Ó senhor, ilumina estes incrédulos senhor, cegos pela paixão babenta!!!!!!!
O que me foi dito é que a sonda é feita na Inglaterra, ótimo. Que se faz o REVO assim, ótimo. Que isso e aquilo, ótimo. Mas em nenhum momento se ouviu que é a melhor localização, ou estou mentindo Leonardo?
Mas meu Deus do céu, será que não dá prá vocês admitirem que a melhor posição da sonda NÃO É ALI?
Qual é a dificuldade de admitir isso? E em nenhum momento foi dito que essa é a melhor localização, mas que funciona.
Se eu soubesse que iam pegar as coisas e torcer prá dizer que ali é o melhor lugar num avião prá por uma sonda REVO, eu tinha gravado a conversa e perguntado diretamente sobre isso.
Só que isso é de uma obviedade tão grande que nem me passou pela cabeça fazer essa pergunta, pois a resposta obviamente seria NÃO e eu tinha coisas menos óbvias prá falar/perguntar, como o FADEC, até agora não respondido.
Se tivesse feito a maldita pergunta, teria sido dito que por limitações de construção, aerodinâmica, sistemas e etc, ali foi a solução mais apropriada
para o Gripen. Isso significa que se desse para colocar a maldita sonda à frente e ao lado, como é o padrão na vastíssima maioria dos caças mundo afora, se desse podem ter certeza absoluta que a SAAB teria colocado lá. Mas não deu e o melhor compromisso foi ali, ao lado e acima da entrada de ar, um local crítico, e tanto é assim que sempre, sempre tem marcações avisando do perigo e pedindo que se afastem dali.
Eu só não entendo a tara em dizer que sonda na boca do motor é o melhor lugar do mundo, quando 99% dos caças mundo afora a colocam longe dali.
Os EUA, o paradigma, o espelho pelo qual devemos nos mirar, vai além, coloca a sonda/buraco nas costas dos aviões. Eles poderiam por aquele buraco escroto bem pertinho das entradas de ar dos F-15 por exemplo.
A US NAVY e a BOEING (outros paradigmas) poderiam ter posto a sonda dos F-18C/E bem ali ao lado da boca do motor. Mas mesmo o motor sendo embaixo das asas e coberto pela LERX, mesmo assim, onde foi que eles colocaram a maldita sonda? Lá na frente e ao lado.
Vai ver eles não tem Dorflex nos estoques em boa quantidade. Ou vai ver o avião tem espaço e condições de instalar a sonda no local padrão, e assim foi feito.
Mas não, os *engenheiros do DB (eu fora dessa) ficam agora teimando que o melhor lugar do mundo para uma sonda REVO é na boca do motor. Afinal engenheiros, o que aconteceria numa chicotada daquelas que o A-1 deu? Uns 80 milhões de dólares de prejú, pois um monomotor engolir uma sonda daquelas é saco.
"Ah mas isso é raro, e nossos pilotos são ninja street-fighter Red-Flag converted". Ah então tá bom, só faltou essa habilidade em quase todas as FAer do mundo, que colocam suas benditas sondas bem longe das entradas de ar.
Enfim meus caros senhores e senhoras, não é porque estive no stand da SAAB, fui muito bem tratado e acolhido que vou deixar de fazer minhas críticas quando achá-las coerentes, e segundo o meu interlocutor, justamente por isso ele quis me conhecer, porque gostaria de esclarecer questões levantadas aqui por mim e outros.
Por causa da sonda o Gripen é ruim? Não. É inviável operá-lo aqui? Não, então podem parar de tremer.
Tudo o que eu escrevi de bom, tudo o que eu repeti exatamente como me foi dito, tudo isso sumiu, né engenheiros? Mas basta falar de uma coisa que SIM, não é a melhor localização e os paladinos nórdicos atacam.
Negar um fato é a pior argumentação, é o caminho para o descrédito, porque demonstra que se apenas com paixão.
Vocês me viram negar o aumento de alcance?
Me viram negar as ToTS e acesso aos códigos fonte?
Me viram negar ou questionar a enorme flexibilidade de operação de armas?
Me viram negar a excelência tecnológica?
Me viram negar que o radar SELEX será muito bom?
Me viram negar outra coisa além da questão das partes americanas as quais realmente a SAAB não tem como garantir (nem ninguém no mundo)? Tanto é que existem as opções de motor, caso se ache que essa questão é incontornável pelo nosso governo, mas acho que a FAB quer mais é que seja tudo americano mesmo. Se não houvesse essa preocupação, nem que fosse num nível mínimo, não haveria porque colocar a opção de um motor europeu.
Os caras da SAAB são tudo, menos burros e são excelentes negociadores,a prova é a linda maquete do NG com todas as armas que já temos, numa clara alusão de continuidade logística e a possível/certa ampliação aos nossos novos brinquedos.
Finalmente, a sonda não está no lugar ideal, está no lugar possível no caso do Gripen.
Abraços, e podem sorrir porque as chances do mosquito aumentaram EXPONENCIALMENTE com esse papo de EMBRAER + SAAB.