Página 4 de 7

Re: C-130 DA FAB - MODERNIZAÇÃO

Enviado: Sex Out 08, 2010 9:52 pm
por faterra
Ufa!!! Êta topicozinho custoso!

Revista ASA nº 56 - pág. 14
Prosseguindo no seu programa de modernizações dos aviões C-130H Hercules da FAB, somente cinco aparelhos da frota não serão modernizados. Estes são o FAB 2454 (que será empregado como simulador após sofrer incêncio no sistema de pressurização no solo), e os FAB 2451, 2456, 2458 e 2459, que servirão até o vencimento de horas tendo suas peças utilizadas para reposição das outras aeronaves da frota.
Será que serão substituídos?

Re: C-130 DA FAB - MODERNIZAÇÃO

Enviado: Sex Out 08, 2010 10:08 pm
por soultrain
KC-390!!!

Re: C-130 DA FAB - MODERNIZAÇÃO

Enviado: Sex Out 08, 2010 10:20 pm
por faterra
Refiro-me a substituição imediata, através de uma compra de oportunidade. A depender, claro, do nº de horas restantes das 4 que permanecerem em serviço. É uma baixa respeitável em relação a frota de C-130 (acho que é de 23 aeronaves).

Re: C-130 DA FAB - MODERNIZAÇÃO

Enviado: Sex Out 08, 2010 10:37 pm
por soultrain
Ok, e vale a pena? Quantos C-130 voam neste momento? Os modernizados ficarão todos em condições de voo, o normal é ficarem com mais disponíveis do que antes, mesmo com esses 5 inop.

É o normal, não sei se será assim?

Re: C-130 DA FAB - MODERNIZAÇÃO

Enviado: Sex Out 08, 2010 10:45 pm
por FCarvalho
Me corrijam se estiver errado, mas considerando o seguinte:

1. poucas celulas disponiveis de K/C-130;
2. poucas celulas disponiveis de KC-137;
3. pouca disponibilidade de verbas manutenção/modernização;
4. muita demanda para K/C-130;
5. muita demanda para KC-137;

Então, solução de continuidade para o curto prazo até o KC-390:

1. compra de 05 celulas de KC-137 FAI - Força Aérea Italiana
2. compra de 04 celulas de KC-137 RFAA - Real Força Aérea Australiana
3. compra de 10 celulas de K/C-130 da RAF - Real Força Aérea Britânica

Não é o ideal mas, ao menos teriamos uma disponibilidade de pátio melhor para o atendimento à demanda das missões da FAB, que só fazem crescer a cada dia.

Lembrando, o C-390 só estará efetivamente operando com a FAB em 2016, com a primeira unidade sendo entregue. Até que a mesma seja declarada operacional e consequentemente forme-se o primeiro esquadrão operacional, tais aeronaves acima, teriam, ao menos, cerca de 10 anos a mais de vida útil na FAB.

Só que os nossos problemas, ou um "grande e grave problema" com certeza não vão nos esperar até lá.

abs.

Re: C-130 DA FAB - MODERNIZAÇÃO

Enviado: Sáb Out 09, 2010 1:30 am
por faterra
Dos Hercules a serem desmobilizados:
2 são SC-130E (FAB 2458 e FAB 2459)
3 são C-130E (FAB 2451 + FAB 2454 + FAB 2456)

Dos SC-130E resta 1 SC-130E/H (FAB 2460) na ativa
Não tenho certeza se a FAB opera C-130`s transformados em SC.

A FAB operou no total 29 C-130 Hercules:
8 C-130E adquiridos entre 1964 e 1968
3 SC-130E adquiridos em 1969
3 C-130H adquiridos entre 1975 e 1976
2 KC-130H adquiridos entre 1975 e 1976
3 C-130H adquiridos em 1987
10 C-130H adquiridos da AMI em 2001
Atualmente tem no inventário 23 aeronaves entre ativas, inativas e acidentadas. Deste total, mais 5 serão desmobilizadas, conforme notícia da Revista ASAS.

Re: C-130 DA FAB - MODERNIZAÇÃO

Enviado: Sáb Out 09, 2010 2:46 am
por Rodrigoiano
Só a título de curiosidade, neste mês vão se completar 16 anos de um fatídico acidente com um Hércules da FAB, em que, infelizmente, 21 pessoas faleceram. Tentei procurar infos sobre esse acidente e pouquíssima coisa achei. Diz que foi a 68 km a NE de BSB. Foi em MG ou na BA? Quais as causas do acidente e que missão cumpria? Se alguém puder esclarecer ou fornecer algum link, agradeço.

Gde abraço!

Re: C-130 DA FAB - MODERNIZAÇÃO

Enviado: Sáb Out 09, 2010 1:35 pm
por sapao
Não seria melhor o A330-MRTT ou o KC-767?
Essse negocio de comprar usado nunca dá certo, melho gastar mais e melhor com algo que vai operar JUNTO do KC-390 e não ATÉ o KC-390.

Re: C-130 DA FAB - MODERNIZAÇÃO

Enviado: Sáb Out 09, 2010 5:46 pm
por binfa
faterra escreveu:Ufa!!! Êta topicozinho custoso!

Revista ASA nº 56 - pág. 14
Prosseguindo no seu programa de modernizações dos aviões C-130H Hercules da FAB, somente cinco aparelhos da frota não serão modernizados. Estes são o FAB 2454 (que será empregado como simulador após sofrer incêncio no sistema de pressurização no solo), e os FAB 2451, 2456, 2458 e 2459, que servirão até o vencimento de horas tendo suas peças utilizadas para reposição das outras aeronaves da frota.
Será que serão substituídos?
faterra escreveu:Dos Hercules a serem desmobilizados:
2 são SC-130E (FAB 2458 e FAB 2459)
3 são C-130E (FAB 2451 + FAB 2454 + FAB 2456)

Dos SC-130E resta 1 SC-130E/H (FAB 2460) na ativa
Não tenho certeza se a FAB opera C-130`s transformados em SC.

A FAB operou no total 29 C-130 Hercules:
8 C-130E adquiridos entre 1964 e 1968
3 SC-130E adquiridos em 1969
3 C-130H adquiridos entre 1975 e 1976
2 KC-130H adquiridos entre 1975 e 1976
3 C-130H adquiridos em 1987
10 C-130H adquiridos da AMI em 2001
Atualmente tem no inventário 23 aeronaves entre ativas, inativas e acidentadas. Deste total, mais 5 serão desmobilizadas, conforme notícia da Revista ASAS.
Prezados(as) boa tarde!

Para completar as informações a respeito dos C 130H da FAB. Segue informação do Sr. Leonardo (Cascavel51 http://www.transportenaveia.com.br) postado no site Co-Irmão Base Militar.
cascavel51 escreveu:...aí vai uma única e rápida info sobre os C-130:

2450 w/o
2451 INPP DIGEX 1° GTT
2452 w/o
2453 voando 1° GTT
2454 w/o este é o charuto
2455 w/o
2456 PAMA-GL a principio DELTA
2457 w/o
2458 voando 1° GTT seque para DELTA em breve
2459 PAMA-GL a principio DELTA
2460 w/o
2461 PAMA-GL em modernização
2462 voando 1°/1° GT
2463 voando 1°/1° GT
2464 voando 1°/1° GT
2465 PAMA-GL em modernização
2466 voando 1°/1° GT
2467 voando 1°/1° GT
2468 w/o
2470 voando 1°/1° GT
2471 PAMA-GL a principio DELTA
2472 voando 1°/1° GT
2473 voando 1°/1° GT
2474 voando 1°/1° GT
2475 voando 1° GTT
2476 voando 1° GTT
2477 PAMA-GL a principio DELTA
2478 PAMA-GL Previsão retorno operacional em 2010
2479 PAMA-GL Previsão retorno operacional em 2010

Espero ter contribuido

Sds.
Leonardo Dantas
http://www.transportenaveia.com EM BREVE http://WWW.TRANSPORTENAVEIA.COM.BR
cascavel51 escreveu:Prezados amigos,

Só para esclarecimento w/o é uma sigla utilizada para designar aeronaves perdidas por acidente, consequentemente inativas. Quanto ao corte de orçamento vejo que grande parte da visibilidade da FAB fora do Brasil é através dos C-130 e dos KC-137...é o que ocorre nas calamidades mundiais ( na maioria C-130 e Às vezes KC-137 pelo porte ) apoio ao PROANTAR ( C-130 ).....e por aí vai....na questão do Hércules, vejam que hoje temos uma disponibilidade ótima de células, sem contar com o FAB 2467 e FAB 2461, que estão em processo de modernização no PAMA-GL e o "Cadillac 65" ou seja o FAB 2451 em modernização na DIGEX....pra 2010 voltam Às atiividades e portanto ao ciclo normal do voo os FAB 2478 e FAB 2479...aumentando ainda mais a disponibilidade...vejam que neste ano voltou à atividade o FAB 2453 que é pertencente ao segundo lote de aeronaves recebidas e uma célula muito voada, demonstrando o interesse da FAB em cada célula existente. Particularmente acho que a FAB não daria um "tiro no pé" fazendo este grande esforço para logo após deixarem as aeronaves "no chão", e conhecendo o comando da V FAE tenho certeza, afirmo certeza de que isso não ocorrerá...

Sds.
Leonardo Dantas
http://www.transportenaveia.com.br

Re:

Enviado: Qua Abr 20, 2011 1:22 pm
por cascavel51
Alitson escreveu:
Sniper escreveu:Enquanto a aviação de caça eta numa magrela o pessoal do transporte deve estar rindo atoa ! :D

- 23 C-130 Modernizados
- 12 C-295 O KM
- 50 C-212 O KM

muito bom ! :D
na verdade meu amigo, apenas os 10 C-130H comprados da Italia serão modernizados, a principio, lembrando que os "E" foram modernizados e padronizados na versão "H"...
lembrando ainda os C-99, C-97 e C-98 que ainda estão sendo adquiridos...

[]s


Prezado,

não serão somente os italianos a serem modernizados...a questão é de avaliação...veja que as células 2453, 2461,2463, 2465 e algumas outras já se encontram modernizadas...

Leonardo Dantas

Re: C-130 DA FAB - MODERNIZAÇÃO

Enviado: Qua Abr 20, 2011 1:29 pm
por joao fernando
Pq Cadilac??? :mrgreen:

Re: C-130 DA FAB - MODERNIZAÇÃO

Enviado: Qua Abr 27, 2011 5:47 pm
por cascavel51
joao fernando escreveu:Pq Cadilac??? :mrgreen:

Prezado João,

a espressão "Cadillac 65" refere-se ao c-130 mais antigo em operação na FAB, pertencente ao primeiro lote de aeronaves recebidas,o FAB 2451 que por algum tempo ostentou uma logo alusiva à esta marca...

Leonardo Dantas

Re: C-130 DA FAB - MODERNIZAÇÃO

Enviado: Qua Abr 27, 2011 8:15 pm
por brasil70
A FAB conta com aquele C-130 que tem varios canhões? Hoje eu vi o filme Transfomers que aparece um C-130 da USAF com um canhão de 105mm. Parece fazer um bom estrago.

Re: C-130 DA FAB - MODERNIZAÇÃO

Enviado: Qua Abr 27, 2011 8:34 pm
por Enlil
Somente a USAF usa aeronaves AC-130.



[].

Re: C-130 DA FAB - MODERNIZAÇÃO

Enviado: Qui Abr 28, 2011 9:13 am
por WalterGaudério
Rodrigoiano escreveu:Só a título de curiosidade, neste mês vão se completar 16 anos de um fatídico acidente com um Hércules da FAB, em que, infelizmente, 21 pessoas faleceram. Tentei procurar infos sobre esse acidente e pouquíssima coisa achei. Diz que foi a 68 km a NE de BSB. Foi em MG ou na BA? Quais as causas do acidente e que missão cumpria? Se alguém puder esclarecer ou fornecer algum link, agradeço.

Gde abraço!
Eu me lembro de dois acidentes com C 130.

O último deles, que repercutiu bastante na imprensa, foi em Fernando de Noronha, pouco antes da aterrissagem.