Página 137 de 137

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

Enviado: Ter Jul 25, 2023 10:38 pm
por Strike91
gabriel219 escreveu: Ter Jul 25, 2023 10:21 pm
pewdiepie escreveu: Ter Jul 25, 2023 9:57 pm Aproveitar a questão do autoloader para tirar uma dúvida que tenho há muito tempo. Você ou algum outro forista saberia informar se o SK-105 do CFN possui autoloader? Longe de mim querer sair do objetivo do tópico, mas acho que da pra abrir pegar um gancho no assunto.
Sim, possui, é um sistema no estilo revólver.


Gurizada, eu tento de alguma forma tentar aceitar e entender as opções e escolhas do EB... Mais é quase impossível normalizar e entender tais escolhas bizarras!! É a mesma coisa que você comprar uma Ferrari, e pedir para fazer um downgrade no motor para diminuir a potência, colocar bancos de HB20, retirar sensores e painel para diminuir o valor!
É injustificável!! Indiferente das desculpas oficiais ou argumentos dos colegas foristas integrantes da força ou "Pachecos" do EB!!!

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

Enviado: Qua Jul 26, 2023 8:44 am
por J.Ricardo
Rapaz, comprar um Centauro pra operar igual blindado da 2ª GM é motivo pra demissão em massa dos responsáveis por essa compra.

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

Enviado: Qua Jul 26, 2023 9:21 am
por gabriel219
Fala sobre usar como um Stug, @J.Ricardo?

@pewdiepie, vi que esqueci de colocar o link sobre a torre do SK-105A2:
Imagem

EDIT: esse sistema da foto acima na verdade é do SK-105A1, que era semiautomático, tinha que ser acionado pelo comandante. No A2, automatizaram o acionamento simultaneamente com o cartucho utilizado sendo descartado.

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

Enviado: Qui Jul 27, 2023 3:22 am
por FCarvalho
Vocês estão capando o Centauro 2 do exército antes mesmo dele ter sido testado aqui, e aprovado.
O que o EB quer está descrito nos docs da concorrência. É só ler.
Pode tirar, pode manter, pode trocar. O EB deixou claro que teria essa liberdade. A IDV topou e não ofereceu um bldo pelado para baratear custos para o exército. Ofereceram tudo e mais um pouco, com produção, montagem e manutenção no país de quase todos os sistemas embarcados do veículo. E com transferência de tecnologia e off set. É regra da concorrência.
Para quê exigir tudo isso para no fim ter um bldo totalmente descaracterizado e incapaz de oferecer sequer metade do que foi pedido?
Não tem lógica nenhuma.
Vamos com mais calma antes de jogar pedra em um processo que mal se iniciou.

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

Enviado: Seg Mar 04, 2024 3:08 pm
por FCarvalho
Exercito Italiano qualifica os primeiros operadores do Centauro II

https://tecnodefesa.com.br/exercito-ita ... ntauro-ii/

16 semanas para formação de tripulações. Estes são do exército italiano.
No caso do EB, vamos ter tripulações aqui totalmente equipadas e preparadas só daqui uns 2 ou 3 anos.
Os dois primeiros Centauro II chegam ainda este ano, e depois, salvo engano, seguem as entregas a conta gotas 8 por ano até as 98 unidades estarem todas aqui.
E ainda há quem sonhe com Centauro Ii em Roraima envolvido em combates ferozes contra os T-72 venezuelanos. :mrgreen:

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

Enviado: Qua Mai 08, 2024 9:34 pm
por Glauber Prestes
Tá lindão o bicho

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

Enviado: Qui Mai 09, 2024 2:24 am
por Túlio
FCarvalho escreveu: Qui Jul 27, 2023 3:22 am Vocês estão capando o Centauro 2 do exército antes mesmo dele ter sido testado aqui, e aprovado.
O que o EB quer está descrito nos docs da concorrência. É só ler.
Pode tirar, pode manter, pode trocar. O EB deixou claro que teria essa liberdade. A IDV topou e não ofereceu um bldo pelado para baratear custos para o exército. Ofereceram tudo e mais um pouco, com produção, montagem e manutenção no país de quase todos os sistemas embarcados do veículo. E com transferência de tecnologia e off set. É regra da concorrência.
Para quê exigir tudo isso para no fim ter um bldo totalmente descaracterizado e incapaz de oferecer sequer metade do que foi pedido?
Não tem lógica nenhuma.
Vamos com mais calma antes de jogar pedra em um processo que mal se iniciou.
Acho que tens razão, se a tigrada visse o LED do Guarani há mais de dez anos não acreditaria que o atual é o mesmo carro, veio PELADÍSSIMO! Não tinha sequer os suportes para armas leves da tropa embarcada, a caixa blindada externa (para o telefone de contato com a tropa desmontada) na traseira da VTR não tinha nada dentro e, ao tentar demonstrar o funcionamento do display do Cmt, o OS travou (era Windows XP [003]) e não teve jeito de fazer funcionar; para não mencionar que o Atdr da Platt ficava pendurado numa espécie de balanço improvisado, desses de pracinha infantil, além de as câmeras de auxílio ao condutor serem P&B e apenas diurnas.

Mas todo o essencial à mobilidade do carro já estava lá, a "perfumaria" veio só depois, quando os problemas para rodar (e navegar, que VOSMEÇÊS cairiam duros com o tanto de Guarani que precisou ser resgatado do lago do 1° RCC ou "descapotados" da pista de provas, usados pelo C I Bld para testar as capacidades anfíbias e de manobra em terreno difícil) já tinham sido resolvidos, e capotagens e afundamentos que ocorreram depois foram todos (100%) resultantes do uso da VTR fora do envelope.

Assim provavelmente será também com o Centauro, como está sendo até com o Gripen: não importa se funciona muito bem na Europa, tem que ver se aqui também presta, daí vão incorporando os demais itens.

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

Enviado: Qui Mai 09, 2024 8:00 am
por gabriel219
O que fico irritado é se removerem o autoloader, pois o qaarto tripulante no Centauro abriria espaço para já treinarmos um operador de sistemas embarcados nas viaturas pra ter esse conceito no futuro carro de combatem se possível.

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

Enviado: Sex Mai 10, 2024 5:34 pm
por FCarvalho
Túlio escreveu: Qui Mai 09, 2024 2:24 am
Acho que tens razão, se a tigrada visse o LED do Guarani há mais de dez anos não acreditaria que o atual é o mesmo carro, veio PELADÍSSIMO! Não tinha sequer os suportes para armas leves da tropa embarcada, a caixa blindada externa (para o telefone de contato com a tropa desmontada) na traseira da VTR não tinha nada dentro e, ao tentar demonstrar o funcionamento do display do Cmt, o OS travou (era Windows XP [003]) e não teve jeito de fazer funcionar; para não mencionar que o Atdr da Platt ficava pendurado numa espécie de balanço improvisado, desses de pracinha infantil, além de as câmeras de auxílio ao condutor serem P&B e apenas diurnas.

Mas todo o essencial à mobilidade do carro já estava lá, a "perfumaria" veio só depois, quando os problemas para rodar (e navegar, que VOSMEÇÊS cairiam duros com o tanto de Guarani que precisou ser resgatado do lago do 1° RCC ou "descapotados" da pista de provas, usados pelo C I Bld para testar as capacidades anfíbias e de manobra em terreno difícil) já tinham sido resolvidos, e capotagens e afundamentos que ocorreram depois foram todos (100%) resultantes do uso da VTR fora do envelope.

Assim provavelmente será também com o Centauro, como está sendo até com o Gripen: não importa se funciona muito bem na Europa, tem que ver se aqui também presta, daí vão incorporando os demais itens.
A compra de material novo é tão estranha e sazonal no Brasil, que o EB até tem medo de comprar e mandar entregar com tudo que tem direito, e do nada algum bisonho do SMO quebrar por acaso um desses brinquedos caros que se põe a mão.
É quase uma cultura do EB realizar compras vislumbrando o mínimo básico necessário, e depois, se precisar, e tiver um trocado sobrando, a gente melhora aos poucos. Bem aos poucos.
Não deixa de ser de certa forma um seguro contra acidentes de percalço, tendo em mente que a maioria das tripulações de vetores novos não se mantém muito tempo nas fileiras, e o perigo de perdas e danos é sempre equivalente à inabilidade dos seus operadores. E isso é o que mais se tem por aqui.
Até o Guarani não saiu do basicão de 10 anos atrás até hoje. E dificilmente irá sair, tendo em vista a falta de recursos, e objetivamente, condições de se apor melhorias que sejam acompanhadas de tripulações mais experientes e qualificadas. Algo que tá difícil com o nosso sistema atual de permanência do quadro de soldados e cabos.

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

Enviado: Sex Mai 10, 2024 5:35 pm
por FCarvalho
gabriel219 escreveu: Qui Mai 09, 2024 8:00 am O que fico irritado é se removerem o autoloader, pois o qaarto tripulante no Centauro abriria espaço para já treinarmos um operador de sistemas embarcados nas viaturas pra ter esse conceito no futuro carro de combatem se possível.
Pelo que sei o carregamento na versão brasileira será manual. A não ser que tenham mudado de ideia no meio do caminho.