Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 650 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#3931 Mensagem por Pablo Maica » Seg Dez 07, 2009 11:20 pm

Isso não é problema Bolovo!

Mas se eles fossem todos revitalizados e transformados em PARA-FAL, ganhassem trilhos na caixa da culatra, no guarda mão e uma empunhadura vertical!

O problema é passar mais 10 anos com FAL pelado, com o pessoal das torpas mais operacionais tendo que fazer gambiarra magica!

Isso é o brabo! :(

Um abraço e t+ :D

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#3932 Mensagem por WalterGaudério » Seg Dez 07, 2009 11:42 pm

Bolovo escreveu:Eu acho que teremos FAL por no mínimo mais uns dez anos.
Senhores...

... eu gosto do FAL... :!:

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#3933 Mensagem por Bolovo » Seg Dez 07, 2009 11:46 pm

Antes fosse só esse o problema, Pablo. O problema é continuar com um fuzil antigo e obsoleto conceitualmente: ferrolho basculante e 7,62mm num mundo que respira o sistema de trancamento rotativo e calibres menores. Porém, o maior de todos os problemas do FAL é este:

Imagem

Na época em que foi projetado não era um problema, mas hoje em dia é provado que é. E o pior de tudo é que esse problema foi herdado no MD-97, inclusive na versão A2, como podemos ver nos renders que saíram. Trocaram o ferrolho basculante pelo trancamento rotativo, ótimo. Trocaram o 7,62mm pelo 5,56mm, ótimo. Porém a abertura da caixa de culatra é idêntico ao FAL. Isso interfere na modularidade, ergonomia e até na precisão. Tem como resolver isso? Tem. Mas existe apenas um jeito e eu descrevo o caminho: Autocad.exe => Arquivo => Novo arquivo.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1251 vezes
Agradeceram: 734 vezes

#3934 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Dez 08, 2009 11:50 am

Recomendaria o uso do SolidWorks.
AIG Asymmetric Warrior ASW338LM .338 Lapua Magnum Modular Precision Sniper Rifle

http://www.defensereview.com/stories/shotshow2008/AshburySaberSXL-A2_FoldingRifleStockSystemTactical_1_small_SHOT_Show_2008_2-03-08.jpg
While we were there, we picked up an interesting piece of literature on the Ashbury International Group Rapid Product Development Center (RPDC) (part of the Engineering Services Group) which can rapidly fabricate 3D (3-D) physical objects directly from CAD data sources using Solidworks and Pro-E CAD software. Basically, it’s a state-of-the-art rapid-prototyping facility.
http://www.defensereview.com/aig-asymme ... per-rifle/

Abraços,

Wesley

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Carlos Mathias

#3935 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Dez 08, 2009 1:38 pm

O FAL é muito preciso Bolovo, segundo meu pai que atirou com os dois, melhor que o Garand.

crubens
Sênior
Sênior
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 9 vezes

#3936 Mensagem por crubens » Ter Dez 08, 2009 3:59 pm

Também não sei que imprecisão é essa, atirei muito com o FAL e não vi imprecisão alguma muito pelo contrário. Inclusive no tiro institivo.

"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
Bolovo
Sênior
Sênior

#3937 Mensagem por Bolovo » Ter Dez 08, 2009 4:25 pm

Carlos Mathias escreveu:O FAL é muito preciso Bolovo, segundo meu pai que atirou com os dois, melhor que o Garand.
Eu sei que é. Porém o porto de articulação do FAL fica entre o carregador e a empunhadura. A abertura da caixa de culatra separa o fuzil praticamente em duas partes. No FAL, a massa da mira fica em uma parte e a alça em outra. Com os eventuais disparos que farão o fuzil tremer por inteiro, o conjunto da mira pode ficar desajustado, prejudicando a precisão. Isso ocorre quando já se disparou muito e o fuzil está bem gasto. Eu imagino como deve estar alguns dos FAL brasileiros, com os seus 45 anos de uso. O M-16 tem muitas falhas de projeto, mas algo que foi bem sucedido foi deixar a articulação após o carregador, deixando toda mira e cano sempre alinhados. A prova de que estou certo é o design do FAL nunca mais foi utilizado em algum fuzil, diferente do do M-16 que evoluiu bastante com o tempo, sendo utilizado por milhares de fuzis. Vou ilustrar.

Escolhi alguns a dedo. Primeiro o imaculado FAL, depois o mal-passado e defumado MD-97L, o FNC (sucessor do FAL belga) e o AR-15 que representa toda familia M-16. A linha vermelha é a divisão entre o upper e o lower. O circulo verde mostra onde fica a "dobra", a junção das duas partes. E em azul são as miras. Como podem ver, o conjunto da mira nos dois primeiros fica separado e nos dois ultimos, projetos mais recentes, ficam na mesma peça. Nem vou perguntar quem está certo.

Imagem

Agora analisando os renders do "fuzil A2".

Imagem

Como podem ver, mudou nada do FAL para o MD-97L para o A-2. É por isso que me dá coceira esse papo de que "a Imbel vai resolver todos os problemas do MD-97" sendo que o principal deles, esse que eu mostrei, que interfere em ergonomia, mira, modularidade, vai continuar lá, de um jeito ou o de outro. Gente, não é uma coronha bonita, alguns trilhozinhos e uma mira holográfica que vão resolver isso. Se a Imbel quer fazer um fuzil nacional, ótimo, que faça, mas que não seja maquiando o FAL. Não vai adiantar versão A2, A3, A4. Tem que ser um projeto novo. E isso se faz assim: abrindo o SolidWorks (valeu FIGHTERCOM hehe), indo na aba "Arquivo" e clicando em "Novo projeto".

Abraços

rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#3938 Mensagem por rodrigo » Ter Dez 08, 2009 4:36 pm

O FAL era preciso quando tinha raiamento. Agora...
Algumas unidades possuem equipe de tiro ao alvo, e mandam uma meia dúzia de fuzis na IMBEL para trocar o cano, e volta a precisão.

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior

#3939 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Dez 08, 2009 4:49 pm

Bolovo escreveu: Agora analisando os renders do "fuzil A2".

Imagem
Eu perdi parte dessa história, alguém poderia me esclarecer que fuzil é esse (A-2)? É o "novo" FAL?

Abraços,

Wesley

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Bolovo
Sênior
Sênior

#3940 Mensagem por Bolovo » Ter Dez 08, 2009 4:56 pm

É o tal do MD-97 "melhorado".

Carlos Mathias

#3941 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Dez 08, 2009 4:59 pm

Bolvo, arma velha toda fudida nenhuma presta, e o M-16 nem precisa ficar tão velho prá virar um lixo. Ele é de alumínio e dura bem menos se sofrer o que os nosso FAL já sofreram.

Tá parecendo a revista MAGNUM, que testou um MD-2 velho, quase sem raiamento, e comparou com um M-16A2 novo, praticamente zerado. Pô amigo, assim também é dose, né?
No final o veredito, "a arma tem precisão mediana".

Bota um M-16, HK ou qualquer coisa de plástico e alumínio na mão dos nossos ótimos soldados por 30 anos e veja resultado se essas miras não vão desmanchar!?

Novo, qualquer um é bom.

Ah! A MAGNUM também testou um AK-47 ching ling véio (cópia vagabunda) com um M-16 novo, outra vez o veredito foi que a arma era medianamente precisa e suja.

FIGHTERCOM
Sênior
Sênior

#3942 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Dez 08, 2009 5:02 pm

O problema desse FAL “melhorado” é que o mesmo pode vir a possuir as limitações do projeto original, mas como se trata apenas de uma proposta inicial precisamos esperar para sabermos qual será o resultado, que quase sempre difere das primeiras propostas (lembram-se do Urutu-III?).

Abraços,

Wesley

Bolovo
Sênior
Sênior

#3943 Mensagem por Bolovo » Ter Dez 08, 2009 5:45 pm

Carlos Mathias escreveu:Bolvo, arma velha toda fudida nenhuma presta, e o M-16 nem precisa ficar tão velho prá virar um lixo. Ele é de alumínio e dura bem menos se sofrer o que os nosso FAL já sofreram. Tá parecendo a revista MAGNUM, que testou um MD-2 velho, quase sem raiamento, e comparou com um M-16A2 novo, praticamente zerado. Pô amigo, assim também é dose, né? No final o veredito, "a arma tem precisão mediana". Bota um M-16, HK ou qualquer coisa de plástico e alumínio na mão dos nossos ótimos soldados por 30 anos e veja resultado se essas miras não vão desmanchar!? Novo, qualquer um é bom. Ah! A MAGNUM também testou um AK-47 ching ling véio (cópia vagabunda) com um M-16 novo, outra vez o veredito foi que a arma era medianamente precisa e suja.
Cara, você não entendeu nada. Estou falando de conceitos, designs. Nada a ver com o M-16 ser melhor ou não, se um fuzil tá surrado ou não. O que acontece é que o design do AR-15, que é moderno, foi adotado por "n" fuzis, já o do FAL foi descontinuado. Por exemplo, o próprio FNC segue a linha do M-16, o T65 de Taiwan, o K2 sul-coreano, o HK416, etc. O que estou dizendo é que pode fazer o que quiser no "fuzil A2", ele vai continuar sendo um fuzil conceitualmente ultrapassado. PONTO FINAL. O MD-97 não é um projeto dos anos 80, é dos anos 50. Agora que somos um país super-rico, comprando submarinos caros, caças caros, fabricando três mil blidandos, vamos economizar no fuzil??? Tem que ter algo decente, algo que qualquer MD-XX nunca foi, não é e nunca será. O MD-97 é uma adaptação bem porca do FAL, provado pelo tamanho da caixa de culatra, mudando o calibre e o sistema de gases para o ferolho rotativo.

Carlos Mathias

#3944 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Dez 08, 2009 6:02 pm

Bem Bolovo, conceitos modernos são os que funcionam. Os AKs da vida por exemplo, são sempre "modernos" prá quem usa e nunca deixa na mão, entende?
Talvez esse detalhe não seja de maior importância pro EB se a arma funcionar bem, não tiverem que gastar o que não tem prá reprojetar uma parte da arma já pronta e de domínio deles.

O EB cara, é uma miséria só, temos que ver essas coisas com olhos de muquiranas, de mortos de fome mesmo, porque a coisa na vasta maioria das unidades é assim.

Seria ótimo fabricar SCAR, HK-416, G-36, mesmo o mais bobinho oficial do EB sabe disso, mas sabe também que sonhar é uma coisa, e puxar moedas do fundo do bolso é outra mais condizente com a realidade infeliz do nosso EB.

Infelizmente é assim. O Fuzil é o que dá prá fazer com o pouco que tem, pouco mesmo. :?

Bolovo
Sênior
Sênior

#3945 Mensagem por Bolovo » Ter Dez 08, 2009 6:07 pm

FIGHTERCOM escreveu:O problema desse FAL “melhorado” é que o mesmo pode vir a possuir as limitações do projeto original, mas como se trata apenas de uma proposta inicial precisamos esperar para sabermos qual será o resultado, que quase sempre difere das primeiras propostas (lembram-se do Urutu-III?). Abraços, Wesley
O problema é esse mesmo. O MD-97 tem vícios de projeto do FAL. Acredito que essa escolha foi feita pela Imbel pelos motivos: utilizar o conhecimento que têm com o FAL, utilizando o que puder do desenho e peças do FAL, com o fim de economizar no projeto. Afinal o EB nos 80 e 90 não tinha grana para pensar em algo maior. Porém, hoje em dia, acho que é página virada. Insistir no MD-97, através do "fuzil A2" é brincadeira, deveriam banir esses caras da Imbel por trollagem. Nos 80 e 90 a Argentina estava tão mal quanto nós, eu diria até pior, e tentaram fazer um fuzil. Assim como nós, não deu certo. Faltou dinheiro. Carlos Meném tirou todo o orçamento da defesa. Porém, projeto fracassado por projeto fracassado, o FARA 83 era muito bom, lembrando bastante o Galil. O que os hermanos tinham que nós não tínhamos, que possibilitou ao menos projetar algo decente? Imagine nós com esse FARA 83 no lugar do MD-97, um fuzil moderno conceitualmente, era só fazer uma modificação ou outra e pronto, teríamos um dos melhores fuzis do mundo. E não um produto de um anacronismo dos anos 50.

Imagem

http://en.wikipedia.org/wiki/FARA_83

Responder