PAK FA - VOOU!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#2341 Mensagem por sapao » Sáb Fev 18, 2012 11:22 pm

Luís Henrique escreveu:Na minha opinião os americanos se defenderão do Pak Fa com F-35.

O Pak Fa terá a vantagem no 1x1 e os americanos terão a vantagem dentro do sistema que é muito maior e numeroso do que os russos vão atingir.

O F-22 será descartado.

A outra opção seria um MLU no F-22.
Do jeito que está hoje, será obsoleto contra o Pak-Fa e o J-20.

O F-22 é um super caça mas a tecnologia não para.
Ele não possui capacidade de comunicação em rede com outras aeronaves.
Sua furtividade e seus sensores ainda são eficientes, mas o Pak Fa contará com várias vantagens.
Possuirá um radar na banda L, etc.

O F-22 com certeza será ATUALIZADO. Mas a gigantesca frota de caças F-35 é que garantirão a supremacia aérea americana.
O F-35 foi desenvolvido para ser uma aeronave de ataque e superioridade aérea, e o F-22 somente para superioridade aérea. Serão o que o F-16 e F-15 são hoje.

Editado pela última vez por sapao em Dom Fev 19, 2012 1:25 pm, em um total de 1 vez.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
sapao
Sênior
Sênior

#2342 Mensagem por sapao » Sáb Fev 18, 2012 11:44 pm

Túlio escreveu:
Marino escreveu:É isso mesmo que estamos lendo, que o PAK é um SU-27 tunado?
Ninguém questiona?

E para quê gastar bits? Não viste a fuente?

Já começa 'escorregando' ao colocar o PAK como rival 'não à altura' do F-22, que todo mundo sabe que nem atira e quando finalmente estiver em condições de fazê-lo já estará, na melhor das hipóteses, servindo na ANG.

Eu nem dou bola para isso, viagem do Reader's Digest, para variar... 8-]

Olha Tulio,
não tenha tanto desprezo assim pelo bicho porque ele relamente já esta para completar 1 decada OPERACIONAL ( ou seja, pronto para a guerra), enquanto outros países ainda tentam colocar seu primeiro caça semelhante na linha de produção.
Evidente que ele tem suas falhas como qualquer outro, principalmente se estiver fora da sua arena. Até F-16 já tomou um sufoco de T-27 por causa disso.

Sobre as "provas" da sua operacionalidade, bom, a simples imagem de um disparo real de um missil pode fornecer muita coisa para alguem que queira saber:
-a porta fica aberta durante o lançamento?
- o missil cai ou é expelido?
- quanto tempo depois/ a que distancia a queima inicia?
- em quantos estagios é feita a separação?

Vamos lembrar que a não muito tempo atrás, quando alguns de nós tinhamos mais cabelos, a parada militar era utilizada para colher dados de inteligencia neste sentido ( é tambem para mostrar força), tal era a cortina de ferro de informações.
Ai eu pergunto: eles não tem intenção de vender para ninguem, não existe força convencional no mundo que ofereça perigo a eles atualmente, vão mostrar para quê? Eu acredito que faria o mesmo, pois mostrar que ele "pode" seria vaidade, e todos sabemos que isso é um pecado capital...

Sobre o tema do post, bom, fazer um relatório baseado em fotos eacima de tudo em um prototipo a a partir daí tirar conclusões qualquer um pode, mas eu não acho que tenha valia nenhuma.
Até porque, so para começar, o caça é um PROTOTIPO, ou seja, não quer dizer que seja nada definitivo.
Pode ser que ele tenha mesmo muita coisa dos modelos anteriores, pois nesta fase do projeto se deseja testar outras coisas que não são do modelo anteriror: um estagio da turbina, uma antena, a posição dos sistemas, o equilibrio eletromagnetico, etc...
Mas sempre tem gente que vai levar isso como um estudo cientifico e teologico!
Enfim, fazer o quê?

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6787 vezes
Agradeceram: 7087 vezes
Contato:

#2343 Mensagem por Túlio » Sáb Fev 18, 2012 11:49 pm

Bem, quem sou eu pra dizer no que as pessoas podem/devem acreditar? Limito-me a manter me ponto de vista, um caça que está aí há mais de uma década, supostamente para substituir o F-15 e a USAF...continua de F-15...bueno... 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
sapao
Sênior
Sênior

#2344 Mensagem por sapao » Dom Fev 19, 2012 12:10 am

LeandroGCard escreveu:Uma opinião particular minha sobre este ponto:

Nenhum avião precisa ser tão stealth quanto o F-22, este foi um conceito que os americanos criaram quando concluíram erradamente que outras formas de detecção que não o radar de alta resolução não tinham futuro (e ninguém deve se assustar por eles terem cometido um erro, lembram dos F-4 sem canhões no Vietnã, porque os mísseis teriam tornado os canhões obsoletos?).

Com o avanço dos sistemas de detecção IIR um avião de combate aéreo só precisa ser stealth até o ponto em que o alcance de detecção por radares inimigos caia dentro do alcance de detecção de seu próprio IRST. Depois disso não faz a menor diferença se o inimigo ainda não apareceu para o radar, ele estará nas telas de qualquer jeito e poderá ser atacado sem problemas. Como o alcance de detecção do IRST hoje para aviões do tamanho de um F-22 ou de um PAK-FA está bem acima dos 50 Km (e ainda mais se o alvo estiver voando alto e em super-cruzeiro, deixando uma enorme trilha de ar quente atrás de si), me parece perfeitamente lógico sacrificar a redução de RCS em troca de melhor desempenho, desde que o RCS se mantenha abaixo do necessário para reduzir o alcance de detecção a menos do que estes 50 Km.

E isso sem falar em radares de frequência mais baixa embarcados ou no solo, aeronaves AEW ligados a um sistema NCW e outras técnicas que reduzem as vantagens das aeronaves altamente stealth. Na minha opinião oa americanos não pararam a produção do F-22 e já daixaram claro que não vão mais usá-lo após 2030 porque não identificam inimigos que mereçam uma arma assim, mas porque perceberam que uma arma assim não representa muito para os inimigos :wink: .

Leandro G. Card
Os sistemas IR, HOJE, parecem ser a direção que caminha a guerra eletronica, mas ainda vai levar um tempo para que as suas deficiencias com relação ao ruido ambiente possam ser solucionadas.

Quando você diz que um IRST detecta uma F-22 a 50km ou mais, mesmo assim estamos falando de um alcance semelhante aos misseis BVR, com uma diferença: se o F-22 estiver abaixo, ou pior ainda, bem abaixo, a utilização de um sistema IR fica extremamente comprometida devido ao retorno do solo e piorando ainda mais se for sobre o agua.
Na minha opinião, a ampla utilização do IR vai somar um elemento a mais no ambiente, mas não vai se tornar a peça dominante.
Quando falamos de sistemas capazes de detectar uma aeronave stealth (como um AEW), eles já sabiam disso desde a sua homologação.
Veja bem, a ideia não é ter um avião "invisivel" (maldita tradução), mas sim furtivo, e existe uma grande diferença.
Se você perguntar para um piloto de F-22 se ele espera chegar sem ser detectado, vai ouvir ele dizer que ele espera "aumentar" a sua chance de sobrevivencia na arena, devido a sua baixa (e não inexistente) assinatura RADAR e IR.
Por isso, quando parte de um pacote, sempre cabe a eles os High-Value Target (HVT) que são basicamente (não nesta ordem): os AEW, os KC, a escolta ou os bombardeios, pois imagina-se que ele é quem tem a maior chance de conseguir alcancer um tiro valido nesses alvos.

E porque não produzir então somente o F-22?

Bom, acho que todo mundo já jogou algum simulador do tipo CIVILIZATION ou do genero, correto? Porque entçao a gente não produz sempre a melhor unidade, e um monte delas?
Porque NINGUEM consegue bancar isso, ainda mais depois de uma crise como a que estamos e que ainda não acabou.
Ou alguem acha que nos USA por eles levarem defesa a serio eles são irreponsaveis?
Teve muito piloto de F-15 e F-16 que ficou impressionado com a avionica do F-5M (vulgo "mitinga"), porque o cara ainda estava na era da tela preto e branco e reloginho! E estamos falando da USAF, em 2008! Porque? Porque se a aronave leva um monte de armamento sem degradar a performance, se seu RADAR consegue detectar o inmigo, porque haveria a necessidade de mudar tudo para MFD?
Agora, em 2012, que vai começar a ser feita uma modernização de mais de 300 F-16.

E vamos voltar ao ponto: esperava-se que quando o F-22 entrasse em operação, haveria um similar russo para contrapo-lo, coisa que não aconteceu ainda.
Sinceramente, existe alguma aeroanve operacional hoje no mundo que não possa ser suplantada pela dupla F-15/F-16, se não pela qualidade, que seja pela quantidade que os USA possuem?
Não.
Isso quer dizer que dizer que eles devem ficar só com eles então?
Tambem não.

O que fazer então?
Tomou-se, no meu entender, a solução de meio-termo: adota-se uma quantidade menor de F-22, que vai passar a ser o HI da USAF (vide as unidades que o operam) e coloca-se o F-15/F-16 como LOW, até que se tenha a necessidade de mudar o panorama.
E isso só vai poder ser respondido quando tivermos o PAK-FA/J-20 operacionais e estimarmos a quantidade que foi produzida.

sapao
Sênior
Sênior

#2345 Mensagem por sapao » Dom Fev 19, 2012 12:13 am

Túlio escreveu:Bem, quem sou eu pra dizer no que as pessoas podem/devem acreditar? Limito-me a manter me ponto de vista, um caça que está aí há mais de uma década, supostamente para substituir o F-15 e a USAF...continua de F-15...bueno... 8-]
Exato Tulio!
Oproblema e que se vinha de 50 anos de arqui-rivais; só que até hoje não veio alguem que o F-15 não possa suplantar em quantidade ou qualidade. Vale a pena aposenta-lo entao?

Se houvesse dinheiro para isso, talvez...
Mas acredite, se existe uma coisa comum a TODAS as FFAA do mundo e a reclamação da falta de verba. Lógicos que os problemas deles são um pouquinhos diferentes, pois é tudo na casa das centenas, mas passam aperto igual a gente!

sapao
Sênior
Sênior

#2346 Mensagem por sapao » Dom Fev 19, 2012 12:23 am

gaitero escreveu: O Problema ao meu ver.. e ai é uma Tese minha, não há informações sobre isto... é que entre cancelar o F-22 ou o F-35... a opção mais obvia foi cancelar o F-22... pura e simplesmente porque um bando de burros internacionalizaram o F-35... contudo, a opção correta que seria continuar a produzir o F-22 atualizando-os, permitir sua exportação a aliados... e investir o Dinheiro do F-35 neste caça que já estava operacional, com relação ao Low, deveriam ter levado em diante o F-16... adquirir mais unidades, modernizar as possíveis... o caça é bom é suficiente para 98% das missões que irão desempenhar...

Contudo ao cancelar o F-22 sem substituir todos os F-15... os EUA enfrentaram um problema... o F-35 deixa de ser low para se tornar o principal caça do País... por este motivo o projeto precisou ser modificado... os F-16 e F-15 tiveram que ser modernizados... e o resultado é que, os EUA terão alguns F-22, que não conseguirão acompanhar a evolução natural, por possuirem um elevado custo e por serem poucas as unidades em operação... e o F-35, que daqui alguns bons anos, será o principal vetor em operação...

Veremos no que vai dar... mas entre T-50 e F-35... não há duvidas de qual leva a vantagem...
Olha Gaitero, posso estar errado mas parece que a ideia é parar a linha do F-22 e não fecha-la.
O F-35 é a ajuda ao todos os aliados americanos que aguardam um caça mais moderno, e seu conceito lembra muito o que o F-16 foi e é atualmente. Só que ao contrario de outros tempos, hoje não existe mais compra sem contrapartida, nem para os "amigos". Então acho que o jeito foi internacionalizar mesmo.
Sobre o atraso, acho que é aquela historia do copo meio cheio e meio vazio: já que ninguem pode pagar por ele agora, vai-se levando o programa em um ritmo mais lento. Mas ele com certeza vai sair do papel, pois acho que já passou do ponto de ser cancelado.

Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#2347 Mensagem por Pepê Rezende » Dom Fev 19, 2012 12:45 am

vplemes escreveu:No entanto, ainda que se confirme a sua inferior performance Stealth, é ainda assim claro que os responsáveis do gabinete de engenharia Sukhoi, aprimoraram bastante a estrutura base do Su-27 para o transformar numa aeronave muito mais furtiva.
O trabalho realizado é aliás deveras interessante, já que não há provavelmente aeronave menos furtiva que os caças da família Su-27 a Su-35. A redução da gigantesca assinatura-radar de uma aeronave deste tipo constitui em si um feito extraordinário.
Brasileiro escreveu:Seria de se prever mesmo.

Caberia então uma diferenciação, sobre o que são caças "stealth" e "muito furtivos".

Caças como o Rafale, Gripen NG e F-15 Silent Eagle seriam possuidores de características furtivas, mas não seriam necessariamente furtivos, nem muito furtivos e menos ainda stealthy.

Aeronaves stealthy (como o F-22, F-35 e F-117) teriam sido concebidas desde o início levando o fato da furtividade como um fim em si. Caças de 3ª e 4ª geração podem, eventualmente, contar com meios e características de furtividade sem, contudo, serem aeronaves furtivas.

O Sukhoi T-50 teria sido projetado desde o início para que fosse, sim, furtivo, além de outras coisas, como baixo custo.

É claro que a furtividade é apenas uma das facetas do desempenho em combate de uma aeronave de caça.
Mais do que nunca, a eletrônica de bordo é, de fato, o que vai definir a vida do caça durante o combate. E o PAK-FA promete inovações nesta seara, como a utilização de múltiplos radares e sensores em várias frequências.

Por não ser, essencialmente, um caça stealthy, o Sukhoi T-50 poderia ser colocado em uma 'linhagem evolutiva' paralela à 5ª geração, já que pertenceria a uma classe de aeronaves mais recente do que a 4ª geração.

abraços]
Matéria do Área Militar e vcs levam a sério. Onde está o link? Vcs acham que iam publicar as patentes na Rússia e divulgar para nosso caro salazarista comentar? Vamos ser sérios! Onde estão os IKL 216 russos? Os milhares de carros de combate alemães que seriam comprados pela Rússia? Foram anunciados com estardalhaço e nunca se confirmaram.

Infelizmente, o Área Militar desinforma por ranço ideológico. Acha que a Rússia ortodoxa irá movimentar hordas bárbaras contra o Ocidente católico-protestante. Ou pior, pensa que um bando de comunas disfarçados ainda mantém o controle do país.

A Índia acessou o avião, teve informações sobre o F-35 e descartou o caça norte-americano. Por que será?

Pepê

Rodrigoiano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 241 vezes
Agradeceram: 84 vezes

#2348 Mensagem por Rodrigoiano » Dom Fev 19, 2012 5:55 am

gaitero escreveu:
Andre Correa escreveu:Pois Túlio, mas se seguirmos a risca tudo o que vemos escrito por aí, ficamos malucos. Dificilmente encontrará um alguém a escrever com isenção, pois isso não existe em matéria jornalística, e ninguém aqui viu uma análise técnica sobre os embates.

Quanto aos exercícios Rafale x F-22, da mesma maneira que o Rafale pôde encontrar momentos onde o disparo de um míssil IR poderia derrubar o F-22, será que o F-22 também não teve os mesmos momentos várias vezes? :?: Os franceses podem alegar várias coisas, mas duvido que algum resolveria combater um F-22 se tivesse a oportunidade de fugir antes...

O que é facto é que o F-22 manobra muito mais do que o Rafale num cenário WVR, e o AIM-9X é um dos mais avançados mísseis IR, e apesar do Rafale ser um grande vector, o F-22 é outro escalão, coisa para, no mínimo, Su-35 pra cima... mas pelos vistos, com todos bugs e problemas, será mesmo do nível do T-50 apenas...

[009]
Colega, o maior problema do F-22 é que ele não fez o que deveria fazer... a sua função era aposentar os F-15... e agora temos uma centena e meia de F-22, e uns 800 F-15... Resumindo... o F-22 Fracassou e mante-los operacionais é apenas para alimentar o ego do povo americano... porque quem vai para a caça são os F-15... e as vezes quem sabe uns pingados de F-22...

Não tenho dúvidas das capacidades do F-22... são inquestionáveis... mas neste caso, os EUA repetiram o erro dos Alemães na 2 GM :wink:
Prezado Gaitero não tenho certeza, mas até recentemente, quem fazia a escolta do Air Force One, o vetor mais bem protegido do globo, eram os F-15. Por que não F-22, se fossem assim tão superiores e confiáveis? :roll:

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6787 vezes
Agradeceram: 7087 vezes
Contato:

#2349 Mensagem por Túlio » Dom Fev 19, 2012 9:30 am

Reitero minha desconfiança dos 'stealth fighters' ianques. Não vou repetir/quotar a argumentação (não-refutada, aliás), está mais atrás, uma ou duas páginas. Para mim deu xabú, e um xabú caríssimo, diga-se de passagem. Eles têm algumas características fantásticas mas o problema maior me parece ser que o conjunto todo é que não funcionou/funciona. Os custos atuais já estão na estratosfera, um reprojeto os levaria à lua... 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#2350 Mensagem por Andre Correa » Dom Fev 19, 2012 10:53 am

Rodrigoiano escreveu:
gaitero escreveu: Colega, o maior problema do F-22 é que ele não fez o que deveria fazer... a sua função era aposentar os F-15... e agora temos uma centena e meia de F-22, e uns 800 F-15... Resumindo... o F-22 Fracassou e mante-los operacionais é apenas para alimentar o ego do povo americano... porque quem vai para a caça são os F-15... e as vezes quem sabe uns pingados de F-22...

Não tenho dúvidas das capacidades do F-22... são inquestionáveis... mas neste caso, os EUA repetiram o erro dos Alemães na 2 GM :wink:
Prezado Gaitero não tenho certeza, mas até recentemente, quem fazia a escolta do Air Force One, o vetor mais bem protegido do globo, eram os F-15. Por que não F-22, se fossem assim tão superiores e confiáveis? :roll:
Até os F-16 fazem escolta ao Air Force One.

[009]

Audaces Fortuna Iuvat
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 419 vezes
Agradeceram: 263 vezes

#2351 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Fev 19, 2012 11:01 am

É fácil achar fotos de f-14, f-15, f-16, f-18 e f-22, todos fazendo escolta do AFOne... eles fazem com o que dá na verdade...

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
sapao
Sênior
Sênior

#2352 Mensagem por sapao » Dom Fev 19, 2012 1:33 pm

Túlio escreveu:Reitero minha desconfiança dos 'stealth fighters' ianques. Não vou repetir/quotar a argumentação (não-refutada, aliás), está mais atrás, uma ou duas páginas. Para mim deu xabú, e um xabú caríssimo, diga-se de passagem. Eles têm algumas características fantásticas mas o problema maior me parece ser que o conjunto todo é que não funcionou/funciona. Os custos atuais já estão na estratosfera, um reprojeto os levaria à lua... 8-]

Concordo em partes Tulio, porque se a ideia é tão ruim assim, porque a Russia e a China vão insistir no mesmo erro?

Porque eu tenho certeza que eles tem muito mais informações do que nós acerca do F-22 e do F-35.
Então se eles estão "deixando a desejar" e com isso provando que não vale a pena ter um caça furtivo; porque estariam ambos (russos e chineses) indo EXATAMENTE nesta direção?
Teriam eles alguma solução que os americanos não tem?

Porque essa é minha maior duvida!
Se eu sei que é ruim, dá problema e o preço não condiz com a performance; porque estarei fazendo a mesma coisa?

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#2353 Mensagem por Luís Henrique » Dom Fev 19, 2012 5:28 pm

sapao escreveu:
Luís Henrique escreveu:Na minha opinião os americanos se defenderão do Pak Fa com F-35.

O Pak Fa terá a vantagem no 1x1 e os americanos terão a vantagem dentro do sistema que é muito maior e numeroso do que os russos vão atingir.

O F-22 será descartado.

A outra opção seria um MLU no F-22.
Do jeito que está hoje, será obsoleto contra o Pak-Fa e o J-20.

O F-22 é um super caça mas a tecnologia não para.
Ele não possui capacidade de comunicação em rede com outras aeronaves.
Sua furtividade e seus sensores ainda são eficientes, mas o Pak Fa contará com várias vantagens.
Possuirá um radar na banda L, etc.

O F-22 com certeza será ATUALIZADO. Mas a gigantesca frota de caças F-35 é que garantirão a supremacia aérea americana.
O F-35 foi desenvolvido para ser uma aeronave de ataque e superioridade aérea, e o F-22 somente para superioridade aérea. Serão o que o F-16 e F-15 são hoje.
Era para ser assim. Mas com 183 unidades não será a mesma coisa que o F-15.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
sapao
Sênior
Sênior

#2354 Mensagem por sapao » Dom Fev 19, 2012 10:57 pm

Concordo Luis, a grande discussão é o porque do motivo de se comprar 183 celulas.
Eu acho que eles partiram para uma solução HI/LOW, já que atualmente os 183 seriam mais que suficientes para as ameaças atuais e dentro do executavel de orçamento.

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#2355 Mensagem por Carlos Lima » Seg Fev 20, 2012 9:01 am

sapao escreveu:Concordo Luis, a grande discussão é o porque do motivo de se comprar 183 celulas.
Eu acho que eles partiram para uma solução HI/LOW, já que atualmente os 183 seriam mais que suficientes para as ameaças atuais e dentro do executavel de orçamento.
Isso sem contar os F-15.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder