EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
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- FCarvalho
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Se haverá modernização é ótimo. Não modernizar os R-99 no mesmo nível dos E-99 não seria nada salutar, mesmo que a troco de economia de recursos.
Eu não falei em modernização pé de chinelo. Estava querendo entender o porquê dela não ser feita, eventualmente, na Embraer, como o Cássio citou, no caso dos R-99.
Para mim não há lógica em não modernizar estas aeronaves na Embraer, que acabou de fazer o mesmo serviço nos AEW&C. A não ser, como tentei explicar acima, que o objetivo seja apenas uma atualização. Atualizar a meu ver não é o mesmo que modernizar.
abs
Eu não falei em modernização pé de chinelo. Estava querendo entender o porquê dela não ser feita, eventualmente, na Embraer, como o Cássio citou, no caso dos R-99.
Para mim não há lógica em não modernizar estas aeronaves na Embraer, que acabou de fazer o mesmo serviço nos AEW&C. A não ser, como tentei explicar acima, que o objetivo seja apenas uma atualização. Atualizar a meu ver não é o mesmo que modernizar.
abs
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Atualizar = tornar atual.
Modernizar = tornar moderno.
Algo atual deveria ser algo moderno.
Então logicamente falando seriam a mesma coisa.
O que pode variar é a amplitude da atualização/modernização.
Mas já existem outros que consideram o seguinte:
Atualização seria colocar novas versões dos softwares embarcados.
Modernização seria a troca dos equipamentos obsoletos por outros mais modernos mesmo que sem incremento de capacidades. Mas o incremento das capacidades é natural já que são equipamentos mais modernos.
Segundo se comenta a empresa que vai trabalhar nos R-99 será a Albatross.
Modernizar = tornar moderno.
Algo atual deveria ser algo moderno.
Então logicamente falando seriam a mesma coisa.
O que pode variar é a amplitude da atualização/modernização.
Mas já existem outros que consideram o seguinte:
Atualização seria colocar novas versões dos softwares embarcados.
Modernização seria a troca dos equipamentos obsoletos por outros mais modernos mesmo que sem incremento de capacidades. Mas o incremento das capacidades é natural já que são equipamentos mais modernos.
Segundo se comenta a empresa que vai trabalhar nos R-99 será a Albatross.
Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Deve ser questão de preço ....
Os T-27 Tucano estão sendo modernizado no PAMA LS
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Gogogas !
- arcanjo
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Esquadrão Guardião recebe a segunda aeronave E-99 modernizada
A aeronave decolou de Gavião Peixoto nessa quinta-feira (17) e pousou na Ala 2, em Anápolis (GO)
A segunda aeronave E-99M entregue à Força Aérea Brasileira (FAB) pousou nessa quinta-feira (17) na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis (GO). O vetor, que decolou de Gavião Peixoto (SP), será operado pelo Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2°/6° GAV) - Esquadrão Guardião. A modernização integra o projeto desenvolvido sob a responsabilidade da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC).
O E-99M pousou na cidade goiana às 14h. A tripulação de pilotos foi composta pelo Comandante do 2°/6° GAV, Tenente-Coronel Aviador Felipe Francisco Espinha, e pelo Capitão Aviador Raoni Miranda, que realizaram o traslado da aeronave de Gavião Peixoto para a Ala 2.
O Comandante do 2°/6° GAV ressaltou que o FAB 6703 elevará ainda mais as capacidades operacionais do Esquadrão Guardião. “Hoje, recebemos mais uma aeronave E-99M, aeronave de extrema relevância para a missão da Força Aérea Brasileira, que juntamente com um quadro de tripulantes de excelência, aumentará as capacidades do Esquadrão Guardião”, afirmou.
A aeronave
O E-99M é capaz de fornecer dados de inteligência precisos, em tempo real, sobre aeronaves voando à baixa altura. Quando os pilotos de Caça recebem as suas ordens e decolam para as missões de interceptação, as aeronaves E-99M monitoram o espaço aéreo da região, visualizando toda a área de operação. Isso permitirá a continuidade da participação, com excelência, da FAB em missões aéreas de combate aos tráfegos irregulares, atuando com protagonismo nas ações interagências, como as operações Ágata e Ostium. Além disso, as aeronaves E-99M têm a capacidade de complementar os sinais dos radares de solo, servindo também como uma reserva de visualização-radar ou de comunicações para o tráfego aéreo da aviação geral.
Fotos: Sargento Leandro/ Ala 2
Fonte: Ala 2, por Capitão Wesley Martins Paz
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Flávia Rocha - Revisão: Major Monteiro
https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... gunda.html
abs.
arcanjo
A aeronave decolou de Gavião Peixoto nessa quinta-feira (17) e pousou na Ala 2, em Anápolis (GO)
A segunda aeronave E-99M entregue à Força Aérea Brasileira (FAB) pousou nessa quinta-feira (17) na Ala 2 – Base Aérea de Anápolis (GO). O vetor, que decolou de Gavião Peixoto (SP), será operado pelo Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2°/6° GAV) - Esquadrão Guardião. A modernização integra o projeto desenvolvido sob a responsabilidade da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC).
O E-99M pousou na cidade goiana às 14h. A tripulação de pilotos foi composta pelo Comandante do 2°/6° GAV, Tenente-Coronel Aviador Felipe Francisco Espinha, e pelo Capitão Aviador Raoni Miranda, que realizaram o traslado da aeronave de Gavião Peixoto para a Ala 2.
O Comandante do 2°/6° GAV ressaltou que o FAB 6703 elevará ainda mais as capacidades operacionais do Esquadrão Guardião. “Hoje, recebemos mais uma aeronave E-99M, aeronave de extrema relevância para a missão da Força Aérea Brasileira, que juntamente com um quadro de tripulantes de excelência, aumentará as capacidades do Esquadrão Guardião”, afirmou.
A aeronave
O E-99M é capaz de fornecer dados de inteligência precisos, em tempo real, sobre aeronaves voando à baixa altura. Quando os pilotos de Caça recebem as suas ordens e decolam para as missões de interceptação, as aeronaves E-99M monitoram o espaço aéreo da região, visualizando toda a área de operação. Isso permitirá a continuidade da participação, com excelência, da FAB em missões aéreas de combate aos tráfegos irregulares, atuando com protagonismo nas ações interagências, como as operações Ágata e Ostium. Além disso, as aeronaves E-99M têm a capacidade de complementar os sinais dos radares de solo, servindo também como uma reserva de visualização-radar ou de comunicações para o tráfego aéreo da aviação geral.
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- gabriel219
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Não falo em substituir os E-99, muito pelo contrário, mas poderiam servir como excelente complemento:
- FCarvalho
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Um dos planos da FAB para o seu aniversário em 2041 inclui o desenvolvimento de um radar nacional AEW.
Quando começa este desenvolvimento é uma incógnita.
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- Pablo Maica
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Não sei se seria viável, pois pelo que eu ouvi para colocar sonda no 145 da índia já foi uma dor de cabeça e um processo bem caro devido a estrutura e espaço. Numa aeronave ainda menor deve ser um desafio bem maior.
Um abraço e t+
- FCarvalho
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
O plataforma Praetor 600 tem 7400 kms de alcance. O P-600 talvez possa ter até mais um pouco que isso.
Revo no caso desse avião não é uma necessidade, e nem faz parte do escopo do negócio. Deixaria um sistema que já é caro por si mesmo ainda mais caro. Mais atrapalha do que ajuda.
A ideia por trás dele é ser uma alternativa soft para AEW em países que não podem pagar bilhões de dólares para ter esse tipo de avião.
Revo no caso desse avião não é uma necessidade, e nem faz parte do escopo do negócio. Deixaria um sistema que já é caro por si mesmo ainda mais caro. Mais atrapalha do que ajuda.
A ideia por trás dele é ser uma alternativa soft para AEW em países que não podem pagar bilhões de dólares para ter esse tipo de avião.
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- FCarvalho
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Para fazer frente a ameaça chinesa, Força Aérea Indiana avalia a aquisição de mais aeronaves AWACS baseadas na plataforma ERJ-145
Posted by E.M.Pinto
https://www.planobrazil.com/2020/10/09/ ... a-erj-145/
A Embraer nega de pé junto que não conversa com ninguém sobre isso de vender o setor comercial da empresa, mas, isso não significa que o interesse de outras empresas em comprá-la não seja aberto ou mesmo velado.
Vamos ver no que isso vai dar.
Posted by E.M.Pinto
https://www.planobrazil.com/2020/10/09/ ... a-erj-145/
A Embraer nega de pé junto que não conversa com ninguém sobre isso de vender o setor comercial da empresa, mas, isso não significa que o interesse de outras empresas em comprá-la não seja aberto ou mesmo velado.
Vamos ver no que isso vai dar.
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Segundo nós é informado a venda da aviação comercial está mesmo dia dos planos. O que se está negociando é parceira no projeto do turboélice e possibilidade de co-produção.
- FCarvalho
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Co-produção do turboélice, certo?
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- arcanjo
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
R-99 utiliza sensor modernizado em Operação no norte do País
Esta é a primeira missão operacional após o processo de atualização por qual a aeronave passou
A Aviação de Reconhecimento realiza rastreamento minucioso de dados de inteligência e monitoramento de áreas de interesse. A bordo das aeronaves, câmeras, sensores e radares são os olhos da Força Aérea Brasileira (FAB) que, do alto, auxiliam na detecção de ameaças e na proteção do território brasileiro. A aeronave R-99, operada pelo Esquadrão Guardião (2º/6º GAV), é uma das plataformas utilizadas na Operação Samaúma, ação deflagrada pelo Ministério da Defesa.
Esta é a primeira missão operacional após o processo de Gerenciamento de Obsolescência pelo qual a aeronave passou, que contou com o suporte logístico do Comando-Geral de Apoio (COMGAP). A aeronave R-99 recebeu um Sensor Elétrico Óptico (OIS, sigla em inglês para Optical Electrical Sensor) mais moderno, que permite um melhor desempenho. Trata-se do MX-15, que inclui um sensor infravermelho (IR) e é otimizado para desempenho de longo alcance.
De acordo com o Comandante do Esquadrão Guardião, Tenente-Coronel Aviador Santos, o sensor de última geração possibilita o reconhecimento de alvos em profundidade e em alta definição. “Os sensores anteriores limitavam o voo a baixas altitudes e com qualidade inferior de imagem. Hoje, voamos mais alto e ainda conseguimos obter imagens com qualidade muito superior, permitindo a furtividade da aeronave”, explicou.
Operação Samaúma
A FAB está atuando na Operação Samaúma, que foi deflagrada pelo Governo Federal, representado pelo Ministério da Defesa, para combater o desmatamento ilegal e os incêndios florestais nas terras indígenas e nas unidades federais de conservação ambiental, na região norte do País. A Operação é um esforço conjunto das Forças Armadas, órgãos e entidades de proteção ambiental, além de agências e instituições policiais. Na missão, a FAB é responsável por dar todo o suporte de inteligência, vigilância e reconhecimento, no fornecimento de imagens aéreas, por meio do emprego das aeronaves RQ-900, P-3 AM Orion, R-99, A-1 e H-60 Black Hawk.
Fotos: Sargento Rezende / CECOMSAER
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Cristiane
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Bazilius
https://www.defesabrasilnoticias.com/20 ... do-em.html
abs.
arcanjo
Esta é a primeira missão operacional após o processo de atualização por qual a aeronave passou
A Aviação de Reconhecimento realiza rastreamento minucioso de dados de inteligência e monitoramento de áreas de interesse. A bordo das aeronaves, câmeras, sensores e radares são os olhos da Força Aérea Brasileira (FAB) que, do alto, auxiliam na detecção de ameaças e na proteção do território brasileiro. A aeronave R-99, operada pelo Esquadrão Guardião (2º/6º GAV), é uma das plataformas utilizadas na Operação Samaúma, ação deflagrada pelo Ministério da Defesa.
Esta é a primeira missão operacional após o processo de Gerenciamento de Obsolescência pelo qual a aeronave passou, que contou com o suporte logístico do Comando-Geral de Apoio (COMGAP). A aeronave R-99 recebeu um Sensor Elétrico Óptico (OIS, sigla em inglês para Optical Electrical Sensor) mais moderno, que permite um melhor desempenho. Trata-se do MX-15, que inclui um sensor infravermelho (IR) e é otimizado para desempenho de longo alcance.
De acordo com o Comandante do Esquadrão Guardião, Tenente-Coronel Aviador Santos, o sensor de última geração possibilita o reconhecimento de alvos em profundidade e em alta definição. “Os sensores anteriores limitavam o voo a baixas altitudes e com qualidade inferior de imagem. Hoje, voamos mais alto e ainda conseguimos obter imagens com qualidade muito superior, permitindo a furtividade da aeronave”, explicou.
Operação Samaúma
A FAB está atuando na Operação Samaúma, que foi deflagrada pelo Governo Federal, representado pelo Ministério da Defesa, para combater o desmatamento ilegal e os incêndios florestais nas terras indígenas e nas unidades federais de conservação ambiental, na região norte do País. A Operação é um esforço conjunto das Forças Armadas, órgãos e entidades de proteção ambiental, além de agências e instituições policiais. Na missão, a FAB é responsável por dar todo o suporte de inteligência, vigilância e reconhecimento, no fornecimento de imagens aéreas, por meio do emprego das aeronaves RQ-900, P-3 AM Orion, R-99, A-1 e H-60 Black Hawk.
Fotos: Sargento Rezende / CECOMSAER
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Re: EMBRAER EMB 145 AEW&C R-99/E-99
Nada contra o R-99, mas a falta de uma modernização do tipo que foi realizada nos E-99 não é apenas falta de grana, mas mostra também uma certa indecisão da FAB quanto ao futuro desta plataforma.
O porquê disso? Bem, os UAV vieram para ficar. E cedo ou tarde, um ou mais deles irão assumir na íntegra ou parcialmente as missões deste avião.
A ver quanto tempo mais a FAB irá sustentar os R-99 até que uma solução não tripulada venha opor-se a sua existência na frota.
O porquê disso? Bem, os UAV vieram para ficar. E cedo ou tarde, um ou mais deles irão assumir na íntegra ou parcialmente as missões deste avião.
A ver quanto tempo mais a FAB irá sustentar os R-99 até que uma solução não tripulada venha opor-se a sua existência na frota.
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