caminhões em uso pelo EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6280 vezes
Agradeceram: 3527 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#1741 Mensagem por FCarvalho » Qui Mar 26, 2020 2:43 pm

Eligio, nestes tempos bicudos de cobertor curto e rasgado, o que impede, por exemplo, a Agrale de adaptar seus chassis a um projeto como este, que apesar de "antigo" obedece ainda os critérios dispostos nos docs relativos à renovação da cav blda e de outros equipamentos veiculares do EB em 2020?

https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/vendem-se-pecas-e-acessorios/57890d1153447705-transforme-seu-4x4-em-um-commando-predator-commando-1.jpg

Fiz algumas observações e é possível adaptar-se sem maiores problemas este modelo nos chassi das AM-21/23, ou se quiséssemos algo mais parrudo, até mesmo na AM-31. Algo como um MRAP light para missões da ONU.

Aliás, se todos os requisitos do projeto original fossem seguidos, e atualizados, obviamente, e lançando mão dos chassi da Agrale, este veículo mesmo hoje seria ideal para cobrir parte das necessidades de proteção das tropas brasileiras em missões da ONU em áreas quentes. Ele não é e nem serviria como substitutos das VBMT-LR, mas seria o complemento ideal.

A outra alternativa é blindar as AM-200 e AM-21/23 e ver o que acontece.

abs

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#1742 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 27, 2020 12:30 am

Por quê não um caminhão 5 ton 6x6 para as ffaa's?

https://lh3.googleusercontent.com/proxy/GKXI3ZRJjHv1U4Sj6XmCMicKSct3m9chrQbNQrD6qliybwSE84VCyOlyKi1Syzq1jPJoI_0v-UP5FUrA30NX8FL5H7lAFNWmCEpZ-lUaemv19FDlX5Q3KgdTn6i273deOQ9wGaxndjlCq2o-2GqUi1I

abs

Carpe Diem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6802 vezes
Agradeceram: 7100 vezes
Contato:

#1743 Mensagem por Túlio » Sáb Mar 28, 2020 8:57 pm

Sem lance de POLITICAGEM, pergunto apenas se alguém notou o emblema no caminhão (creio que é um MB).

O EB voltou ao (belíssimo) emblema anterior? Alguém sabe? Ou qualquer Túlio da vida pode usar? Pois não vi nada que o possa rebocar do leilão...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
FCarvalho
Sênior
Sênior

#1744 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 28, 2020 9:33 pm

Oi Túlio, é um MB 1519 Mamute. Deve ser de algum colecionador.

abs

Carpe Diem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1745 Mensagem por Túlio » Dom Mar 29, 2020 7:53 am

FCarvalho escreveu: Sáb Mar 28, 2020 9:33 pm Oi Túlio, é um MB 1519 Mamute. Deve ser de algum colecionador.

abs
Tri, cupincha, a minha dúvida é sobre o emblema e se a gente pode rodar por aí com ele. Com a desgraceira que se aproxima, provocada pelos histéricos de sempre, posso pegar uns guardados e comprar por merreca (quem não vai trabalhar precisa arrumar $ de algum jeito, e a primeira coisa que faz é vender algo) um jipão e mandar pintar de verde-oliva com o emblema, sou APAIXONADO por ele.

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

FCarvalho
Sênior
Sênior

#1746 Mensagem por FCarvalho » Dom Mar 29, 2020 1:00 pm

Eu acredito que não haja problemas Túlio, pois sempre vejo esses veículos mais antigos, fabricados de 1980 para trás com esses emblemas rodando na mão de colecionadores, e eles são muitos.
Como não é mais utilizado pelo EB, e se tratando na verdade do selo nacional, não existe objeção legal para isso até onde eu sei. Desde que usado corretamente e sem birutices que uns e outros eventualmente possam se achar no direito de fazer o que bem entendem.
O veículo estando descarregado das ffaa's, passa a rodar com placa e registro civil. É como um carro comum.

abs

Carpe Diem
eligioep
Sênior
Sênior
Agradeceu: 402 vezes
Agradeceram: 341 vezes

#1747 Mensagem por eligioep » Qua Abr 01, 2020 9:30 am

A legislação não mudou.
Continua sendo proibido pintar de verde floresta, e/ou camuflar de verde floresta e vermelho terra.
Sobre o símbolo, não consegui identificar, pois a foto do Túlio não abre.
Mas os símbolos das FA continuam sendo vedadas de aplicação em veículos comuns.
Apenas veículos de museu, que não rodem, podem receber a pintura identica ao das FA e com seus símbolos.

eligioep
Sênior
Sênior

#1748 Mensagem por eligioep » Qua Abr 01, 2020 9:33 am

FCarvalho escreveu: Qui Mar 26, 2020 2:43 pm https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/vendem-se-pecas-e-acessorios/57890d1153447705-transforme-seu-4x4-em-um-commando-predator-commando-1.jpg

Carvalho,
não consegui identificar de qual veículo se trata.....
Mas tem similaridade com as Marruá.
E Marruá blindada, faz parte do portfólio da Agrale. Assim como o micoronibus blindado, vendido para o exterior. No caso, para uma empresa de segurança, no Afeganistão.

artenobre
Sênior
Sênior
Agradeceram: 7 vezes

#1749 Mensagem por artenobre » Qua Abr 01, 2020 11:48 am

m4 comando

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1750 Mensagem por Túlio » Qua Abr 01, 2020 12:08 pm

eligioep escreveu: Qua Abr 01, 2020 9:30 am A legislação não mudou.
Continua sendo proibido pintar de verde floresta, e/ou camuflar de verde floresta e vermelho terra.
Sobre o símbolo, não consegui identificar, pois a foto do Túlio não abre.
Mas os símbolos das FA continuam sendo vedadas de aplicação em veículos comuns.
Apenas veículos de museu, que não rodem, podem receber a pintura identica ao das FA e com seus símbolos.
O símbolo e a cor são estes, Mestre Elígio. E não era uma foto, era um tweet onde apareciam um motoqueiros fazendo uma baderna qualquer sobre uma ponte, e a câmera passava rapidamente pelo caminhão; pausei pra ter certeza e ali estava, rodando na ponte, nenhum tipo visível de guincho a rebocá-lo (só se moto agora guincha caminhão).

Imagem

Foi (e é) a minha dúvida, o símbolo antigo, para mim o mais belo de todos os que tivemos. Posso usar outro tom de verde que seja parecido, a treta é se poderia mandar pintar o símbolo.

EDIT - Só agora reparei na faixa na lateral, ou seja, ainda por cima o estavam usando para política, Sei lá a intenção mas me parece errado.

eligioep
Sênior
Sênior

#1751 Mensagem por eligioep » Qua Abr 01, 2020 12:20 pm

Túlio escreveu: Qua Abr 01, 2020 12:08 pm
O símbolo e a cor são estes, Mestre Elígio. E não era uma foto, era um tweet onde apareciam um motoqueiros fazendo uma baderna qualquer sobre uma ponte, e a câmera passava rapidamente pelo caminhão; pausei pra ter certeza e ali estava, rodando na ponte, nenhum tipo visível de guincho a rebocá-lo (só se moto agora guincha caminhão).

Imagem

Foi (e é) a minha dúvida, o símbolo antigo, para mim o mais belo de todos os que tivemos. Posso usar outro tom de verde que seja parecido, a treta é se poderia mandar pintar o símbolo.

EDIT - Só agora reparei na faixa na lateral, ou seja, ainda por cima o estavam usando para política, Sei lá a intenção mas me parece errado.

Xirú,
a cor é esta, e o símbolo não é mais usado.

À propósito, reparaste na placa?...... Viatura histórica!

FCarvalho
Sênior
Sênior

#1752 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 01, 2020 4:04 pm

artenobre escreveu: Qua Abr 01, 2020 11:48 amm4 comando
Só para reforçar.

http://www.ecsbdefesa.com.br/fts/M4.pdf

Não se trata de recriar ou criar um novo veículo, apenas aproveitar o que já foi feito nele e adaptar em chassis da Agrale.
O uso dos AM-21/23 não teria maiores problemas, e ainda conseguiríamos de lambuja um veículo bldo leve para tarefas e missões que dispensem um LMV e acrescenta proteção à tropa.

abs

Carpe Diem
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2982 vezes
Agradeceram: 1190 vezes

#1753 Mensagem por J.Ricardo » Qua Abr 01, 2020 4:22 pm

eligioep escreveu: Qua Abr 01, 2020 12:20 pm
Túlio escreveu: Qua Abr 01, 2020 12:08 pm

Imagem

Xirú,
a cor é esta, e o símbolo não é mais usado.

À propósito, reparaste na placa?...... Viatura histórica!
Também acho lindo esse cocar, me dá um desgosto ver o pessoal colocando aquele da estrela americana, e esse da FEB tão mais bonito sem uso...

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2982 vezes
Agradeceram: 1190 vezes

#1754 Mensagem por J.Ricardo » Qua Abr 01, 2020 4:25 pm

Acho que temos muitas amarras para o uso popular dos símbolos nacionais, me parece que nos EUA é muito mais liberal o uso de seus símbolos pela população.

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
FCarvalho
Sênior
Sênior

#1755 Mensagem por FCarvalho » Qui Abr 02, 2020 11:38 am

O EB lançou diversos ROB desde 2018 indicando as qualidades/capacidades que diversos caminhões terão de apresentar para equipar a arma de artilharia, principalmente.
Lendo com mais atenção estes documentos, e levando em consideração a vinda da Tatra e uma planta industrial no Paraná sendo negociada, vislumbro o modelo abaixo como o mais indicado para compor tal equipamentos da artilharia, já que ele utiliza o mesmo chassi dos Astros 2020 e família.

Tatra Force Family.
https://www.trucksplanet.com/photo/tatra/force-armored-cab/force-armored-cab_1.jpg

abs

Carpe Diem
Responder