HMS Ocean (L12) para MB

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

HMS Ocean é uma boa aquisição para MB?

Sim
171
84%
Não
32
16%

Total de votos: 203

Mensagem
Autor
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: HMS Ocean (L12) para MB

#256 Mensagem por Carlos Lima » Sex Dez 08, 2017 5:26 pm

FCarvalho escreveu:A esta altura da realidade comprar porta helo quando não se tem sequer escoltas decentes, é no mínimo questionável.
Para não falar dos P3 que devem vir por aí do jeito que estão, de 6 A4 reformados, dos 4 C-1 atualizados, dos P95M que sobrarem...
O que mais está faltando para completar o nosso museu naval?

Abs
Nao entendo.

Como assim questionavel? Temos helis que nao podem ser usados e somente 3 plataformas podem utiliza-los, um porta-helos 'e bem util.

Claro que existe a necessidade de escoltas, mas esse 'e um projeto bilionario aonde nao existe a menor possibilidade real disso acontecer em um futuro proximo.

O que fazer? Deixar a oportunidade passar? Ja fizemos isso antes diversas vezes.

[]s
CB

CB_Lima = Carlos Lima :)
yuri
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 5 vezes

#257 Mensagem por yuri » Sex Dez 08, 2017 5:59 pm

Bolovo escreveu:
yuri escreveu:E o Mistral hein???? não que eu seja a favor deste tipo de banheirão....mas se fosse pra ter um...passou e perdemos o bonde e vamos de sucatão Ingles....denovo. Que fase!

Abs.
Sem chance.

Os dois Mistral custaram ao Egito cerca de 1 bilhão de euros, quase 2 bilhões de reais por navio! O Ocean vai custar um quinto disso, uns 375 milhões de reais.
Bolovo, não quiz dizer sobre os custos de aquisição apenas, mas alem de aquisição, manutenção e tempo na frota. Sem entrar no merito técnico de capacidade entre ambos, que pende claro pro navio novo. Concordo com alguns colegas, desperdício de verba, vai vir sem os sistemas padrão Nato, ou seja, de novo Sucata e vai custar uma fortuna pra operar. Chega a ser vergonhoso para a força, um belo alvo, maxima de 18 nós, bom par para o Felinto Perry que vai a 11 nós. Ta cada vez mais feio.

Abs

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6261 vezes
Agradeceram: 3523 vezes

#258 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 08, 2017 7:01 pm

Carlos Lima escreveu:
FCarvalho escreveu:A esta altura da realidade comprar porta helo quando não se tem sequer escoltas decentes, é no mínimo questionável.
Para não falar dos P3 que devem vir por aí do jeito que estão, de 6 A4 reformados, dos 4 C-1 atualizados, dos P95M que sobrarem...
Abs
Nao entendo.
Como assim questionavel? Temos helis que nao podem ser usados e somente 3 plataformas podem utiliza-los, um porta-helos 'e bem util.
Claro que existe a necessidade de escoltas, mas esse 'e um projeto bilionario aonde nao existe a menor possibilidade real disso acontecer em um futuro proximo.
O que fazer? Deixar a oportunidade passar? Ja fizemos isso antes diversas vezes.
[]s
CB
Fato é Carlos que a MB não tem e não terá, muito provavelmente, verba para operar este navio na integra.
Nunca fizemos isto com nenhum meio anterior, vamos fazer como agora no meio dessa crise toda?
Qual a chance de termos verba para o ano que vem no sentido de disponibilizar mais dias-mar à esquadra?
Um pouco de bom senso seria bem vindo, tanto quanto humildade da parte de quem continua querendo parecer o que não é.
A marinha errou feio em seu planejamento, mas parece que mais uma vez a lição não foi aprendida.
Reconhecer que temos que começar pelo básico já seria um bom começo.

Abs

Carpe Diem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6790 vezes
Agradeceram: 7090 vezes
Contato:

#259 Mensagem por Túlio » Sex Dez 08, 2017 7:51 pm

Eu já disse o que tinha para dizer sobre o tema. Estender-me mais seria viagem, quem entendeu foi porque pôde e porque quis, quem não...

PS.: por mais que se esperneie, não se pode justificar o injustificável. Melhor dizerem logo "eu acho bonito o navio e duvido que um dia precisamos dele para combater, pronto". Isso eu posso entender, tri?

EDIT - Caí duro, dei uma olhada no ZM e tem Colega brazuca pagando de "MB é FODONA por causa do Opalão, chupa que é de uva", PQP! Pior, os coitados dos nossos vizinhos, ainda no choque da desgraça do ARA San Juan, estão comprando uma baboseira dessas, que inferno!!!

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
FCarvalho
Sênior
Sênior

#260 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 08, 2017 10:41 pm

Não esquenta Túlio. Logo, logo a realidade bate de novo à porta e o pessoal volta a pensar com a cabeça e não com o fígado.
No mais, as coisas continuam como sempre foram.

abs.

Carpe Diem
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#261 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Dez 09, 2017 12:15 am

FCarvalho escreveu:Não esquenta Túlio. Logo, logo a realidade bate de novo à porta e o pessoal volta a pensar com a cabeça e não com o fígado.
No mais, as coisas continuam como sempre foram.

abs.
Bom... cada um com sua opiniao.

Simples assim.

[]s
CB

CB_Lima = Carlos Lima :)
Tikuna
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 61 vezes

#262 Mensagem por Tikuna » Sáb Dez 09, 2017 12:42 am

Túlio escreveu: EDIT - Caí duro, dei uma olhada no ZM e tem Colega brazuca pagando de "MB é FODONA por causa do Opalão, chupa que é de uva", PQP! Pior, os coitados dos nossos vizinhos, ainda no choque da desgraça do ARA San Juan, estão comprando uma baboseira dessas, que inferno!!!

Bom, quem está propagando a compra do HMS Ocean por lá sou eu pois eu faço isso há anos, falando dos novos e velhos equipamentos que as forças adquirem ou descomissionam.

EDIT: e não estou falando nada de oitava maravilha do mundo não viu???? estou só divulgando notícias.

"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Wingate
Sênior
Sênior
Agradeceu: 819 vezes
Agradeceram: 239 vezes

#263 Mensagem por Wingate » Sáb Dez 09, 2017 9:54 am

Abs

Imagem

Wingate

FCarvalho
Sênior
Sênior

#264 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 09, 2017 11:08 am

Esse aí eu duvido que eles nos vendam Wingate. Até porque nós já temos a nossa caravela do 'descobrimento' por aqui. :twisted: :mrgreen:

Só ainda não passou pelo seu PMG no arsenal da marinha.

Por falta de verba... [003]

abs.

Carpe Diem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6790 vezes
Agradeceram: 7090 vezes
Contato:

#265 Mensagem por Túlio » Sáb Dez 09, 2017 12:36 pm

Tikuna escreveu:
Bom, quem está propagando a compra do HMS Ocean por lá sou eu pois eu faço isso há anos, falando dos novos e velhos equipamentos que as forças adquirem ou descomissionam.

EDIT: e não estou falando nada de oitava maravilha do mundo não viu???? estou só divulgando notícias.

Perae, cupincha, tens DOIS nicks lá? Pensava que o Zezito era alguém que sequer conheço, o teu (segundo???) acho que é Brasil. O que foi quotado pelo Colega Argentino, gente bueníssima, era do índio que mencionei, e tratei de botar em negrito uma frase que absolutamente não corresponde à realidade antes de postar...

E se tens mesmo dois nicks, coisa de que duvido mas vai saber, sugiro que corrijas (não, não vou te caguetar, fiques tranquilo) isso, porque eles pegam muito mais pesado do que nós com o Regulamento. 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Tikuna
Sênior
Sênior

#266 Mensagem por Tikuna » Sáb Dez 09, 2017 2:55 pm

Túlio escreveu:
Tikuna escreveu:

Perae, cupincha, tens DOIS nicks lá? Pensava que o Zezito era alguém que sequer conheço, o teu (segundo???) acho que é Brasil. O que foi quotado pelo Colega Argentino, gente bueníssima, era do índio que mencionei, e tratei de botar em negrito uma frase que absolutamente não corresponde à realidade antes de postar...

E se tens mesmo dois nicks, coisa de que duvido mas vai saber, sugiro que corrijas (não, não vou te caguetar, fiques tranquilo) isso, porque eles pegam muito mais pesado do que nós com o Regulamento. 8-]
Não não tulio, zezito é outro. Eu sou o Brasil. Em todos os fóruns internacionais.

Tanto que nossa maneira de postar nem corresponde.

Fim do off.

"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#267 Mensagem por Penguin » Sáb Dez 09, 2017 5:40 pm

O HMS Ocean foi projetado para operar distante da terra, usando suas aeronaves para transportar suas tropas para os alvos em terra e depois apoiá-los.

Uma observação importante que os Royal Marines fizeram é que hoje não existe mais desembarques anfíbios como os retratados no filme “O Resgate do Soldado Ryan”. Os Royal Marines não batem de frente com inimigo, mas procuram desembarcar no ponto mais fraco do território hostil e pelos flancos de uma força inimiga. Como sua plataforma de operações é móvel, o inimigo nunca sabe de onde eles virão.
Imagem

http://www.naval.com.br/blog/2017/12/05 ... hms-ocean/

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Tikuna
Sênior
Sênior

#268 Mensagem por Tikuna » Sáb Dez 09, 2017 6:05 pm

Penguin escreveu:
O HMS Ocean foi projetado para operar distante da terra, usando suas aeronaves para transportar suas tropas para os alvos em terra e depois apoiá-los.

Uma observação importante que os Royal Marines fizeram é que hoje não existe mais desembarques anfíbios como os retratados no filme “O Resgate do Soldado Ryan”. Os Royal Marines não batem de frente com inimigo, mas procuram desembarcar no ponto mais fraco do território hostil e pelos flancos de uma força inimiga. Como sua plataforma de operações é móvel, o inimigo nunca sabe de onde eles virão.
Imagem

http://www.naval.com.br/blog/2017/12/05 ... hms-ocean/

E num exercício vai colocar ele longe pra quê? Se podemos economizar tempo e recurso, que assim seja.

- Stephen R. Covey
FCarvalho
Sênior
Sênior

#269 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 09, 2017 7:48 pm

São 18 helos possíveis de levar no hangar. Se somados aos que podem ser estacionados no convés de voo, em situações excepcionais, o tipo de operação acima é plausível e recomendável, já que os helos permitem aos navio projetar poder sobre terra a distância.

O navio opera também com lanchas de desembarque de pequeno porte e hovercraft que são lançados a distâncias menores, e quando a situação na zona de desembarque permite isso, a fim de garantir proteção as tropas.

Na verdade, desembarques anfíbios clássicos já não são mais aceitos ao estilo GM II, posto que as perdas não são mais aceitáveis. Neste sentido, o uso de helos e o flanqueamento das posições inimigas é sempre o mais recomendável na atualidade. Isso parece ter-se tornado um padrão.

O nosso problema é: temos apenas 8 UH-15, para emprego geral, outros 3 para C-SAR, e mais 5 para AN. A disponibilidade destes helos é algo que se tem de questionar. Além destes ainda há também os 7 UH-14 mais antigos e que ainda não tiveram uma decisão sobre sua modernização ou aposentadoria definitiva. No segundo caso, não há qualquer previsão de substituição no curto prazo, e nem em qualquer outro.

No caso dos SH, estes são helos especializados em ASW, com pacacidade secundária de ASupW. O Ocean para eles servirá tão somente como uma base para manutenção de doutrina embarcada.

Os Linx podem até operar no Ocean, mas com apenas 8 helos modernizados destinados principalmente operação com as fragatas e corvetas, restantes, vai ser muito difícil vê-los operando regularmente naquele navio. Podem até possuir armamento para cumprir missões CAS, mas isso será basicamente uma opção restrita, já que a MB não em muita experiência neste tipo da atividade.

Sobram os Esquilo, que no máximo irão executar missões tipo PEDRO, e utilitárias, ou quando e se muito, com bastante limitações, CAS em apoio aos fuzileiros. Mas estes helos já não estão mais em condições de fazer este apoio e demais missões há tempos, tanto pela idade quanto pelas limitações do projeto do Esquilo.

Enfim, como jamais operamos integralmente nenhum meio naval da marinha, é muito provável que o Ocean uma vez incorporado MB opere na melhor das hipóteses com metade da dotação possível, ou seja, 9 helos. O que para um navio do seu porte pode ser considerado até subutilização.

abs.

Carpe Diem
pmicchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 18 vezes

#270 Mensagem por pmicchi » Seg Dez 11, 2017 10:56 am

FCarvalho escreveu:São 18 helos possíveis de levar no hangar. Se somados aos que podem ser estacionados no convés de voo, em situações excepcionais, o tipo de operação acima é plausível e recomendável, já que os helos permitem aos navio projetar poder sobre terra a distância.

O navio opera também com lanchas de desembarque de pequeno porte e hovercraft que são lançados a distâncias menores, e quando a situação na zona de desembarque permite isso, a fim de garantir proteção as tropas.

Na verdade, desembarques anfíbios clássicos já não são mais aceitos ao estilo GM II, posto que as perdas não são mais aceitáveis. Neste sentido, o uso de helos e o flanqueamento das posições inimigas é sempre o mais recomendável na atualidade. Isso parece ter-se tornado um padrão.

O nosso problema é: temos apenas 8 UH-15, para emprego geral, outros 3 para C-SAR, e mais 5 para AN. A disponibilidade destes helos é algo que se tem de questionar. Além destes ainda há também os 7 UH-14 mais antigos e que ainda não tiveram uma decisão sobre sua modernização ou aposentadoria definitiva. No segundo caso, não há qualquer previsão de substituição no curto prazo, e nem em qualquer outro.

No caso dos SH, estes são helos especializados em ASW, com pacacidade secundária de ASupW. O Ocean para eles servirá tão somente como uma base para manutenção de doutrina embarcada.

Os Linx podem até operar no Ocean, mas com apenas 8 helos modernizados destinados principalmente operação com as fragatas e corvetas, restantes, vai ser muito difícil vê-los operando regularmente naquele navio. Podem até possuir armamento para cumprir missões CAS, mas isso será basicamente uma opção restrita, já que a MB não em muita experiência neste tipo da atividade.

Sobram os Esquilo, que no máximo irão executar missões tipo PEDRO, e utilitárias, ou quando e se muito, com bastante limitações, CAS em apoio aos fuzileiros. Mas estes helos já não estão mais em condições de fazer este apoio e demais missões há tempos, tanto pela idade quanto pelas limitações do projeto do Esquilo.

Enfim, como jamais operamos integralmente nenhum meio naval da marinha, é muito provável que o Ocean uma vez incorporado MB opere na melhor das hipóteses com metade da dotação possível, ou seja, 9 helos. O que para um navio do seu porte pode ser considerado até subutilização.

abs.
faltou os SH-16. Creio que eles, juntamente com os UH-15A serão os principais vetores operando no Ocean (se ele vier mesmo). Teoricamente, seria possivel operar 6 SH-16, 6 UH-15A e de 2-4 helicopteros menores. Quando for usado em operações anfibias, pode ser recebida a dotação completa de UH-15 mais alguns Esquilos armados.

O Super Lynx são mais adequados para uso nas escoltas, mas também podem operar do Ocean. Se forem armados com NLOS Spike ou similiares podem também atuar contra alvos terrestres.

Responder