gaitero escreveu:Penguin escreveu:
O F-22 deu azar no timimg:
- Entrou em operação em um momento em que não havia nenhuma ameaça a altura
- O orçamento de defesa dos EUA estava pressionado devido a diversos conflitos
- Falta de necessidade do F-22 nesses conflitos
- Alto custo de operação
- Havia outras prioridades
Segundo a última edição da revista Air International, o custo operacional do F-22 chega a USD 50.000/h e ele necessita de aproximadamente 10 homens-hora de manutenção por hora de voo ou 45 se computados todas as intervenções necessárias. O revestimentos RAM responde por 50% das necessidades e custo de manutenção.
Os revestimentos especiais são apontados como a dor-de-cabeça do Raptor. As junções desse revestimento com as estruturas metálicas tem sofrido bastante com corrosão, complicando a manutenção e elevando os custos operacionais.
Por tudo isso, Robert Gates então Ministro da Defesa e outros defenderam a redução substancial da produção o que de fato aconteceu.
Com o último lote de F-22 produzido, o ápice da curva de aprendizado foi atingido pela LM, tendo como resultado uma redução substancial no custo de produção e eliminação de falhas de fabricação.
Embora a produção tenha se encerrado, a USAF e o Governo investiram USD 3 bilhões apenas para acondicionar todas o ferramental e equipamentos necessários a fabricação do F-22. Segundo a LM, com um investimento de USD 300 milhões seria possível voltar a fabricar o F-22 no futuro. Uma parte da mão-de-obra especializada continuará trabalhando no programa F-22, fabricando componentes e peças para reposição, ou no programa F-35.
A relativamente pequena frota atual de F-22 continua passando por upgrades constantes e a problemática cobertura RAM deverá sofrer melhorias com a incorporação de novas tecnologias desenvolvidas para o F-35, mais resistentes e nenos demandantes em termos de manutenção.
[]s
OK, isso já sabemos, mas então você desenvolve um caça desse nível, investindo muitos bilhões. E continua operando F-15 com 50 anos nas costas? Se não havia necessidade, porque não desenvolveram um caça mais proximo do F-15, e efetivamente substituiram a contento este equipamento?
O F22 foi planejado em outra época...Guerra Fria...
Hoje claramente eles atuam como elemento HI nas missões ar-ar.
Tanto isso é assim que hoje 3 unidades de Raptor estão voltadas para o Pacifico, a prioridade atual dos americanos em termos de defesa: Elmendorf AFB (Alaska): 2 esquadrões, Hickam AFB, (Hawaii) - 1 esquadrão e desdobramentos em Andersen AFB (Guam).
Creio que F-15 modernizados (AESA, IRST, novo EW, JHMCS, AIM-120D, AIM-9X) ainda sejam válidos por muito tempo (com certas ressalvas a depender do cenário). A DoD/USAF não quer mais caças novos que não tenham muitas chances de sobreviver em ambientes com mísseis russos de duplo digito -
double digit SAMs (SA-XX).
Com relação aos planos para a frota de F-15...
You might like ... US Air Force looks to dramatically extend F-15 service life
By: STEPHEN TRIMBLE WASHINGTON DC 10:51 23 Nov 2011
Source:
http://www.flightglobal.com/news/articl ... fe-365200/
Boeing has launched a four-year structural analysis of the US Air Force F-15 fleet, with the aim of doubling to quadrupling the service lives of the two major variants.
The USAF has also revealed new interest in critical avionics and mission system upgrades for the 40-year-old airframe, as it seeks to keep at least some of its
414 F-15C/D fighters and F-15E fighter/bombers flying for decades to come.
A USAF F-15C fighter has already entered a four-year fatigue test cycle at Boeing's factory in St Louis, Missouri, said Brad Jones, the company's director of F-15 development programmes. It will be joined soon by an F-15E Strike Eagle.
Boeing's tests will determine if the service life of the F-15C/D can be extended from 9,000h to 18,000h, Jones said. The service life of the F-15E was originally set at 8,000h but could potentially be raised to 32,000h after the tests are complete.
© US Air Force
If the USAF peacetime annual flight-hour average is set at 300h, the service life increase should keep both models flying for several more decades.
The fatigue tests will indicate possible sources of structural failures. Only four years ago, the USAF grounded its F-15Cs after a longeron failure caused one aircraft to disintegrate in flight. An investigation showed that longeron cracks were limited to a handful of F-15C/Ds, which were immediately retired.
The USAF is also considering a significant capability upgrade for the entire F-15 fleet. The aircraft now rely on three ageing systems for self-defence - the ALR-56C radar warning receiver, ALQ-135 jammer and ALE-45 countermeasures dispenser. On 20 November, the USAF issued a "sources sought" notice for a digital electronic warfare system.
Boeing is already proposing such a system developed by BAE Systems to export customers of the F-15 Silent Eagle.
The self-defence upgrade, which the USAF calls the eagle passive/active warning survivability system (EPAWSS), is included in the service's next five-year spending plan, but funding will not be assured until this year's final budget reviews are complete in January, Jones said.
If funded, the EPAWSS programme will follow USAF F-15 upgrades, including an active electronically scanned array radar and a new core processor, Jones said.
Preserving and upgrading the F-15 fleet would mark a sharp departure in USAF plans. Less than two years ago, Lockheed Martin officials talked openly of replacing the F-15E with the F-35A Lightning II.