FoxTroop escreveu:Andre Correa escreveu:Mas qual é a fonte que diz que o F-22 tem saído abaixo do suposto (e suposto com base em que)? Ou são comentários publicados em sites "parciais" ou fóruns?
Bem, não conheço sites "imparciais" muito menos fóruns, pois são feitos por pessoas e pessoas, são pessoas. Mas algumas das fontes são a INTERNATIONAL AIR POWER REVIEW de 2006, nº 20, na página 45 ou a Air Forces Monthly - Janeiro de 2007.
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Ademais, se seguirmos radicalmente essa linha, não poderemos acreditar em nada, cada um terá de, em querendo conhecer as características de cada equipamento, aprender a usá-lo e então sim, testar e saber mas
APENAS PARA SI, pois os demais questionarão. Não é por aí, creio...
Outro fator referente ao emprego do F-35 nas funções que SERIAM do obsolescente F-22: nos anos 60 os EUA precisavam de um caça HI capaz de enfrentar o então temível MiG-25 e o F-4 não se prestava a isso; desenvolveram então o F-15, de desempenho físico e eletrônico radicalmente melhor que o do Phantom. Ao estar pronto o caça - ou pouco após, muitos problemas tiveram de ser superados com a turbina, por exemplo - foge da URSS o piloto
VIKTOR BELENKO com um MiG-25 novinho. Ao ser examinado, a decepção foi grande, só tinha mesmo a velocidade e altitude como vantagem, que era usada para fugir dos F-4. Então, a USAF se viu com um supercaça operacional e sem rivais. Então pensaram num LO menor, monomotor e mais específico para ataque e possíveis dogfights. Veio à luz então o F-16A, eletronicamente muito inferior ao F-15, até por não necessitar disso para o que se propunha e estava criado o HI-LO-MIX. Mas o F-16 era bem mais barato de comprar, voar e manutenir, sendo o custo uma das principais razões de sua criação (e seleção, ao invés do maior e bem mais caro (Y)F-17). Com o tempo e a multiplicação de Forças Aéreas dependentes primariamente de F-16, a sofisticação foi crescendo e junto com ela os custos associados. Hoje um F-16 novo e top é também um HI e com preço de HI...
O F-22 veio a lume para ser o sucessor do F-15 e se não me engano eram quase 800 as encomendas originais para a USAF (não se chegou a 1/4 disso). Ainda não estava - como não está - operacional o Raptor e se partiu para o JSF. Por mais que digam que não, a intenção de novo HI-LO-MIX - agora
stealth - era evidente, até a internacionalização da produção - como no caso do F-16 - se fez presente. Só que o caça que era para ser um LO mais barato - ou menos caro - que o HI, hoje apresenta problemas parecidos e pior, CUSTOS parecidos. E não é um HI, só pelo canopy já dá para ver a intenção de ataque à superfície, e nem falei na ausência de supercruise e capacidade
stealthy bem inferior à do RAPTOR. Pior, não é de modo algum o soberbo dogfighter que o F-16 era em seus primórdios, a ponto de ser (melhor, ter sido)
O CAÇA a ser batido em desempenho por qualquer rival. The worst of all, está envelhecendo sem atingir a maturidade do mesmo modo que o F-22, dados os custos estratosféricos e sempre crescentes, prazos sempre dilatados e provavelmente desempenho e disponibilidade ainda muito abaixo do prometido. Considerações assim me fazem duvidar cada vez mais da tal de 'gigantesca frota' e das famosas 'mais de três mil unidades'. A seguir o exemplo do RAPTOR, talvez menos de 1/4 fosse uma estimativa mais realista (eu diria mesmo OTIMISTA)...
É instigante imaginar o que se teria de fazer (e como) para tornar, já em tempos de PAK e J-20 operacionais, ou seja, daqui a uns dez anos ou menos, o F-35 como um rival à altura. E o quanto isso custaria, em dinheiro e tempo, além dos riscos inerentes a uma mudança radical no escopo original do projeto. E tudo isso numa conjuntura de EUA à beira da bancarrota e com orçamentos militares em constante redução sendo prioritariamente destinados a guerras inúteis e tolas a milhares de km de distância. Não vejo luz no fim do túnel para os caças
stealth dos EUA...
É a minha opinião.
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