EDUCAÇÃO

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Re: EDUCAÇÃO

#46 Mensagem por felipexion » Qui Jun 30, 2011 5:48 pm

Para contornar greve, professor da UFRJ aplica prova por Twitter

A paralisação dos servidores técnico-administrativos da universidade levou Marcelo Coutinho a apelar para algo que os alunos conhecem bem: passou a prova final utilizando as redes sociais

Um professor do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) encontrou na internet a solução para contornar a greve dos servidores técnico-administrativos. Com o final do semestre se aproximando, e tendo que aplicar sua última prova aos alunos, o professor Marcelo Coutinho, sem poder nem entrar na sala de aula – os prédios da faculdade estão fechados por causa da paralisação –, resolveu apelar para "o último recurso possível": realizou sua prova final pelo Twitter.

Por volta das 17h30 do dia 28 de junho, Coutinho postou em sua conta: “Aí vai a questão da prova de Introdução às Relações Internacionais. Uma única questão, dividida em duas partes e dois tweets seguintes.” Logo em seguida, veio a questão e um pedido de análise. Coutinho pensou em uma pergunta mais reflexiva e complexa justamente para contornar o possível problema com a cola. “A própria questão foi pensada para que os alunos estudassem. São três autores complexos que obrigam eles a ler os textos passados em sala de aula. E o prazo que dei para responderem a prova foi de 48 horas, que não é muito comprido”, disse o professor.

A iniciativa foi bem recebida pelos alunos, que acharam a ideia de Coutinho uma grande inovação e sinal de modernidade. Sem que seu desempenho acadêmico fosse afetado pela greve, pela primeira vez muitos se disseram satisfeitos com a aplicação de uma prova. “Foi bem diferente já que nunca tinha feito uma prova pela internet, muito menos pelo Twitter. Também foi um pouco engraçado pela repercussão entre meus amigos e seguidores, que nunca tinham visto uma prova dessa forma”, afirmou a aluna Gabriela Tonelli, representante de classe do primeiro ano de Relações Internacionais.

“Os alunos estavam avisados há dias dessa prova e de como ela seria feita. Passei a questão por e-mail e logo em seguida postei em meu Twitter. Mesmo quem tivesse problemas com e-mail poderia acessar a minha conta”, disse Coutinho. A prova foi um comum acordo entre alunos e professor para que todos pudessem fechar o semestre sem ser afetados pelos grevistas. Mas Coutinho afirmou que o uso das mídias digitais em sua matéria é algo comum, instituído já desde o primeiro dia de aula. “Já no primeiro dia, quando entrego o programa da matéria, vai junto um papel com minha conta no Twitter, e-mail e contas em outras redes sociais”, disse.

A ideia do professor foi bem aplicada, segundo seus alunos. Segundo ele, são todos jovens na faixa dos 20 anos, familiarizados com a internet e conectados o tempo todo. A interação aluno-professor pelo meio online acabou agradando a todos e tornando a própria aula de Coutinho mais interessante e dinâmica. “Os contatos online são uma forma muito rápida de comunicação. O professor pode, por exemplo, avisar se ocorrer algum imprevisto, como não haver aula naquele dia. A prova da utilidade e importância desses contatos foi justamente a avaliação pelo Twitter”, afirmou Gabriela.

“Eles são alunos muito modernos. Leem em outras línguas, são cultos, usam iPads, internet, e são conectados. A tecnologia é algo natural para eles. O que impressionou também foi a própria prova, uma avaliação formal, ter chegado a essa tecnologia”, disse Coutinho.

Atento à liberdade que a rede dá aos alunos para copiar trechos, Coutinho limitou o tamanho da prova a três páginas e pediu para que todas fossem entregues redigidas à mão e pessoalmente ou por procuração. “Isso impede que o aluno misture coisas, tire informações de outros lugares. Trabalhos muito grandes podem misturar essas influências indevidas, que acabam passando desapercebidas”, disse.

Os alunos também concordaram com as regras. “Acho que as regras foram justas, até mesmo no caso da procuração. Não deixam de ser uma forma de garantir que a própria pessoa tenha feito sua prova e de evitar que alguém por qualquer motivo desonesto quisesse prejudicar outro aluno”, afirmou Gabriela.

Apesar de estabelecer que cópias comprovadas receberiam um zero, Coutinho deixou seus alunos livres para conversar entre si e com outras pessoas mais experientes. Claro, isso dificilmente seria controlado com uma proibição, mas o professor afirmou que acha essa interação, característica da geração dos alunos, produtiva. “Acho bom que eles troquem ideias. Eu sei que eles procuraram as turmas dos semestres mais avançados para pedir ajuda. Acho isso ótimo. Acaba havendo uma dinâmica de interação que me parece ótima!”

Por conta da greve, a assessoria de imprensa da UFRJ não passou uma posição sobre a iniciativa do professor, mas Coutinho afirma que “cada professor tem liberdade para aplicar a prova como quiser” e, portanto, sua avaliação será válida como qualquer outra, não podendo haver reclamação por parte dos alunos.

“Eu optei por realizar a prova dessa forma. Mantive a avaliação tradicional, com questões a que meus alunos já estavam habituados, e preservei a característica do curso. Só que isso com a novidade de poder fazer a prova em casa, pelo computador, usando a internet”, disse Coutinho. E quem não conseguir obter nota mínima e ficar para uma terceira avaliação? O professor Marcelo Coutinho disse que ainda não pensou no assunto, mas se a UFRJ continuar em greve, certamente usará as ferramentas online de novo.

No fim, claro, resta a pergunta: será que os alunos preferem as provas online ou gostam mais do método tradicional? “Gostei de fazer a prova pelo Twitter por ter sido uma forma prática de resolver o nosso problema com a greve, mas certamente eu prefiro uma prova presencial. Ela obriga o aluno a resolver a prova com os seus conhecimentos no momento. Acho que dessa forma fica mais fácil medir quem realmente se esforçou e estudou”, afirmou Gabriela.
Estudo na UFRB e ainda faltam 3 semanas de aula.
Estou fazendo provas em folha de caderno porque nem folha de ofício tem mais na faculdade.
Eu ainda tenho 2 práticas no HRSAJ e 2 práticas em UBS. Não sei se vou concluir essas práticas.

Boa parte das universidades federais vão entrar em greve no mês de Agosto. Vai haver uma paralisação no dia 05 agora na UFBA, UFRB e pelo menos mais 7 universidades do norte/nordeste. É arriscado TODAS as universidades da região norte entrarem em greve ao mesmo tempo. Os professores estão bem unidos e os reitores estão fazendo de tudo para que terminem esse primeiro semestre o mais rápido possível.

É assim que vai a educação brasileira.




[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
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Re: EDUCAÇÃO

#47 Mensagem por J.Ricardo » Sex Jul 01, 2011 10:16 am

Mais de 100 mil protestam por melhora da educação no Chile

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Mais de 100 mil pessoas foram às ruas de Santiago do Chile nesta quinta-feira para protestar contra as más condições do ensino no país, de acordo com dados da polícia. Segundo os manifestantes, o número chega a quase 300 mil.

Houve confrontos com a polícia, que deteve alguns dos manifestantes. A repressão levou a organização dos protestos a antecipar o fim das passeatas.

Os policiais lançavam bombas de gás lacrimogêneo e utilizavam jatos d'água contra os estudantes e professores, que os atacavam com paus, pedras e objetos metálicos no centro de Santiago.

Pouco antes do início da marcha, um grupo de pessoas encapuzadas atirou pedras em veículos e estabelecimentos comerciais. Eles foram detidos pelas forças policiais e por outros manifestantes.

A maioria dos manifestantes é composta por estudantes universitários e secundários, além de professores e funcionários públicos do setor da Saúde, que lutam também por melhores condições de trabalho e salário.

Houve saque a uma loja de telefonia celular e a tentativa de ocupar a Embaixada do Brasil em Santiago, onde um grupo de manifestantes agrediu com pedras e paus a polícia, tentando atravessar as barreiras de proteção.

A embaixada brasileira fica em frente ao Ministério da Educação, no centro da cidade e ponto nevrálgico da marcha.

Segundo a imprensa local, os manifestantes atingiram seu objetivo de chegar aos 100 mil participantes e converter o protesto no maior já realizado por estudantes do Chile, embora a polícia não tenha divulgado números oficiais.

Os manifestantes exigem educação pública gratuita, num país que possui cerca de 4,5 milhões de estudantes e onde os melhores resultados são obtidos por alunos de instituições privadas.
fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/9372 ... hile.shtml

O dia em que eu ver uma manifestação como essa no Brasil terei a certeza que temos futuro!

Parabéns chilenos!!!




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: EDUCAÇÃO

#48 Mensagem por Guerra » Sex Jul 01, 2011 3:58 pm

Ia postar essa noticia!!

Enquanto isso vamos para rua pedir liberação de maconha e casamento gay!!!

É isso que eu fico prostituto da vida!!




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
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Re: EDUCAÇÃO

#49 Mensagem por Paisano » Qui Jul 07, 2011 11:27 am





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Re: EDUCAÇÃO

#50 Mensagem por Pedro Gilberto » Qui Jul 07, 2011 11:32 pm

Resumo do documentário
O documentário da OCDE sobre o crescimento do Brasil no PISA
Enviado por luisnassif, qui, 07/07/2011 - 10:59

OCDE lança documentário sobre crescimento do Brasil no PISA
Terça-feira, 05 de julho de 2011 - 19:39

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) lançou documentário sobre o expressivo crescimento dos índices brasileiros no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). O vídeo Strong Performers and Successful Reformers in Education – Brazil (Desempenho consistente e reformas bem-sucedidas na educação brasileira) traz entrevistas com o ministro da Educação, Fernando Haddad, com especialistas e secretários de educação do país.

Todos traçam o caminho percorrido pelo Brasil até o salto de qualidade no desempenho dos estudantes brasileiros nos testes da OCDE em 2009. Como exemplo, o município de Sobral. A cidade cearense, que apresentava pontuação de 3,2 no índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) em 2005, chegou a 4,4 em 2009. Ou seja, saiu das últimas posições entre as 27 unidades da Federação para o 14º lugar no ranking do país.
sociais">NoreNo resultado geral do Pisa de 2009, o Brasil cresceu, sobretudo, em matemática — de 334 pontos em 2000 para 386 em 2009. Em ciências, foi de 375 a 405. Em leitura, de 396 a 412. Com esses resultados, aparece entre os três países que mais evoluíram em educação na década



O documentário da OCDE mostra iniciativas brasileiras que ganharam destaque no cenário internacional, como a criação da Prova Brasil, em 1995, a criação e a divulgação do Ideb, em 2007, e mecanismos de valorização das escolas, com a ampliação da autonomia daquelas que cumprem ou ultrapassam as metas estabelecidas. As escolas com desempenho insuficiente não sofreram corte de recursos, “para não punir a criança uma segunda vez”, como explica o ministro Fernando Haddad.

“A liberdade que demos às escolas e às redes para construir a própria estratégia transformou o Brasil numa espécie de laboratório de boas práticas”, disse o ministro. “Cada estado procura seu caminho à luz de sua realidade e de sua tradição, mas tendo em vista que o objetivo é nacional.”

Além da valorização das melhores escolas, o ministro lembra que o percentual de investimentos públicos em educação chegou, em 2009, a 5% do PIB do país. “Dobramos, em termos reais, o investimento por aluno na educação básica”, destaca. Haddad lembra, no documentário, que o Plano Nacional de Educação estabelece uma meta de progressão salarial para professores, de forma a alcançar a média dos demais profissionais de nível superior do país.

Superação — A educação brasileira evoluiu 33 pontos nos exames do Pisa realizados entre 2000 e 2009. Foi superado apenas pelo Chile (37 pontos) e por Luxemburgo (38). Em 2000, a média brasileira era de 368 pontos, contra 401 em 2009. Na tabela geral, o Brasil está na 53ª posição, depois de superar Argentina e Colômbia, entre os latino-americanos. Ficou 19 pontos atrás do México (49º), 26 do Uruguai (47º) e 38 atrás do Chile (45º).

Foram avaliados os processos educativos de 65 países, 34 deles da OCDE. Fizeram as provas de leitura, matemática e ciências 20 mil estudantes brasileiros nascidos em 1993.
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassi ... il-no-pisa
[]´s




"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
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Re: EDUCAÇÃO

#51 Mensagem por Clermont » Dom Jul 17, 2011 7:26 am

Quando a escola é o espaço do inferno.

Ruth de Aquino - Revista Época.

Quase 1.000 alunos são punidos, suspensos ou expulsos por dia nas escolas. Quase 1.000 por dia, alguns com 5 anos de idade! Por abusos verbais e físicos. No ano passado, 44 professores foram internados em hospitais com graves ferimentos. Diante do quadro-negro, o governo decidiu que professores poderão “usar força” para se defender e apartar brigas. E poderão revistar estudantes em busca de pornografia, celulares, câmeras de vídeo, álcool, drogas, material furtado ou armas.

Achou que era no Brasil? É na Grã-Bretanha.

Os dados são de um relatório governamental. “O sistema escolar entrou em colapso”, diz Katharine Birbalsingh, demitida do Departamento de Educação depois de criticar a violência nas escolas públicas inglesas. “Os professores acabam sendo culpados pela indisciplina. A diretoria da escola estimula essa teoria, os alunos a usam como desculpa e até os professores começam a acreditar nisso. Eles não pedem ajuda com medo de parecer incompetentes.”

Os alunos jogam a cadeira no mestre, chutam a perna do mestre, empurram, xingam. Ou furam o mestre com o lápis, fazem comentários obscenos, estupram, ameaçam com facas. Alguns são casos extremos pinçados pela imprensa. Os números na Grã-Bretanha preocupam. Mostram que as escolas precisam restaurar a autoridade perdida. Muitos professores abandonaram a profissão por se sentir impotentes. Educadores mais rigorosos pregam tolerância zero com alunos bagunceiros e que não fazem seu dever de casa.

As reflexões de lá são iguais às de cá. A violência nas escolas seria uma continuação do lado de fora, na rua e nos lares. A hierarquia cai em desuso. Valores e limites, que quer dizer isso mesmo? Crianças e adolescentes não respeitam ninguém. Nem os pais, nem as autoridades, nem os vizinhos, os porteiros, os pedestres, os colegas, as namoradas. Há uma falta de cerimônia, pudor e educação no sentido mais amplo.

E aí a culpa é jogada nos pais. Por não mostrarem o certo e o errado. Não abrirem um tempo de qualidade com os filhos. Esquecê-los em frente a um computador ou televisão. O de sempre. O aluno que peita o professor também xinga os pais. Aric Sigman, da Royal Society of Medicine, em Londres, autor do livro The spoilt generation (A geração mimada) , afirma que, hoje, até criancinhas nas creches jogam objetos e cadeiras umas nas outras. “Há uma inversão da autoridade. Seus impulsos não são controlados em casa. É uma geração mimada que ataca especialmente as mães”, diz ele.

E o que o governo britânico faz? Manda o professor revidar. Até agora, ele era proibido de tocar no aluno, mesmo ao ensinar um instrumento numa aula de música. A nova cartilha promete superpoderes aos professores. Mestres, usem “força razoável”, vocês agora têm a última palavra para expulsar um aluno agressivo, revistem mochilas suspeitas. Dará certo? Não acredito. Sem diálogo e consenso entre famílias, escolas, educadores e psicólogos, esse pesadelo não tem fim.

No Brasil, a socióloga Miriam Abramovay, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), admite que os professores passaram a ter medo. Numa pesquisa para a Unesco em Brasília, em 2002, um depoimento a chocou: “Um professor me disse que ia armado para a escola. Como se fosse uma selva. Isso mostra total descrença no sistema”. Ela acha que o Brasil está investindo dinheiro demais em bullying, mas esquece todo o resto: “Nossa escola é de dois séculos atrás”. Os ataques aos professores não se limitam à sala de aula. Carros dos mestres são arranhados, pneus são furados. Eles não têm apoio nem ideia de como reagir. Muitos trocam de escola ou abandonam a profissão.

Quando Cristovam Buarque era ministro de Lula, tinha, com Miriam, um projeto nacional de “mediação escolar” para prevenir conflitos, melhorar o ambiente e estimular o aprendizado. “Paulo Freire dizia que a escola era o espaço da alegria, do prazer, mas assim ela se torna o espaço do inferno”, diz Miriam. O projeto não vingou. Cristovam abandonou o barco por sentir que Educação não era prioridade nos investimentos. E continua não sendo. Deveria ser nossa obsessão.




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Re: EDUCAÇÃO

#52 Mensagem por Super Flanker » Sex Jul 22, 2011 10:43 am





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Re: EDUCAÇÃO

#53 Mensagem por Clermont » Qua Ago 10, 2011 11:59 am

Vereador diz que professores são inúteis e causa polêmica em SP.

Críticas foram publicadas na internet. Segundo a polícia, vereador de Jacareí pode responder por injúria.

G1-São Paulo.

Um vereador de Jacareí, no Vale do Paraíba, interior paulista, postou na rede social Facebook críticas aos professores e à educação. Dario Bueno, do Democratas,
mais conhecido como Dario Burro, escreveu que os professores são inúteis e que não gostam de dar aula. As declarações provocaram revolta na cidade.

O diretor do Sindicato dos Professores, Roberto Mendes, foi até à Câmara da cidade nesta terça-feira (9) e expôs no plenário a indignação da categoria. "Isso, no nosso entendimento é calúnia, é difamação. Então, ele deve responder pelo o que ele fala, ele é um homem público", disse Mendes.

Até esta terça-feira, não havia nenhuma representação contra o vereador na Câmara da cidade. Se isso for feito, o pedido será analisado pela Comissão de Ética e ele pode sofrer punições.

Na sessão da Câmara desta terça-feira, o vereador comentou a polêmica, disse não se arrepender dos comentários que fez e que acredita ser livre para expor suas opiniões. "Eu estou sendo sincero e ninguém espera sinceridade das pessoas, quanto menos os políticos", disse o vereador.

Se for denunciado, o vereador deve responder criminalmente pelas declarações. "Em tese, poderá configurar crime de injúria pela forma como ele fez essas declarações ofensivas, genéricas a uma categoria profissional dos professores", explicou o delegado Roberto Martins.

Neste tipo de crime de injúria, o culpado pode pegar até seis meses de detenção. O Sindicato dos Professores informou que ainda não fez uma representação na Câmara porque ainda vai se reunir para decidir que medidas tomar.

O vereador se defendeu, novamente atacando os professores. "Eu não tenho essa preocupação e creio que isso não procede. Mas, isso também demonstra o perfil autoritário do professor. Toda vez que ele é contrariado, ele quer punir quem o contraria de alguma maneira. Dentro da sala de aula, levando para a diretoria ou reprovando e fora da sala de aula levando para a delegacia ou Judiciário".




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Re: EDUCAÇÃO

#54 Mensagem por Boss » Qua Ago 10, 2011 1:02 pm

Tem professor que é inútil e não dá aula mesmo. Honrosos são os que deixam para reclamar do salário com a prefeitura ou com o governo estadual, mas que dentro da sala de aula cumprem o dever.




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Re: EDUCAÇÃO

#55 Mensagem por prp » Qui Ago 11, 2011 2:22 am

Aqui em Minas Gerais, terra de Aécio, os professores estão em greve porque o nosso querido governador (pupilo de aécio) nao paga o piso nacional.
Mas o pupilo é esperto e deu o golpe de misericórdia na greve dos professores, vai contratar temporários para dar aulas no lugar dos revoltosos. E assim caminha a oposição brasileira, nada, absolutamente nada, aparece na mídia local e nacional.
Tudo as mil maravilhas.




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Re: EDUCAÇÃO

#56 Mensagem por Boss » Qui Ago 11, 2011 2:44 am

Bah, o Estrago de Minas é comprado, naquele episódio do Aécio bêbado não se achava uma nota na capa sobre, dentro do jornal talvez colocaram duas linhas e ainda assim mascarando o fato.

Se Aécio for o candidato à presidência em 2014 é capaz de levar a eleição por causa do status de divindade que ele tem em Minas.




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Re: EDUCAÇÃO

#57 Mensagem por akivrx78 » Dom Ago 14, 2011 5:58 am

13.08.11 às 23h52
Professor alerta para risco de apagão de mão de obra nas engenharias e exatas

POR MARIA LUISA BARROS

Rio - Como pais e professores podem ajudar a preparar o cérebro das crianças do berço até as séries iniciais para aprender Matemática? No último provão aplicado à rede estadual, 71% dos alunos do 1º ano do Ensino Médio tiraram, no máximo 3,3 na disciplina, em escala de zero a 10. Nesta entrevista, o escritor e professor Osmar Nina Garcia Neto alerta para risco de apagão de mão de obra nas engenharias e exatas. Preocupados com o futuro da Matemática no Brasil, ele e mais quatro especialistas estrangeiros vão propor soluções no seminário ‘O ensino de Matemática nas séries iniciais’, que será promovido pelo Instituto Alfa e Beto no Rio, na quinta-feira.

Imagem
'No Brasil, os professores se limitam ao livro didático e muitos não sabem Geometria' | Foto: Banco de imagens

ODIA: Por que os brasileiros se saem tão mal nas provas de Matemática?

OSMAR: — Primeiro porque eles passam muito menos tempo em sala de aula do que estudantes dos outros países. O Brasil está pensando em ampliar a carga horária para tentar resolver a defasagem, que é muito grande. Por outro lado, a maioria dos professores brasileiros não se atualiza ou procura aperfeiçoar seus métodos de ensino.

Nas avaliações internacionais, países como China, Japão, Coreia são sempre os melhores. Que lição podemos aprender?

Eles levam a educação muito a sério. Morei dois anos no Japão e lá, como nos outros países asiáticos, o professor é uma pessoa muito respeitada pela sociedade, ao contrário do Brasil. Na China, os professores das séries iniciais (1º ao 5º ano do Ensino Fundamental) não são doutores, como os americanos, mas dominam o conteúdo da matéria. No Brasil, os professores se limitam ao livro didático e muitos não sabem Geometria.

O ensino da disciplina pode começar no berço?

Sim. Pesquisas mostram que bebês percebem as cores e figuras geométricas, quando tocam bolas, de tamanhos diferentes e outros brinquedos. Quando maiores, histórias simples como a dos Três Porquinhos familiarizam a criança com a contagem.

Por que muitas crianças têm pavor da matéria?

A Matemática não é nenhum bicho de sete cabeças. Ocorre que os pais transmitem aos filhos a própria angústia de não saber a disciplina, e os professores incutem na cabeça dos alunos uma dificuldade que não existe.

Existe diferença no aprendizado de meninos e meninas?

Dizer que os garotos gostam mais da área de Exatas é mais mito do que realidade. No dia a dia, as mulheres fazem a divisão das tarefas de casa e do trabalho, calculam o tempo, organizam a quantidade de alimentos para cada refeição. A vida delas é matemática pura.

Como pais e mestres podem estimular uma criança a gostar da disciplina?

Eles precisam mostrar aplicação prática da matéria na vida deles. Os pais devem levar os filhos à feira, ao supermercado. Deixar que participem das compras, calculem o troco. Um bom truque é ensinar o arredondamento. Quando você pergunta a uma criança quanto é 29 + 39 + 49, ela vai precisar colocar no papel. Mas se arredondar (30 + 40 + 50), a soma será 120. Para chegar ao resultado da primeira conta é só tirar 3, que foram somados para arrendondar. O resultado será 117. Como esse há vários truques ou habilidades que tornam simples o que parecia complicado.

http://odia.terra.com.br/portal/educaca ... 84674.html




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Re: EDUCAÇÃO

#58 Mensagem por Clermont » Dom Ago 14, 2011 9:38 am

akivrx78 escreveu:Eles precisam mostrar aplicação prática da matéria na vida deles. Os pais devem levar os filhos à feira, ao supermercado. Deixar que participem das compras, calculem o troco. Um bom truque é ensinar o arredondamento. Quando você pergunta a uma criança quanto é 29 + 39 + 49, ela vai precisar colocar no papel. Mas se arredondar (30 + 40 + 50), a soma será 120. Para chegar ao resultado da primeira conta é só tirar 3, que foram somados para arrendondar. O resultado será 117. Como esse há vários truques ou habilidades que tornam simples o que parecia complicado.
São coisas tão simples, tão banais, mas que podem ter uma influência tão decisiva na vida posterior das crianças!

Espero que os jovens pais que lerem a entrevista, não percam tempo e coloquem estes ensinamento em prática com suas crianças pequenas.

Brinquem com elas. Brinquem de vendedor com as crianças; dando preço aos brinquedos e pedindo que paguem e recebam o troco correto, como o professor ensina. Usem a imaginação para fazê-las raciocinar matematicamente.

Como eu vi num filme, um personagem dizendo:

"Estudem matemática, é a chave do Universo".

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Re: EDUCAÇÃO

#59 Mensagem por Guerra » Dom Ago 14, 2011 1:29 pm

Boss escreveu:Bah, o Estrago de Minas é comprado, naquele episódio do Aécio bêbado não se achava uma nota na capa sobre, dentro do jornal talvez colocaram duas linhas e ainda assim mascarando o fato.

Se Aécio for o candidato à presidência em 2014 é capaz de levar a eleição por causa do status de divindade que ele tem em Minas.
Vai mesmo. Se a Dilma continuar virando as costa para minas ele vai ficar mais forte do que é.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
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Re: EDUCAÇÃO

#60 Mensagem por Guerra » Dom Ago 14, 2011 1:34 pm

prp escreveu:Aqui em Minas Gerais, terra de Aécio, os professores estão em greve porque o nosso querido governador (pupilo de aécio) nao paga o piso nacional.
Mas o pupilo é esperto e deu o golpe de misericórdia na greve dos professores, vai contratar temporários para dar aulas no lugar dos revoltosos. E assim caminha a oposição brasileira, nada, absolutamente nada, aparece na mídia local e nacional.
Tudo as mil maravilhas.
Minas esta um caos, mas não só na educação, e é muito bom lembrar que a culpa não é só do PSDB.
A BR 381 mata 200 pessoas por ano e o perigoso anel rodoviário em BH são só exemplos das promessas de campanha da Dilma que ela não cumpriu, e pelo jeiot não vai cumprir, pois não existe previsão nenhuma.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
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