Porque o cancelaram o FX

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Spectral
Sênior
Sênior

#31 Mensagem por Spectral » Seg Set 19, 2005 2:07 pm

Não respondi ao autor da mensagem pois percebo que este é uma pessoa bastante arrogante, que se acha dono da verdade e da minha parte, sinceramente, estou cansado de brigar em fórum na internet! Enfim... espero que tenha entendido o pq da minha opinião.

:oops: :oops: :oops:

Estou chocado, sou "arrogante" e acho-me o "dono da verdade"...

:oops: :oops: :oops:

Homem, deixe de usar o "preconceito" como desculpa sempre que o seu brinquedo favorito não é aclamado por todos. Como o Plínio disse, há preconceitos por todo o lado. Por mim, cada vez gosto menos das aeronaves russas devido a esta atitude tão popular na Internet que estas são as melhores do mundo em tudo e mais alguma coisa, e que todo o mundo não as compra devido às pressão dos maléficos EUA.

Cumptos
Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#32 Mensagem por Plinio Jr » Seg Set 19, 2005 2:25 pm

Blz Zero4.

Até entendo a sua postura em relação ao assunto, tanto que já o vi diversas vezes defendendo o F-16MLU e o Gripen seriam (e são) completamente aptos para serviço na FAB.

Mas é aquele negócio que eu disse, não existem somente os russos para resolver nossas questões de equipamentos militares, concordo que eles produzem ótimos produtos,mas tem-se todo um contexto a ser analisado antes de adquirir seus produtos e esta regra tbm vale para os demais países tbm.

Vejo que no momento , a FAB deveria estreitar ainda mais sua cadeia logistíca e operacional, escolher um vetor russo no momento, como o Su-35, não seria somente a aquisição de uma aeronave e sim assimilar todo um novo conceito, algo completamente diferente daquilo que já operamos e que temos em disponibilidade no momento e teríamos que seguir uma linha de aquisição de futuros produtos da mesma origem, ou seja russos.

Resta saber se mais adiante,os russos nos terão algo a oferecer que possa sumplantar ou complementar por exemplo, uma aquisição de Su-27SM ou Su-35 nos FX/FX-B. O candidato natural seria o PAK-FA,mas quem garante que este projeto vai dar certo ??

Os americanos com todos os recursos que possuem não enfrentam problemas técnicos nos desenvolvimentos dos F/A-22 e F/A-35 ?? Não cancelaram o RAH-66 Comanche ?? São exemplos a serem analisados que a coisa não é tão simples quanto parece.

O que muita gente aki não se tocou,é que URSS e Rússia são países completamente diferentes e em outras realidades. Os russos não são sombra daquilo que os soviéticos já foram um dia, tanto militarmente,quanto financeiramente.

Talvez estas mesmas incertezas que vejo na aquisição de caça russo , sejam as mesmas que a FAB tenha, levando-a a recusa da escolha do Su-35,que tecnicamente e financeiramente, era a melhor proposta do FX.
Carlos Mathias

#33 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Set 19, 2005 2:51 pm

Plínio, me permita discordar. A Índia e a China sempre compraram e continuam comprando/fabricando equipamento russo. Sobre um futuro substituo para o Su-35, qual seria este substitutom para o Rafale e EF? Nunca ouvi falar de nada à respeito, ou seja, de um novo avião sendo projetado/desenvolvido para tal, um F-22 europeu. A Rússia certamente sairá com um caça de quinta geração logo logo, ela não pode ficar muito atrás de americanos e europeus e nunca ficou, aliás superou a Europa.

Colega Spectral, as aeronaves russas nunca foram aqui ditas, pelo menos por mim, como as melhores do mundo, afinal existe F-22, mas que elas são perfeitamente competiticas e equivalentes as ocidentais isso são sim. O que talvez não se queira ver é que existe sim preconceito quanto a equipamento russo, existe sim lobby dos tradicionais fornecedores ocidentais de armamentos. Veja que durante o FX até de hangarete se falou, que os parafusos eram de medidas esdrúxulas quando na verdade existem padrões adotados por todos os países do mundo simplesmente por praticidade. Repito aqui que foi citado inúmeras vezes em revistas especializadas nacionais o tal preconceito da FAB relativo à equipamento russo. Então não é birra não, é fato.

Se net está cheia destes comentários então deve haver algo de verdade né vão? Ou são todos malucos?
Plinio Jr
Sênior
Sênior

#34 Mensagem por Plinio Jr » Seg Set 19, 2005 3:20 pm

A Índia e a China sempre compraram e continuam comprando/fabricando equipamento russo.

A questão não é quem compra Carlos e sim de necessidades, as nossas não são as mesmas de hindus e chineses, veja a variedade enorme de modelos que eles utilizam e imagine o pesadelo logistico de manter tudo isto operacional , isto s/ contar financeiramente o quanto isto custa,creio que não temos condições no momento de equiparar-se a eles como exemplo.

Sobre um futuro substituo para o Su-35, qual seria este substitutom para o Rafale e EF?

Mostra o quanto a FAB acertou em não optar pelo Su-35 que é um projeto nati-morto, pois ninguem se interessa por ele,nem mesmo o país de origem ou seja,muito arriscado seria esta escolha.

Quanto aos sucessores do Rafale e EF-2000, complicado dizer porque estão entrando em serviço operacional , o mesmo não ocorre com o Su-35, que ao que tudo indica, será substituído pelo PAK-FA que no mínimo, será uma aeronave de desempenho similiar ou pouco superior aos modelos europeus.

A Rússia certamente sairá com um caça de quinta geração logo logo, ela não pode ficar muito atrás de americanos e europeus e nunca ficou, aliás superou a Europa.

Colega Spectral, as aeronaves russas nunca foram aqui ditas, pelo menos por mim, como as melhores do mundo, afinal existe F-22, mas que elas são perfeitamente competiticas e equivalentes as ocidentais isso são sim.

Muita incoerência não acha ?? Agora quanto a sua superiodade russa não se reflita neste momento, pois em serviço ativo, Su-27SM são inferiores a EF-2000 e Rafales.
Jose Matos
Avançado
Avançado
Contato:

#35 Mensagem por Jose Matos » Seg Set 19, 2005 6:11 pm

Olá Carlos

Como já postei atrás, o SU-35 não satisfazia os requisitos da FAB. E quando falo de requisitos não estou a falar de contrapartidas nem de preço, estou a falar de requisitos técnicos e operacionais. Pelo menos, foi assim que entendi as declarações do Bueno.

Portanto, não adianta estarmos a dizer que o SU-35 é melhor do que o Grippen. Quem avaliou os aviões foi a FAB e chegou à conclusão que único que servia nos requisitos do F-X era o Grippen.

No entanto, não temos informação a fundo sobre isso, portanto, só tendo acesso à informação produzida durante a avaliação do F-X é que podíamos perceber porque razão só um avião satisfazia os requisitos.

Ora como não temos essa informação não adianta especular. Como já disse noutro post qualquer avaliação nossa é sempre incompleta, pois não temos acesso a informação previligiada.

E acho que esta questão do F-X devia servir de exemplo para outras discussões. Tenho uma pequena ideia do que se disse aqui nos últimos anos a propósito do F-X. E muito do que se disse estava longe da realidade concerteza. E este problema é frequente aqui.

É que não temos a noção muitas vezes do que estamos a dizer. Falamos porque conhecemos um pouco do mundo da aviação, mas depois não temos a noção de que somos amadores nestas coisas.

É certo que existem aqui discussões de grande nível, mas isso não invalida o facto de estarmos num mundo muito complexo com cambiantes que nos ultrapassam. Nós não somos profissionais neste mundo. Não vendemos caças, não somos pilotos, não somos autores de obras de referência ou artigos, não fazemos parte das comissões de avaliação, não somos investigadores.

Somos apenas uns amadores destas coisas que gostamos de partilhar este gosto. Nada mais do que isso. E é importante não perdermos esta noção quando falamos e discutimos. É claro que o nosso nível de conhecimento está muito acima do cidadão comum, mas é preciso perceber que acima de nós há pessoas mais habilitadas que avaliam caças e percebem quais são ou não os que satisfazem os requisitos.

Um abraço

Editado pela última vez por Jose Matos em Seg Set 19, 2005 6:16 pm, em um total de 1 vez.
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#36 Mensagem por Luís Henrique » Seg Set 19, 2005 6:14 pm

O que eu penso é que nestas e outras discussões é preciso ter em linha de conta aquilo que o Vinicius e eu próprio já dissemos aqui. O Grippen era o único que satisfazia os requisitos da FAB e quem o disse foi o próprio chefe da FAB.

José, a pergunta é a seguinte:

Por quê o chefe da FAB disse que o Gripen era o único que atendia aos requisitos?

Será que ele não quer equipamento americano, não quer ser esfaqueado pelo antigo avião francês e tem preconceito com aviões russos?
Ou será que rolou um mensalão, caso o vencedor seja o Gripen? :roll:

Como você disse nós não estamos lá e fica difícil saber, talvez o chefe da FAB analise mais sobre a manutenção, e sabendo que o governo não destina verbas para as forças armadas, ele tenha preferido o Gripen por ser um avião moderno e barato de manter.

Agora, meu primo é major da aeronáutica e ele me disse que quase a totalidade dos pilotos de caça queriam o Su-35. Por quê?
Maior alcance, maior capacidade de armamentos, super manobrável, moderno, armamento excelente, etc. Então a vitória do Gripen só pode ser por custo operacional ou mensalão.

Acho que deveriam fazer uma votação em toda a FAB e veriam que o vencedor seria o Su-35. O problema de deixar para um homem ou poucos homens resolver é que a corrupção pode comer solta.
Não estou acusando ninguém, mas é possível que aconteça e é possível que tenha acontecido.

Legal... então foi apenas um mal entendido.

:wink:

Mostra o quanto a FAB acertou em não optar pelo Su-35 que é um projeto nati-morto, pois ninguem se interessa por ele,nem mesmo o país de origem ou seja,muito arriscado seria esta escolha.

Quanto aos sucessores do Rafale e EF-2000, complicado dizer porque estão entrando em serviço operacional , o mesmo não ocorre com o Su-35, que ao que tudo indica, será substituído pelo PAK-FA que no mínimo, será uma aeronave de desempenho similiar ou pouco superior aos modelos europeus
.

É impressionante como você escreve exatamente o contrário do que eu penso, toda hora. :lol:

A FAB se estivesse escolhido o Su-35, hoje teríamos o melhor avião da AL e o F-16 chileno e os Mig peruanos seriam ficha. Decidindo por produzir os outros 108 aviões, poderiamos ter produção sob licença, armamentos excelentes e seriamos bem melhores do que seremos com o M2000C.

Não é nada arriscado esta escolha, o Su-35 nada mais é que um Su-30MKI monoplace. Existem diferenças, mas é tudo a mesma aeronave. É a mesma coisa que dizer que o F-16E é uma porcaria porque os EUA não compraram ou o F-15K ou o Mirage 2000-9. Pare de falar besteira, só porque a Rússia não comprou não quer dizer que é arriscado ou ruim.
O Su-27 é excelente, os Su-30 também e o Su-35 é a evolução destes.

O Pak-Fa não será uma aeronave de desempenho similar ou pouco superior aos europeus. Para isto os russos já tem os Su-27SM, Su-30MK, Su-30MKI. Ou seja, o que os europeus, todos unidos (ou quase todos) conseguiram hoje, os russos já tinham a 20 anos atrás. Obviamente a eletrônica evolui, mas um Su-27 modernizado é comparável a qualquer aeronave européia. Perde, mas é muito mais antigo e ainda assim um tremendo concorrente.

O Pak-Fa só terá 2 rivais: o F-22 e o F-35.

Muita incoerência não acha ?? Agora quanto a sua superiodade russa não se reflita neste momento, pois em serviço ativo, Su-27SM são inferiores a EF-2000 e Rafales.

A única real vantagem do Rafale e do EF perante o Su-27SM é que o RCS do avião russo é bem maior.

O avião russo tem radar mais potente, é mais rápido, tão manobrável quanto ou mais manobrável, tem maior alcance, etc etc etc. Agora, acho que se os russos colocarem um RAM da vida nos Su-27SM ou reduzirem o RCS de alguma forma, acho que não existiria vantagem para os aviões europeus. Obviamente são mais modernos, novos, etc, mas leve em consideração que estamos comparando um avião que foi feito na década de 80 com aviões recentes, e percebe-se a paridade entre eles.
Jose Matos
Avançado
Avançado
Contato:

#37 Mensagem por Jose Matos » Seg Set 19, 2005 6:23 pm

Olá Luis

A questão está mal colocada por ti. Não é chefe da FAB que quer ou não equipamento americano ou que há um mensalão. Houve concerteza uma comissão de avaliação na FAB que analisou as várias propostas e produziu um relatório. É assim que as coisas funcionam num concurso destes. E nesse relatório deve dizer que dos aviões analisados o único que satisfazia os requisitos era o Grippen.

O que teu primo disse tem pouca relevância para o caso. O que me interessa unicamente é o relatório da comissão de avaliação. Esse é que conta para a discussão. Ora o teu primo leu, por acaso, o relatório ou teve acesso a ele? Calculo que não, pois senão sabia o mesmo que o Bueno.

O que Chefe da FAB disse era certamente aquilo que vinha no relatório. É pena é que esse relatório não seja público, pois acho que ganharíamos muito com isso.

Um abraço

Jose Matos
Avançado
Avançado
Contato:

#38 Mensagem por Jose Matos » Seg Set 19, 2005 6:30 pm

Outra coisa

A ideia que dás de uma votação na FAB para saber qual o melhor pode ter a sua graça, mas não tem qualquer sentido na realidade, nem jamais alguém faria isso numa força aérea digna desse nome. Aliás, acho isso inconcebível em qualquer avaliação séria que se faça de um avião.

Quando se compra um caça há uma comissão de avaliação que é nomeada. Para essa comissão são nomeadas várias pessoas (normalmente pilotos e técnicos) que vão avaliar o avião e produzem depois um relatório final para as chefias. É assim que as coisas funcionam em qualquer sítio do mundo. As chefias transmitem ao poder políticos e este decide. É tão simples quanto isto.

Um abraço

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#39 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Set 19, 2005 6:42 pm

Luís, pergunte ao seu primo se ele tem acesso aos relatórios da COPAC - Comissão do Projeto Aeronave de Combate. Foi essa comissão que credenciou o Gripen como vencedor do F-X.
Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Spectral
Sênior
Sênior

#40 Mensagem por Spectral » Seg Set 19, 2005 6:49 pm

Carlos percebo o seu ponto de vista e acredito que haja algum preconceito, mas não podemos deitar para cima dele as culpas de tudo.

Não é nada arriscado esta escolha, o Su-35 nada mais é que um Su-30MKI monoplace.

NÃO É!

repostando o que pus há uns tempos atrás :

são duas evolução ao Su-27 básico diferentes, feitas por empresas diferentes que concorrem entre si, e que diferem em vários aspectos.

Quote:
In the begining IAAPO made two-seaters exclusively and KnAAPO made single seaters exclusively. (NAAPO made the side-by-side two seat Su-34 but that is a different story).

KnAAPO developed the 'Super Flanker' - the single-seat Su-35. New airframe, canards etc - as others have posted. A completely revised airframe to the Su-27.

IAAPO developed the -MKI for India from their own -UB trainer.

Not to be outdone, KnAAPO also then made a two-seater, the -MKK for China - probably because China did not want their Su-30's made in the same place as the Indian Su-30's.

KnAAPO then made the Su-35UB - probably as a marketing tool to give potential Su-35 buyers a back-seat ride.

It combines the Su-35 airframe (are you still with me?) with the two-seat cockpit.

ra isto os russos já tem os Su-27SM, Su-30MK, Su-30MKI. Ou seja, o que os europeus, todos unidos (ou quase todos) conseguiram hoje, os russos já tinham a 20 anos atrás.

O Su-27SM é diferente do SK, além d ser muito diferente do MK e ainda mais do MKI. Não podem ser metidos no mesmo saco. Agora há 20 anos atrás tinhamos o Su-27S com problemas de maturação e em serviço limitado. Comparar um Su-27S com um EF/Rafale ? brincalhão :mrgreen:

É capaz, mas o que sabemos do PAK-FA ? Nada, zero. Futurologia é melhor deixar para as videntes :wink:

A única real vantagem do Rafale e do EF perante o Su-27SM é que o RCS do avião russo é bem maior.

Brincalhão :mrgreen:
suntsé
Sênior
Sênior
Agradeceu: 232 vezes
Agradeceram: 154 vezes

#41 Mensagem por suntsé » Seg Set 19, 2005 7:02 pm

Enquando não tivermos um presidente que tenha coragem de contrariar intereses, eu creio que dificilmente será escolhido O MELHOR TECNICAMENTE!

Eu sou absolutamente contra a compra de qualquer armamento Americano ou Inglês, pois estes paises são louquinhos para fazer retaliação quando algum interese esta em jogo!

Um exemplo são os militares e politicos incompetentes que escolheram uma empresa americana para fornecer os equipamentos do SIVAM.
Plinio Jr
Sênior
Sênior

#42 Mensagem por Plinio Jr » Seg Set 19, 2005 10:29 pm

Citação:
Não é nada arriscado esta escolha, o Su-35 nada mais é que um Su-30MKI monoplace.

Putz Luis, vc insiste mesmo hein....

Citação:
ra isto os russos já tem os Su-27SM, Su-30MK, Su-30MKI. Ou seja, o que os europeus, todos unidos (ou quase todos) conseguiram hoje, os russos já tinham a 20 anos atrás.

Os russos só tem 02 dezenas de Su-27SM , um punhado de Su-30 e olhe lá e todos sendo inferiores aos atuais EF-2000 e Rafale...

Comparar um Su-27S com um EF/Rafale ? brincalhão

Citação:

Brincalhão

Realmente eu o vejo como uma pessoa muito divertida e engraçada...

Citação:

:roll: :roll: táh bom....

[/b]
ZeRo4
Sênior
Sênior

#43 Mensagem por ZeRo4 » Seg Set 19, 2005 10:44 pm

Plinio Jr escreveu:Até entendo a sua postura em relação ao assunto, tanto que já o vi diversas vezes defendendo o F-16MLU e o Gripen seriam (e são) completamente aptos para serviço na FAB.

Com certeza, fico feliz que tenha percebido isso.

Plinio Jr escreveu:Mas é aquele negócio que eu disse, não existem somente os russos para resolver nossas questões de equipamentos militares, concordo que eles produzem ótimos produtos,mas tem-se todo um contexto a ser analisado antes de adquirir seus produtos e esta regra tbm vale para os demais países tbm.

Com certeza não... tanto é que por diversas vezes defendi o F-16MLU e o Gripen. Apenas trouxe esse assunto a tona novamente para falar do preconceito contra material "made in Russia". Muitas vezes vemos opiniões extremamente diferentes apenas pelo fato do equipamento ser Russo.

Plinio Jr escreveu:Vejo que no momento , a FAB deveria estreitar ainda mais sua cadeia logistíca e operacional, escolher um vetor russo no momento, como o Su-35, não seria somente a aquisição de uma aeronave e sim assimilar todo um novo conceito, algo completamente diferente daquilo que já operamos e que temos em disponibilidade no momento e teríamos que seguir uma linha de aquisição de futuros produtos da mesma origem, ou seja russos.

Justamente por isso sempre preferi a aquisição dos F-16MLU ou Gripen pois podem compartilhar a logística de forma mais harmoniosas com o F-5BR e AMX-M do que o Mirage2000C e Su-27SM.

Plinio Jr escreveu:Resta saber se mais adiante,os russos nos terão algo a oferecer que possa sumplantar ou complementar por exemplo, uma aquisição de Su-27SM ou Su-35 nos FX/FX-B. O candidato natural seria o PAK-FA,mas quem garante que este projeto vai dar certo ??

Eu acho realmente difícil o Pak não dar "certo" o problema é que no futuro horizonte, eu vejo os Eurocanards "obsoletos" perante ao F-35 e F-22 enquanto enxergo o Pak justamente entre o F-35 e o F-22! Evidente que se e somente se... as coisas derem certo ;)

Plinio Jr escreveu:Os americanos com todos os recursos que possuem não enfrentam problemas técnicos nos desenvolvimentos dos F/A-22 e F/A-35 ?? Não cancelaram o RAH-66 Comanche ?? São exemplos a serem analisados que a coisa não é tão simples quanto parece.

Com certeza... mas quando se fala em F-22 e F-35 falamos em algo realmente necessário, para os Americanos, assim como o Pakl-Fa é realmente necessário aos Russos. O Comanche já não era tão "necessário" assim, seu custo para o que oferecia era realmente alto e foi abandonado pelos Americanos, se não me engano foi isso...

Plinio Jr escreveu:O que muita gente aki não se tocou,é que URSS e Rússia são países completamente diferentes e em outras realidades. Os russos não são sombra daquilo que os soviéticos já foram um dia, tanto militarmente,quanto financeiramente.

Também concordo... mas acho que eles ainda lutam para tentar se manter a altura! evidente que não conseguiram... mas ainda acho isso uma for prerrogativa para achar que o Pak vai sim dar certo.

Plinio Jr escreveu:Talvez estas mesmas incertezas que vejo na aquisição de caça russo , sejam as mesmas que a FAB tenha, levando-a a recusa da escolha do Su-35,que tecnicamente e financeiramente, era a melhor proposta do FX.

Talvez sim... O Su-35 traria alguns problemas para a FAB e eu nunca escondi essa opinião de ninguém... num futuro próximo com certeza saberemos quais opiniões estavam corretas ;)
As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
ZeRo4
Sênior
Sênior

#44 Mensagem por ZeRo4 » Seg Set 19, 2005 10:46 pm

Plinio Jr escreveu:Mostra o quanto a FAB acertou em não optar pelo Su-35 que é um projeto nati-morto, pois ninguem se interessa por ele,nem mesmo o país de origem ou seja,muito arriscado seria esta escolha.

Quanto aos sucessores do Rafale e EF-2000, complicado dizer porque estão entrando em serviço operacional , o mesmo não ocorre com o Su-35, que ao que tudo indica, será substituído pelo PAK-FA que no mínimo, será uma aeronave de desempenho similiar ou pouco superior aos modelos europeus.

Plínio não esqueça do Su-35BM! que cobrirá a Russia até a entrada do Pak-Fa em serviço! Pelo o que eu ando lendo... ela usará uma variada gama de equipamentos que estão sendo projetados para o Pak, inclusive motor, além de tratamento para redução de RCS! Seria um inimigo ainda formidável para os Eurocanards.
As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Carlos Mathias

#45 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Set 19, 2005 11:31 pm

Olha, parece que o pessoal daqui está sofrendo de amnésia, ou todos já esqueceram das manobras dos brigadeiros da FAB para beneficiar o M-2000? Lembram de um cara destes que foi dizer numa audiência pública lá no congresso que os 12 M-2000 seriam fabricados aqui???? Lembram que foi desmascarado e ficou com cara de bunda? Lembram que nestas audiências apenas pessoas ligadas à EMBRAER estavam presentes, o que causou estrnhesa aos deputados da tal comissão??? Esqueceram??? Eu não. Lembram que a tal comissão era formada por gente de uma porrada de ministérios??? Isso ocorreu porque estes eram os mais indicados para escolher um novo caça para a FAB??? Ou poderia rolar um mensalão??? Será que os brigadeiros por força da posição, que tem sim um "quê" político, não estariam observando mais a quarta dimensão em favor das três verdadeiras e que afinal e no final são as que realmente contam?? Alguém acredita que a FAB seja realmente uma ilha de honestidade neste mar de lama? Lembram do coronel preso com cocaína dentro de um hércules???

Plínio, não há incoerência não. Em termos de resolver uma missão, fora o RCS, o que um Su-30/35 não consegue fazer que um EF ou Rafale faça???Aliás em relação ao primeiro, os Su-35/30 tem muito melhor capacidade ar-terra, por metade do preço. Aliás nem deveríamos estar falando deles já que foram desclassificados no FX logo de cara.

Esse negócio de linha logística é meio estranho aqui, estamos comprando um avião velho completamente diferente de tudo o que existe nas três forças, mas não tem problema nenhum, nem quando pagamos caríssimo por isto. Pode-se operar o Rafale, que é caro, totalmente diferente de tudo, com tecnologias completamente estranhas as três forças, que não foi comprado por nenhum país fora a França em nenhma das versões e tudo indica não o será. Podemos operar uma caça completamente diferente de tudo o que existe aqui, com poucas possibilidades de transferências tecnológicas e cuja linha de manutenção é sabidamente cara, comprado apenas pelos países participantes(pelo menos isso) e que nasce com uma deficiência na arena ar-solo mesmo sendo um caça desenvolvido por décadas e décadas a fio. Podemos e segundo alguns, devemos operar uma caça leve, que não é adequado ao tamanho do país, que não teve encomendas significativas, não é operado por nenhum país de dimensões semelhantes as nossas, passivo de bloqueios e vetos americanos graças ao motor USA, sistemas aviônicos e tal e completamente diferente de tudo o que existe nas três forças. Agora, não podemos usar um caça que atende realmente o todos os requisitos operacionais da FAB e até da marinha em uma versão naval, com transferência tecnológica ampla, acessível e fácil demonstrada pela experiência de outros países continentais que operam este caça, de preço de aquisição muito baixo em relação ao que oferece e à categoria em que se insere, diferente de tudo o que as três forças operam porém com uma linha de manutenção barata e a possibilidade montagem/produção local, inclusive com a participação da toda poderosa EMBRAER, mas mesmo assim não dá, não pode!

Reparo que no ideário daqui não é possível algo russo ser melhor que algo ocidental sob nenhuma circunstância. Nem quando um caça pesado concorre com um caça leve, muito leve.

Olha, eu aceito que realmente é quase impossível o Brasil vir a operar equipamento russo de alta complexidade e principalmente, principalmente alto valor agregado, já que isto é mercado cativo por aqui.
Trancado