SELVA: FUZIL, SMG OU ESPINGARDA?

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38089
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2627 vezes

Re: SELVA: FUZIL, SMG OU ESPINGARDA?

#61 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Ago 16, 2013 12:44 pm

Restos...




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
dalton romao
Sênior
Sênior
Mensagens: 1009
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:51 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: SELVA: FUZIL, SMG OU ESPINGARDA?

#62 Mensagem por dalton romao » Sex Ago 16, 2013 12:52 pm

a amazônia brasileira tem vários tipos de vegetação, essa que você descreve, leandro, é uma delas. essa é a floresta de terras altas onde as águas dos principais rios nunca a atingem mas se ler mais sobre a floresta amazônica vai descobrir que tem até tipos semelhantes a vietnamita, embora as florestas do congo, de bórneu, de sumatra e da malásia são mesmo as que mais se parecem com a nossa. a floresta não é plana como muitos pensam, ela é altos e baixos, os chamados socavões. e na parte baixa sempre água de igarapés ou similares. difícil pra deslocamento de grandes grupos e muitos petrechos. a logística sofre. e muito. com relação ao uso de submetralhadoras e escopetas como substitutas dos fuzis, eu esqueceria. a escopeta só mesmo pra esclarecedores. munição muito pesada e só serve pro combate aproximado. você tem que atirar na outra margem do rio e aí, como faz? a sub sofre de munição com pouco poder de alcance e perfuração, só mesmo pra poucas ocasiões de uso e por tropas especiais. o IA2 5.56 e mais um FAP IA2 5.56 resolvem o caso. se vamos continuar de FAL e FAP 7.62 que pelo menos os FALs passem pra nova versão de cano curto. 10 cm a menos e duzentos e poucos gramas fazem muita diferença na mata.




Avatar do usuário
dalton romao
Sênior
Sênior
Mensagens: 1009
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:51 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: SELVA: FUZIL, SMG OU ESPINGARDA?

#63 Mensagem por dalton romao » Sex Ago 16, 2013 12:56 pm

quem quiser saber mais sobre a floresta amazônica aí vai link.

http://www.cartilhasecia.com.br/cartilh ... 021-80.pdf




Avatar do usuário
dalton romao
Sênior
Sênior
Mensagens: 1009
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 10:51 pm
Agradeceram: 52 vezes

Re: SELVA: FUZIL, SMG OU ESPINGARDA?

#64 Mensagem por dalton romao » Sex Ago 16, 2013 1:02 pm





Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13548
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2311 vezes

Re: SELVA: FUZIL, SMG OU ESPINGARDA?

#65 Mensagem por gabriel219 » Sex Ago 16, 2013 1:05 pm

Bolovo escreveu:Esse tipo de munição é muito cara, lembrem-se disso. Algum exercito do mundo adotou a P-90 ou MP-7 aos montes? Talvez nem a Alemanha! Arma e munição caras para, restringindo para as operações especiais e policias mundo afora. O Brasil gosta do FAL pq tem toda uma logística que faz esse fuzil ter a melhor característica para a nossa realidade: ele é muito barato, devido a munição 7,62mm é muito barata, fabricada aos montes. A mudança desse calibre só é possível para o 5,56mm e nenhum outro, pois é uma munição fabricada logo em seguida em quantidade. É isso, do mesmo jeito que falam que o fuzil tem que ser barato, a munição também tem que ser, alias, até mais, afinal é o combustível da coisa.
Mas a Alemanha faz parte da OTAN, não faria sentido mudar de calibre.
Se o calibre fosse 5.56 x alguma coisa facilitaria a fabricação, pois só precisaríamos fabricar estojos diferentes. Exatamente como a China pretende/faz, com o 5.8 mm, tanto para pistola, quando para fuzil.




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38089
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2627 vezes

Re: SELVA: FUZIL, SMG OU ESPINGARDA?

#66 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Ago 16, 2013 1:09 pm

A questão Gabriel é que o que se está a ver é que se calhar o melhor não é 5.56 e qualquer coisa, mas sim 7 e qualquer coisa. Não será assim para todas as situações nem para todas as Tropas, mas no geral... sim.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13548
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2311 vezes

Re: SELVA: FUZIL, SMG OU ESPINGARDA?

#67 Mensagem por gabriel219 » Sex Ago 16, 2013 1:13 pm

Marechal-do-ar escreveu:
gabriel219 escreveu:Marechal, sobre o 5.7 x 28 mm, existe uma munição chamada C2F ou B2F, que, após o impacto e penetração de roupas ou algum colete, a munição de divide em 2 no meio do sujeito, causando danos muito graves. Como é um calibre relativamente pequeno, sendo assim menor recuo, terá possibilidade de acertar o alvo com mais disparos, causando muito mais danos ao alvo, somando isso a munição C2F então...
Apesar de ser a favor do 5.56 x 45 mm mesmo, penso que esses tipos de calibre podem ser a solução para combates em Selva, onde você combate de muito perto e poderá alvejar o inimigo mais vezes, além dos benefícios de serem leves, podendo aliviar o soldado e transportar mais munição ou até mais granadas.
Para um projetil que sai do cano com pouca energia, atravessa x metros de ar, folhas, e seja la o que tiver no caminho, mais um colete, pele, ossos (?) e ai se divide em dois, quanta energia esses dois pedaços terão? O dano causado por cada um desses pedaços pode ser limitado demais para realmente abater o alvo, a idéia de qualquer projetil é transmitir sua energia cinética ao alvo mas, para isso, o pre-requisito é que esse projetil tenha energia cinética.


E por fim e respondendo ao Bolovo, essas armas só foram adotadas como armas de defesa pessoal, sendo assim, não são muito usadas.
A floresta Amazônica não há muitos obstáculos como no Vietnam. Esse tipo de munição só se "separa" em 2 após atingir algo muito duro, como colete ou roupas junta ao corpo, tanto que se separa após um tempo dentro do corpo do alvo.
O mesmo não se separaria ao atingir galhos ou folhas, talvez em troncos.
O dano superficial é menor, mas dentro do corpo do sujeito é enorme. Se acertar o peito do sujeito com 2 disparos dessa munição, é praticamente impossível ficar vivo.
Em testes se mostrou bastante eficiente.
Vi valores da munição e não é muito cara não, pela eficiência que teria, tem melhor custo benefício do que um 9 x 19 mm.
Pelo menos isso é dito em testes.
Sobre não ser largamente usado, sabemos bem que os calibres vem de países da OTAN e a OTAN só muda algo SE o EUA quiser. Não faria sentido países da OTAN, que buscam o máximo de padronização possível, trocar o 9 x 19 mm por outro calibre.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60696
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6379 vezes
Contato:

Re: SELVA: FUZIL, SMG OU ESPINGARDA?

#68 Mensagem por Túlio » Sex Ago 16, 2013 1:13 pm

De minha parte, o tópico cumpriu sua finalidade - para mim, que gosto de aprender e não morro defendendo conceito depois que me provaram que é furado, como foi o caso aqui - ou seja, se eu tinha alguma resistência ao 5,56 - e tinha - bueno, não tenho mais. Uma arma do porte e calibre da M4 (não digo que tenha que ser esta arma, apenas uma com dimensões e peso similares) seria para mim ideal em um TO como o da Amazônia.

Concordo, portanto, com os colegas que afirmam ser um fuzil curto com calibre leve preferível a uma sub.




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13548
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2311 vezes

Re: SELVA: FUZIL, SMG OU ESPINGARDA?

#69 Mensagem por gabriel219 » Sex Ago 16, 2013 1:16 pm

Arataca escreveu:Prezados,

As munições 5.7 da FN Herstal e 4.6 da HK não foram adotadas por duas razões:

- munição muito cara relativamente as outras que substituiriam,

- mas principalmente por baixo stopping power, ou seja muito pouca energia cinética, quase metade de um 9 mm, por ex.

mas as armas são excelentes.

1 abraço
Se é para ter stopping power acima de tudo, porque não um fuzil no calibre 35 x 228 mm?
Com a munição C2F/B2F da 5.7 x 28 mm, você tem um belo poder de parada, multiplicando os danos por 2. Como o calibre tem boa precisão e recuo pequeno, você tem a possibilidade de atingir o alvo muito mais vezes, aliado com o tipo da munição C2F/B2F então...




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38089
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2627 vezes

Re: SELVA: FUZIL, SMG OU ESPINGARDA?

#70 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Ago 16, 2013 1:19 pm

Túlio, os vossos Comandos e Operações Especiais quando estão na Amazónia o que usam? M4? FAL?




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: SELVA: FUZIL, SMG OU ESPINGARDA?

#71 Mensagem por Bolovo » Sex Ago 16, 2013 1:51 pm

cabeça de martelo escreveu:Túlio, os vossos Comandos e Operações Especiais quando estão na Amazónia o que usam? M4? FAL?
M4A1 como fz pdr e a MINIMI SPW como metralhadora leve. Alias, na Amazônia temos a 3ª Companhia de Forças Especiais que é subordinado direto ao Comando Militar da Amazônia e o equipamento deles é exatamente o mesmo da Brigada de Operações Especiais de Goiânia. Algumas matérias de uma emissora da região mostram esses armamentos da 3ª Companhia...











"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13548
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2311 vezes

Re: SELVA: FUZIL, SMG OU ESPINGARDA?

#72 Mensagem por gabriel219 » Sex Ago 16, 2013 1:55 pm

cabeça de martelo escreveu:A questão Gabriel é que o que se está a ver é que se calhar o melhor não é 5.56 e qualquer coisa, mas sim 7 e qualquer coisa. Não será assim para todas as situações nem para todas as Tropas, mas no geral... sim.
Sim cabeça, entendo, mas como foi dito aqui, combates em Selva seria de curto alcance e não longo. Nenhum calibre, a não ser 30 mm para cima, vai perfurar os troncos de árvores da amazônia.
O tipo de munição B2F se espatifa dentro do corpo do combatente, após perfurar algum colete ou roupa mais reforçada, o que dá um poder de parada enorme, já que a energia cinética seria mais distribuída pelo corpo do infeliz.
Como a munição é leve, pode se transportada mais munição para o soldado ou até dar prioridade a carregar mais granadas e etc. Isso seria uma boa vantagem na Selva, muita munição, pois a logística e ressuprimento da tropa seria difícil.
Eu prefiro mesmo o 5.56 x 45 mm, mas porque não estudar uma versão menor do 5.56 para SMG's, pistolas, PDW's e armamentos CQB ou até mesmo de selva?
Um abraço.




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: SELVA: FUZIL, SMG OU ESPINGARDA?

#73 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Ago 17, 2013 2:06 am

gabriel219 escreveu:Se é para ter stopping power acima de tudo, porque não um fuzil no calibre 35 x 228 mm?
De 99% para 99.9% é uma grande diferença, não?
gabriel219 escreveu:Com a munição C2F/B2F da 5.7 x 28 mm, você tem um belo poder de parada, multiplicando os danos por 2.
Multiplicado por 2 não porque cada fragmento tem metade da energia, e a enrgia inicial já é baixa.
gabriel219 escreveu:Como o calibre tem boa precisão e recuo pequeno, você tem a possibilidade de atingir o alvo muito mais vezes, aliado com o tipo da munição C2F/B2F então...
Ter recuo baixo ajuda mas eu não contaria com o segundo disparo a menos que a arma esteja preparada para isso como a AN94, com a P80 em uma distância um pouco maior não haverá segundo acerto.

E se for para carregar dois cartuchos 5,7x28, não é melhor levar logo um 5,56x45?

Um calibre menor para SMG eu até acho uma boa idéia, mas por favor, não crie outro calibre, será que o .17 hornet não satisfaz as SMGs?




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38089
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2627 vezes

Re: SELVA: FUZIL, SMG OU ESPINGARDA?

#74 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Ago 17, 2013 6:17 am

Bolovo escreveu:
cabeça de martelo escreveu:Túlio, os vossos Comandos e Operações Especiais quando estão na Amazónia o que usam? M4? FAL?
M4A1 como fz pdr e a MINIMI SPW como metralhadora leve. Alias, na Amazônia temos a 3ª Companhia de Forças Especiais que é subordinado direto ao Comando Militar da Amazônia e o equipamento deles é exatamente o mesmo da Brigada de Operações Especiais de Goiânia. Algumas matérias de uma emissora da região mostram esses armamentos da 3ª Companhia...


Ai meu Deus... eu tinha medo de estar ao lado delas numa carreira de tiro... :shock:

Em relação ao resto, excelente como seria de esperar.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13548
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2311 vezes

Re: SELVA: FUZIL, SMG OU ESPINGARDA?

#75 Mensagem por gabriel219 » Sáb Ago 17, 2013 11:09 am

Marechal-do-ar escreveu:
gabriel219 escreveu:Se é para ter stopping power acima de tudo, porque não um fuzil no calibre 35 x 228 mm?
De 99% para 99.9% é uma grande diferença, não?
Sim.
gabriel219 escreveu:Com a munição C2F/B2F da 5.7 x 28 mm, você tem um belo poder de parada, multiplicando os danos por 2.
Multiplicado por 2 não porque cada fragmento tem metade da energia, e a enrgia inicial já é baixa.
É baixa, mas pelo diâmetro da munição, porque sua velocidade é bem alta.
Os projéteis iram se separar a 1 cm perto do coração ou até menos, tendo mais chances de acertar, não só o coração, mas também os pulmões, o que causaria morte do soldado em poucos segundos, se não morresse no momento.
A dissipação da energia causada por calibres 9 x 19 mm e .40, segundo algumas fontes que pesquisei, são superficiais, ou seja, a energia se desgastaria mais no impacto ao alvo do que dentro do corpo do alvo. Já o tipo da munição C2F/B2F não, dados superficiais mínimos, mas a maior quantidade de energia cinética seria dissipada dentro do corpo do alvo.
Isso é o que revela a fonte, mas não sei se é verdade, gostaria de que um amigo nosso que entenda mais do que eu podesse me corrigir.
gabriel219 escreveu:Como o calibre tem boa precisão e recuo pequeno, você tem a possibilidade de atingir o alvo muito mais vezes, aliado com o tipo da munição C2F/B2F então...
Ter recuo baixo ajuda mas eu não contaria com o segundo disparo a menos que a arma esteja preparada para isso como a AN94, com a P80 em uma distância um pouco maior não haverá segundo acerto.

E se for para carregar dois cartuchos 5,7x28, não é melhor levar logo um 5,56x45?

Um calibre menor para SMG eu até acho uma boa idéia, mas por favor, não crie outro calibre, será que o .17 hornet não satisfaz as SMGs?
Não Marechal, eu sou a favo do 5.56 x 45 mm, mas testar calibres do tipo seria uma boa não só para o cenário (SE fosse aprovado), mas para outras categorias.
Um abraço.




Responder