Embraer Defense Systems - EDS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Embraer Defense Systems - EDS

#61 Mensagem por FCarvalho » Seg Out 12, 2020 12:33 pm

Cassio escreveu: Dom Out 11, 2020 7:03 am
FCarvalho escreveu: Dom Out 11, 2020 12:08 am O mercado no Brasil para aviões anfíbios sempre foi enorme, assim como a nossa falta de visão.
Cabe de um tudo um pouco aqui. Se quisermos.
abs
Mercado enorme? Está falando de que classe de aviões anfíbios?
Talvez exista alguma demanda, já atendida pelos Cessna Caravan anfíbios que temos por aí.
Vou citar o exemplo do meu estado que se aplica também aos demais da região, talvez com exceção do leste do Pará.
Dos 62 municípios do Amazonas, menos de 10 recebem linhas regulares de voo comercial, contando com Manaus. O demais, ou não possuem pista de pouso - a grande maioria - ou são acessíveis apenas por via fluvial. Os que tem pistas de pouso recebem apenas aviões de pequeno porte em pistas não preparadas ou curtas demais para aviação comercial. Além disso, esses municípios não apresentam demanda que justifique uma linha aérea.

Assim, a região norte como um todo tem uma enorme carência para hidroaviões que possam operar nestes municípios onde os rios são as únicas estradas de acesso e saída para eles. Aviões de pequeno e médio porte são absolutamente necessários aqui, tanto do ponto de vista da gestão dos serviços públicos como da iniciativa privada. A região centro-oeste tem uma situação parecida com a Amazõnia

No litoral brasileiro onde se concentra mais de 80% da população, apesar da extensa malha rodoviária a presença de aviões anfíbios se dá principalmente nas funções de apoio ao serviço público, seja de segurança, defesa, ou atividades de defesa civil, turismo, carga e passageiros, SAR, correios, etc. Existem milhares de vilas e pequenas cidades que podem ser acessadas por este tipo de aeronave. O que não há no Brasil é interesse e uma óbvia miopia de visão, dado que a iniciativa privada no Brasil em matéria de aviação comercial ainda é canhesta, imediatista e inflexível.

Enfim, as potencialidades de uso destes aviões é enorme. Mas não temos cultura e nem visão para divisar as inúmeras possibilidades que ela nos oferece. É mais fácil continuar insistindo no óbvio, que nem sempre é a resposta mais indicada para resolver todos os nossos problemas.

abs




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Re: Embraer Defense Systems - EDS

#62 Mensagem por Cassio » Seg Out 12, 2020 3:08 pm

Existe demanda para um avião do porte de um Cessna Caravan... Nada maior que isso.
E quando eu falo demanda quero dizer que justifique o desenvolvimento de uma solução nacional e dedicada.




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Re: Embraer Defense Systems - EDS

#63 Mensagem por FCarvalho » Seg Out 12, 2020 3:14 pm

Cassio escreveu: Seg Out 12, 2020 3:08 pm Existe demanda para um avião do porte de um Cessna Caravan... Nada maior que isso.
E quando eu falo demanda quero dizer que justifique o desenvolvimento de uma solução nacional e dedicada.
Para um avião novo concordo. Quanto ao mais, o que já existe aí no mercado pode muito bem resolver nossos problemas.
O Caravan é apenas uma das várias opções que existem. Há muitas outras. É questão de escolher o que melhor se encaixa.
Mas para isso primeiro temos que ajeitar a vida da aviação regional e geral neste país.

abs




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Re: Embraer Defense Systems - EDS

#64 Mensagem por Cassio » Qui Out 22, 2020 12:46 pm

Homenagem ao EMB-312 TUCANO preparada pela Embraer...

https://spark.adobe.com/page/Ft2N4qgnprotH/




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Re: Embraer Defense Systems - EDS

#65 Mensagem por Túlio » Sáb Out 24, 2020 7:20 pm

De novo, PR falando em HIDROAVIÃO para a Amazônia. Para verem o quanto sou focado em IDEOLOGICE, só agora estou assistindo a live mas, gostando ou não do índio, se deve reconhecer que se um PR - seja quem for - fala nisso e repete, algo há... 8-]

Alô MOD @Glauber Prestes, é mencionado o SIRIUS, LABGENE e GRAFENO-NIÓBIO e TERRAS RARAS pelo Marcos Pontes. Reitero, IDEOLOGICES à parte, somos Brasileiros, faz diferença quem faz o quê? Ou seja, tás devendo um tópico. :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




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Re: Embraer Defense Systems - EDS

#66 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Out 25, 2020 3:12 pm

Nessa semana teremos!




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
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Re: Embraer Defense Systems - EDS

#67 Mensagem por Cassio » Seg Out 26, 2020 7:07 pm

Será????

Pakistani Navy confirms Brazilian jetliner will replace Orion patrol aircraft

ISLAMABAD — Pakistan’s Navy has selected the Embraer Lineage 1000 jetliner to replace its P-3C Orion long-range maritime patrol aircraft, a service spokesman has confirmed to Defense News.

Outgoing naval chief Adm. Adm. Zafar Mahmood Abbasi announced Oct. 6 that the Navy would replace its P-3C Orion fleet with 10 converted commercial jets, the first of which has been ordered. However, he did not identify the type.

The Ministry of Defence Production, which handles acquisition, did not return requests for comment regarding the conversion and possible partners.

With only a single aircraft ordered thus far, the program is in its early stages. When converted for Pakistani service, the aircraft will be called Sea Sultan.

It is unclear if the aircraft is being acquired directly from the manufacturer or another party. Embraer did not respond to requests for comment.

The question of what issues may arise in converting the aircraft was put to Douglas Barrie, an aerospace analyst at the International Institute for Strategic Studies:

“Using a commercial turbofan engine-powered aircraft as the basis for an ASW [anti-submarine warfare] platform is not unheard of. After all, the U.S. P-8 is a Boeing 737-800 derivative," he said.

But there are challenges in converting the aircraft, he added, "not least of all if internal weapons carriage is required where a bomb bay will need to be cut into the airframe.”

“[It is a] significant undertaking, and risk management is going to be important,” he said, adding that it’s likely Embraer will be asked to help with the conversion, “otherwise the challenges just get all the greater.”

Frederico Lemos, Embraer’s defense representative who handles business in Asia, did not respond to Defense News' questions about whether the company is or would be involved in the conversion process.


https://www.defensenews.com/naval/2020/ ... -aircraft/




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Re: Embraer Defense Systems - EDS

#68 Mensagem por FCarvalho » Seg Out 26, 2020 8:00 pm

Difícil a Embraer não estar envolvida nesta questão, seja vendendo os aviões ou fazendo a transformação da células vendidas por outrem. Há vários Linage 1000 a venda no mercado e com apenas 10 unidades sendo requeridas, é de convir que eles tenham em conta primeiro comprar um, converter, e ver se dá certo. Tudo saindo como esperado, é só encomendar os outros 9 e pagar pela integração dos sistemas e armas.

A Embraer já chegou a oferecer o E-190 E-1 para ASW/ASupW mas desconheço até onde a empresa avançou neste projeto. Notar também que o Linage 1000 tem tanques adicionais para aumentar a autonomia de voo do modelo básico, que é de 4.448 kms ou 2400 mn. O Linage 1000 possui autonomia de 8.334 kms ou 4.500 mn.

Imagino que qualquer que seja a solução adotada, será bem mais em conta do que adotar os P-8, ou qualquer outro tipo, dadas as severas limitações de uso existentes no caso do Paquistão.

Vamos torcer para dar certo. No futuro, os E-2 podem nos trazer óbvias surpresas em termos de investimento em configurações militares tanto para o Brasil como exportações.

abs




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Re: Embraer Defense Systems - EDS

#69 Mensagem por Aim For The Top » Seg Out 26, 2020 8:14 pm

Uma imagem para ilustrar como perderá ser o bicho. :D :D Imagem




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Re: Embraer Defense Systems - EDS

#70 Mensagem por Brasileiro » Seg Out 26, 2020 9:14 pm

Acho meio difícil ser um "mini P-8" heim. Precisaria de alterações significativas nas asas e fuselagem, e o cliente (no caso a Força Aérea Paquistanesa) terá de pagar para desenvolver essa solução, testar, certificar etc.

Mais fácil imaginar que vai ser uma aeronave de reconhecimento desarmado, equipada com um grande radar (a exemplo do EL/M-2022), FLIR e possivelmente MAD e capacidade de lançar sonobóias. Isso é relativamente fácil de fazer. Agora, meter um par de pilones embaixo das asas... vai uma grana e tempo.




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Re: Embraer Defense Systems - EDS

#71 Mensagem por alex » Seg Out 26, 2020 9:35 pm

Nao sei se pode apostar na Embraer nesse projeto se o Paquistao e tem trabalhado com a Saab e sempre Israel para esse servico.

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk





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Re: Embraer Defense Systems - EDS

#72 Mensagem por Túlio » Seg Out 26, 2020 9:55 pm

Aim For The Top escreveu: Seg Out 26, 2020 8:14 pm Uma imagem para ilustrar como perderá ser o bicho. :D :D Imagem
Sei não, legal a img mas botar um torpedo-bay num 737 é uma coisa, já no Lineage (ainda fabricam?) deve ser bem mais complicado, creio...


Imagem




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Re: Embraer Defense Systems - EDS

#73 Mensagem por FCarvalho » Seg Out 26, 2020 10:23 pm

Um bomb bay seria obrigatório nesse projeto? Apenas pela imagem, sobra pouco espaço na fuselagem para colocar qualquer coisa ali embaixo. Talvez seja mais barato colocar pilones do que fazer um buraco em algum lugar ali.
Existem vários misseis anti navio e de cruzeiro que são menores que os Exocet da ilustração, e isso pode facilitador do uso de pilones sobre as asas. Apenas uma ideia. Os chineses são grandes fornecedores do Paquistão.
Se eu entendi direito, aquele quadrado amarelo e preto seria o dispersador de sonobóias?
Um Linage 1000 novo tem um custo aproximado de US 50 milhões a unidade. Um modelo usado deve sair talvez por 10% a 20% menos desse valor, dependendo de vários elementos, como horas de voo, ciclos, manutenção, configuração, etc. O modelo comercial E-190 E-1 tem faixa de preço entre US 20 e 30 milhões a unidade, usados.
Se for assim, é um negócio bem interessante em termos financeiros para os paquistaneses, porque qualquer coisa que se colocar neles, ainda assim serão mais baratos de obter, e manter, do que os P-8, ou aeronaves similares.

abs




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Re: Embraer Defense Systems - EDS

#74 Mensagem por Brasileiro » Seg Out 26, 2020 10:33 pm

Acho que até dá, mas não na configuração desse desenho. Talvez no mesmo arranjo do P-3: A baía de armamentos logo na frente das asas, o radar na parte de atrás, o IR próximo ao nariz.

Só pra ajudar a visualizar, o espaço é este. Deve dar pra levar sim uns 4 Mk-46.

Imagem




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Re: Embraer Defense Systems - EDS

#75 Mensagem por gogogas » Seg Out 26, 2020 10:44 pm

Aim For The Top escreveu: Seg Out 26, 2020 8:14 pm Uma imagem para ilustrar como perderá ser o bicho. :D :D Imagem
Quem sabe pode despertar o interesse na FAB!




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