F-35 News

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60728
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6392 vezes
Contato:

Re: F-35 News

#3271 Mensagem por Túlio » Sáb Mai 20, 2017 4:32 pm

J.Ricardo escreveu:Aos poucos o F-35 vai ser firmar como a espinha dorsal da Europa.

Com cada vez mais PAK-FA do outro lado da fronteira? Brabo...




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7523
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: F-35 News

#3272 Mensagem por J.Ricardo » Seg Mai 22, 2017 10:08 am

Não tem pra onde correr, o F-35 é o que tem pra hoje e para o futuro, é a opção da Inglaterra e Itália, já que estas são sócias do projeto, a Alemanha não desenvolve nada sozinha e a França ainda esta comprometida com o Rafale.

O Gripen E/F vai continuar comendo pelas beiradas nos países menos afortunados da Europa.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceram: 167 vezes

Re: F-35 News

#3273 Mensagem por mmatuso » Seg Mai 22, 2017 10:44 am

F35 está dentro do contexto: Quero andar com os EUA no recreio.

Logo sempre terá alguém comprando para manter amizade com os EUA.
J.Ricardo escreveu:Não tem pra onde correr, o F-35 é o que tem pra hoje e para o futuro, é a opção da Inglaterra e Itália, já que estas são sócias do projeto, a Alemanha não desenvolve nada sozinha e a França ainda esta comprometida com o Rafale.

O Gripen E/F vai continuar comendo pelas beiradas nos países menos afortunados da Europa.
Gripen irá só para países marginais em termos de defesa e minúsculos como tem mostrado até aqui.

Vai continuar vendendo meia duzia de caças para um país ou outro e tocando seu projetos 4g até o fim dos tempos, quem tem grana vai gastar com 5g e não investir no passado.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60728
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6392 vezes
Contato:

Re: F-35 News

#3274 Mensagem por Túlio » Seg Mai 22, 2017 11:50 am

Sei não, vamos ver. Notar que a SAAB está juntando sua capacidade de fabricar excelentes caças com a quase inigualável capacidade da EMBRAER de comercializar e fornecer suporte pós-venda no mundo todo, tradição que os Suecos praticamente não têm. Notar ainda que se pode integrar quase tudo ao Gripen (e novamente temos a capacidade de marketing da EMBRAER), enquanto que no WTF-35, bueno...

E tem mais: mesmo as Forças Aéreas "ricas" estão arrepiando com o custo da hora de voo do Typhoon e Rafale, imaginem quando tiverem que encarar o do WTF-35.




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7523
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: F-35 News

#3275 Mensagem por J.Ricardo » Seg Mai 22, 2017 3:06 pm

Túlio, acho que a única maneira da Suécia ganhar mercado do F-35 seria apresentar uma proposta de 5ª geração, como vc disse, o urso tem o S-50 logo ao lado e isso acaba empurrando a Europa para algo similar ou superior (cfe a visão deles).




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60728
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6392 vezes
Contato:

Re: F-35 News

#3276 Mensagem por Túlio » Seg Mai 22, 2017 3:15 pm

J.Ricardo escreveu:Túlio, acho que a única maneira da Suécia ganhar mercado do F-35 seria apresentar uma proposta de 5ª geração, como vc disse, o urso tem o S-50 logo ao lado e isso acaba empurrando a Europa para algo similar ou superior (cfe a visão deles).

Cupincha, quantas Forças Aéreas no mundo precisam mesmo de um 5G? Destas, quantas podem arcar com os custos dele? E, destas últimas, quantas acham quem lhes venda uma versão que não seja downgraded? Bem poucas, eu diria.

Com o F-16 chegando ao fim de seu desenvolvimento e os outros dois Eurocanards custando os tubos (aquisição e manutenção), a ÚNICA opção Ocidental - e com o marketing e pós-venda da EMBRAER a seu favor - para a maioria, que precisa de um caça dos buenos mas não tem essa grana toda, será mesmo o Gripen.

A ver.




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceram: 167 vezes

Re: F-35 News

#3277 Mensagem por mmatuso » Seg Mai 22, 2017 3:32 pm

NG custou 150 milhões de doláres por unidade no valor de proposta.

Não é tão barato assim pelo o que estão propondo de ser um caça monomotor de baixo custo e nem concorre com F16.

Se for os Gripens antigos talvez o preço seja melhor, mas são mais defasados do que um F16 top de linha com tudo de melhor.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60728
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6392 vezes
Contato:

Re: F-35 News

#3278 Mensagem por Túlio » Seg Mai 22, 2017 4:04 pm

mmatuso escreveu:NG custou 150 milhões de doláres por unidade no valor de proposta.

Não é tão barato assim pelo o que estão propondo de ser um caça monomotor de baixo custo e nem concorre com F16.

Se for os Gripens antigos talvez o preço seja melhor, mas são mais defasados do que um F16 top de linha com tudo de melhor.

No duro? A mim parece que apenas pegaste a nossa parte do custo de desenvolvimento + produção e dividiste por 36. Peraê:

1 - Dos 36, apenas 28 serão E? Quanto ao F, com o qual a FAB pretende inclusive fazer um "mini-Growler", onde ele está nessa conta de padaria?

2 - Após recebidos os 60 da Suécia e os nossos 28 (tudo Gripen E), dividindo-se o custo total, dá quanto por unidade (lembrar, o F será desenvolvido/adquirido DEPOIS mas já consta da tabela de custos)?

Baixa o preço ae, tio... :lol: :lol: :lol: :lol:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60728
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6392 vezes
Contato:

Re: F-35 News

#3279 Mensagem por Túlio » Seg Jun 05, 2017 4:52 pm

Abaixo uma das matérias mais interessantes que já li sobre o Lightning II:

http://www.businessinsider.com/f-35-vs- ... ack-2017-4

É de cair duro e fazer neguim mudar de opinião (meu caso). Pois eu - e, em minha defesa, devo acrescentar que muitos pilotos de caça a compartilhavam, aliás, eu é que compartilhava deles - olhava para o supercaça (é, parei de falar mal) que ele de fato é mas imaginava o que poderia fazer baseado em aeronaves que fazem o que as antigas faziam, tipo dogfight com manobras violentas e acelerações bruscas para lançar algum BVR sem dar tempo ao In de lançar um contra-ataque com seu próprio BVR.

Pois, com base no que li, creio que apenas começo a compreender do que realmente se trata, quando falamos em F-35: o lance é chegar de mansinho, com todo mundo procurando por outra coisa e, na manha, ir derrubando a cambada, destruindo sítio de AAAe e qualquer outro tipo de alvo. E fica o resto da tigrada lá, bufando de raiva e esquadrinhando o céu todo sem necas de retorno, o único indício de que tem F-35 na área é que, assim do nada, outro cupincha de repente voa pelos ares.

Continuo a achar que não vai ter nunca capacidade supercruise mas ... precisa? Diria que não, o jogo é outro agora. Ir de mansinho e pegar todo mundo de calças na mão. Chega a lembrar daquela antiga piada do touro véio e o touro novo... :lol: :lol: :lol: :lol:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: F-35 News

#3280 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Jun 05, 2017 6:47 pm

E se o inimigo também souber andar de mansinho mas é bom de briga (PAK FA)?




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60728
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6392 vezes
Contato:

Re: F-35 News

#3281 Mensagem por Túlio » Seg Jun 05, 2017 7:03 pm

É bom no tipo de briga que foi descrito? Favor descrever e postar link, como eu fiz. Aliás, F-35 já entrou em serviço e parece que a tchurma de Judá já anda chutando alguns traseiros por aí, já aquele monte de protótipos diferentes um do outro, espero que tenham ao menos feito ao menos algum ensaio de resistência estrutural... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: F-35 News

#3282 Mensagem por Carlos Lima » Seg Jun 05, 2017 11:33 pm

Rollout do primeiro F-35 montado no Japao...



Bom... eu venho dizendo a tempos que o F-35 nao e' para ser pensado como uma aeronave 'normal'. Ele de fato representa uma outra geracao (sob varios aspectos mais ate do que o F-22 que tem um proposito bem mais 'simples').

A coisa 'e bem diferente... e toda a oportunidade que tenho de conversar e ver coisas relacionadas ao projeto, isso fica claro.

Enfim... a algumas semanas atras eu tive a oportunidade de experimentar o tao polemico capacete dele.

Bem mais leve do que muita gente diz por ai. Na verdade super facil de vestir e as informacoes que vi no visor (eram basicas) eram super faceis de entender (e o capacete nem estava ajustado para a minha visao/cabeca - o que operacionalmente nao 'e o caso).

'E um mundo bem diferente do que estamos acostumados.

PS: Como ja era esperado a Espanha tambem esta interessada no F-35.

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7523
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: F-35 News

#3283 Mensagem por J.Ricardo » Ter Jun 06, 2017 9:53 am

Esse é o caminho natural da Europa (pra quem tem $$$), ele será a linha de frente do Ocidente.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60728
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6392 vezes
Contato:

Re: F-35 News

#3284 Mensagem por Túlio » Ter Jun 06, 2017 2:51 pm

Carlos Lima escreveu: Bom... eu venho dizendo a tempos que o F-35 nao e' para ser pensado como uma aeronave 'normal'. Ele de fato representa uma outra geracao (sob varios aspectos mais ate do que o F-22 que tem um proposito bem mais 'simples').

A coisa 'e bem diferente... e toda a oportunidade que tenho de conversar e ver coisas relacionadas ao projeto, isso fica claro.

Enfim... a algumas semanas atras eu tive a oportunidade de experimentar o tao polemico capacete dele.

Bem mais leve do que muita gente diz por ai. Na verdade super facil de vestir e as informacoes que vi no visor (eram basicas) eram super faceis de entender (e o capacete nem estava ajustado para a minha visao/cabeca - o que operacionalmente nao 'e o caso).

'E um mundo bem diferente do que estamos acostumados.

PS: Como ja era esperado a Espanha tambem esta interessada no F-35.

[]s
CB
Ah, se inveja matasse... :lol: :lol: :lol: :lol:

Mas acredito que tenhas razão, mesmo o Raptor não é páreo para o tipo de combate proposto para o F-35 e que, pelo que vejo, os próprios ianques mal começam a entender. O propósito do F-22 era fazer tudo o que um FLANKER faz e ainda por cima ser stealth e supercruiser.

Já o (ou um dos) do F-35 parece ser reinventar as regras do combate aéreo. Se for bem sucedido, caças como o PAK-FA, desenvolvidos para enfrentar o F-22, já vão nascer obsoletos, porque o próprio conceito até agora aceito para caças 5G terá mudado. A manobrabilidade e desempenho estonteantes não serão mais úteis para nada, o que conta é passar despercebido mas sabendo exatamente onde o In está. Um analogia interessante seria a de mandar um GC de conscritos "sangue no zóio" com Fzs de mira "de ferro" caçar um Sniper (F-35) e seu Spotter (AEW/AWACS) superequipados pela Serra da Mantiqueira. A não ser que algo dê MUITO errado, a lógica é que ou o que sobrar do GC dá no pé ou serão TODOS abatidos, um por um e em lugares diferentes.




"Na guerra, o psicológico está para o físico como o número três está para o um."

Napoleão Bonaparte
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: F-35 News

#3285 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jun 06, 2017 11:06 pm

Túlio escreveu:
Carlos Lima escreveu: Bom... eu venho dizendo a tempos que o F-35 nao e' para ser pensado como uma aeronave 'normal'. Ele de fato representa uma outra geracao (sob varios aspectos mais ate do que o F-22 que tem um proposito bem mais 'simples').

A coisa 'e bem diferente... e toda a oportunidade que tenho de conversar e ver coisas relacionadas ao projeto, isso fica claro.

Enfim... a algumas semanas atras eu tive a oportunidade de experimentar o tao polemico capacete dele.

Bem mais leve do que muita gente diz por ai. Na verdade super facil de vestir e as informacoes que vi no visor (eram basicas) eram super faceis de entender (e o capacete nem estava ajustado para a minha visao/cabeca - o que operacionalmente nao 'e o caso).

'E um mundo bem diferente do que estamos acostumados.

PS: Como ja era esperado a Espanha tambem esta interessada no F-35.

[]s
CB
Ah, se inveja matasse... :lol: :lol: :lol: :lol:

Mas acredito que tenhas razão, mesmo o Raptor não é páreo para o tipo de combate proposto para o F-35 e que, pelo que vejo, os próprios ianques mal começam a entender. O propósito do F-22 era fazer tudo o que um FLANKER faz e ainda por cima ser stealth e supercruiser.

Já o (ou um dos) do F-35 parece ser reinventar as regras do combate aéreo. Se for bem sucedido, caças como o PAK-FA, desenvolvidos para enfrentar o F-22, já vão nascer obsoletos, porque o próprio conceito até agora aceito para caças 5G terá mudado. A manobrabilidade e desempenho estonteantes não serão mais úteis para nada, o que conta é passar despercebido mas sabendo exatamente onde o In está. Um analogia interessante seria a de mandar um GC de conscritos "sangue no zóio" com Fzs de mira "de ferro" caçar um Sniper (F-35) e seu Spotter (AEW/AWACS) superequipados pela Serra da Mantiqueira. A não ser que algo dê MUITO errado, a lógica é que ou o que sobrar do GC dá no pé ou serão TODOS abatidos, um por um e em lugares diferentes.
:D :D :D

Eu vou ver se coloco algumas fotos do capacete e mais umas outras quando voltar da minha 'missao' aqui em terras 'super distantes' :mrgreen: ...

Pois 'e... 'e algo bem diferente, nao da para pensar em combate 'tradicional' e quando os 'adversarios' pensam em combate tradicional e o F-35 pode agir 'a sua maneira' os adversarios perdem... e feio.

Obviamente que os Americanos nao sao bestas e faz parte do Desenvolvimento do F-35 ter um entendimento da situacao aonde o F-35 teria que brigar 'em pe' de igualdade' com anv de 4 geracao e outras.

Com isso voce tem total conhecimento dos seus pontos fortes e fracos e desenvolve novas tecnicas para superar as suas fraquezas. Mas todo mundo esta fazendo isso e isso inclui os russos com o PAK. Para tanto que o seu desenvolvimento deu uma freiada porque os caras nao sao bobos e agora estao entendendo o que potencialmente tem em maos em termos de produto e seu potencial.

O F-35 tem hoje muitos bugs para ser consertados e muita coisa para ser aprendida ainda (o que pode gerar mais bugs :D).

Essa 'e a diferenca de uma aeronave de combate "Hardware Centric" e uma aeronave "Software Centric".

Meu 2 cents...

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder