Um substituto para os Esquilo da MB
Moderador: Conselho de Moderação
Re: Um substituto para os Esquilo da MB
Creio que teremos noticias em breve sobre esse programa.
"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
- Stephen R. Covey
-
- Sênior
- Mensagens: 4579
- Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
- Agradeceram: 455 vezes
Re: Um substituto para os Esquilo da MB
Existe a possibilidade deste programa ter início com a obtenção de um pequeno lote de aeronaves (3/5 exemplares).
Sds
Lord Nauta
Sds
Lord Nauta
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36388
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3144 vezes
Re: Um substituto para os Esquilo da MB
Tikuna, breve para quando: antes ou depois de 2018?
Lord, para um lote tão pequeno de helos, os custos não seriam demasiado altos nas condições de hoje? A MB ao que parece estaria priorizando a substituição dos helos do HI-1.
abs.
Lord, para um lote tão pequeno de helos, os custos não seriam demasiado altos nas condições de hoje? A MB ao que parece estaria priorizando a substituição dos helos do HI-1.
abs.
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO
(pode ser substituído sem problemas)
(pode ser substituído sem problemas)
-
- Sênior
- Mensagens: 4579
- Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
- Agradeceram: 455 vezes
Re: Um substituto para os Esquilo da MB
FCarvalho escreveu:Tikuna, breve para quando: antes ou depois de 2018?
Lord, para um lote tão pequeno de helos, os custos não seriam demasiado altos nas condições de hoje? A MB ao que parece estaria priorizando a substituição dos helos do HI-1.
abs.
Vale a pena lembrar que a Helibras iniciou sua linha de produção do Esquilo com seis exemplares encomendados pela MB. Recentemente a primeiro obtenção de S76 foi de apenas quatro unidades.
Sds
Lord Nauta
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36388
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3144 vezes
Re: Um substituto para os Esquilo da MB
Concordo que a compra possa ser feita em pequenos lotes, mas o que me chama a atenção é que tais aquisições foram feitas em condições econômicas mais favoráveis, e com um certo apoio, ou diria, desvelo do GF, o que não observamos hoje.
Não sei ao certo o preço unitário de um AW-119 ou A-109, por exemplo, mas me parece que a MB não terá no curto prazo folga orçamentária para levar a cabo gastos na ordem da dezena em dólares para adquirir estes helos. A não ser que outros projetos sejam postergados ou deixados de lado. Mas isso nós já vimos antes. Resta saber se vai valer a pena.
abs.
Não sei ao certo o preço unitário de um AW-119 ou A-109, por exemplo, mas me parece que a MB não terá no curto prazo folga orçamentária para levar a cabo gastos na ordem da dezena em dólares para adquirir estes helos. A não ser que outros projetos sejam postergados ou deixados de lado. Mas isso nós já vimos antes. Resta saber se vai valer a pena.
abs.
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO
(pode ser substituído sem problemas)
(pode ser substituído sem problemas)
Re: Um substituto para os Esquilo da MB
Os Substitutos dessas porcarias de esquilo e pantera tem que ser um desenvolvimento nacional. Essas classes de helicópteros tem grandes chaces de exportação para o mercado civil.
É claro que para isso a filial da Airbus tem que ficar de preferencia bem longe. Alguém consegue visualizar ela exportando pra fora do continente? Exporta nem pro Paraguai.
É claro que para isso a filial da Airbus tem que ficar de preferencia bem longe. Alguém consegue visualizar ela exportando pra fora do continente? Exporta nem pro Paraguai.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36388
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3144 vezes
Re: Um substituto para os Esquilo da MB
Desculpe toncat, mas quem iria projetar e produzir um helo 100% nacional fora a Helibrás, ou sem a participação dela, no Brasil?
abs.
abs.
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO
(pode ser substituído sem problemas)
(pode ser substituído sem problemas)
Re: Um substituto para os Esquilo da MB
FCarvalhoFCarvalho escreveu:Desculpe toncat, mas quem iria projetar e produzir um helo 100% nacional fora a Helibrás, ou sem a participação dela, no Brasil?
abs.
De inicio ja diria que a Helibras não faz falta ate porque não projeta nada e não exporta nada, serve só pra nos iludirmos com aquilo. A unica explicação para o governo gastar com a Helibras é politico. Ela é uma filial, não vai concorrer com a matriz. Não vai fazer como a Embraer e exportar seus produtos para os cinco continentes.
É conhecido duas tentativas da Embraer em se associar com a Sikorsky e outra recente com a Agustawestland. E foi sabotada pelo próprio governo. Olha o caso do japão, investiu na honda para fabricar um jatinho, oque que a honda entendia de jato? NADA, mas se for pro BNDES investir para a Embraer desenvolver um heli vão dizer oque?? Que a Embraer não entende de helis?? De jato ela também não entendia nada.
Botar dinheiro na helibras é bonita na Embraer é feio. Existe sempre uma insistência em desqualificar a Embraer, chega ao ponto da Embraer possuir haters espalhados em foruns.
Citei a Embraer mas dada a qualidade da mão de obra formada no ITA a possibilidade de uma das empresas que o rodeia fabricar um heli é realmente alta.
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36388
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3144 vezes
Re: Um substituto para os Esquilo da MB
Do ponto de vista conceitual tu estás certo. A Embraer hoje tem expertise para poder se aventurar na área de projeto e produção de helos, mas como bem comentastes, ela não o fez por si só, procurou parcerias. E isto não apenas por uma questão comercial, mas antes de tudo, de engenharia também.
Projetar aviões é algo desde sempre complicadíssimo. Projetar helos, é um pouco mais.
Em todo caso, nenhuma empresa nacional irá se arriscar em tal empreitada sem duas coisas: aporte financeiro do Estado, com encomendas firmes para órgãos públicos militar/civil, e segundo, perspectivas críveis de mercado interno privado, e exportações. De pronto sabemos que não temos, por agora, nem uma coisa e nem outra.
Ademais, é preciso notar que nosso mercado interno civil de helos já conta com um pé aqui dentro de duas gigantes do setor: Airbus Helicopters e Agusta Westland. E com um sério "risco" de Bell e Sikorsky dando passos concretos no mesmo sentido. Para não falar dos russos, que também estão tentando se estabelecer, apesar de todas as desconfianças do mercado civil e militar.
Enfim, produzir aqui dentro é sempre uma boa idéia. Mas é fato que não temos reunidos um conjunto de fatores propícios que incentivem e/ou encoragem este tipo de empreitada.
Mas continua valendo a idéia.
abs.
Projetar aviões é algo desde sempre complicadíssimo. Projetar helos, é um pouco mais.
Em todo caso, nenhuma empresa nacional irá se arriscar em tal empreitada sem duas coisas: aporte financeiro do Estado, com encomendas firmes para órgãos públicos militar/civil, e segundo, perspectivas críveis de mercado interno privado, e exportações. De pronto sabemos que não temos, por agora, nem uma coisa e nem outra.
Ademais, é preciso notar que nosso mercado interno civil de helos já conta com um pé aqui dentro de duas gigantes do setor: Airbus Helicopters e Agusta Westland. E com um sério "risco" de Bell e Sikorsky dando passos concretos no mesmo sentido. Para não falar dos russos, que também estão tentando se estabelecer, apesar de todas as desconfianças do mercado civil e militar.
Enfim, produzir aqui dentro é sempre uma boa idéia. Mas é fato que não temos reunidos um conjunto de fatores propícios que incentivem e/ou encoragem este tipo de empreitada.
Mas continua valendo a idéia.
abs.
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO
(pode ser substituído sem problemas)
(pode ser substituído sem problemas)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36388
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3144 vezes
Re: Um substituto para os Esquilo da MB
Momento leseira baré...
Ele não é nenhum Esquilo, nem um Falcão do Mar, ou um Caracal da vida. Não é macaco gordo para quebrar o galho de ninguém. E nem é um Osprey para tirar os pilotos mais sisudos do sério, mas...
bem que eu queria que o próximo UHP da marinha fosse essa gracinha aqui. Já que não podemos ter SH em tudo que é navio, este aqui vale cada centavo do investimento em NaPaOc que conseguirmos ter.
Aliás, se a MB quer tanto um helo polivalente como o UH-50 foi e tem sido, este é o helo ideal.
abs.
Ele não é nenhum Esquilo, nem um Falcão do Mar, ou um Caracal da vida. Não é macaco gordo para quebrar o galho de ninguém. E nem é um Osprey para tirar os pilotos mais sisudos do sério, mas...
bem que eu queria que o próximo UHP da marinha fosse essa gracinha aqui. Já que não podemos ter SH em tudo que é navio, este aqui vale cada centavo do investimento em NaPaOc que conseguirmos ter.
Aliás, se a MB quer tanto um helo polivalente como o UH-50 foi e tem sido, este é o helo ideal.
abs.
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO
(pode ser substituído sem problemas)
(pode ser substituído sem problemas)
- Ilya Ehrenburg
- Sênior
- Mensagens: 2449
- Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
- Agradeceram: 1 vez
Re: Um substituto para os Esquilo da MB
Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36388
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3144 vezes
Re: Um substituto para os Esquilo da MB
Peço à moderação a gentileza de alterar o nome deste tópico para - Programas de Helicóptero de Instrução e Utilitário Leve
abs.
abs.
Editado pela última vez por FCarvalho em Qui Dez 20, 2018 3:31 pm, em um total de 1 vez.
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO
(pode ser substituído sem problemas)
(pode ser substituído sem problemas)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36388
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3144 vezes
Re: Um substituto para os Esquilo da MB
Leonardo oferece helicóptero monomotor para substituir os Sea Rangers da Marinha dos USA
http://www.cavok.com.br/blog/leonardo-o ... a-dos-eua/
abs
http://www.cavok.com.br/blog/leonardo-o ... a-dos-eua/
abs
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO
(pode ser substituído sem problemas)
(pode ser substituído sem problemas)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 36388
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceram: 3144 vezes
Re: Um substituto para os Esquilo da MB
Os Esquilo da MB encontraram finalmente o seu substituto?
O programa UHP previa a aquisição de até 60 helos desta categoria para a aviação naval.
Hoje, a MB trabalha no sentido de priorizar a substituição dos Jet Rnger por meio da eventual troca de H225M por H135M.
Fato é que hoje temos 4 esquadrões de helos na MB operando o Esquilo sem previsão ou prazo visível para a substituição destes helos.
Ainda há o fato de que bases como Natal e Salvador até hoje não contam com apoio aéreo.
Se eventualmente as 60 undes planejadas fossem adquiridas, seria o suficiente para equipar até 5 esquadrões, com 12 helos cada. Subtraindo estes quantitativos, ainda seria possível equipar também aquelas duas bases com 10 helos. Ou se considerarmos o atual padrão utilizado, é possível equalizar até 10 esquadrões a 6 helos cada. O que não seria nenhuma novidade, já que além das OM existentes, a MB tem nos planos a criação de outros esquadrões ao longo do litoral.
Algo a ser pensado, visto que, estes helos em grande parte do tempo executam missões típicas de guarda costeira, e não militares navais.
De qualquer forma, é preciso pensar, e refletir sobre mais este programa que ficou nas páginas do esquecimento dentre os muitos deixados para trás no planejamento das forças armadas.
abs
O programa UHP previa a aquisição de até 60 helos desta categoria para a aviação naval.
Hoje, a MB trabalha no sentido de priorizar a substituição dos Jet Rnger por meio da eventual troca de H225M por H135M.
Fato é que hoje temos 4 esquadrões de helos na MB operando o Esquilo sem previsão ou prazo visível para a substituição destes helos.
Ainda há o fato de que bases como Natal e Salvador até hoje não contam com apoio aéreo.
Se eventualmente as 60 undes planejadas fossem adquiridas, seria o suficiente para equipar até 5 esquadrões, com 12 helos cada. Subtraindo estes quantitativos, ainda seria possível equipar também aquelas duas bases com 10 helos. Ou se considerarmos o atual padrão utilizado, é possível equalizar até 10 esquadrões a 6 helos cada. O que não seria nenhuma novidade, já que além das OM existentes, a MB tem nos planos a criação de outros esquadrões ao longo do litoral.
Algo a ser pensado, visto que, estes helos em grande parte do tempo executam missões típicas de guarda costeira, e não militares navais.
De qualquer forma, é preciso pensar, e refletir sobre mais este programa que ficou nas páginas do esquecimento dentre os muitos deixados para trás no planejamento das forças armadas.
abs
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO
(pode ser substituído sem problemas)
(pode ser substituído sem problemas)