Também não tenho dados oficiais. Foi uma conjectura que fiz. Também não saberia se vc aceitaria dados oficiais; vc já afirmou anteriormente que não confia nos dados do Ministério da Saúde. Lembra?;
Um dado oficial, claro que aceitaria. Mas se você vier com um dado sobre armamento feito pelo Ministério da Saúde é o mesmo que vir com um dado sobre doenças coronárias feito pelo Ministério da Defesa. Cada um na sua área.
Vc está correto; não são com esses os armamentos utilizados na maioria dos assassinatos e ferimentos com armas de fogo. Seja pela criminalidade, em crimes passionais ou acidentes com armas de fogo. Apesar de abranger, nao é instrinsicamente só esse tipo de armamento que se quer retirar de circulação.
Mas é exatamente esse armamento, fuzis, metralhadores, etc que nos causam os maiores problemas, quanto a isso não fazem nada.
Vc está correto aqui também, porém e quando o armamento deixou de ser legal quando foi feita a transação irregular, pra não dizer ilegal, apesar de o ser (venda, troca, doação etc.)?
Isso tem que ser punido de acordo com a lei. Mas não se pode proibir as armas de todos. Quantas transferências de carro acontecem sem o conhecimento do DETRAN? Por causa disso vamos proibir os carros?
Vc está correto aqui também. Mas como responsabilizar as pessoas que fazem isso, já que a quantidade, que acredito ser considerável, faz esse tipo de transação. Não é só por causa disso que seria a proibição, mas está incluído na somatória de diversas outras situações.
Esse tipo de coisa só vai aumentar com a proibição já que a única alternativa será o mercado negro.
Em relação a atitude de meu pai está correto Vinícius, mas não respondeu a um fato importante que contribui para o fornecimento de armamento legal aos marginais que se tornam ilegais posteriormente. (armamentos dentro dos armários)
Isso realmente pode ocorrer. Mas você também teria chances de evitar ser assaltado. Meu pai já fez isso com uma arma que tinha. Um assaltante ia entrar na casa dele (eu ainda nem era nascido) e ele evitou o assalto com sua arma.
As informações noticiadas pelo O Globo, na citação que comentei, e afirmei isso anteriormente, foi pelo histórico da emissora em relação a Venezuela. Em relação em acreditar nas estatísticas ou não, veículados por esse e outros meios de comunicação, vai depender se vc acredita ou não nas fontes que esses meios de comunicação andam utilizando. Particulamente nunca citei algo para fundamentar minha opinião das organizações Globo, apesar de isso ser possível no futuro. Fiz isso com a Folha de São Paulo e Estadão, talvez o Correio Brasiliense, em outros assuntos. Em meus posts, a respeito do desarmento, utilizei fontes da Unesco e de uma ONG religiosa.
Então tudo bem. A informação me basta. Não confiar na Globo.