Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
A.K. for T-7
Sênior
Sênior
Mensagens: 1521
Registrado em: Sáb Jun 17, 2006 3:27 pm

#46 Mensagem por A.K. for T-7 » Sex Jul 21, 2006 8:06 pm

SGT GUERRA escreveu:
Senhores,

Considerando:

Que o EB jamais procurará sequer se inteirar a cerca do que é um AN-94 e qual o potencial desta excelente e revolucionária arma;
Que o G-36 é um dos melhores Fuzis de Assalto em produção no Ocidente, se não for o melhor;
Que o preço de aquisição da versão “E” é compatível com o de um M-16 A4, e o da versão KV é compatível com um M-4 básico; e
Que estas armas começam a aparecer por aqui, tendo sido adotadas pelo 1º BFEsp e pelo DPF.


Beraldi, como foi que o DPF chegou a essa conclusão a respeito dessas armas?


Guerra,

Preciso deixar claro uma coisa para você e para todos os demais participantes do Fórum: as opiniões por mim expressadas são minhas, particulares, como pessoa física, e não representam de forma alguma o posicionamento do Departamento de Polícia Federal, nem de qualquer outro de seus integrantes.
Quanto às armas, opino com fundamento em minha experiência particular como profissional usuário desta classse de armas, como colecionador e entusiasta com experiência com diversos fuzis e como estudioso da mecânica e técnica de construção de cada uma delas. Não tive ainda a oportunidade de utilizar um AN94. Eu estava para viajar com o Bacchi para a Rússia num tour em que faria isso, mas por motivos de transferência - aqui no DPF, diferente do EB, o ônus é nosso - e por ter a notícia de que a tropa irá aumentar (estou aguardando um herdeiro...) tive que cancelar. Um G36 já pude manusear e efetuar alguns disparos (G-36K) e o HK416 é um M-4 com mecanismo de G-36 (uso um M-4 diariamente), portanto deve ser melhor do que estou acostumado, e me dou muito bem com esta arma...
Como disse, são minhas opiniões: subjetivas, sim, mas em consonãncia com o que outros usuários expressam a respeito e com o que se publica na mídia especializada estrangeira...
Ah, e desculpem minha demora em postar, mas estava em missão em SP e no Rio (cheguei agora, 211830AGO06)... E, Rodrigo, vou dever as fotos dos tiros com os fuzis Sniper, pois a missão se alongou e não sobrou tempo...




Se chiar resolvesse, Sonrisal não morria afogado.
A.K. for T-7
Sênior
Sênior
Mensagens: 1521
Registrado em: Sáb Jun 17, 2006 3:27 pm

#47 Mensagem por A.K. for T-7 » Sex Jul 21, 2006 8:18 pm

rodrigo escreveu:É o HK G-36. O 1º BFE recebeu 60 armas, e estão servindo inclusive de teste operacional.


Muito boa esta informação, Rodrigo. Sempre quis saber quantos G36 eles tinham comprado.

Tem crescido muito a força do G-36, e a opinião dos FE será muito importante para a decisão a ser tomada no momento da substituição.


Conte-nos mais sobre este assunto...E rezemos para que o EB tenham um "flash" de juízo no mar de m... que tem feito, e resolva partir para o G-36...




Se chiar resolvesse, Sonrisal não morria afogado.
Avatar do usuário
Naval
Sênior
Sênior
Mensagens: 1505
Registrado em: Dom Jul 27, 2003 10:06 am
Agradeceram: 43 vezes

#48 Mensagem por Naval » Sex Jul 21, 2006 8:18 pm

Fala aí Alexandre blz, será q podia responder a mensagem privada q te mandei companheiro??




"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
A.K. for T-7
Sênior
Sênior
Mensagens: 1521
Registrado em: Sáb Jun 17, 2006 3:27 pm

#49 Mensagem por A.K. for T-7 » Sex Jul 21, 2006 8:25 pm

Naval escreveu:Fala aí Alexandre blz, será q podia responder a mensagem privada q te mandei companheiro??


Acabei de reponder!!!




Se chiar resolvesse, Sonrisal não morria afogado.
Avatar do usuário
Naval
Sênior
Sênior
Mensagens: 1505
Registrado em: Dom Jul 27, 2003 10:06 am
Agradeceram: 43 vezes

#50 Mensagem por Naval » Sex Jul 21, 2006 8:28 pm

Valeu!




"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#51 Mensagem por Guerra » Sáb Jul 22, 2006 10:42 pm

Alexandre Beraldi escreveu:
SGT GUERRA escreveu:
Senhores,

Considerando:

Que o EB jamais procurará sequer se inteirar a cerca do que é um AN-94 e qual o potencial desta excelente e revolucionária arma;
Que o G-36 é um dos melhores Fuzis de Assalto em produção no Ocidente, se não for o melhor;
Que o preço de aquisição da versão “E” é compatível com o de um M-16 A4, e o da versão KV é compatível com um M-4 básico; e
Que estas armas começam a aparecer por aqui, tendo sido adotadas pelo 1º BFEsp e pelo DPF.


Beraldi, como foi que o DPF chegou a essa conclusão a respeito dessas armas?


Guerra,

Preciso deixar claro uma coisa para você e para todos os demais participantes do Fórum: as opiniões por mim expressadas são minhas, particulares, como pessoa física, e não representam de forma alguma o posicionamento do Departamento de Polícia Federal, nem de qualquer outro de seus integrantes.
Quanto às armas, opino com fundamento em minha experiência particular como profissional usuário desta classse de armas, como colecionador e entusiasta com experiência com diversos fuzis e como estudioso da mecânica e técnica de construção de cada uma delas. Não tive ainda a oportunidade de utilizar um AN94. Eu estava para viajar com o Bacchi para a Rússia num tour em que faria isso, mas por motivos de transferência - aqui no DPF, diferente do EB, o ônus é nosso - e por ter a notícia de que a tropa irá aumentar (estou aguardando um herdeiro...) tive que cancelar. Um G36 já pude manusear e efetuar alguns disparos (G-36K) e o HK416 é um M-4 com mecanismo de G-36 (uso um M-4 diariamente), portanto deve ser melhor do que estou acostumado, e me dou muito bem com esta arma...
Como disse, são minhas opiniões: subjetivas, sim, mas em consonãncia com o que outros usuários expressam a respeito e com o que se publica na mídia especializada estrangeira...
Ah, e desculpem minha demora em postar, mas estava em missão em SP e no Rio (cheguei agora, 211830AGO06)... E, Rodrigo, vou dever as fotos dos tiros com os fuzis Sniper, pois a missão se alongou e não sobrou tempo...


Ok Beraldi. Eu perguntei porque voce disse que o DPF tinha adotado as armas. A curiosidade era em saber como foi os testes para chegar a essa conclusão.
Parabéns pelo aumento da tropa. No meu caso, mais um e posso montar uma esquadra aqui em casa rsrsrs




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#52 Mensagem por Guerra » Sáb Jul 22, 2006 10:52 pm

Alexandre Beraldi escreveu:
Tem crescido muito a força do G-36, e a opinião dos FE será muito importante para a decisão a ser tomada no momento da substituição.


Conte-nos mais sobre este assunto...E rezemos para que o EB tenham um "flash" de juízo no mar de m... que tem feito, e resolva partir para o G-36...


Um colega que serve no CIGS disse que o G-36 foi testado lá a um tempo atrás e obteve bom resultados. Assim como a brigada de operações especiais, o CIGS também tem muita influencia no COTER, mas acho que isso não vai influenciar a decisão final.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#53 Mensagem por Guerra » Sáb Jul 22, 2006 11:04 pm

henriquejr escreveu:Alguem sabe dizer que fuzil é este que o soldado colombiano em segundo plando ta segurando?

Imagem


Fuzil Galil?




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#54 Mensagem por Guerra » Sáb Jul 22, 2006 11:26 pm

Carlos Mathias escreveu:
Se o 5,56 for "fraco demais" ainda existem muitos milímetros entre o 7,62 e o 5,56 para escolher.

Perfeito, e por isso mesmo acho que o EB não entrou nessa de 5,56. Os caras devem estar esperando prá ver os novos calibres que vão chegar daqui à pouco. Se algum destes oferecer realmente alguma vantagem sobre o 7,62 OTAN, daí acho que pensarão em adotar. É uma mudança gigantesca prá um exército durango como o nosso, e jogar tudo que usa 7,62mm no lixo prá seguir a moda é complicado pro EB. E quer saber? Os soldados carregam o FAL-poste à 30 anos e não morre ninguém, então deixa aí até decidir-se por outro. Não temos grana prá ficar trocando de arma e calibre junto com o povo da OTAN, e sobre o FAL e o 7,62mm temos total e completo domínio.


Eu concordo mais ou menos com voce.
Praticamente todas as unidades de infantaria do EB pedem um fuzil mais compacto. Nas unidades blindadas, por exemplo, o motivo da grande disperção do GC no momento do desembarque é o FAL. Nas OM de selva o parafal perde eficiencia nas matas secundárias devido ao tamanho. Só nessess dois casos é quase metade das unidades do EB.
O peso do FAL é um problema para as tropas de montanha (os guias operam acima do limite da capacidade de peso a anos), leve, paraquedista.
Na minha opinião a simples troca do calibre do fuzil já seria uma pancada enorme. Trocar o calibre, só por trocar não trás avanço nenhum, pelo contrário. Essa troca, na minha opinião deveria vir com outras mudanças. Trocar o fuzil então, a pancada seria maior ainda.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#55 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Jul 23, 2006 2:45 pm

Luís Henrique escreveu:
Essas justificativas secundárias são sempre usadas para justificar uma decisão que a priori é equivocada.


Finken, não é isso, apenas acho o AN-94 mais devastador que a G-36 e dura muito mais.

Mas aceitaria qualquer um, apoiaria a aquisição de qualquer um desde que sejam construidos aqui com total repasse tecnológico.

Nunca achei nenhuma fonte confiável que falasse nesses números aparentemente absurdos de durabilidade.

Fora isso, o fato de ser um fuzil mais complexo e por conseguinte de manutenção mais complicada, trás desvantagens de durabilidade que só seriam sanadas com manutenção perfeitas, o que não creio que seja a realidade operacional em regime de alta intensidade.




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#56 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Jul 23, 2006 2:51 pm

Carlos Mathias escreveu:
Se o 5,56 for "fraco demais" ainda existem muitos milímetros entre o 7,62 e o 5,56 para escolher.

Perfeito, e por isso mesmo acho que o EB não entrou nessa de 5,56. Os caras devem estar esperando prá ver os novos calibres que vão chegar daqui à pouco. Se algum destes oferecer realmente alguma vantagem sobre o 7,62 OTAN, daí acho que pensarão em adotar. É uma mudança gigantesca prá um exército durango como o nosso, e jogar tudo que usa 7,62mm no lixo prá seguir a moda é complicado pro EB. E quer saber? Os soldados carregam o FAL-poste à 30 anos e não morre ninguém, então deixa aí até decidir-se por outro. Não temos grana prá ficar trocando de arma e calibre junto com o povo da OTAN, e sobre o FAL e o 7,62mm temos total e completo domínio.

Bom, o EB não entrou nessa de 5,56 porque se atrasou, como de costume. Este calibre foi adotado faz tempos...

Também é vergonhoso o EB ficar esperando as coisas caírem no colo, sempre Reativo, jamais Pró-Ativo.




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

#57 Mensagem por rodrigo » Dom Jul 23, 2006 3:31 pm

Bom, o EB não entrou nessa de 5,56 porque se atrasou, como de costume. Este calibre foi adotado faz tempos...
O EB vai ser vanguarda mundial, vai mudar do 7,62 direto para o fuzil de raio laser, não vai passar por calibres nem armas intermediários...




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#58 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Jul 23, 2006 4:17 pm

rodrigo escreveu:O EB vai ser vanguarda mundial, vai mudar do 7,62 direto para o fuzil de raio laser, não vai passar por calibres nem armas intermediários...


Considerando o nivel de desenvolvimento dos laser hoje isso vai ocorrer la por 2050...




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

#59 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Jul 23, 2006 4:22 pm

rodrigo escreveu:
Bom, o EB não entrou nessa de 5,56 porque se atrasou, como de costume. Este calibre foi adotado faz tempos...
O EB vai ser vanguarda mundial, vai mudar do 7,62 direto para o fuzil de raio laser, não vai passar por calibres nem armas intermediários...

Mais ou menos isso...


Querer dar conotação de inteligência ao atraso do EB é o fim da picada...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#60 Mensagem por Guerra » Dom Jul 23, 2006 5:30 pm

FinkenHeinle escreveu:
rodrigo escreveu:
Bom, o EB não entrou nessa de 5,56 porque se atrasou, como de costume. Este calibre foi adotado faz tempos...
O EB vai ser vanguarda mundial, vai mudar do 7,62 direto para o fuzil de raio laser, não vai passar por calibres nem armas intermediários...

Mais ou menos isso...


Querer dar conotação de inteligência ao atraso do EB é o fim da picada...


Eu escuto essa conversa de trocar o calibre do FAL desde que entrei no EB. Eu semprei achei que um dia eu ia chegar no quartel e encontrar um fuzil 5,56 no lugar do 7,62, mas depois cheguei a conclusão que as coisas não são tão simples como parecem ser. Eu já disse varias vezes, se fosse só para trocar o calibre do fuzil, era melhor deixar as coisas como estão. Mas isso não tem nada haver com um grande raciocio logico ou com varias horas de estudo, isso é a logica.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Responder