de transferência de tecnologia por parte dos russos?
Não se trata de mentir, trata-se de omitir o que realmente aconteceu. Pra mim o argumento da eliminação deveria ser técnico, tipo, o caça é caro, caro de manter/operar, logística complicada, etc. Veja, só se falou sobre a saída dos russos, ninguém falou sobre os motivos da eliminação do F-16 e do EF-2000 (alguém duvida das qualidades deste último?). Fizeram uma opção para "justificar" a saída dos russos, visto que estavam sempre aparecendo na mídia com um dos favoritos, ficou complicado dizer outra coisa.FIGHTERCOM escreveu: 2- Se o Cmte Saito estava mentindo, e também o ministro Jobim, por que a Rosoboronexport não negou esse fato? E mais, não é comum essas empresas recorrerem à Justiça tentando voltar ao processo (isso já ocorreu em outros países, não sei se no Brasil isso seria possível)?
A verdade é que ninguém daqui viu nenhuma das propostas, tudo foi chute mesmo. E pediram pra voltar porque a coisa passava pela balança comercial e a confusão que nos metemos com os russos neste quesito, onde, muito provavelmente, alguém disse para tentar novamente (ou as portas se fechariam de vez). Algo político, não necessariamente técnico, tanto que a FAB disse que se procurasse o NJ para esclarer tais declarações, pois ela não sabia de nada (o que acredito totalmente).FIGHTERCOM escreveu: 3- Diante do que foi colocado acima, por que os russos se deram ao trabalho de refazer a proposta? Já que para alguns aqui a mesma era excelente em todos os aspectos.