Capacidade das Fragatas Classe Niterói

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Mensagens: 3312
Registrado em: Qui Jun 24, 2004 10:36 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

#46 Mensagem por Lauro Melo » Ter Nov 23, 2004 10:29 am

Rui
Gostaria de saber uma coisa:
As Niteroi podem operar heis, e se sim, que helis é que operam?


Caro Rui segue informações sofre as Niterói.
Os helicópteros que estas operam são os Super Lynx MK 21.
A Marinha Brasileira possui 13 Super Lynx adquiridos em 1995-1996.
Os Super Lynx são os mais modernos helicópteros de ataque naval da AL.

Veja fotos :

http://www.mar.mil.br/Marinha_do_Brasil ... onaves.htm




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#47 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Nov 23, 2004 11:33 am

Caro Lauro Melo:

13 Linx é um bom número se somarmos ao facto que a vossa Marinha também opera outros helis de maior porte, o que permite diversificar o tipo de operações sem recorrer à FAB.

Em Portugal, para já a Marinha apenas tem 5 Linx do início dos anos 90, que vieram por ocasião das Meko-200 (Classe Vasco da Gama).

E julgo estar em curso um processo de aquisição de mais Linx.

Mas sinceramente, a este nível, vocês não estão mal servidos, apesar da enorme extensão do mar do Brail.

Pelo menos os Linx são melhorzitos que os helis da Marinha do Chile. :wink:




Imagem
Avatar do usuário
Marcelo Reis Batista
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 335
Registrado em: Qua Nov 17, 2004 8:34 pm
Localização: Vila Velha/ ES
Contato:

#48 Mensagem por Marcelo Reis Batista » Dom Mar 20, 2005 10:40 pm

Bom hoje estive nas fragatas F-40 Niteroi e F-41 Defensora.
e segundo um oficial a bordo depois da modernização elas estao em um nivel superior as type 22 chilena. as fragatas type 22 da MB estão
F-46 Greenhalgh ( vai para modfrag em abril ), visitei!
F-47 Dodsworth (reserva e vai pra modfrag )
F-48 Bosísio (modfrag em abril ), visitei!
F-49 Rademaker ( reparos e modfrag )
o tempo que elas vao ficar no estaleiro para modenização ele nao soube me dizer. sobre armamentos basicamente serao os mesmo da niteroi tirando e claro as armas anti submarino.
dentre em breve eu vou postar as fotos que tirei no dia da visita.
Obs: a F-41 Defensora voltara ao estaleiro para alguns ajustes decorrentes da modfrag.




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#49 Mensagem por Vinicius Pimenta » Dom Mar 20, 2005 11:57 pm

As Greenhalgh vão sofrer modernização!!!??? Inclusive a Dodsworth, hoje na reserva!?? Se realmente acontecer é uma grata surpresa!!

Das Classe Niterói, só faltam a F45 União e F42 Constituição terminarem o ModFrag. As demais já retornaram ao setor operativo. Ofuscado pelo lançamento do Tikuna (dia 09), no dia 11 de março foram entregues de volta ao setor operativo a F40 Niterói e F44 Independência.

Sendo assim, F40 Niterói, F41 Defensora, F43 Liberal e F44 Independência já estão devidamente modernizadas.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Everson Garcia
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 275
Registrado em: Dom Set 21, 2003 4:27 pm
Localização: sp-Brasil
Agradeceram: 5 vezes

#50 Mensagem por Everson Garcia » Seg Mar 21, 2005 1:28 am

Marcelo Reis Batista escreveu:Bom hoje estive nas fragatas F-40 Niteroi e F-41 Defensora.
e segundo um oficial a bordo depois da modernização elas estao em um nivel superior as type 22 chilena. as fragatas type 22 da MB estão
F-46 Greenhalgh ( vai para modfrag em abril ), visitei!
F-47 Dodsworth (reserva e vai pra modfrag )
F-48 Bosísio (modfrag em abril ), visitei!
F-49 Rademaker ( reparos e modfrag )
o tempo que elas vao ficar no estaleiro para modenização ele nao soube me dizer. sobre armamentos basicamente serao os mesmo da niteroi tirando e claro as armas anti submarino.
dentre em breve eu vou postar as fotos que tirei no dia da visita.
Obs: a F-41 Defensora voltara ao estaleiro para alguns ajustes decorrentes da modfrag.




:shock: VERDADE?!?!?!? :shock:
Bom se for verdade , teremos a mais poderosa frota de superficie da AL!!!
Que Deus te oça amigo :D :D :wink:

Abraços




BRASIL ACIMA de TUDO
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#51 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Mar 21, 2005 10:47 am

Se percebi bem as vossas Type-22 estavam relativamente inoperativas e irão agora sofrer umas beneficiações que as colocarão agora ao melhor nível que as plataformas permitam.

Assim sendo, para juntar às Niteroi, poderão contar dentro de algum tempo com 4 Type-22 modernizadas.

Bem bom :wink:

Seria bem interessante que modernizassem ou substituíssem agora os aviões que operam o NAE S. Paulo (porque não pensar nos F-18 Hornet?), e de caminho, planeassem a aquisição ou construção de um LPD mais moderno.

Mas depois o Brasil terá verba para poder assegurar a operação de uma frota tão grande e diversificada, a contar já com os submarinos?




Imagem
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

#52 Mensagem por Alitson » Seg Mar 21, 2005 7:42 pm

Quanto a possível modernização das Fragatas Greenhlagh, estas provavelmente terão seus armamentos idênticos aos das Niteróis, ou seja, terão os Sea Wolf retirados e terão instalados no lugar destes os Aspides 2000(provavelmente sobre o hangar), os canhões de 20mm serão substituídos pelos Bofors Trinity de 40mm, Exocet MM40 Block.2 no lugar dos MM.38, lançador de foguetes Bofors Boroc(provavelmente no lugar do lançador sextuplo de Sea Wolf frontal), porém quanto a este armamento em minha opnião seria mais indicado colocar os lançadores óctuplo ASROC Mk.112 proveniente dos Parás, alem do sistema Siconta Mk.2 ou 3 e de todos os outros sistemas, ECM, lançadores de chaff e equipamentos aplicados as Niteróis e a Barroso.

Imagem

Imagem

Após este passo o correto seria aplicar um upgrade as Corvetas Inhaumas, dando a estas no mínimo os Bofors Trinity, alem do sistema de lançamento de mísseis anti-aéreo Aspide 2000 em lançador quádruplo, que poderia ser aplicado sobre o hangar do helicóptero. Sendo que tal equipamento deveria tambem ser aplicado a Barroso ou até a suas "irmãs", no minimo três que seriam muito bem vindas(uma pena que isto não irá acontecer)...
Este equipamento esta presenta nas Corvetas Equatorianas da Classe Wadi M`ragh, produzidas na Italia nos anos 80.

Imagem

Com a padronização dos quipamentos presentes nos meios de combate da marinha, esta teria um custo de manutenção de seus navios bem mais barato do que o atual.

Valeu!!!!!!!!!!!!!!!




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
César
Sênior
Sênior
Mensagens: 4297
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 7:14 pm
Localização: Florianópolis
Contato:

#53 Mensagem por César » Seg Mar 21, 2005 7:55 pm

Vão Modernizar as Greenhalg???!!!! :shock:

Sinceramente, gostaria que fosse verdade, mas não acredito. Salvo a condição de a MB falar publicamente sobre o assunto.

Abraços

César




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#54 Mensagem por talharim » Seg Mar 21, 2005 9:06 pm

Qualquer notícia boa vinda da MB eu acredito 8-]

Creio que assim que acabar a modernizaçao da última Niterói as Type 22 sofrerao a mesma modernizaçao...

Tem que deixar a FAB e seus brigadeirecos de lado e começar logo o plano de reequipamento da MB,que é a única que vem mostrando competencia...

Assim vamos ver se até 2010 o Sao Paulo esteja modernizado,e cheguem logo as 4 Kirov Russas + as 2 Ticos dos EUA............se vierem + 4 Type 23 de oportunidade estaria bom tbm...




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#55 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Mar 21, 2005 11:47 pm

Assim vamos ver se até 2010 o Sao Paulo esteja modernizado,e cheguem logo as 4 Kirov Russas + as 2 Ticos dos EUA............se vierem + 4 Type 23 de oportunidade estaria bom tbm...


Menos, talharim, menos.

De vez em quando você vem com cada uma:

Tem que deixar a FAB e seus brigadeirecos de lado e começar logo o plano de reequipamento da MB,que é a única que vem mostrando competencia...


A MB não tem uma Embraer para criar confusão em qualquer escolha que não a contemple. Aí fica fácil. Tudo da FAB que podia ser feito com a Embraer foi feito rapidamente, sem problemas, vide F-5BR, A-1M, ALX e R-99A/B. Agora, todo o resto que não contempla a Embraer é que dá problema, vide F-X e P-3BR. Mas, enfim, não é o tema do tópico.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#56 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Mar 22, 2005 7:52 am

Assim vamos ver se até 2010 o Sao Paulo esteja modernizado,e cheguem logo as 4 Kirov Russas + as 2 Ticos dos EUA............se vierem + 4 Type 23 de oportunidade estaria bom tbm...


Caro Talharim:

Acredita mesmo que num futuro próximo o Brasil terá na sua marinha e em perfeito estado operativo 4 Kirov e dois cruzadores Ticoderonga?

Já agora 2 ou 3 Nimitz, não? :wink:

Mas pertende substituir os argentinos e invadir as Malvinas? :mrgreen:




Imagem
Avatar do usuário
Fox
Sênior
Sênior
Mensagens: 1405
Registrado em: Qui Mai 01, 2003 11:44 pm
Localização: São Paulo

#57 Mensagem por Fox » Ter Mar 22, 2005 4:43 pm

Será que esse oficial não vendeu esse peixe de maneira errada? O que eu sei é que os mísseis MM-38 e seus lançadores estão sendo substituídos pelo MM-40, e também serão adicionado na classe Greenhalgh os injetores de 40 mm retirados da classe Niterói.

Agora o que eu acho estranho é a falta de noticia na impressa, pois sem duvida que isso seria motivo para uma baita noticia de primeira capa!

Falou!!! :wink:




Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!


Guilherme de Almeida
Avatar do usuário
Marcelo Reis Batista
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 335
Registrado em: Qua Nov 17, 2004 8:34 pm
Localização: Vila Velha/ ES
Contato:

#58 Mensagem por Marcelo Reis Batista » Ter Mar 22, 2005 5:24 pm

bom o oficial poderia tar vendendo o peixe do navio dele, mas ele serve na F-41 defensora.




Avatar do usuário
Fox
Sênior
Sênior
Mensagens: 1405
Registrado em: Qui Mai 01, 2003 11:44 pm
Localização: São Paulo

#59 Mensagem por Fox » Ter Mar 22, 2005 10:45 pm

Marcelo Reis Batista escreveu:bom o oficial poderia tar vendendo o peixe do navio dele, mas ele serve na F-41 defensora.


Cara, quero deixar claro que não estou duvidando da sua notícia, mas você não acha estranho essa baita notícia não sair em nenhum site ou revista especializada?! :? :roll:

Então eu acho que essa “modernização” mencionado pelo oficial será no máximo a troca dos lançadores e mísseis MM-38 pelo MM-40 e a colocação dos reparos de 40 mm retirados da classe Niterói. Uma modernização não sai do dia para a noite (vide o ModFrag da Classe Niterói), ainda mais no caso das Greenhalgh, que são navios diferentes das Niterói, portanto seria um projeto NOVO nos moldes do ModFrag das Niterói.

Em todo caso, vamos torce que essa notícia se confirme! :D

Falou!!! :wink:




Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!


Guilherme de Almeida
Avatar do usuário
Marcelo Reis Batista
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 335
Registrado em: Qua Nov 17, 2004 8:34 pm
Localização: Vila Velha/ ES
Contato:

#60 Mensagem por Marcelo Reis Batista » Qua Mar 23, 2005 2:21 am

pode ate serum fator relevante. mais eu que acompanho noticiario militar a mais de 6 anos nunca tinha ouvido falar do modfrag das niteroi ate ums 6 meses atras quando saiu uma materia no site sistema de armas.
e quanto ao projeto para modernização em nenhum momento ele mencionou que seria identico as niteroi. ele so falow modfrag pelo fato de as Greenhalgh serem fragatas tambem. e nao por ser do mesmo projeto das niteroi. a modernização vai atingir armamentos, sensores e eletronica geral do navio. tirando a diferensa estruturais eles vaum ficar praticamente identicos em armamentos e sensores tirando o fato de as Greenhalgh terem um radar multi-missão.




Responder