GTE - Grupo de Transporte Especial

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36388
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#181 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 20, 2022 1:36 pm

Olha só essa tentação para o próximo PR festejar a sua eleição, ou reeleição. :mrgreen: :twisted:
Só US 95 milhões. Uma pechincha. [000]

Imagem

https://www.airway.com.br/encalhado-ha- ... o-nos-eua/




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36388
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#182 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 25, 2023 3:15 pm

Avião presidencial brasileiro decola e faz voo de 4h30 para lugar nenhum
Por Carlos Ferreira- 22 de janeiro de 2023

https://aeroin.net/aviao-presidencial-b ... ar-nenhum/

Viva a aviação de transporte. :twisted:




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36388
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#183 Mensagem por FCarvalho » Qua Jan 25, 2023 3:51 pm

Embraer C-99A/VC-99B/VC-99C
3 de fevereiro de 2021 Por Rudnei

https://historiadafab.rudnei.cunha.nom. ... 9b-vc-99c/

São 8 ERJ-145ER\LR distribuídos entre o GTE e o 1o\2o GT, e outros 8 ERJ-135 Legacy no GTE.
A FAB precisa de mais E-99 e R-99 para suas missões ISR, e conta apenas com os mesmos 8 aviões há quase 30 anos.
Eu espero sinceramente que essa nova fase dita operacional do cmdo da força aérea reveja suas prioridades e passe a formular soluções para esta área da sua aviação, visto que com 36, 40, ou sei lá quantos F-39 tivermos, a nossa capacidade ISR continua sendo inferior as necessidades da defesa aérea do país e de suporte à aviação de caça.
Novamente, o GTE tem lá suas prioridades que poderiam ser atendidas facilmente por aviões como os Phenom 100\300, e nada mais que isso. Ou se muito, para não reclamarem de "passarem aperto", uns Legacy 450\500 usados, que no Brasil inclusive existe à venda por preços bem módicos.
Com mais 8 ERJ-145 se poderia ampliar não somente as quantidades, como a disponibilidade e operacionalidade do Esquadrão Guardião em Brasília. E os próprios custos de manutenção e operação seriam menores, com um bom CLS.
No caso dos ERJ-135, com 8 aviões, eu creio que eles poderiam ser dispostos à avião naval como AEW&C e\ou reconhecedores navais no lugar dos Bandeirulha. Seria o primeiro passo para inserir estas capacidades na marinha em apoio ao VF-1, à esquadra e ao FFE. Uma opção talvez mais em conta para se alcançar este objetivo seria adotar os mesmos sistemas do P-600 da Embraer em conjunto com a Elta Systems. O modelo pode tanto realizar atividades de alerta aéreo como esclarecimento e reconhecimento de superfície ao mesmo tempo se equipado em sua íntegra com os sistemas propostos.
Não deixa de ser algo a ser analisado pelo atual cmdo da FAB e da MB, com o devido respaldo do ministério da defesa.
E tudo isso com soluções, mão de obra e renda revertidas para a indústria local via Embraer.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 463 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#184 Mensagem por Cassio » Sáb Jan 28, 2023 11:06 am

FCArvalho,

Para isso você considera a premissa de que transformar as aeronaves C-99 em aeronave de vigilância seja algo viável. Eu acho que não é.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36388
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#185 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 28, 2023 12:21 pm

Cassio escreveu: Sáb Jan 28, 2023 11:06 am FCArvalho,

Para isso você considera a premissa de que transformar as aeronaves C-99 em aeronave de vigilância seja algo viável. Eu acho que não é.
Olá Cássio

Este é um detalhe técnico que a FAB deve resolver com a engenharia da Embraer a fim de verificar a viabilidade desta opção.
Por quê consideras inviável está transformação ?




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceram: 463 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#186 Mensagem por Cassio » Sáb Jan 28, 2023 2:04 pm

Tecnicamente tem que se "refazer a aeronave", além de se consumir alguns milhares de horas de engenharia e projeto.... e sai muito $$$$$$.

Considerando as limitações de "din-din", fica inviável para se gastar tanto numa célula já bem usada.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36388
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#187 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 28, 2023 5:02 pm

Cassio escreveu: Sáb Jan 28, 2023 2:04 pm Tecnicamente tem que se "refazer a aeronave", além de se consumir alguns milhares de horas de engenharia e projeto.... e sai muito $$$$$$.
Considerando as limitações de "din-din", fica inviável para se gastar tanto numa célula já bem usada.
Isto também é válido para os ERJ-135 no caso de se apor as soluções aprestadas no P-600, com os sistemas da Elta :?:

Em que pese a modernização dos 5 E-99 ter custado o olho da cara, a relação custo x benefício dessa possível transformação não traria à FAB um saldo positivo no longo prazo, já que os aviões ISR não tem a mesma proporção de horas de voo que o GTE, o que permitira, inclusive, uma maior rotatividade das células em uso, prolongando assim a perspectiva de ciclos para cada avião individualmente, até que se encontre uma solução definitiva para a sua substituição em mais 10 a 15 anos :?:

Ou é simplesmente mais fácil comprar pronto lá fora quando for o caso :?:

Na prática não temos muitas alternativas para substituir os E-99 no futuro a longo prazo que não sejam tão ou mais caras quanto eles. E penso colocar um radar AEW sobre um E-2 com certeza é muito mais caro de comprar, manter e operar do que no Praetor. E ambos seriam muito caros de qualquer forma para a realidade orçamentária da FAB em qualquer tempo.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36388
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#188 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 09, 2023 10:33 pm

Lula faz agora seu primeiro voo no Airbus A330 da FAB, acompanhe
Por Carlos Martins- 9 de fevereiro de 2023

Imagem

https://aeroin.net/lula-faz-agora-seu-p ... acompanhe/

Ué, o A319 ficou apertado ou também está precisando de reforma para o novo presidente? A patroa não gostou da decoração, também? Vai mandar trocar o carpete e as louças do banheiro com pinico feito de couro cabrito de Madagasgar... :roll: :?




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36388
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#189 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 26, 2023 9:01 pm

Para quem gosta de tecnicidades e afins, achei por sorte este documento da ANAC sobre a homologação do H-160 no Brasil.



Link da Airbus Helicopters do H-160 para quem quiser fazer comparações entre informações.

https://www.airbus.com/en/products-serv ... pters/h160




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7522
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceram: 990 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#190 Mensagem por J.Ricardo » Qui Mai 04, 2023 9:19 am

FCarvalho escreveu: Qui Fev 09, 2023 10:33 pm Lula faz agora seu primeiro voo no Airbus A330 da FAB, acompanhe
Por Carlos Martins- 9 de fevereiro de 2023

Imagem

https://aeroin.net/lula-faz-agora-seu-p ... acompanhe/

Ué, o A319 ficou apertado ou também está precisando de reforma para o novo presidente? A patroa não gostou da decoração, também? Vai mandar trocar o carpete e as louças do banheiro com pinico feito de couro cabrito de Madagasgar... :roll: :?
O A319 tem que fazer escala, isso e um absurdo para o pai dos pobres.
Não sou contra um kit VIP instalado nesses A330, desde que não seja definitivo e não resulte em sua descaracterização operacional, principalmente para reabastecimento aéreo, mas pelo que se tem lido, é exatamente isso que vai acontecer, tudo pelo sonho do molusco de ser um novo líder mundial... :roll:




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36388
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#191 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 04, 2023 11:13 am

Pegar esses aviões para fazer de VVIP já era até esperado, mais tempo, menos tempo.
O sujeito ainda acha que é a menina dos olhos do Obama, que como todo bom ex-presidente norte americano, está em férias permanentes da política e cuidando da própria vida, ou ganhando na verdade, como coaching de gente rica, muito rica.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36388
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#192 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 04, 2023 4:54 pm

Já que o pessoal está achando chato viajar no A319 porque ele é perna curta, podia começar a fazer umas trocas e melhorar as viagens presidenciais a partir dos VC-2 do GTE, trocando E-Jet E-1 por E-2.

No caso do modelo E-190 E-2, o alcance dele chega a 5.278 km, sem tanques extras. Mais que suficiente para passear saindo de Brasília para qualquer capital ou cidade brasileira e América do Sul. Merchandising melhor que esse não conheço.

Imagem
Imagem

https://aeroin.net/quais-as-diferencas- ... o-e190-e1/

O avião mais moderno está custando atualmente, a preço de tabela, cerca de 60 milhões de dólares.
A Embraer com certeza não teria problema nenhum em aceitar os atuais E-Jet E-1 VVIP como parte do pagamento por 2 novos aviões, que podem ser configurados internamente ao gosto do cliente.
E claro, contando com todos os sistemas de segurança necessários a aviões presidenciais, tal qual as aeronaves atuais possuem, naturalmente.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36388
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#193 Mensagem por FCarvalho » Qui Mai 04, 2023 5:01 pm

Recorde do brasileiro
Avião regional da Embraer bate recorde de distância voada
Recém entregue E190-E2 da Helvetic voou por quase 7.500 km sem escalas entre o Brasil e a Suíça

https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/ ... _5469.html

Foi a dois anos atrás, e mostra o quanto estamos perdendo enquanto esperamos um dia trocar os atuais E-1 pelos E-2, muito mais vantajosos em todos os sentidos.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60653
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6369 vezes
Contato:

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#194 Mensagem por Túlio » Sex Mai 05, 2023 2:05 pm

J.Ricardo escreveu: Qui Mai 04, 2023 9:19 am
FCarvalho escreveu: Qui Fev 09, 2023 10:33 pm Lula faz agora seu primeiro voo no Airbus A330 da FAB, acompanhe
Por Carlos Martins- 9 de fevereiro de 2023

Imagem

https://aeroin.net/lula-faz-agora-seu-p ... acompanhe/

Ué, o A319 ficou apertado ou também está precisando de reforma para o novo presidente? A patroa não gostou da decoração, também? Vai mandar trocar o carpete e as louças do banheiro com pinico feito de couro cabrito de Madagasgar... :roll: :?
O A319 tem que fazer escala, isso e um absurdo para o pai dos pobres.
Não sou contra um kit VIP instalado nesses A330, desde que não seja definitivo e não resulte em sua descaracterização operacional, principalmente para reabastecimento aéreo, mas pelo que se tem lido, é exatamente isso que vai acontecer, tudo pelo sonho do molusco de ser um novo líder mundial... :roll:
Olha, não estou defendendo nem atacando ninguém mas, para o tamanho e importância do Brasil, tinha mesmo que pegar pelo menos um destes e tornar FAB-01 pelo menos temporário, depois comprar outro e pintar do jeito que tem que ser um Avião Presidencial. Eu posso gostar ou desgostar do Presidente mas ele o é e, na doideira que anda o mundo, vai que arranja algo que preste por aí, quem pode garantir que NÃO?

Tentem não ser como os de antes que, por não gostarem do PR, torciam para que o Brasil inteiro afundasse no oceano só pra poder dizer "eu avisei". E lembrem, aqui é TÓPICO-FULCRO, OK?




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36388
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: GTE - Grupo de Transporte Especial

#195 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 05, 2023 3:26 pm

Falando em algo que preste, aqui tem uma listinha de Boeing que poderia ser um sério candidato a FAB 01.

https://www.controller.com/listings/for ... g/aircraft

Vai que ele dá sorte. 8-]




Editado pela última vez por FCarvalho em Sex Mai 05, 2023 4:08 pm, em um total de 1 vez.
AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Responder