Força Aérea Russa: Grandes Modernizações

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Força Aérea Russa: Grandes Modernizações

#61 Mensagem por sapao » Qui Mai 31, 2012 3:27 pm

Olinda escreveu:
Bolovo escreveu: Até onde se sabe, não. Somente os 24 MiG-29K, que é basicamente o MiG-35 naval, pra Marinha. Acontece que o fim da Guerra Fria matou o MiG-29. Ele era o caça de dispersão soviético pela Europa. Na queda do muro existiam uns 300 deles só na Alemanha Oriental. O MiG-35 foi pensado desde o começo para exportação. O alvo dele era a India, mas perdeu pro Rafale.

Não seria viável o BRASIL / EMBRAER comprar o projeto/ licença de fabricação do MIG-35 e a partir deste desenvolver um caça superior (com requisitos determinados pela FAB)?

-->1 Tem versão naval MIG-29K.
--> 2 Não partiria do zero para desenvolver um caça nacional.
-->3 O risco de embargo seria minimo ou nulo.
1- Um projeto não necessariamente teria a ver com o outro.
2- Já não partiriamos hoje.
3-Isso não existe, a menos que se domine todo os produtos embarcados em todo o seu ciclo de produção. Os russos não são melhores ou piores que ninguem.
O que todo mundo reclama da quantidade de embrago americano e porque não leva em conta a nossa dependencia da quantidade de produtos americanos que nos temos.
Basta nos tornarmos inconvenientes para os interesses russos que seremos embargados.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: Força Aérea Russa: Grandes Modernizações

#62 Mensagem por VICTOR » Sáb Jun 02, 2012 8:03 am

Concordo Big Toad, os russos jogam de maneira duríssima e inclemente com o Brasil no comércio da carne, que é embargada ao mínimo sinal de febre aftosa a cinco estados de distância




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Re: Força Aérea Russa: Grandes Modernizações

#63 Mensagem por Enlil » Dom Jun 03, 2012 8:36 pm

Essa história da carne embargada pelos russos já foi desmistificada. De fato carne de baixa qualidade sanitária foi exportada; quem disse isso foi gente ligada ao Ministério da Agricultura que evidenciou práticas nem um pouco "ilibadas" de alguns pecuaristas brasileiros; segundo eles, é um verdadeiro parto fiscalizar esse tipo de exportação tal os frequentes problemas que os fiscais do Ministério encontram entre produtores que tensionam exportar carne. Por outro lado os russos criaram o sistema de cotas para que seu mercado não seja dominado por apenas um grande exportador, o que do ponto de vista de política econômica estratégica faz sentido. Em síntese: defendem os interesses nacionais, algo que muita gente no Brasil ainda tem que aprender a fazer ao invés de tender a abrir as pernas ao mainstream ocidental toda vez que lhe é conveniente.



[]'s.




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Re: Força Aérea Russa: Grandes Modernizações

#64 Mensagem por VICTOR » Seg Jun 04, 2012 9:47 pm

:wink: Faz sentido, mas confesso que alguma fonte citada faria essa desmistificação toda ser mais acreditável (sabe como é, alguém falou, gente lá de dentro etc.) :wink:




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Re: Força Aérea Russa: Grandes Modernizações

#65 Mensagem por Pablo Maica » Ter Jun 05, 2012 2:47 am

Enlil tecnicamente se os fiscais do MAPA evidenciaram essas práticas, eles deveriam condenar os lotes e nunca em hipotese nenhuma liberar a exportação. Os ficais do MAPA acompanham o antes o durante e o depois do processo, logo eles são os primeiros a saber se o produto esta OK ou não para a exportação, e essa so acontece com o aval dos ficais partindo de plantas autorizas a exportar pelo proprio MAPA e pelo governo do país comprador. São as chamadas listas, para você exportar deve estar na lista.

Até ha alguns dias eu era PCP de um frigorifico, e nós exportavamos para asia, oriente médio e europa. Exportavamos para a russia uma média de 4 a 6 containers por mês, cada um com cerca de 23 toneladas de carne congelada. A atuação dos ficais do MAPA era rigorosissima quando o assunto era exportação para para europa. Produziamos carne para a russia nos mesmo lotes que produziamos para frança e espanha. O que a contece com a maioria dos frigorificos, de um mesmo lote produzem para vários países, pois as carcaças utilizadas para exportação são separadas das utilizadas para mercado interno.

Por isso acho estranho o embargo apenas da russia. Se o problema fosse qualidade e más praticas produtivas o mercado europeu se fecharia quase que na totalidade. Sendo que o produto exportado para a russia sempre foi de ótima qualidade, pois é uma questão mercadologica, um produtor teria que ter uma mentalidade extremamente tacanha para enviar um produto ruim para o cliente que paga o preço mais alto pela carne, arriscando ainda ser multado e ter a planta fechada pelo MAPA, ser exluido da lista e perder suas exportações.

Ao mesmo tempo que a russia parou de comprar os outros europeus continuam a demandar uma quantidade cada vez maior de carne, produzida com o mesmo padrão que era fornecido aos russos, principalmente os franceses, que são os maiores malas quando o assunto é qualidade de PA.

Contudo aqui para nós o proprio pessoal do MAPA, e de outras missões, comentava que a questão da russia é unicamente a balança comercial e eu creio que seja apenas isto. Somado ao fato do governo russo estar "forçando" a compra de carne produzida localmente, pois a intenção deles é obter autosuficiência na produção de carne para seu mercado interno.



Um abraço e t+ :D




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Re: Força Aérea Russa: Grandes Modernizações

#66 Mensagem por FoxHound » Qua Jun 06, 2012 5:13 pm

Rogozin crê que não há necessidade da Rússia desenvolver um novo bombardeiro estratégico.
A longa disputa entre os militares russos e a indústria bélica russa sobre a aquisição de novas armas pode entrar em uma nova fase com as declarações do vice-primeiro-ministro, Dmitry Rogozin, questionado a necessidade de desenvolver um novo bombardeiro estratégico.

A Rússia anunciou em 2009 seus planos para o desenvolvimento de um novo bombardeiro estratégico de 5ª geração, que contaria com uma nova estrutura e tecnologia furtiva para o ano de 2025.

O novo bombardeiro em tese iria substituir os bombardeiros estratégicos Tu-95MC Bear e Tu-160 Blackjack, e os bombardeiros de longo alcance Tu-22M3 Backfire, atualmente em serviço a Aviação Estratégica e de Longo Alcance da Rússia.

“Veja o atual nível da defesa antiaérea e defesa antimíssil – essas aeronaves não vão chegar a lugar algum. Nem os nossos, nem os deles”, disse Rogozin, que tem a incumbência de supervisionar o setor defesa do país.

Rogozin acrescentou que os bombardeiros estratégicos não podem mais ser vistos como meio de ataque nuclear em territórios inimigos. Em contrapartida, o Chefe do Estado-Maior Geral Russo, o general Nikolay Makarov, disse em entrevista ao canal Izvestia que o projeto do novo bombardeiro estratégico caminha conforme o planejado.

“Fizemos alguns progressos no desenvolvimento do novo bombardeiro”, disse Makarov. “Se chegarmos a fase de produção, este plano irá superar qualquer aeronave moderna da mesma classe, incluindo aqueles criados pelos americanos”, conclui Makarov.

Essa não é a primeira vez que Makarov e Rogozin discordam sobre questões ligadas a aquisição de armas.

No inicio deste ano, Makarov criticou durante a qualidade do armamento nacional para as Forças Terrestres e disse que o Ministério da Defesa deixaria de adquirir veículos blindados nos ´próximos 5 anos, porque os mesmos estão desatualizados.

Rozin claramente irritado com as afirmações contundentes do general Makarov, respondeu que o chefe do Estado-Maior Geral das Forças Armadas Russas “não é o único que toma decisões sobre a compra de armas e equipamento militares”.
http://codinomeinformante.blogspot.com.br




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Re: Força Aérea Russa: Grandes Modernizações

#67 Mensagem por VICTOR » Sáb Jun 09, 2012 5:28 pm

FoxHound escreveu:“Veja o atual nível da defesa antiaérea e defesa antimíssil – essas aeronaves não vão chegar a lugar algum. Nem os nossos, nem os deles”, disse Rogozin, que tem a incumbência de supervisionar o setor defesa do país.

Rogozin acrescentou que os bombardeiros estratégicos não podem mais ser vistos como meio de ataque nuclear em territórios inimigos.
Gostei da lucidez do cara, achei essa frase excelente.




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Re: Força Aérea Russa: Grandes Modernizações

#68 Mensagem por FoxHound » Sex Jun 15, 2012 1:52 pm

Daqui a três anos, Rússia terá um novo caça-bombardeiro.
As empresas da indústria militar vão desenvolver um novo caça-bombardeiro até 2014-2015, informou uma fonte da United Industrial Corporation.

"De acordo com o programa avião de ataque promissor, foi tomada a decisão de desenvolver, testar e comercializar o novo caça para substituir o Su-25/25SM. O primeiro voo da aeronave está planejado para 2014-2015 ", - acrescentou a fonte. Segundo a informação, a produção em massa do novo avião começará em 2020.
http://portuguese.ruvr.ru/2012_06_15/Ru ... o-assalto/




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Re: Força Aérea Russa: Grandes Modernizações

#69 Mensagem por Enlil » Sex Jun 15, 2012 2:21 pm

VICTOR escreveu::wink: Faz sentido, mas confesso que alguma fonte citada faria essa desmistificação toda ser mais acreditável (sabe como é, alguém falou, gente lá de dentro etc.) :wink:
A fonte é de outro fórum; um forista que trabalha na área; que já esteve entre nós.


[].




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Re: Força Aérea Russa: Grandes Modernizações

#70 Mensagem por Brasileiro » Sex Jun 15, 2012 2:24 pm

FoxHound escreveu:Daqui a três anos, Rússia terá um novo caça-bombardeiro.
As empresas da indústria militar vão desenvolver um novo caça-bombardeiro até 2014-2015, informou uma fonte da United Industrial Corporation.

"De acordo com o programa avião de ataque promissor, foi tomada a decisão de desenvolver, testar e comercializar o novo caça para substituir o Su-25/25SM. O primeiro voo da aeronave está planejado para 2014-2015 ", - acrescentou a fonte. Segundo a informação, a produção em massa do novo avião começará em 2020.
http://portuguese.ruvr.ru/2012_06_15/Ru ... o-assalto/
Dizem em alguns lugares que poderá ser baseado no Yak-130, com mais combustível, motor mais potente, etc.

Não sei se este tipo de aeronave é tão útil assim nos dias de hoje, com a miniaturização dos armamentos e a multiplicidade de missões, talvez algo como o A-29 (fazendo escola) ou um Pucará redesenhado seja suficiente. Ou o seguinte: Repassar este tipo de missão tudo para os VANT e economiza dinheiro com menos modelos de aeronaves!



abraços]




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Re: Força Aérea Russa: Grandes Modernizações

#71 Mensagem por FoxHound » Sex Jun 15, 2012 2:27 pm

Rússia deve desenvolver novas aeronaves não-tripuladas - Putin.
A Rússia deve desenvolver uma série de aeronaves não-tripuladas (UAV por sua sigla em inglês), incluindo aeronaves de ataque e reconhecimento, disse nesta quinta-feira (14) o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em visita a uma base aérea.

“Precisamos de um programa de aeronaves não-tripuladas. Especialistas dizem que essa uma área muito importante para o desenvolvimento da aviação”, disse Putin. “Precisamos de uma vasta gama de UAV, incluindo aeronaves de ataque autônomas, reconhecimento e outros tipos”, concluiu o presidente russo.

A Rússia planeja despender cerca de 400 bilhões de rublos (cerca de US$ 13 bilhões) no desenvolvimento de UAVs nos próximos 8 anos.
http://codinomeinformante.blogspot.com. ... naves.html




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Re: Força Aérea Russa: Grandes Modernizações

#72 Mensagem por FoxHound » Sex Jun 15, 2012 2:27 pm

Putin quer um novo bombardeiro de longo alcance e revela projeto de um novo AEW&C
Ao falar do futuro da aviação militar russa, o presidente Putin atentou para a necessidade de um novo bombardeiro e revelou projeto de um novo
AEW&C
A Rússia deve iniciar o desenvolvimento de um bombardeiro de longo alcance, disse nesta quinta-feira (14) o presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante uma reunião com fornecedores de equipamentos de defesa.

“Precisamos começar a trabalhar no desenvolvimento de um novo bombardeiro de longo alcance (PAK-DA) para a aviação de longo alcance. Eu sei como é caro e complexo isso. Nós falamos muitas vezes com ministros e altos funcionários do Estado-Maior das Forças Armadas Russas. A tarefa não é fácil do ponto de vista técnico-cientifico, mas precisamos começar a trabalhar. Se os trabalhos de desenvolvimento de um novo bombardeiro não começarem em breve, a Rússia pode perder o barco”, disse Putin.

Um míssil de cruzeiro de longo alcance já foi adotado para essas aeronaves, disse Putin, adicionando que o “nível tático” está implicitamente na necessidade de uma modernização profunda.

O presidente também disse que o projeto de sistema de Alerta e Controle de Vôo (AEW&C por sua sigla em inglês) A-100 deve ser implementado nos próximos 5 anos.

O novo AEW&C terá a capacidade de detectar e rastrear alvos aéreos e terrestres a longo alcance.
http://codinomeinformante.blogspot.com. ... longo.html




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Re: Força Aérea Russa: Grandes Modernizações

#73 Mensagem por Enlil » Sex Jun 15, 2012 2:30 pm

Pablo Maica escreveu:Enlil tecnicamente se os fiscais do MAPA evidenciaram essas práticas, eles deveriam condenar os lotes e nunca em hipotese nenhuma liberar a exportação. Os ficais do MAPA acompanham o antes o durante e o depois do processo, logo eles são os primeiros a saber se o produto esta OK ou não para a exportação, e essa so acontece com o aval dos ficais partindo de plantas autorizas a exportar pelo proprio MAPA e pelo governo do país comprador. São as chamadas listas, para você exportar deve estar na lista.

Até ha alguns dias eu era PCP de um frigorifico, e nós exportavamos para asia, oriente médio e europa. Exportavamos para a russia uma média de 4 a 6 containers por mês, cada um com cerca de 23 toneladas de carne congelada. A atuação dos ficais do MAPA era rigorosissima quando o assunto era exportação para para europa. Produziamos carne para a russia nos mesmo lotes que produziamos para frança e espanha. O que a contece com a maioria dos frigorificos, de um mesmo lote produzem para vários países, pois as carcaças utilizadas para exportação são separadas das utilizadas para mercado interno.

Por isso acho estranho o embargo apenas da russia. Se o problema fosse qualidade e más praticas produtivas o mercado europeu se fecharia quase que na totalidade. Sendo que o produto exportado para a russia sempre foi de ótima qualidade, pois é uma questão mercadologica, um produtor teria que ter uma mentalidade extremamente tacanha para enviar um produto ruim para o cliente que paga o preço mais alto pela carne, arriscando ainda ser multado e ter a planta fechada pelo MAPA, ser exluido da lista e perder suas exportações.

Ao mesmo tempo que a russia parou de comprar os outros europeus continuam a demandar uma quantidade cada vez maior de carne, produzida com o mesmo padrão que era fornecido aos russos, principalmente os franceses, que são os maiores malas quando o assunto é qualidade de PA.

Contudo aqui para nós o proprio pessoal do MAPA, e de outras missões, comentava que a questão da russia é unicamente a balança comercial e eu creio que seja apenas isto. Somado ao fato do governo russo estar "forçando" a compra de carne produzida localmente, pois a intenção deles é obter autosuficiência na produção de carne para seu mercado interno.



Um abraço e t+ :D
Pois então, como citei o que foi dito no outro fórum, o referido problema sanitário não foi o único fator mas um deles. Até onde se sabe a Rússia não tem condições de suprir a demanda interna. Essa questão de autosuficiência é novidade para mim, só tinha referência sobre as cotas. De qualquer maneira é bem plausível, como sabemos, que alguma falha de fiscalização tenha ocorrido e isso serviu de desculpa para a política de cotas russas.

De qualquer maneira nenhum setor é mais protecionista no mundo do que o de alimentos, praticamente todos países tem essa prática em relação a um amplo ou restrito leque de produtos nacionais.


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Re: Força Aérea Russa: Grandes Modernizações

#74 Mensagem por FoxHound » Seg Jun 25, 2012 7:01 pm

Aviação estratégica da Rússia efetuou exercícios no Pacífico .
http://m.ruvr.ru/data/2012/06/25/129495 ... review.jpg
Vários bombardeiros estratégicos russos terminaram na segunda-feira exercícios de voo e tática no oceano Pacífico. Durante o voo de aparelhos Tu-95MS e Tu-160 sobre o oceano Pacífico foram testados os métodos de destruição de meios de defesa aérea e alvos estratégicos do inimigo, anunciou o porta-voz do Ministério da Defesa, Vladimir Deryabin.

Foram realizados 10 reabastecimentos aéreos. O tempo de permanência das tripulações no ar variou entre 12 a 21 horas - informou ele. No espaço aéreo das águas neutras do Pacífico, os bombardeiros russos foram acompanhados por aeronaves F-15, F-16 dos países da OTAN, acrescentou o porta-voz do Ministério da Defesa.
http://portuguese.ruvr.ru/2012_06_25/Av ... xercicios/




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Re: Força Aérea Russa: Grandes Modernizações

#75 Mensagem por FoxHound » Sex Jun 29, 2012 1:36 pm

A noticia é atrasada mas vale apena postar.
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Força Aérea russa no Ártico.
A Força Aérea da Rússia está realizando exercícios em grande escala no Ártico para simular a interação de diferentes tipos de aviação. Os exercícios devem demonstrar a possibilidade de utilizar aviação de longo alcance em conflitos locais não-nucleares, inclusive no Ártico. A escolha do Ártico como campo para os exercícios não foi acidental. O interesse por esta região continua a crescer, e em 2012 todos os países do Ártico estão realizando ou já realizaram manobras de grande escala.

A aviação estratégica russa não tem muitas alternativas ao Ártico. Esta região é a “sala de aula” principal para bombardeiros estratégicos: grandes áreas pouco povoadas proporcionam excelentes oportunidades para colocar campos de treinamento. Mas os exercícios atuais diferem em orientação. Além dos tradicionais lançamentos de mísseis de cruzeiro a longas distâncias, os bombardeiros estratégicos treinam a interação com aviões de caça – Su-27 e MiG-31 – e o uso de armas táticas. As manobras envolvem não só caças e bombardeiros: aviões de combate recebem indicações de alvo de aeronaves de alerta aéreo antecipado A-50 e reabastecem com a ajuda de aviões-cisterna IL-78.

No Ártico, a “segunda especialização” da aviação estratégica russa também é muito relevante. Se trata da formação anti-navios que possuem grande parte das tripulações dos bombardeiros Tu-22M usando atuais e futuros mísseis supersônicos anti-navio. O Tu-22M é um trunfo importante na guerra naval, especialmente tendo em vista sua modernização planejada.

O Ártico não é apenas o principal campo de treinamento da aviação de longo alcance, mas também uma área potencial de aplicação das Forças Armadas no caso hipotético de conflitos locais tanto pelos recursos do Oceano Ártico ou o controle da rota marítima do Norte, como também no caso de uma hipotética guerra nuclear. A situação política atual não envolve a possibilidade de tais conflitos no futuro previsível. No entanto, em matéria de construção militar a política russa se baseia no princípio de “ter em conta todas as possibilidades”. Enquanto quaisquer estados ou blocos de estados estrangeiros mantiverem e desenvolverem as suas capacidades militares no Ártico, as Forças Armadas russas estarão se preparando para o uso em combate nesta região de todos os recursos disponíveis.

O uso da aviação estratégica para resolver problemas táticos há muito se tornou um “cartão de visita” da Força Aérea dos EUA. Na Rússia, no entanto, essa prática não pegou. O uso ativo do Tu-16 e Tu-22M no Afeganistão pode ter sido um prelúdio para tal uso, mas não houve desenvolvimento nem implementação de bombas controladas ou mísseis convencionais de curto alcance para a aviação estratégica. O colapso da União Soviética abrandou o progresso nesta área durante muito tempo.

Como resultado, hoje, com exceção das bombas não dirigíveis de diversos calibres, a aviação estratégica da Rússia quase não tem nenhuma munição para uso em conflitos convencionais. No caso de uma “grande guerra”, as armas principais de bombardeiros pesados continuam sendo os mísseis estratégicos de cruzeiro e mísseis anti-navio com ogivas nucleares. Além disso, a aviação de longo alcance, que tem mais de 200 Tu-22M, Tu-95MS e Tu-160, é uma parte bastante grande da capacidade total da Força Aérea da Rússia no número de aviões, e ainda mais em termos da capacidade de carga de combate levantada. Nestas circunstâncias, limitar a possibilidade de utilizar tais máquinas só em caso de guerra nuclear é uma flagrante extravagância.

Para regularizar a situação, não só estão sendo atualizados aviões de combate, mas também estão sendo desenvolvidas novas armas, em primeiro lugar – de alta precisão. O primeiro foi um míssil de cruzeiro de longo alcance de nova geração. Mas a primeira a ser adotada pelo exercito foi precisamente a versão não-nuclear do míssil conhecida como Kh-101.

Segue-se o desenvolvimento de armamentos controláveis de curto alcance e a adaptação das existentes munições de alta precisão para utilização em aviões de longo alcance. No futuro, este problema se mistura com o desenvolvimento de uma família de munições para a nova geração de bombardeiros de longo alcance, que deve ser considerada inicialmente como uma plataforma de combate versátil que pode operar em vários tipos de conflitos.
http://portuguese.ruvr.ru/2012_06_22/fo ... no-artico/




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