Tikuna escreveu:
Mas ai nesse link estão fazendo um exercício de achismo
knigh7 escreveu:
Detalhe:a antena dele era pequena por causa do bico afunilado (55cm de diâmetro, consequência dos requisitos franceses para uma melhor visão para pouso no NAe. Para o Gripen a antena da Thales seria maior, pois o bico do Gripen não é tão afunilado.
Qual o tamanho do bico do Gripen em relação ao Rafale? E essa informação de 30% é baseada em que info?
Na versão Naval vão ter que afunilar também, se não a solução é fazer estilo concorde. Aperta ali no tablet o nariz desce.
Abraõs
Olá, Tikuna.

O Gripen tem um bico parecido com o do SH. No projeto sobre a versão Naval, nunca foi mencionada o afunilamento do bico. até porque o SH opera em NAes daquele jeito. Os franceses foram para o lado do mais da segurança, pedindo para ter um bico mais afunilado.

não é 30% mas 20%a menos de módulos. A antena RBE AESA ficou com
cerca de 20% a menos de módulos inicialmente projetados. Sei lá porque. Pois era inicialmente 1000 módulos, como a do Raven, como a do APG-80 do F-16. Mas acabou ficando com 838 módulos.

Na verdade eu mesmo contei os módulos dos 3 caças da short list (pergunta para o pessoal mais antigo daqui.) Mas eu sempre ia acompanhando se havia evolução. Essa foto externa do Rafale já é antena operacional, foi tirada mais tarde. Podem contar (imprima a folha porque fica mais fácil não se perder).

A antena AESA do Rafale tem 55cm de diâmeto. Só que a antena do Gripen NG não é redonda, é retangular pois ele aproveita melhor a fuselagem e o bico mais retangular.
observe as fotos nítidas das 2 antenas
subir fotos
subir imagenes gratis
imagen
subir fotos a internet
E conte a do GripenNG também. É mais difícil, mas o resultado sempre fica entre 999 e 997.
Eu tenho mais fotos nítidas das aeronaves para vcs também contarem. Se tiverem saco.