Sobre o futuro Reg de Cavalaria Blindado em Roraima

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceram: 137 vezes

Re: Sobre o futuro Reg de Cavalaria Blindado em Roraima

#31 Mensagem por denilson » Qua Jul 24, 2013 2:20 pm

Túlio escreveu:Peço perdão aos colegas, temo ter desvirtuado um tópico tão legal, tirando o foco original - que era a necessidade (ou não) da existência de uma GU meio "estranha", em termos Doutrinários, em RR - e foquei puramente em determinados equipamentos.

Bem, ficou off topic, retomemos então o tema. Isso que o Hélio escreveu era o que EU deveria ter escrito, cheguei a pensar em algumas coisas a respeito ontem mas acabei não postando.

Por exemplo, com tanta mistura de equipamentos, qual seria o tamanho do B Log? Bobear e seria o maior e mais caro do EB, porque até aqui no RS, onde fica sediado o grosso das Forças Blindadas do Brasil, há trechos praticamente intransponíveis a CCs, como estradas estreitas demais e pontes de madeira - é, século XXI e... - e até lugares onde sequer há meios diretos de travessia de rios. Um exemplo: se uma unidade de Leo1 sai de Santa Maria para enfrentar um inimigo em Charqueadas, tem duas opções: ou atravessa o Rio Jacuí de balsa, um por um, ali em Triunfo (e não sei se aquela balsa aguenta um CC mais seu caminhão), ou dá uma baita volta (e não sei se a ponte levadiça do Rio Guaíba aguenta). Em ambos os casos vai ser uma tremenda perda de tempo e combustível. Se no RS é assim, imagino em Roraima...
BR-290...




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60653
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6369 vezes
Contato:

Re: Sobre o futuro Reg de Cavalaria Blindado em Roraima

#32 Mensagem por Túlio » Qua Jul 24, 2013 2:41 pm

Sim, a 290. Viste o tamanho da volta? E como fazer para passar rapidamente um comboio com enormes pranchões por aquele posto de pedágio lá perto de Pantano Grande? Para não falar nas pontes e viadutos, afinal, de um ponto ao outro há uma porção de arroios e banhados...




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 337 vezes

Re: Sobre o futuro Reg de Cavalaria Blindado em Roraima

#33 Mensagem por eligioep » Qua Jul 24, 2013 4:37 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:Não sabia que a maçonaria tinha conhecimentos militares!!!

Vivendo e aprendendo!

Bacchi

Considerando que muitos militares, da ativa e reserva, são maçons.....




Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 337 vezes

Re: Sobre o futuro Reg de Cavalaria Blindado em Roraima

#34 Mensagem por eligioep » Qua Jul 24, 2013 4:45 pm

denilson escreveu: ........................................................................................................
Pergunto isso pois aqui no RS o pampa oferece amplas áreas por onde os blindados podem manobrar e assim oferecem grande versatilidade de uso, e no caso de Roraima o uso fica bastante restrito às cidades e às poucas estradas que cortam o estado, ai gostaria de saber se é realmente relevante o uso dos blindados em Roraima e se alguém poderia explicar as táticas utilizadas por la.
Grato
Denilson,
durante 7 anos servi em OM de Cavalaria Mecanizada no RS (6º Esquadrão, em Santa Maria), e te digo que os Urutus e Cascavéis operam com restrição nos pampas, pois atolam facilmente, ainda mais com os pneus que usam agora.
Quando saíram de fábrica com os Michellin, até iam além, mas nós sempre operávamos com algum M 113 por perto, para as desatoladas....




Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceram: 337 vezes

Re: Sobre o futuro Reg de Cavalaria Blindado em Roraima

#35 Mensagem por eligioep » Qua Jul 24, 2013 4:50 pm

Túlio escreveu: .......................................................................................
Um exemplo: se uma unidade de Leo1 sai de Santa Maria para enfrentar um inimigo em Charqueadas, tem duas opções: ou atravessa o Rio Jacuí de balsa, um por um, ali em Triunfo (e não sei se aquela balsa aguenta um CC mais seu caminhão), ou dá uma baita volta (e não sei se a ponte levadiça do Rio Guaíba aguenta). Em ambos os casos vai ser uma tremenda perda de tempo e combustível. Se no RS é assim, imagino em Roraima...
.......................................................................................
Ué, cupincha véio, porque eles não passam pela ponte sobre o Rio Jacuí, em Restinga Seca?
E a ponte levadiça aguenta, sim. Foi por lá que trouxemos os Leo 1A1 do RJ!




Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceram: 137 vezes

Re: Sobre o futuro Reg de Cavalaria Blindado em Roraima

#36 Mensagem por denilson » Qua Jul 24, 2013 5:23 pm

Túlio escreveu:Sim, a 290. Viste o tamanho da volta? E como fazer para passar rapidamente um comboio com enormes pranchões por aquele posto de pedágio lá perto de Pantano Grande? Para não falar nas pontes e viadutos, afinal, de um ponto ao outro há uma porção de arroios e banhados...
São 42 km a mais mas com menos pontes.




Avatar do usuário
denilson
Sênior
Sênior
Mensagens: 1426
Registrado em: Qui Ago 13, 2009 9:10 pm
Agradeceram: 137 vezes

Re: Sobre o futuro Reg de Cavalaria Blindado em Roraima

#37 Mensagem por denilson » Qua Jul 24, 2013 5:24 pm

eligioep escreveu:
denilson escreveu: ........................................................................................................
Pergunto isso pois aqui no RS o pampa oferece amplas áreas por onde os blindados podem manobrar e assim oferecem grande versatilidade de uso, e no caso de Roraima o uso fica bastante restrito às cidades e às poucas estradas que cortam o estado, ai gostaria de saber se é realmente relevante o uso dos blindados em Roraima e se alguém poderia explicar as táticas utilizadas por la.
Grato
Denilson,
durante 7 anos servi em OM de Cavalaria Mecanizada no RS (6º Esquadrão, em Santa Maria), e te digo que os Urutus e Cascavéis operam com restrição nos pampas, pois atolam facilmente, ainda mais com os pneus que usam agora.
Quando saíram de fábrica com os Michellin, até iam além, mas nós sempre operávamos com algum M 113 por perto, para as desatoladas....
Então ferrou, pois o pampa é um asfalto se comparado com o lavrado.
Em minha modesta opinião, as únicas coisas que podem realmente dar mobilidade e poder de fogo ao exército em Roraima é isso aqui:

O "blindado":

Imagem

e o Transporte:

Imagem

O resto só vai andar nas poucas estradas do estado, ou a pé, sugiro uma olhada no google maps para quem não conhece o estado, a parte veste escuro é selva a parte clara é o lavrado, basta dar um zoom na parte clara (entre Boa Vista e a fronteira da Guiana e a Venezuela) ai prestem atenção nos "lagos", o solo é arenoso e cheio desses "lagos" que ficam cheios na época da chuva e viram um lamaçal na seca, que torna praticamente impossível o transito off road.




douglas
Júnior
Júnior
Mensagens: 94
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:12 pm

Re: Sobre o futuro Reg de Cavalaria Blindado em Roraima

#38 Mensagem por douglas » Qua Jul 24, 2013 6:01 pm

denilson escreveu:
eligioep escreveu: Denilson,
durante 7 anos servi em OM de Cavalaria Mecanizada no RS (6º Esquadrão, em Santa Maria), e te digo que os Urutus e Cascavéis operam com restrição nos pampas, pois atolam facilmente, ainda mais com os pneus que usam agora.
Quando saíram de fábrica com os Michellin, até iam além, mas nós sempre operávamos com algum M 113 por perto, para as desatoladas....
Então ferrou, pois o pampa é um asfalto se comparado com o lavrado.
Em minha modesta opinião, as únicas coisas que podem realmente dar mobilidade e poder de fogo ao exército em Roraima é isso aqui:

O "blindado":

Imagem

e o Transporte:

Imagem

O resto só vai andar nas poucas estradas do estado, ou a pé, sugiro uma olhada no google maps para quem não conhece o estado, a parte veste escuro é selva a parte clara é o lavrado, basta dar um zoom na parte clara (entre Boa Vista e a fronteira da Guiana e a Venezuela) ai prestem atenção nos "lagos", o solo é arenoso e cheio desses "lagos" que ficam cheios na época da chuva e viram um lamaçal na seca, que torna praticamente impossível o transito off road.


Isto resolveria o problema com louvor.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60653
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6369 vezes
Contato:

Re: Sobre o futuro Reg de Cavalaria Blindado em Roraima

#39 Mensagem por Túlio » Qua Jul 24, 2013 6:37 pm

eligioep escreveu:
Reginaldo Bacchi escreveu:Não sabia que a maçonaria tinha conhecimentos militares!!!

Vivendo e aprendendo!

Bacchi

Considerando que muitos militares, da ativa e reserva, são maçons.....

Só ver a BM: ou é Maçon ou não chega a Coronel...

eligioep escreveu: Ué, cupincha véio, porque eles não passam pela ponte sobre o Rio Jacuí, em Restinga Seca?
E a ponte levadiça aguenta, sim. Foi por lá que trouxemos os Leo 1A1 do RJ!

Truta véio, citei um cenário BENIGNO... :wink: 8-]




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
REQUENA
Novato
Novato
Mensagens: 18
Registrado em: Qui Mai 09, 2013 4:29 pm

Re: Sobre o futuro Reg de Cavalaria Blindado em Roraima

#40 Mensagem por REQUENA » Qua Jul 24, 2013 9:11 pm

Clermont escreveu:
Reginaldo Bacchi escreveu:Não sabia que a maçonaria tinha conhecimentos militares!!!
A Maçonaria gosta de se considerar a legítima herdeira da Ordem Militar dos Pobres Cavaleiros do Templo de Salomão, os Templários.
Mas não são.
A Igreja Católica já reconheceu outra ordem como os "Templários oficiais"...

PS: Ninguém pode contestar a força dos maçons no Brasil. Estão presentes em todos os níveis de todos os poderes.

Segue o baile...




Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8831
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 432 vezes

Re: Sobre o futuro Reg de Cavalaria Blindado em Roraima

#41 Mensagem por Pablo Maica » Qui Jul 25, 2013 12:23 am

eligioep escreveu:
denilson escreveu: ........................................................................................................
Pergunto isso pois aqui no RS o pampa oferece amplas áreas por onde os blindados podem manobrar e assim oferecem grande versatilidade de uso, e no caso de Roraima o uso fica bastante restrito às cidades e às poucas estradas que cortam o estado, ai gostaria de saber se é realmente relevante o uso dos blindados em Roraima e se alguém poderia explicar as táticas utilizadas por la.
Grato
Denilson,
durante 7 anos servi em OM de Cavalaria Mecanizada no RS (6º Esquadrão, em Santa Maria), e te digo que os Urutus e Cascavéis operam com restrição nos pampas, pois atolam facilmente, ainda mais com os pneus que usam agora.
Quando saíram de fábrica com os Michellin, até iam além, mas nós sempre operávamos com algum M 113 por perto, para as desatoladas....

Nunca me esqueço de um amigo meu mecânico do 4ºRCC e figura histórica e conhecida no EB, dizendo que em saicã, quando haviam manobras conjuntas com uruguayos, o que os Ural orientais mais faziam era desatolar urutu e cascavel.



Um abraço e t+ :D




gitanoba
Júnior
Júnior
Mensagens: 77
Registrado em: Dom Jun 09, 2013 10:19 am
Agradeceram: 7 vezes

Re: Sobre o futuro Reg de Cavalaria Blindado em Roraima

#42 Mensagem por gitanoba » Qui Jul 25, 2013 8:52 am

REQUENA escreveu:
Clermont escreveu: A Maçonaria gosta de se considerar a legítima herdeira da Ordem Militar dos Pobres Cavaleiros do Templo de Salomão, os Templários.
Mas não são.
A Igreja Católica já reconheceu outra ordem como os "Templários oficiais"...

PS: Ninguém pode contestar a força dos maçons no Brasil. Estão presentes em todos os níveis de todos os poderes.

Segue o baile...
Caros debatedores,

Sobre o que vcs estão escrevendo ???

O q tem a ver idéias sobre a maçonaria com um forum de assuntos de defesa e com as idéias relacionadas com a criação de um Rec C Bda em RR ???

Por favor, vamos manter o centro das idéias...




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: Sobre o futuro Reg de Cavalaria Blindado em Roraima

#43 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qui Jul 25, 2013 9:31 am

gitanoba escreveu: Caros debatedores,
Sobre o que vcs estão escrevendo ???
O q tem a ver idéias sobre a maçonaria com um forum de assuntos de defesa e com as idéias relacionadas com a criação de um Rec C Bda em RR ???
Por favor, vamos manter o centro das idéias...
Muito simples, meu caro gitanoba!

O culpado disto foi você por postar como testemunha da ruindade do M113 um sitio da maçonaria.

Eu apenas exprimi meu espanto de que a maçonaria tivesse conhecimento sobre veiculos blindados militares.

Não voltarei a me pronunciar.

Bacchi




gitanoba
Júnior
Júnior
Mensagens: 77
Registrado em: Dom Jun 09, 2013 10:19 am
Agradeceram: 7 vezes

Re: Sobre o futuro Reg de Cavalaria Blindado em Roraima

#44 Mensagem por gitanoba » Qui Jul 25, 2013 10:29 am

Reginaldo Bacchi escreveu:
gitanoba escreveu: Caros debatedores,
Sobre o que vcs estão escrevendo ???
O q tem a ver idéias sobre a maçonaria com um forum de assuntos de defesa e com as idéias relacionadas com a criação de um Rec C Bda em RR ???
Por favor, vamos manter o centro das idéias...
Muito simples, meu caro gitanoba!

O culpado disto foi você por postar como testemunha da ruindade do M113 um sitio da maçonaria.

Eu apenas exprimi meu espanto de que a maçonaria tivesse conhecimento sobre veiculos blindados militares.

Não voltarei a me pronunciar.

Bacchi

Prezado Bacchi, não há necessidade desta aspereza. Vamos manter a qualidade da discussão. Não sei qual seu problema com a maçonaria, nem é de minha alçada saber.

Foi só o primeiro site que encontrei como referência. Só isso.

Com relação à questão técnica da fraca blidagem do M-113 há vários sites que informa isso, inclusive o fato do mesmo ter sido perfurado por munição 7,62mmx51 no Haiti. Veja p expo, se te interessa, em:

http://www.forte.jor.br/2010/11/26/no-c ... aficantes/

Cordiais saudações




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8649
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 394 vezes

Re: Sobre o futuro Reg de Cavalaria Blindado em Roraima

#45 Mensagem por prp » Qui Jul 25, 2013 11:09 am

Não sabia que havia M113 no Haiti, eu achava que por ser manutenção de paz e não imposição de paz aquela essa missão não se poderia utilizar veículos sobre lagartas.




Responder