Inf/Cav Mecanizada

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
wilsonjsjr
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 233
Registrado em: Seg Out 31, 2005 11:06 am
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 5 vezes

Re: Inf/Cav Mecanizada

#31 Mensagem por wilsonjsjr » Sex Nov 15, 2013 3:27 pm

Clermont escreveu:
jauro escreveu:Cavalaria Mecanizada na vanguarda.

Imagem
Tomara que esses planos de construção de novas viaturas blindadas leves saiam mesmo do papel. Dentro destes jipes, os soldados parecem dolorosamente expostos a todo tipo de armas no moderno campo de batalha.

Provavelmente, numa operação real, eles estariam é na vanguarda para a Morte...

Imagem

Esta semana vi um Marruá Blindado do EB e fiquei bem impressionado com a viatura..
Novinho em folha.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60653
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6369 vezes
Contato:

Re: Inf/Cav Mecanizada

#32 Mensagem por Túlio » Sex Nov 15, 2013 3:29 pm

Eu vi pessoalmente o TIGR dia desses e babei, câmeras em 360º e uma senhora blindagem...

EDIT - Umas fotos do bicho, ex-BOPE...


Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Notar que o carro chegou desmontado ao Brasil para ver o que daria para aproveitar do que já é feito aqui. Resultou em uns 42% de nacionalização para um único e primeiro veículo. Fico devendo a imagem do motor Cummins nacional porque não sobe pro Imageshack de jeito nenhum. Fotos minhas, usem à vontade.




Editado pela última vez por Túlio em Sex Nov 15, 2013 4:01 pm, em um total de 1 vez.
"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37972
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2619 vezes

Re: Inf/Cav Mecanizada

#33 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Nov 15, 2013 3:42 pm

E o Hummer? Também é uma senhora besta, especialmente os da FAP.

Imagem

O problema é que hoje já se sabe que tanto o veiculo Russo como o Norte-Americano não é topo e há veiculos superiores (ex: os Iveco LMV usados por meia Europa).




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36388
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Inf/Cav Mecanizada

#34 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 15, 2013 4:16 pm

wilsonjsjr escreveu:Esta semana vi um Marruá Blindado do EB e fiquei bem impressionado com a viatura..
Novinho em folha.
Wilsonjsr, desculpe mas Marruá blindado? Donde? Desconheço qualquer um que seja. :shock:

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36388
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Inf/Cav Mecanizada

#35 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 15, 2013 4:31 pm

Um adendo a info sobre essas discussão. Em conversa com Jauro aqui no DB, está bem claro no EB que irão existir dois tipos de veículos leves. Um, os VBR-LR, na categoria dos Iveco LMV ou KMW AMPV como venho comentando aqui há tempos, para os pel de reconhecimento da cav mec, no lugar dos Marruá AM-10 REC e outro, possivelmente, derivado da 'família Guarani' (VBTP-LR), que irá compor as bgdas de cav mec/blda do EB, e que contará com cinco ou seis versões para vários usos dentro destas grandes OM's.

Os primeiros a serem adquiridos, talvez já no ano que vem, se resolvidos os gargalos orçamentários da força terrestre, e pelo que se pode acompanhar até agora no momento, serão os VBR-LR, talvez em função até desta missão que se aproxima da UNIFIL, e para a qual o EB se pretende dispor o melhor que os seus parcos recursos puderem levar. E isto significa, na minha opinião, dentro dos requisitos expostos no ROBem questão, que um dos veículos citos acima terá a preferência na sua aquisição pelos motivos já expostos no tópico específico sobre o assunto.

Os VBTP-LR serão desenvolvidos, pelo que lembro do organograma do projeto Guarani, por último, assim que as versões e subversões das variantes 6x6 e 8x8 estiverem prontas e desenvolvidas. Ou que o EB entenda que possa fazer isso antes do planejado.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 337 vezes

Re: Inf/Cav Mecanizada

#36 Mensagem por eligioep » Seg Nov 18, 2013 1:47 pm

29º BIB + Guarani = UNIFIL 2014




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36388
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Inf/Cav Mecanizada

#37 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 18, 2013 3:02 pm

Falta definir agora se os futuros VBR-LR estão nessa também, ou não. Realmente, esta missão será um marco diferencial para o EB.

[009]

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
irlan
Sênior
Sênior
Mensagens: 2757
Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
Agradeceram: 40 vezes

Re: Inf/Cav Mecanizada

#38 Mensagem por irlan » Seg Nov 18, 2013 3:03 pm

As 4x4?, não seriam derivadas do Guarani?, ou vão comprar de prateleira aí fora?




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3188
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceram: 204 vezes

Re: Inf/Cav Mecanizada

#39 Mensagem por jumentodonordeste » Seg Nov 18, 2013 3:04 pm

eligioep escreveu:29º BIB + Guarani = UNIFIL 2014
Isso já está decidido com o poder civil?




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36388
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: Inf/Cav Mecanizada

#40 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 18, 2013 3:10 pm

irlan escreveu:As 4x4?, não seriam derivadas do Guarani?, ou vão comprar de prateleira aí fora?
São veículos diferentes irlan.São dois projetos paralelos e não concorrentes. Uma coisa será os VBR-LR, outra coisa a versão 4x4 do veículo derivado do projeto Guarani. Aqueles primeiros serão na categoria do Iveco LMV e similares, enquanto esta última na categoria do Iveco Puma. Serão complementares.
jumentodonordeste escreveu:Isso já está decidido com o poder civil?
Tu te referes a ida para o Libano ou a dupla 29a + VBTP Guarani? Tanto um quanto outro, estão autorizadas.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
jumentodonordeste
Sênior
Sênior
Mensagens: 3188
Registrado em: Sex Mai 01, 2009 9:01 pm
Localização: SP
Agradeceram: 204 vezes

Re: Inf/Cav Mecanizada

#41 Mensagem por jumentodonordeste » Seg Nov 18, 2013 3:42 pm

irlan escreveu:As 4x4?, não seriam derivadas do Guarani?, ou vão comprar de prateleira aí fora?

Não acho que seriam derivadas do Guarani. A coisa toda estava meio confusa, para mim pelo menos, porque o termo "Subfamília" aparece. Quando falam de um veículo leve, 4X4 que seria de uma subfamília do Guarani, eu já penso naquele protótipo do Piranha 4X4 ou o Pars 4X4,que acho que nem se materializou. Ou seja, seria um Guarani 4X4. Esse é um jeito de ler.


Outro jeito de ver, que creio ser o mais provável, é o de ver essa tal viatura como parte de uma subfamília de um grupo geral chamado "Viaturas Blindadas de Roda". VBTP-MR (6x6, média) é uma subfamília desse grupo, VBR-LR (4x4, leve) é outra, VBR-MR (8x8, média) também. Se for analisar assim, não vejo nenhum motivo para imaginar que a VBR-LR seria obrigatoriamente derivada do Guarani.

Caso o EB queira algo assim na UNIFIL, também não vejo impedimento nenhum para que ela venham de fora, tendo em vista que o prazo para ingresso na operação já é ano que vem. Não creio que dê tempo para desenvolver/terminar de desenvolver, testar, certificar essa viatura até lá. Também não li nada que impeça a produção por licença.


Isso me confundiu bastante no começo e só tirei a dúvida quando li um post do Tulio com a PORTARIA Nº 119- EME.
ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO
PORTARIA Nº 119- EME, D E 1 9DE JUNHO DE 2013.
Nomeia Comissão a fim de elaborar estudo de
viabilidade sobre a obtenção da Viatura Blindada de
Reconhecimento, Leve, de Rodas (VBR-LR).
O CHEFE DO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO, no uso das atribuições que lhe
conferem o art. 3°, inciso 11, do Regimento Interno o Comando do Exército, aprovado pela Portaria do
Comandante do Exército nº 028, de 23 de janeiro de 2013 e o inciso V do a rt 5º do Regulamento do
Estado-Maior do Exército (R-173), aprovado pela Portaria do Comandante do Exército nº 514, de 29 de
junho de 201 O, resolve:
Art. 1 º Nomear Comissão a fim de elaborar estudo de viabilidade sobre a obtenção da
Viatura Blindada de Reconhecimento, Leve, de Rodas (VBR-LR), primeira versão da Subfamília de
Viaturas Blindadas de Roda (VBR).

Art. 2º A Comissão terá a seguinte composição: I - Presidente:
- Cel Inf JOSÉ HENRIQUE DE CÁSSIO RUFFO, do EME.
11- Secretário:
- 2º Ten QAO JAILSON LAÉRCIO FERREIRA PAZ, do EME.
111 - Membros titulares:
- Cel QEM PAULO CEZAR GOMES CARRILHO, do EME;
- Cel Cav V ALTIR DE SOUZA, do EME;
- Cel Inf MARCOS DE SÁ AFFONSO DA COSTA, do EME;
- Ten Cel Inf CLÁUDIO BOAVENTURA MARTINS, do EME;
- Ten Cel Com JORGE LUIS DOMINGOS FERREIRA, do EME;
- Ten Cel QEM SEBASTIÃO MORAIS DE CARVALHO JÚNIOR, do DEC;
- Ten Cel QEM PAULO CEZAR DIAS DE ALENCAR, do DEC;
- Ten Cel Com CLÁUDIO CRUZ DE SOUZA, do DCT;
- Ten Cel QEM VICTOR SANTORO, do DCT;
- Maj Cav ANDRÉ SÁ E BENEVIDES ARRUDA, do EME;
- 1º Ten QCO MADSON EUSÉBIO FREITAS BARBOSA, do EME; e
- 2º Ten MOACIR MALHEIROS DA FARIA, do Comando Logístico. IV - Membro
suplente:
- Cel Inf Rl RAWLINSON GOMES DE SOUZA, do EME.
Parágrafo único. Nos impedimentos legais e eventuais do Presidente, a Comissão será
presidida pelo Cel Cav GEORGE DA SILVA DIVÉRIO, do EME.
Art. 3º Determinar que esta Portaria entre em vigor na Cl a de sua publicação.
FCarvalho escreveu:
jumentodonordeste escreveu:Isso já está decidido com o poder civil?
Tu te referes a ida para o Libano ou a dupla 29a + VBTP Guarani? Tanto um quanto outro, estão autorizadas.

abs.

A operação em si. Obrigado.




Avatar do usuário
irlan
Sênior
Sênior
Mensagens: 2757
Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
Agradeceram: 40 vezes

Re: Inf/Cav Mecanizada

#42 Mensagem por irlan » Seg Nov 18, 2013 4:41 pm

Iriam com oque tiver agora, incluindo o Guarani e depois mandavam a VBR-LR,não são apenas nós que teremos veículos por lá..




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
Avatar do usuário
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1067
Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: Inf/Cav Mecanizada

#43 Mensagem por Paulo Bastos » Seg Nov 18, 2013 7:58 pm

Túlio escreveu:Eu vi pessoalmente o TIGR dia desses e babei, câmeras em 360º e uma senhora blindagem...

EDIT - Umas fotos do bicho, ex-BOPE...


Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Excelentes fotos Tulio, quando foram tiradas???
Notar que o carro chegou desmontado ao Brasil para ver o que daria para aproveitar do que já é feito aqui. Resultou em uns 42% de nacionalização para um único e primeiro veículo. Fico devendo a imagem do motor Cummins nacional porque não sobe pro Imageshack de jeito nenhum. Fotos minhas, usem à vontade.
Onde conseguiu essa informação, Índio Velho???
Pelo que acompanhei na epopeia desse veículo em Terra Brasiliis, que durou mais de um ano, vi que as únicas "coisas" nacionais que foram implementadas nele foram as peças de manutenção do motor (filtros, velas, etc...), algumas blindagens adicionais colocadas às pressas (a la Mad Max) e o sistema de ar condicionado implantado por uma empresa da Barra da Tijuca. Porem como esse carro já tinha uma baixa relação peso x potência, as implementações feitas aqui o incapacitaram para ele passar nos rigorosos testes em ladeiras de favelas do Rio de Janeiro.
Em suma, esse carro é extremamente limitado, tanto que até nas terras de Rossiya-Matushka ele já esta em vias de substituição!!!!!!

Abraços,
Paulo Bastos




“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: Inf/Cav Mecanizada

#44 Mensagem por jauro » Seg Nov 18, 2013 8:56 pm

Estive em FI- 34º BIMec anteontem, 16/11.
O batalhão recebe muito material de três vertentes SISFRON, PROTEGER e GUARANI. Está atopetado de Vtr SR (faltam motoristas). Os 1º Guaranis a partir do 2º semestre de 2014.
O projeto é de um quartel, edificações, quase todo novo, pavilhões garagens, postos de abastecimento almoxarifados etc. É a parte do icebergue que não aparece.
Mas da gosto de ver a movimentação. Para quem em 1983 só viu penúria, hoje aquilo é de encher o olho. Muita coisa também está se fazendo também no 33º e no 30º BIMec. No sábado nós, os militares de 1983, fizemos lá um belo encontro.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60653
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6369 vezes
Contato:

Re: Inf/Cav Mecanizada

#45 Mensagem por Túlio » Sex Nov 22, 2013 7:16 pm

Paulo Bastos escreveu:
Excelentes fotos Tulio, quando foram tiradas???

Outubro/2013, Montevidéu, quartel da Guardia Repulicana, UY. Eu mesmo tirei, Canon SX-130is.
Paulo Bastos escreveu:
Notar que o carro chegou desmontado ao Brasil para ver o que daria para aproveitar do que já é feito aqui. Resultou em uns 42% de nacionalização para um único e primeiro veículo. Fico devendo a imagem do motor Cummins nacional porque não sobe pro Imageshack de jeito nenhum. Fotos minhas, usem à vontade.
Onde conseguiu essa informação, Índio Velho???
Várias fuentes, tive de inferir. Posso ter errado, já que as infos vão desde uma modificação (Rosob) até o motor original já ser o Cummins brazuca.

Paulo Bastos escreveu:Pelo que acompanhei na epopeia desse veículo em Terra Brasiliis, que durou mais de um ano, vi que as únicas "coisas" nacionais que foram implementadas nele foram as peças de manutenção do motor (filtros, velas, etc...), algumas blindagens adicionais colocadas às pressas (a la Mad Max) e o sistema de ar condicionado implantado por uma empresa da Barra da Tijuca. Porem como esse carro já tinha uma baixa relação peso x potência, as implementações feitas aqui o incapacitaram para ele passar nos rigorosos testes em ladeiras de favelas do Rio de Janeiro.
Em suma, esse carro é extremamente limitado, tanto que até nas terras de Rossiya-Matushka ele já esta em vias de substituição!!!!!!

Abraços,
Paulo Bastos
Infos completamente novas em relação às que recebi. Isso inclui fotos e filmes do Bope abrindo fogo contra a VTR com Fz e Mtr, incluindo mun AP 7,62 x 51. Há mais mas não fui autorizado a publicar. Ao menos até hoje.

Abração ae, cupincha!!! :D :D :D :D




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Responder